Oferecer feedback ainda é uma dificuldade no cotidiano de muitas empresas. Tendo em vista que, é preciso fazê-lo com profissionalismo para não ocorrer desgastes das relações na empresa. Bem como, é necessário disponibilizar as informações no momento certo para impulsionar mudanças positivas e contribuir com o funcionário.

Por isso, é interessante entender a cultura de feedback na empresa e implementar, com foco no crescimento contínuo de resultados. Nós trouxemos algumas informações que vão ajudar nesse processo que não é simples, mas é essencial para a conquista de benefícios para a empresa.  

Continue lendo para entender o que é, como oferecer e como implementar a cultura de feedback em seu negócio, visando alcançar resultados que são realmente acima da média e que podem diferenciar sua empresa competitivamente a partir dessa mudança.

O que é feedback?

Antes de mais nada, é importante compreender que a equipe precisa dar um retorno ao colaborador sobre o desempenho dele, indicando áreas de melhoria, correção de posturas profissionais e outros detalhes que contribuirão para o desenvolvimento desse colaborador.

Em resumo, feedback significa alimentar o colaborador de informações úteis, que vão auxiliar a ter resultados acima da média que vem apresentando. Visto que, essas informações são dadas com profissionalismo, respeito e aproveitando que o funcionário está disposto a aprender mais sobre o negócio e que deseja melhorar.

Quando o processo é conduzido com profissionalismo, o RH pode transmitir seu pensamento sobre a atuação do funcionário com respeito, destacando tanto o que está sendo feito de positivo quanto áreas que podem ser melhoradas.

Pois, todas as pessoas estão em constante processo de aprendizado e se dedica para evoluir. E é justamente por isso que o parecer do RH é tão importante, alimentando o colaborador de informações que serão muito úteis no processo de desenvolvimento de uma postura cada vez melhor.

Feedback como uma ferramenta de comunicação

Muitas pessoas não associam feedback e comunicação, o que é um equívoco. Uma vez que o especialista fornece esse retorno em relação à postura do profissional, ele está, na verdade, fazendo apontamentos sobre o que está bom, o que pode ser melhorado e até mesmo como implementar mudanças efetivas.

Ou seja, não passa de uma forma eficiente de comunicar como a empresa percebe aquele colaborador. Mostra se os esforços dele estão sendo eficazes ou não, o que pode ser ajustado, o que está sendo valorizado e quais são as expectativas da organização em relação a essa pessoa nos próximos meses.

Tudo isso é levantado durante uma reunião para transmitir o feedback sobre um colaborador. Portanto, não passa de uma comunicação eficiente, com objetivos claros e que beneficia as duas partes envolvidas, por possibilitar a evolução contínua. É completamente possível que a empresa cresça sem a cultura de feedback, mas ao implementá-la o resultado tende a ser mais rápido e muito maior.

Por isso, todos os negócios deveriam contar com essa estratégia como parte de sua cultura, visando obtenção de todos os benefícios que estão atrelados ao fato de orientar o colaborador no caminho adequado para seu desenvolvimento profissional dentro da equipe.

Feedback vai além do líder x colaborador

É interessante perceber que o feedback é parte da cultura de comunicação da empresa. E isso não se resume aos colaboradores e gestores. Uma empresa que valoriza a opinião de todos, ouve atentamente os apontamentos dos clientes.

E ter esse tipo de abertura proporciona significativo diferencial competitivo. Contribuindo para que seja possível inovar no mercado ao compreender o que os clientes estão buscando como soluções. 

Dessa forma, a empresa alcança resultados acima da média e consegue impulsionar seu crescimento, baseando-se em decisões assertivas que se originam do entendimento do que os clientes buscam.

Para que serve o feedback?

Existem muitas vertentes nas quais o feedback atua. É indispensável entender quais são as aplicações desse retorno dado pelo RH ou pelos líderes da equipe, entenda:

1. Melhorar o desempenho da equipe

Dar um parecer sobre a atuação de seu colaborador fornece informações valiosas sobre o desempenho de cada um. Dessa forma, sua equipe saberá o que está agradando e o que precisa melhorar. Isso ajuda a aumentar a eficácia e a produtividade individual e da equipe.

