Refletir sobre o futuro do trabalho, quais são as tendências e possibilidades é sempre importante. De modo que, as pessoas e empresas se adaptem para as novas possibilidades que a modernização social oferece. 

Afinal, a tecnologia e mudanças nas interações sociais interferem diretamente no mercado de trabalho.

Pensando sobre o tema, trouxemos algumas informações e reflexões sobre tendências e o que se deve esperar para o futuro do trabalho nos próximos anos. 

Para que, o RH esteja preparado para mudanças significativas que trazem impactos para o cotidiano das pessoas e dos profissionais que são responsáveis por contratações. Confira tudo a seguir sobre nossa visão a respeito do futuro do trabalho.

Como vai ser o futuro do trabalho?

É importante perceber que, o futuro do trabalho será diferente daquilo que conhecemos atualmente. Tendo em vista que, a transformação digital e a automação são processos que estão se tornando cada vez mais naturais no cotidiano. 

Entender que isso vai impactar diretamente a demanda por mão de obra é fundamental.

Afinal, muitos trabalhos que são repetitivos e que não precisam de profissionais executando podem passar por um processo de automação. 

O que fará com que profissionais mais especializados e com maior expertise sejam mantidos nas empresas. E aqueles colaboradores de demandas menos especializadas serão demitidos. 

É importante entender que o futuro do trabalho perpassa uma série de mudanças, pensando nisso, trouxemos uma série de apontamentos. Justamente para que possamos refletir juntos sobre as possibilidades e cenários que estão se desenhando em relação à transformação do mercado, confira:

1. Transformação digital e automação

O avanço tecnológico, incluindo a automação e a inteligência artificial, podem ser responsáveis por substituir certas tarefas realizadas por seres humanos. 

Isso levanta preocupações sobre o impacto na disponibilidade de empregos tradicionais e a necessidade de desenvolver novas habilidades para trabalhos que exijam interação humana, criatividade e tomada de decisões complexas

Afinal, a transformação digital é algo que simplesmente não pode ser ignorado e que não irá retroagir. Portanto, é útil que os profissionais estejam atentos para o processo de automação em empresas, visando que mantenham seus cargos e consigam desempenhar tarefas bem remuneradas.

Caso não consigam se manter nas tarefas que executam, podem aproveitar a própria formação para migrar para cargos mais bem remunerados, garantindo que o processo de automação não seja responsável por ocasionar seu desemprego. 

Impacto da automação em diferentes setores e profissões

É interessante destacar que o impacto da automação é diferente em cada setor de atuação. 

Por exemplo: um supermercado que precisava de 10 colaboradores atuando como caixas, pode reduzir para apenas 1 colaborador ou 2, vigiando o uso de totens de autoatendimento.

Perceba que, o mesmo é válido para o setor de telemarketing. Onde trabalhavam 50 pessoas, passam a trabalhar 30 colaboradores contando com o chatbot, que responde as perguntas mais básicas e direciona para cada membro da equipe as dúvidas já filtradas, tornando o atendimento mais rápido e eficiente.

No entanto, em alguns setores a automação já não é tão impactante como a área da saúde. Uma vez que, continua sendo necessário ter um time qualificado prestando atendimento humanizado, rápido e eficiente para que os pacientes tenham todo o suporte necessário.

É útil destacar que, um estudo conduzido em 2019 na Universidade de Brasília (UnB), identificou que se as empresas continuarem mantendo o ritmo atual de automação, até 2026 cerca de 30 milhões de empregos serão extintos. Portanto, é necessário que todos os profissionais se adaptem ao novo mercado.

Surgimento de novas tecnologias e ferramentas de trabalho

Assim como muitas vagas são extintas pela automação, muitas outras oportunidades de emprego passam a resistir justamente por causa da tecnologia. 

Perceba que 20 anos atrás era impossível que um jovem imaginasse que sua profissão do futuro seria youtuber. No entanto com o uso cada vez mais assíduo de tecnologia na rotina dos brasileiros vai se tornar um sonho natural entre os adolescentes.

O surgimento e popularização de novas tecnologias acabam ocasionando novas possibilidades de trabalho, assim como desenvolvem novas ferramentas que podem tornar o trabalho muito mais eficiente gerando aumento de produtividade. 

