Desenvolver soft skills é uma necessidade nos dias de hoje, principalmente porque as mudanças no ambiente de trabalho nos últimos anos demandaram novas adaptações.

O surgimento do ambiente de trabalho híbrido alterou para sempre a natureza das operações de trabalho. 

Alguns funcionários não interagem mais pessoalmente com outros profissionais, tornando-se mais difícil adaptar-se às personalidades uns dos outros e colaborarem efetivamente. 

Portanto, com a introdução do ambiente de trabalho misto, desenvolver soft skills tem se tornado cada vez mais importante para que as empresas mantenham a produtividade dos trabalhadores.

Por que é importante melhorar as habilidades de soft skills?

Primeiramente, fazer um esforço para melhorar as suas habilidades interpessoais pode aumentar o seu valor como funcionário e permitir que você complete suas tarefas de trabalho de forma mais eficaz. 

Afinal, existe uma variedade de soft skills que você pode usar no local de trabalho que podem ajudá-lo a se comunicar facilmente e colaborar efetivamente com os membros da equipe. 

Além disso, os empregadores também podem preferir profissionais que possuam habilidades “soft skills” para ajudá-los a desempenhar com eficácia a sua função. 

Aqui está uma lista de várias outras razões pelas quais é importante desenvolver soft skills:

Alavancar a sua carreira

Você pode ter sucesso em alcançar sua carreira usando habilidades interpessoais, pois elas permitem que você enfatize suas características de liderança e de trabalho em equipe. 

Portanto, mostrar que você é um líder eficaz pode ajudá-lo a avançar para cargos de gerência ou de liderança.

Melhorar o relacionamento dos funcionários

Ao desenvolver soft skills, você pode melhorar o seu relacionamento com os seus colegas de trabalho.

Isto se deve ao fato de que a melhoria das habilidades interpessoais pode levar a uma melhor comunicação, trabalho em equipe e colaboração entre os seus funcionários.

Atingir operações de forma eficiente

Se uma empresa tem funcionários que possuem uma grande quantidade de habilidades interpessoais, suas operações podem ser mais eficientes. 

Além disso, os clientes podem ter uma melhor experiência com os funcionários que possuem soft skills, assim como podem usar paciência, compaixão, empatia e habilidades de soluções de problemas.

Desenvolver-se, apesar da falta de treinamento

As empresas raramente oferecem treinamento formal para que os profissionais desenvolvam suas habilidades “soft skills”. 

Ao invés disso, elas normalmente fornecem feedback e reconhecem áreas de melhoria onde os profissionais podem desenvolver suas habilidades.

7 dicas práticas para desenvolver soft skills

1. Esteja aberto a aprender sempre

É importante ter uma mentalidade de aprendizagem ao desenvolver soft skills. Você pode não estar familiarizado com certas habilidades, por isso é importante aprender diferentes maneiras de melhorar cada uma delas. 

Afinal, ao estar aberto ao aprendizado, você pode adotar hábitos ou técnicas específicas que podem ajudá-lo a desenvolver o seu conjunto de habilidades.

2. Buscar feedback da gerência

A administração em seu local de trabalho pode observar o seu desempenho e identificar pontos de melhoria dentro do seu conjunto de habilidades interpessoais. 

Eles podem observá-lo comunicando-se com colegas ou clientes, resolvendo problemas ou liderando um grupo. 

Desse modo, eles podem reconhecer áreas que você pode melhorar para fortalecer suas habilidades de soft skills. 

Portanto, pode ser útil solicitar à gerência um feedback regularmente, você pode perguntar se eles têm algum conselho ou orientação sobre como você pode melhorar o seu comportamento.

3. Comunique-se com frequência

A comunicação eficaz é uma habilidade que beneficia a todos no local de trabalho. 

Embora você possa ter tarefas e responsabilidades que não requerem a ajuda de ninguém no escritório, aproveite as oportunidades em seu ambiente corporativo para formar relacionamentos com aqueles ao seu redor. 

Comunique-se frequentemente para desenvolver esta soft skill. Isto inclui comunicação cara a cara, por e-mail e em apresentações a um grupo. 

Como quase todos os métodos de comunicação diferem uns dos outros, é importante comunicar através de vários meios, para que as suas habilidades de comunicação sejam mais bem fundamentadas.

Desse modo, quando você se comunica, pense em como você se dirige aos outros, se a sua mensagem é clara, como é a sua linguagem corporal e o seu tom de voz. 

Além disso, observe como os outros se comunicam e extraia dicas e técnicas para encontrar um estilo de comunicação que funcione para você. 

4. Realize autorreflexão

A autorreflexão é a prática de rever seus comportamentos e identificar habilidades ou hábitos específicos que podem exigir melhorias. 

Embora seja comum que a gerência ou um líder em seu local de trabalho lhe forneça um feedback sobre suas habilidades “soft”, você também pode identificar seus próprios pontos de melhoria.

A realização da autorreflexão também pode ajudá-lo a aumentar a sua consciência sobre seus comportamentos, o que pode permitir que você corrija hábitos específicos que atrasam o seu desenvolvimento de habilidades transversais. 

Por exemplo, se você notar que frequentemente fica impaciente com clientes que levam muito tempo para tomar decisões, você pode reconhecer que este comportamento o impede de melhorar as suas soft skills como paciência e empatia.

5. Foco no trabalho em equipe

Quando você se envolve em um bom trabalho de equipe, você mostra ao seu empregador que é eficaz na colaboração com os outros. 

O trabalho em equipe pode ocorrer em grupo ou individualmente com outro colega de trabalho para completar uma tarefa compartilhada. 

Portanto, durante uma tarefa ou responsabilidade compartilhada, permita que cada membro do grupo contribua com a sua parte e celebre as diferentes habilidades e personalidades do grupo. 

Afinal, quando você enfatiza o trabalho em equipe, você cria oportunidades de aprendizado para seus colegas de trabalho, ao mesmo tempo em que melhora suas próprias habilidades.

6. Construa relacionamentos para desenvolver soft skills

Muitas das habilidades consideradas “soft” que você usa no local de trabalho dependem do relacionamento que você tem com outros funcionários e gerentes. 

Desse modo, você pode construir relações positivas com os seus colegas de trabalho, envolvendo-se em uma conversa genuína sobre seus planos de fim de semana, membros da família, hobbies e interesses. 

Tente encontrar maneiras de se conectar com eles ao longo de uma experiência compartilhada. 

Se você trabalha em um departamento com várias pessoas, considere perguntar a seus colegas se eles podem estar interessados em sair para um almoço em grupo na sexta-feira.

Afastar-se do escritório é uma boa maneira de poder se conectar com outras pessoas em nível pessoal. 

Afinal, isto pode ajudá-lo profissionalmente porque lhe dá a oportunidade de conhecer mais a personalidade de cada um e entender como isso contribui para a sua ética de trabalho. 

7. Procure oportunidades fora de sua zona de conforto

Ao buscar desenvolver soft skills, tente considerar uma habilidade interpessoal que você se sente menos confortável desenvolvendo no local de trabalho e tente trabalhar para desenvolvê-la. 

Por exemplo, se você tende a falar pouco no local de trabalho, então você pode achar a habilidade de comunicação um desafio para melhorar. 

É importante sair da sua zona de conforto e procurar oportunidades que possam melhorar as habilidades que você pode usar com menos frequência. 

Portanto, considere procurar oportunidades de liderança ou projetos de colaboração onde você possa conhecer outros colegas de trabalho e exercer as habilidades que você raramente usa.

teste plano gratis jobconvo