Além disso, é possível ter resultados no engajamento dos funcionários. Uma vez que, eles se sentem ouvidos e valorizados quando existe uma reunião voltada para conversar sobre o desempenho de cada um. Uma vez que, o colaborador pode fazer seus apontamentos, esclarecer dúvidas, ter retorno sobre seus acertos e correção de equívocos.

O ideal é estimular que essa reunião seja feita com o foco em estabelecer uma comunicação entre cada colaborador e a empresa, garantindo que seja uma via de mão dupla para que se tenha os melhores resultados e um ambiente de trabalho agradável.

2. Desenvolvimento profissional

O feedback construtivo ajuda os funcionários a identificar suas áreas de desenvolvimento e a criar planos de ação para melhorar suas habilidades e competências. Além disso, ocorre um alinhamento de objetivos entre a empresa e o profissional.

Dessa forma, é possível desenvolver habilidades e competências que capacitam para a atuação no cargo. Contribuindo para que se tenha um desempenho melhor, que contribui para os resultados da empresa e possibilita que o profissional seja mais eficiente na tomada de decisões.

3. Melhora a comunicação e possibilita resolução de conflitos

O feedback é interessante por ajudar a resolver conflitos e evitar problemas de relacionamento na empresa. Pois, é comum que o colaborador entenda quais são os objetivos da empresa e como seguir sua trajetória profissional com eficiência. Contribuindo assim para que seja possível ter um ambiente harmonioso.

4. Inovação e aprendizado contínuo 

Dar informações sobre a evolução pessoal daquele colaborador ajuda a impulsionar a inovação ao encorajar a exploração de novas ideias e abordagens. Também promove a cultura de aprendizado contínuo, onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizado. 

5. Monitoramento de metas e resultados

Através de uma cultura de dar retorno para o time e individual, é possível acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas e permite fazer ajustes quando necessário para alcançar os objetivos organizacionais.

Portanto, de modo geral existem muitos benefícios atrelados ao fato de promover essa via de mão dupla, conforme o colaborador entrega resultado, os líderes dão retorno e vão acompanhando e alinhando todo o progresso.

6. Construção de relacionamentos e confiança por meio do feedback

Quando a empresa desenvolve a cultura de dar retorno para os profissionais, é natural que se crie um relacionamento de confiança entre o profissional e a empresa. O que contribui para que os dois possam crescer juntos.

Pois, passa a existir uma cooperação entre as partes. Além disso, conforme o profissional demonstra comprometimento e foco em construir resultados, é natural que a empresa o promova. Contribuindo para que seja uma forma de manter o estímulo ao colaborador sempre elevado.

Bem como, é um meio de demonstrar para toda a equipe que aqueles colaboradores mais dedicados e comprometidos conseguem vivenciar boas experiências profissionais e alavancar a própria carreira dentro da empresa. 

7. Feedback como suporte ao desenvolvimento individual e coletivo

É muito importante perceber que o feedback dá suporte ao desenvolvimento individual e coletivo. É necessário implementar como cultura do negócio chamar individualmente os colaboradores para que tenham essa reunião com os gestores para receber informações individualmente.

Bem como, exista uma reunião em grupo, onde o panorama é passado para a equipe. Dessa forma, todos são constantemente estimulados para que o negócio possa evoluir por meio da equipe. Uma equipe coesa e eficiente consegue crescer continuamente, entregando resultados.

Mas isso depende de quais são os estímulos oferecidos, a cultura do negócio e uma série de outros fatores que realmente fazem a diferença na prática. Portanto, ambas as reuniões são importantes e extremamente necessárias. 

Por que é importante dar feedback?

Muitas empresas cresceram sem implementar a cultura de feedback e acham que o normal é justamente isso. No entanto, não percebem que é importante dar feedback para os colaboradores visando alcançar alguns objetivos, como:

Impacto positivo na motivação e engajamento da equipe

Toda empresa deve buscar meios de garantir a motivação e engajamento da equipe. E é por meio de uma cultura de comunicação aberta e clara, onde um colaborador recebe retorno do seu superior frequentemente, que é possível ter mudanças de comportamento positivos. Garantindo que toda a equipe tenha um alto padrão de engajamento.

Fortalecimento da comunicação e colaboração

Com uma comunicação clara e alinhamento de cada profissional, é natural que a equipe fique alinhada. De modo que, isso proporciona colaboração entre os profissionais, desencadeando ótimo resultado para o time como um todo.