Portanto o uso de tecnologias e automação não é algo a ser temido pelos bons profissionais.

Todavia, é importante que acompanhe a evolução do mercado de trabalho com atenção para que possam se posicionar de forma que continuem sendo relevantes para diferentes empresas. 

A capacidade de se adaptar é indispensável para todos que desejam bons resultados financeiros ao longo de suas carreiras.

Necessidade de desenvolver habilidades digitais e adaptabilidade

O profissional que for capaz de desenvolver a habilidade valorizada para esse novo mercado cada vez mais digital conseguirá aproveitar as diferentes oportunidades para não perder o seu emprego e conseguir continuar sendo relevante dentro do mercado de trabalho.

Fazer cursos, atualizações profissionais e continuar se empenhando para que mantenha sua relevância é fundamental para que a automação não seja responsável por eliminar a sua possibilidade de se manter empregado.

Sabendo mais sobre as perspectivas de mudanças é possível que você identifique áreas as quais podem ser necessárias algumas melhorias para que continue mantendo a sua relevância. 

Por exemplo, o atendente de telemarketing que não quer ser substituído por um robô, precisa ter habilidade de lidar com múltiplas plataformas de atendimento. 

Dessa forma, consegue manter um bom desempenho e mesmo que a automação ocorra, seu resultado é melhor que o de alguns colegas e por isso, poderá usar as novas habilidades no setor.

Outra possibilidade para o mesmo profissional é se tornar líder de sua equipe. Portanto, visando manter seu emprego é interessante desenvolver novas habilidades, para que em caso de diminuição do número de colegas no time, consiga se manter relevante e até mesmo alcançar a promoção quando o líder atual for promovido ou desligado.

Cada profissional precisa encontrar brechas em sua área de atuação, para que entenda quais são as habilidades necessárias e possa se desenvolver visando atender tais requisitos. De modo que, conseguirá manter sua carteira assinada por mais tempo, evitando o desemprego ocasionado por uma onda de automação.

2. Flexibilidade e trabalho remoto

Uma mudança relativamente recente do mercado de trabalho é justamente a flexibilidade e o trabalho remoto

Amado por uns e odiado por outros, o trabalho remoto permite que o profissional não perca tempo com deslocamento todos os dias, o que aumenta a qualidade de vida de quem depende de transporte público.

Por isso, é uma tendência que costuma melhorar o desempenho do time, contribuindo para que os profissionais possam ter uma agenda mais agradável e maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

Todavia, não são todas as áreas de atuação que combinam com a adoção de modelos de trabalho flexíveis e remotos.

Crescente adoção de modelos de trabalho flexíveis e remotos

Ao contrário do que muitos esperavam, a adoção de modelos de trabalho flexíveis e remotos veio para ficar em diversos setores contribuindo para que os colaboradores que adoram o modelo possam ter maior eficiência, mais tempo livre para si mesmos e consigam trabalhar com conforto.

Atualmente, algumas grandes empresas já lançam vagas informando que buscam profissionais para trabalho remoto. O que é interessante não só para o colaborador quanto para a empresa. 

Tendo em vista que, por ser uma vaga que pode ser preenchida por um profissional de qualquer lugar, a empresa consegue selecionar aquele que tem o melhor perfil para a vaga.

Dessa forma, a concorrência entre os candidatos é mais alta e a seleção permite escolher aquele que tem o perfil ideal. Contribuindo para que exista uma significativa redução na taxa de turnover e o time seja bastante qualificado.

Benefícios e desafios do trabalho remoto para profissionais e empresas

Quando o profissional trabalha remotamente e gosta desse tipo de oportunidade é natural que ele consiga ter maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional o que resulta em maior produtividade. 

Todavia, é complexo para o time de líderes da empresa acompanhar a evolução do trabalho remotamente.

O que acaba exigindo que o time adote novas formas de gerenciar equipes e garantir a produtividade. Seja qual for o modelo adotado, uma gestão eficiente do time faz toda a diferença para a obtenção de resultados satisfatórios no cotidiano da empresa.

3. Economia Gig e trabalho freelancer

Outra tendência que veio para ficar é o trabalho temporário. O aumento do trabalho independente possibilita que as empresas contratem os melhores colaboradores para cada projeto. Dessa forma, o crescimento é potencializado por ter um time altamente competente lidando com as demandas.