Prevenção de problemas

Quando o líder identifica um problema, dar rápido retorno para o colaborador é fundamental. Uma vez que dá oportunidade de consertar rapidamente a questão. Evitando que o comportamento indesejado se torne um padrão.

Aspecto fundamental para que não ocorra um efeito bola de neve negativo, desencadeando problemas de relacionamento na equipe ou até mesmo problemas de performance.

Como dar feedback de forma assertiva?

Muitas pessoas erram justamente na etapa de transmitir os dados de forma profissional. Pelo fato de que, é necessário falar sobre pontos positivos e negativos da atuação daquele colaborador. E isso acaba sendo intimidador. No entanto, existem técnicas adequadas para o processo. Confira algumas dicas:

1. Princípios da comunicação eficaz no feedback

É importantíssimo entender que a comunicação eficaz é necessária para que se possa ter resultados positivos atrelados à estratégia de feedback. Isso significa construir um discurso adequado, coerente, alinhado com os dados coletados e que não dá espaço para ambiguidades.

O profissional precisa ser bom em se comunicar, para que realmente possa falar o que é necessário e ser compreendido. Falhas na comunicação podem arruinar o processo, fazendo com que os resultados sejam minimizados. 

2. Abordagem do feedback negativo de maneira positiva

Quando o profissional tem um feedback negativo para passar, é interessante iniciar a conversa falando algo positivo. Encontrar algo que pode ser elogiado na postura do colaborador é importante para que a conversa como um todo não tenha apenas a conotação negativa.

Além disso, é interessante transmitir os apontamentos de forma que a pessoa entenda que o objetivo é estimular a correção. 

Por exemplo, ao invés de “este mês você não atingiu a meta e ficou muito longe de ter o resultado esperado” é possível conduzir para “seu resultado este mês foi abaixo da média, aconteceu algo que possamos superar juntos para que no próximo ciclo o resultado venha melhor?”.

Dessa forma, é possível transmitir a mensagem com clareza, entender o que aconteceu e trabalhar em correções e orientações para auxiliar o colaborador. Afinal, todos dentro de uma equipe possuem o mesmo objetivo que é dar o melhor em prol dos resultados que desejam alcançar como time.

Além disso, é útil lembrar que geralmente o próprio colaborador tem consciência de que não teve um resultado conforme o esperado. Por isso, é interessante dosar as palavras e usar a melhor estratégia possível para abordar o tema que é sensível. Tendo sempre como objetivo incentivar o colaborador.

3. Técnicas para fornecer feedback construtivo

Descreva o comportamento ou desempenho observado de maneira clara e específica, sempre abordando esse momento de maneira positiva e construtiva, enfatizando a melhoria e o desenvolvimento, em vez de culpar ou criticar.

Comece com um elogio ou reconhecimento do que foi bem feito, depois aborde a área de melhoria e, por fim, encerre com outro elogio ou incentivo. Isso equilibra o feedback, fazendo com que não seja um momento constrangedor ou desconfortável para o colaborador e para quem transmite o feedback.

Além disso, acompanhe o progresso da pessoa e reconheça as melhorias. Isso reforça a importância do feedback construtivo, fazendo com que o colaborador se sinta incentivado e reconhecido. Aspectos fundamentais para a manutenção de uma relação saudável no curto e longo prazo entre funcionários e líderes.

O que é um feedback positivo x negativo?

É importante perceber que o feedback dado para um profissional pode ser positivo ou negativo, dependendo do teor da conversa. No entanto, em ambos os cenários a equipe deve passar essas informações de modo construtivo.

Portanto, seja qual for o teor da conversa, é preciso que ela se dê de forma profissional, ética, coerente e eficiente. Para isso, é preciso entender a diferença entre feedback positivo e negativo, bem como, é necessário compreender como passar as informações. Trouxemos dicas! 

Diferenças entre feedback positivo e negativo

Antes de mais nada, é preciso entender que o feedback positivo é quando a equipe tem algum elogio ou informação positiva para transmitir. 

Por exemplo: você bateu a meta e irá receber a bonificação combinada. Enquanto o feedback negativo é quando o colaborador não atingiu as expectativas e precisa ser comunicado disso.

No entanto, ambos são importantes para que a equipe possa evoluir. 

Além disso, é comum que em todas as reuniões os dois tipos de informações coexistam. Já que, nenhum profissional é 100% assertivo. E mesmo quando o desempenho foi positivo, sempre é interessante apontar o que pode ser corrigido e melhorado.

Diante disso, é sempre interessante utilizar a técnica sanduíche, que consiste em fazer um elogio genuíno, seguido de uma orientação para melhorar e concluir com outro apontamento positivo, equilibrando a conversa.

Dessa forma, o colaborador não terá uma percepção negativa da conversa, aproveitará bem as orientações e poderá usufruir de todos os benefícios da técnica para sua rotina. Cabe aos líderes entender que mesmo quando existe um feedback negativo a ser transmitido, ele tem sua importância e a forma de ser feito para impactar positivamente o colaborador. 

Quais os benefícios e usos de cada tipo de feedback?

Os dois tipos de feedback são importantes e necessários para a equipe! Tendo em vista que, todo profissional precisa do olhar externo para saber onde está errando e onde está acertando. Caso contrário, existirá significativa dificuldade de evoluir. Listamos os principais benefícios de usar cada tipo de feedback, entenda:

1. Feedback negativo ajuda na evolução

Mesmo quando o retorno a ser dado é que a equipe não teve o melhor desempenho, é possível ajudar na evolução. Uma vez que esse tipo de feedback orienta o profissional em relação ao que era esperado versus o que foi entregue. Além disso, o colaborador terá orientação para que possa se adequar e entregar algo melhor.

2. O retorno positivo contribui para a motivação

O feedback positivo, por sua vez, demonstra que os esforços alcançaram os objetivos e por isso, o profissional pode se sentir prestigiado e motivado a continuar o caminho que adotou. 

Pelo fato de que, recebeu o reconhecimento desejado e com isso, poderá iniciar mais um ciclo de sucesso em sua trajetória, adotando as posturas que foram elogiadas.

3. Ambos os tipos alinham a equipe

Um benefício em comum é que nos dois cenários, a equipe terá o alinhamento necessário para continuar dando o melhor, visando alcançar todos os objetivos que foram traçados.

Portanto, é uma forma bastante estratégica de alcançar resultados, visando potencializar tudo que está sendo feito.

Quando a equipe tem uma orientação clara sobre o que está funcionando e o que precisa ser corrigido, é natural que tudo flua da melhor maneira possível. Desencadeando assertividade e novos ciclos de sucesso nos negócios.

4. Equilíbrio entre feedbacks positivos e negativos

Perceba que é importante ter um certo grau de equilíbrio entre o feedback positivo e o negativo justamente para que o profissional não seja completamente desestimulado durante a reunião de avaliação.

Uma vez que, a pessoa só ter retorno negativo é ruim, causando a sensação de que a pessoa é incapaz e que nenhum esforço que ela manteve nos últimos meses de trabalho foi suficiente para suprir as expectativas dos superiores.

Quais os 5 tipos de feedback?

É importante perceber que existem diferentes tipos de feedback que podem ser usados como parte da sua estratégia.

1. Feedback descritivo e específico

O feedback descritivo e específico é uma técnica de comunicação que envolve fornecer informações detalhadas e concretas sobre o desempenho ou comportamento de alguém. Ele é geralmente utilizado em contextos educacionais e profissionais. 

2. Feedback elogioso e de reconhecimento

É usado quando o profissional alcança os objetivos e está no caminho certo. Sendo interessante para motivar e parabenizar esse colaborador. Dando o reconhecimento necessário de que ele realmente foi capaz de atingir os objetivos e metas inicialmente traçados.

O que é essencial para que possa demonstrar que a empresa acompanha a equipe e reconhece os esforços de cada colaborador. Contribuindo para que todos os profissionais. É baseado na observação real e objetiva, para que possa descrever especificamente o desempenho daquela pessoa.

Trata-se de um modelo bastante relevante, que tem como objetivo entregar informações detalhadas que podem auxiliar o colaborador. De modo que, os resultados obtidos a partir de então passam a ser melhores. 

3. Feedback corretivo e de melhoria

É de suma importância, mas muitos profissionais nutrem dificuldade de transmitir o feedback corretivo. O objetivo é que o funcionário possa se desenvolver a partir da orientação corretiva. 

Além de apontar o que precisa ser corrigido, é interessante orientar ações que podem ser adotadas para tal. De modo que, a pessoa tenha realmente parâmetros de correção claros, para que possa ser assertiva em sua mudança comportamental. 