Obviamente que os profissionais aceitando mais facilmente os trabalhos temporários desencadeia um impacto significativo na segurança do emprego. 

Afinal, quando não é necessário ter um relacionamento de longo prazo com um colaborador para que ele esteja disponível para um projeto é natural que a mão de obra ou freelancer seja valorizada em detrimento dos contratos de longo prazo.

No entanto, é necessário destacar que um bom profissional sempre estará em destaque para contratação. Seja no mercado freelancer ou formal, ter um bom currículo, experiência, conhecimento e agregar ao time é fundamental para se destacar e entregar bons resultados.

De modo que, a empresa queira manter um relacionamento com o colaborador, mesmo que seja para fazer várias contratações pontuais ao longo do ano para executar trabalhos específicos que demandam os conhecimentos daquele freelancer.

O que vai mudar no futuro?

É natural que seja impossível prever com significativa precisão. Todavia, é útil trazer alguns levantamentos sobre o que tem potencial de mudar no futuro. Para que se possa pensar sobre tais aspectos e começar a se preparar para as mudanças. 

Afinal, tanto os colaboradores quanto as empresas são impactados, confira:

1. Reconfiguração das carreiras tradicionais

Exatamente como aconteceu no passado voltará a ocorrer no futuro, ou seja, o desaparecimento de algumas profissões e surgimento de novas. 

Um processo que é totalmente natural do mercado, que se adapta para atender demandas dos consumidores.

É importante analisar se a sua profissão é uma das que está ameaçada no futuro próximo, para usar essa informação em prol de se especializar e se tornar relevante para o novo mercado. 

Afinal, a necessidade de atualização constante para acompanhar as mudanças é um dos impactos da reconfiguração das carreiras tradicionais.

2. Foco em habilidades humanas

Com o processo de automação dos trabalhos repetitivos, é natural que as vagas restantes que são preenchidas pelo trabalho de colaboradores humanos sejam mais escassas. 

E para preencher tais vagas, as soft skills e hard skills são essenciais. 

Além de conhecimento técnico para ocupar as vagas disponíveis no mercado de trabalho, o profissional vai precisar ter pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas e criatividade para que possa ser extremamente relevante para a equipe visando manter o seu emprego no longo prazo.

Afinal, oferecer soluções para problemas complexos ainda será uma das principais diferenciações entre os profissionais que atuam mais vagas disponíveis versus a tecnologia de automação de atividades.

3. Colaboração com inteligência artificial

No futuro próximo a integração da IA no ambiente onde trabalho será inevitável em todos os setores. Atualmente, já existem empresas que integraram a inteligência artificial ao cotidiano, facilitando os atendimentos, relacionamento com o cliente e uma série de outros setores.

No entanto, a tendência é que esse movimento cresça significativamente ao longo dos próximos anos, otimizando a tomada de decisões e permitindo que os gestores sejam mais assertivos. Afinal, contam com sistema sofisticado para auxiliar no cotidiano.

Nesse cenário cabe aos bons profissionais analisar os dados e utilizar a tecnologia para favorecer a gestão dos negócios. Viabilizando decisões cada vez mais assertivas e bons resultados no curto e longo prazo.  

A atuação em conjunto entre humano e a tecnologia viabiliza maior produtividade, potencializando o que as empresas podem alcançar.

Quais são as tendências para o futuro?

Existem 3 principais tendências que gostaríamos de destacar para o mercado de trabalho futuro, são elas:

Inteligência Artificial e Machine Learning

A automação e a IA continuarão a transformar as operações comerciais, automatizando tarefas repetitivas e permitindo que os seres humanos se concentrem em atividades mais criativas, estratégicas e interativas.

Internet das Coisas (IoT) e Conectividade

Com tarefas mais automatizadas, as empresas conseguem otimizar processos, usando a internet das coisas para aumentar a eficiência de processos. A conectividade possibilita monitoramento e otimização de todos os setores da empresa, trazendo ganho de competitividade.