Além disso, é útil perceber que o processo não consiste em comparar um funcionário e o outro. O correto é apontar o que não está funcionando na performance daquele funcionário em avaliação. E na sequência, orientar o que pode ser feito para corrigir aqueles pontos específicos. Sempre com muito profissionalismo e respeito pelo funcionário que está sendo corrigido.

4. Feedback direto e indireto

No feedback direto, as informações são fornecidas de maneira transparente e sem rodeios. A pessoa que recebe o feedback entende imediatamente o que está sendo dito e por quê. Garantindo que tudo seja compreendido e possa ser absorvido por quem está recebendo as informações.

Em contrapartida, o receptor do feedback indireto muitas vezes precisa interpretar as pistas ou observações para entender as mensagens subjacentes. Isso pode levar a uma compreensão menos clara daquilo que foi dito.

Ambos os tipos de feedback têm seus prós e contras. A comunicação direta é geralmente mais clara e eficaz quando é necessário um entendimento preciso e imediato. O feedback indireto pode ser útil quando se deseja evitar confrontos diretos ou quando se pretende transmitir mensagens de maneira mais sutil.

5. Feedback regular e pontual

Nesse caso, estamos falando da frequência que tende a ser regular, por exemplo, feedbacks mensais que são focados em pontos específicos. Geralmente são dados comentados após uma tarefa, projeto ou evento. É uma resposta imediata a uma situação específica.

Uma empresa que trabalha com metas mensais, por exemplo, pode adotar o método para que consiga garantir que a equipe tenha retorno sobre seu desempenho de forma regular e bastante focada. 

Como o feedback ajuda no crescimento da empresa?

O feedback impacta de muitas maneiras no crescimento do negócio, trouxemos alguns apontamentos que vão deixar essa relação mais clara, confira:

Melhoria contínua

O feedback fornece informações sobre o desempenho atual da empresa, identificando áreas que precisam de melhorias. Isso permite que a empresa ajuste suas estratégias, processos e produtos para se manter competitiva e eficiente no longo prazo.

Engajamento dos funcionários

A coleta de feedback dos funcionários promove um ambiente de trabalho mais participativo e colaborativo. Funcionários que têm a oportunidade de compartilhar suas opiniões e preocupações se sentem mais engajados e valorizados, o que pode levar a um aumento na produtividade e na retenção de talentos.

Inovação

As reuniões e conversas na equipe contribuem muito positivamente para a inovação. Comentários de clientes e funcionários podem levar a novas ideias, produtos ou serviços que atendam melhor às necessidades do mercado. O que impacta diretamente na diferenciação competitiva.

Tomada de decisões com base em informações precisas

As informações fornecidas pelo feedback ajudam os líderes a tomar decisões mais informadas. Isso pode incluir decisões sobre investimentos, expansão de negócios, estratégias de marketing e muito mais.

Satisfação do cliente

Um tipo de feedback que abordamos pouco, mas é essencial de lembrar é o do próprio cliente. Ele é importante para entender se a equipe está no caminho correto. Ao ouvir e responder às preocupações dos clientes, as empresas podem melhorar seus produtos e serviços, aumentando a satisfação e a fidelidade do cliente. 

Portanto, ao instaurar uma cultura de feedback na empresa, é útil incluir esse tipo de escuta, aproveitando as informações para obter insights para tomada de decisões e ajustes no negócio.

Quais as melhores práticas para oferecer e receber um feedback?

É importante perceber que, como tudo na vida, existem melhores práticas para fornecer e receber informações sobre desempenho. Entender quais são as melhores práticas ajuda a evitar problemas de relacionamento com colaboradores. Afinal, erros no processo podem ser realmente devastadores. Por isso, esteja atento aos seguintes cuidados:

1. Preparação e escolha do momento adequado

É importante ter consciência de quando é o momento ideal para dar retorno sobre a performance de um colaborador. Por exemplo, a empresa tem metas mensais para atingir, é interessante que a cada 15 dias a equipe faça uma avaliação geral.

De modo que, possa existir a indicação de quem está abaixo da meta, quais colaboradores estão com a melhor performance e como uns podem ajudar os outros. Servindo como um momento de direcionamento e auxílio. 

Visto que, algum funcionário pode estar com dificuldades e precisando de suporte e impulsionamento. Quando a empresa tem objetivos com prazos maiores, é possível adequar os prazos, contribuindo para que os líderes possam juntar mais informações para ter um feedback mais detalhado para transmitir. 

Afinal, o momento ideal depende de uma série de fatores. O segredo é sempre identificar oportunidades, para que o processo não seja responsável por desestimular. Ao contrário disso, quando o retorno é dado no momento correto, o colaborador é estimulado e beneficiado por uma conversa franca e detalhada.

2. Construção de um ambiente seguro para o feedback

É indispensável que o processo seja feito em ambiente seguro. Isso significa que deve existir uma sala onde o colaborador possa ser ouvido além de ouvir o seu líder. O objetivo é que essa interação seja segura e não seja responsável por constranger, humilhar ou expor o colaborador que está ouvindo o feedback do líder. 

Perceba que, o que foi conversado em ambiente seguro não pode ser compartilhado com terceiros. Caso contrário, não adiantará de nada ter construído um espaço seguro. O objetivo é que exista uma relação de confiança e livre de fofocas.

3. Escuta ativa e empatia durante o feedback

A pessoa responsável por transmitir as informações de performance dos colegas deve ser capaz de ouvir ativamente o colaborador durante a reunião. Até mesmo fazendo anotações, devido aos valiosos insights que podem ser obtidos durante essa interação.

Perceba que, um resultado ruim sempre é ocasionado por algum problema que não foi resolvido a tempo. Muitas vezes a equipe se sente sobrecarregada, em alguns casos não existem equipamentos suficientes e boas condições de trabalho para atingir o resultado desejado, bem como, o colaborador pode estar passando por algum problema pessoal.

Portanto, sempre que existe um momento de feedback negativo é interessante ter ainda mais atenção para escutar o que o colaborador está disposto a compartilhar. De modo que, a reunião possa servir para resolver questões em aberto e possibilitar um desempenho melhor no próximo ciclo.

Líderes e profissionais de RH sempre devem exercitar a própria empatia nas interações com os colegas, para evitar desgastes nas relações que poderiam ser facilmente resolvidos com escuta ativa e entendimento das demandas apontadas pela equipe.

Avaliação de desempenho: como o feedback pode ajudar?

É perfeitamente natural desenvolver uma estratégia de integração do feedback na avaliação de desempenho. Tendo em vista que, o objetivo é desenvolver a melhora do desempenho da equipe como um todo. É justamente a partir da avaliação que esse processo é possível.

A avaliação de desempenho exige que o gestor dê um retorno sobre a performance da equipe. Diante disso, a reunião deve ser embasada em números, para que o colaborador tenha uma melhoria do desempenho pessoal e também do desempenho do grupo.

O objetivo é estabelecer metas claras de desenvolvimento, agendar treinamentos e trabalhar em conjunto para que esse membro da equipe alcance a excelência que é pretendida. 

Com base no relatório de feedback é possível traçar metas individuais que vão melhorar globalmente o resultado do colaborador. Desencadeando inúmeros benefícios para ele mesmo e para o time. 

Visto que, quando alguém melhora sua performance todos ao seu redor são impactados.

É importante que exista um padrão coerente de avaliação, para que o colaborador não se sinta julgado erroneamente. Pois, se existem critérios diferentes entre os membros do time, isso acaba funcionando para desmotivar.

No entanto, quando a empresa é clara sobre o que está avaliando e todo o processo é conduzido com transparência, os resultados são muito positivos e todos são beneficiados pelas mudanças que podem começar a ser implementadas.

Melhoria do desempenho individual e coletivo por meio do feedback

Estabeleça como parte da estratégia do negócio reunir a equipe como um todo para passar as informações sobre como está a performance. Na sequência, é hora de partir para a demonstração individual dos resultados.

Dessa forma, é possível garantir que todos já estejam cientes de como a equipe performou, para que possam receber os apontamentos necessários na reunião individual. É possível melhorar significativamente o desempenho da equipe a partir da estratégia mais adequada. 

No entanto, é preciso começar a implementar o quanto antes para que todos entendam a ideia, se adaptem e possam evoluir a partir das sugestões transmitidas em reuniões.

Dissemine a cultura de feedbacks

Agora que já sabe qual é a importância e os principais benefícios de dar feedback para sua equipe, é interessante disseminar essa cultura em seu negócio. De modo que, todos os profissionais que integram o time entendam a importância desse tipo de comunicação como parte do cotidiano da empresa.