Sustentabilidade e responsabilidade Social

O apelo para o sustentável e a responsabilidade social tende a crescer, justamente pela consciência de que os principais recursos usados pela humanidade estão cada vez mais escassos. O que faz com que empresas que respeitam o meio ambiente se destaquem no mercado.

Obviamente existem muitas outras tendências que podem se concretizar ou não no futuro do trabalho. Trouxemos as 3 anteriores justamente por causa do significativo potencial de que se tornem parte do cotidiano de todos os profissionais ao longo dos próximos anos.

Quais os maiores desafios do futuro do trabalho?

As mudanças no mercado de trabalho também desencadeiam alguns desafios que exigem reflexão. Tendo em vista que, é preciso estar preparado para lidar com o cenário visando que consiga ter uma resposta adequada para a realidade que irá se impor, confira:

1. Desigualdade e Inclusão

A tecnologia pode ampliar as lacunas econômicas e sociais. Afinal, pode haver uma divisão entre aqueles que têm as habilidades necessárias para se beneficiar das oportunidades emergentes e aqueles que são marginalizados por múltiplos fatores. 

Isso requer esforços para garantir que todos tenham acesso a oportunidades de capacitação e emprego.

Visando que seja possível ter um mercado de trabalho inclusivo em que múltiplas visões de mundo possam contribuir para a evolução dos negócios. Uma vez que, cada colaborador tem sua própria história de vida, conhecimentos e criatividade para contribuir com o negócio.

2. Mudanças culturais e organizacionais

As empresas vão necessitar implementar mudanças culturais organizacionais para que possam se adaptar ao novo mercado de trabalho visando que seus colaboradores estejam em consonância com aquilo que a empresa busca para si.

As mudanças culturais e organizacionais garantem que a empresa se atualize, para que possa evoluir com o passar dos anos e ter os resultados que deseja. 

Afinal, resultados são reflexos das ações diárias que o time implementa, orientados por uma cultura forte do negócio.

3. Segurança e proteção de dados

À medida que as empresas adotam mais tecnologias de monitoramento e coleta de dados, surgem questões sobre privacidade, ética e como equilibrar a necessidade de informações com o respeito aos direitos individuais. 

Por isso, é fundamental implementar uma cultura de respeito, segurança e proteção dos dados dos colaboradores.

As empresas que não investirem em segurança e proteção de dados terão problemas significativos ao longo dos próximos anos não só com uma base de dados dos próprios colaboradores como também com a segurança das informações de todos os clientes.

Uma vez que está cada vez mais comum o ataque de hackers que buscam roubar informações de empresas de diferentes portes para que possam solicitar o pagamento de resgate das informações. Por isso mesmo, investir em cibersegurança é uma necessidade de todos os negócios.

Como os profissionais e as empresas devem se preparar para esse futuro?

Como foi dito anteriormente é importante ter clareza de que o profissional não leve ficar apavorado frente às mudanças que tendem a surgir nos próximos anos no mercado de trabalho. 

A grande questão é que todos os profissionais precisam estar atentos para que possam se preparar para esse futuro iminente. 

Pensando sobre isso trouxemos alguns pontos de reflexão que podem ser úteis para que você consiga se preparar para as novidades que tendem a aparecer nos próximos anos, confira a seguir para implementar aquilo que achar relevante em sua carreira:

Desenvolvimento de habilidades relevantes

É necessário que o profissional identifique em sua carreira quais são as habilidades relevantes para o futuro do trabalho visando buscar ferramentas e oportunidades de se desenvolver. O desenvolvimento de novas habilidades é útil para manter sua relevância no cargo em que ocupa.

Assim como, o profissional pode mirar mais alto, visando ser promovido ao longo dos próximos anos. E com base em seu desejo, buscar maneiras de se desenvolver para que possa ocupar cargos melhor remunerados na empresa onde já atua conforme a nova dinâmica do mercado começa a se estabelecer.

Adoção de tecnologias e inovação em seus setores

Inovar e trazer sugestões de novas tecnologias para implementar no setor é relevante. De modo que, os líderes percebam que o colaborador está antenado com as mudanças no mercado e disposto a evoluir.

A implementação de novas tecnologias e inovação não são processos fáceis. Todavia, é importante investir tempo e esforço na busca de tais atualizações. Justamente para dominar as novas ferramentas, inovar e garantir que ao manter bons resultados seu cargo continue sendo relevante para a empresa.