Afinal, quando todos compreendem que o feedback não é uma forma de humilhar, constranger ou trazer qualquer tipo de dano aos funcionários, a fluidez do processo é maior. Contribuindo para que se torne parte importante da identidade da marca

Sempre oriente os líderes e responsáveis pelo feedback, garantindo que saibam as técnicas corretas para transmitir o que desejam falar para os colaboradores. Justamente com o intuito de que seja um processo saudável para a evolução da marca.

Envolvendo líderes e equipes na promoção do feedback

É impossível implementar algo na cultura de sua empresa se os líderes não estão diretamente envolvidos. Por isso, deve ser uma orientação dos superiores que os líderes deem feedback para os subordinados. É importante treiná-los para que o processo seja eficiente.

De modo que, todos os membros da empresa obtenham feedbacks de seus superiores, contribuindo para que exista uma sintonia importante para o crescimento do negócio. Dessa forma, quando todos estão em processo de aprendizado contínuo, é natural que a empresa funcione como uma engrenagem bem alinhada.

É muito importante oferecer treinamentos constantemente para que a equipe toda saiba como lidar com as devolutivas. Tendo como principal objetivo que tudo seja sempre executado no campo profissional. 

De modo que, o feedback não dê espaço para críticas sem fundamento ou que possam ofender os funcionários e gerar um momento de desgaste emocional ou algo nesse sentido. Afinal, quando as questões ultrapassam os limites, a equipe se desgasta em vão.

Exemplos de empresas com uma cultura de feedback bem-sucedida

Trouxemos algumas empresas que usam o feedback como parte de sua cultura, para que entenda de uma vez por todas a importância e possa seguir o exemplo de grandes negócios, confira:

Google

O Google é famoso por sua cultura de feedback contínuo. Eles promovem a comunicação aberta entre os funcionários e oferecem várias oportunidades para compartilhar ideias, visando que a equipe alcance um processo de evolução contínua que é fundamental para obtenção de competitividade e resultados.

Netflix

Na Netflix, a cultura de feedback é baseada na franqueza. A empresa promove uma abordagem direta e honesta ao fornecer feedback, e isso se estende desde o topo da organização até a base. Contribuindo para que seja líder de mercado e tenha diferenciação competitiva.

Amazon

A Amazon utiliza uma cultura de feedback rigorosa, onde os funcionários são incentivados a apresentar ideias, criticar projetos e oferecer sugestões para melhorias, o que contribui para que a empresa se mantenha no topo do sucesso com o passar dos anos.

Apple

A Apple enfatiza a colaboração e o feedback para criar produtos e experiências excepcionais para seus clientes. Não é em vão que é uma das principais empresas de tecnologia no mundo.

A cultura do feedback pode ajudar a diferenciar seu negócio, justamente por dar espaço para o crescimento, incentivar a clareza por parte dos colaboradores e contribuir para que todos tenham seu espaço de fala.

Modelos gratuitos de e-mail de feedback para candidatos

Nesse conteúdo, te ajudamos com a compreensão da necessidade do feedback para candidatos. Confira agora nossas dicas finais antes do download do material:

1. Otimize seu tempo na escrita dos e-mails com modelos já prontos;

2. Ofereça feedbacks claros, objetivos e sinceros, sem serem agressivos;

3. Lembre-se sempre de adicionar um tom mais casual, dependendo da cultura da sua empresa;  

4. Seja sempre verdadeiro, mas mantenha a empatia; 

5. Não faça críticas pessoais, exalte primeiro as qualidades para depois criticar algo específico; 

6. Convide-os sempre para participar de futuros processos seletivos, pois se o candidato não foi o escolhido para determinada vaga, talvez o seu perfil se encaixe para a outra dentro da mesma empresa. 

Como vimos, o e-mail feedback é um processo essencial para ser implementado dentro do setor de RH das empresas. Isso porque o RH precisa dar um retorno ao candidato à vaga, seja explicando uma nova etapa do processo, informando que ele não avançou na seleção ou até mesmo que preferiram no momento por outro candidato.

Gostou deste artigo? Agora só falta colocar todas as nossas dicas em prática para usufruir dos benefícios. Baixe agora o nosso material com modelos de e-mail feedback.

Até a próxima!

teste plano gratis jobconvo
X