O que reduz as chances de ocorrer uma demissão e possibilita que construa uma boa reputação na empresa. Aspecto que é fundamental para quem busca manter a relevância de seu trabalho para evitar uma demissão.

Quais as profissões do futuro?

Nós trouxemos uma lista de quais são as profissões do futuro, para que os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho possam se preparar. Bem como, aqueles trabalhadores que já possuem uma carreira estabelecida possam se atualizar. 

De modo que, consigam se adaptar ao futuro do mercado de trabalho, usufruindo de atualizações constantes e demonstrando resiliência. Confira:

  • Especialistas em Inteligência Artificial e Machine Learning
  • Desenvolvedores de realidade virtual e aumentada
  • Profissionais de cibersegurança e proteção de dados
  • Analistas de dados e ciência de dados
  • Especialistas em energia renovável e sustentabilidade
  • Profissionais de saúde digital e telemedicina
  • Gestores de experiência do cliente e experiência do usuário
  • Especialistas em blockchain e criptomoedas
  • Profissionais de marketing digital e e-commerce
  • Consultores de transformação digital e inovação

Sabendo disso, o profissional tem a oportunidade de buscar especializações, atualizações e até mesmo migrar de carreira para fazer algo que ama e se identifica. Sempre com o objetivo de garantir que sua carreira possa ser satisfatória e fonte de boas oportunidades de crescimento.

Como se preparar para o futuro do trabalho?

Nossa principal reflexão aqui não é sobre colocar pânico de que o mercado de trabalho está mudando e o profissional precisa correr para se adaptar para que não fique desempregado. 

Ao contrário disso queremos estimular você a se adaptar para que consiga manter a sua relevância e fazer aquilo que você gosta usando a tecnologia para favorecer a sua carreira e não para disputar emprego com ela.

Pensando sobre a ótica de se manter um profissional atualizado capacitado e que é relevante para a empresa na qual atua ou para qualquer concorrente no segmento, trouxemos algumas dicas de como se adaptar ao futuro do trabalho, confira:

Educação continuada e aprendizado permanente

É interessante investir na formação e na educação continuada para que consiga estar sempre em processo de aprendizado e com isso ele possa se tornar um profissional diferenciado em seu mercado.

Um profissional que se atualiza consegue ter acesso a diversas ferramentas para aprender sobre elas e ainda utilizar o melhor de cada uma para que consiga se destacar

Além disso, a constante atualização profissional da poderosos insights para que consiga manter sua resiliência frente às mudanças do mercado.

Networking e relacionamentos profissionais

Ter um bom relacionamento profissional com colegas é importantíssimo para que consiga se reposicionar no mercado sempre que houver necessidade. Profissionais com boa rede de contatos dificilmente ficam muito tempo desempregados ou sem um projeto rentável.

O LinkedIn, por exemplo, é uma plataforma essencial para estabelecer e manter conexões profissionais. Ela permite construir um perfil detalhado, exibindo habilidades, experiência e realizações. 

Através de conexões mútuas, é possível expandir sua rede, interagir com profissionais de diversas áreas e acompanhar tendências do mercado. 

Flexibilidade e abertura para mudanças

É fundamental ser flexível e estar disposto a lidar com mudanças. Afinal, profissionais que não se adaptam dificilmente conseguem se manter em evolução de carreira constante. Um profissional engessado dificilmente será mantido na empresa para o longo prazo.

Tendo em vista que, a conduta engessada é responsável por desencadear atrasos nos processos, tem dificuldade de se adaptar e acaba pesando para a eficiência do time. Por isso, o colaborador engessado acaba sendo o primeiro a ser demitido quando existem cortes na equipe.

Como a tecnologia vai impactar o futuro do trabalho?

É interessante refletir que a tecnologia vai impactar o futuro do trabalho de diferentes formas. Pensando nisso, trouxemos os principais aspectos que servem como reflexões para que os profissionais possam compreender as novas dinâmicas que têm dessa estabelecer no futuro próximo, confira:

Automação de tarefas rotineiras

Aquelas tarefas rotineiras em que tomam significativo tempo tendem a ser automatizadas em todos os anos profissionais. Seja no atendimento ao cliente, recrutamento e seleção, emissão de nota fiscal e uma série de outros processos tendem a ser automatizados para que não se perca tempo e produtividade com processos repetitivos.

Portanto, aquele profissional que foi contratado somente para executar tarefas que são rotineiras e repetitivas deve buscar meios de se qualificar profissionalmente para que consiga evoluir em sua carreira visando evitar o desemprego.

Colaboração entre humanos e máquinas

A colaboração entre humanos e máquinas já é uma realidade em muitas empresas no Brasil e tende a se ampliar no futuro bem próximo. O ideal é que todas as pessoas que possuem pouca familiaridade com sistemas automatizados e tecnologia da informação de modo geral, procurem uma atualização.

Dessa forma, será possível continuar aprendendo e evoluindo, para que o uso de máquinas sofisticadas não seja um problema que impeça a realização de um bom trabalho. 

Afinal, a inteligência artificial fará muitos trabalhos e caberá ao humano interpretar e orientar a máquina para a obtenção de uma performance cada vez melhor.

Essa colaboração já é realidade no atendimento ao cliente e em diversos setores de empresas grandes atualmente. E tende a ser cada vez mais popular nos próximos 5 a 10 anos. O que exige que os profissionais comecem a se capacitar para o novo cenário o quanto antes. 

Os cursos online são uma ótima ferramenta para aqueles profissionais que desejam investir pouco e se capacitar rapidamente. Garantindo que consigam um bom desenvolvimento profissional dentro de um curto espaço de tempo.

Aumento da conectividade e mobilidade

O aumento da conectividade e mobilidade contribui não só para maior eficiência como também para maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

Tendo em vista que, o profissional poderá viajar com a família para curtir o fim de semana em outra cidade, por exemplo, começando a trabalhar na segunda-feira sem precisar voltar para casa.

Essa mobilidade proporciona melhor qualidade de vida, bem como, contribui para que as pessoas fiquem mais satisfeitas com suas carreiras. Ao mesmo tempo, requer profissionais responsáveis para que possam usar a conectividade e mobilidade como um benefício para suas jornadas de trabalho.

Afinal, aqueles que não conseguirem alcançar o equilíbrio desejado tendem a perder suas oportunidades, sendo substituídos por profissionais que entregam o combinado usufruindo da conectividade e mobilidade para executar um trabalho de excelência.

A mobilidade permite que os profissionais tenham uma rotina mais tranquila, com menos estresse e possibilitando que os colaboradores se adaptem da melhor forma possível às exigências da empresa.

Futuro do trabalho do RH: principais novidades

O cotidiano dos profissionais de RH também tende a mudar justamente por ser impactado pela modernização do mercado de trabalho o que faz com que os profissionais precisem estar preparados para que consigam modernizar suas empresas.

Novas ferramentas de trabalho, novas soluções, formatos diferentes de contratações e até mesmo novas formas de gerir a equipe passarão a fazer parte da rotina de trabalho no setor. Estar preparado é fundamental, avalie alguns pontos relevantes do futuro do RH:

  1. Uso de Analytics e People Analytics
  2. Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial
  3. Cultura Organizacional e Employer Branding
  4. Desenvolvimento e aprendizado personalizado
  5. Bem-estar e saúde mental no trabalho
  6. Flexibilidade e trabalho remoto
  7. Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho
  8. Gestão de desempenho baseada em resultados
  9. Novas formas de comunicação interna
  10. Foco na experiência do colaborador

Preparar-se para o futuro do RH é essencial para o sucesso organizacional. Preparação é a chave, e a JobConvo está pronta para auxiliar sua jornada no futuro do RH. 

Solicite uma demonstração gratuita e descubra como nossa plataforma de ponta pode ajudar a sua empresa a se adaptar às mudanças e se destacar. Esteja à frente das transformações. 

Nota: A lista de profissões do futuro e melhores profissões para daqui a 5 anos é baseada em projeções e tendências atuais, podendo sofrer alterações conforme o avanço tecnológico e transformações do mercado de trabalho. 

O acompanhamento das mudanças e a busca contínua por capacitação são essenciais para se preparar adequadamente para o futuro do trabalho.

teste plano gratis jobconvo
X