Ao pensar em como falar bem, é necessário pensar na “Arte da comunicação”. Afinal, a comunicação é uma arte. 

Quando estamos tentando levar a nossa mensagem aos outros, é como se começássemos com uma tela de pintura gigante em branco, e depois começássemos a pintar um quadro, com qualquer arte que desejamos.

Desse modo, é importante entender que ao pintar um quadro, as pessoas possuem apenas alguns pincéis básicos à sua disposição. 

Mas, o artista avançado sabe que há muitas ferramentas disponíveis para criar a sua obra-prima, e ele sabe utilizar cada uma ao seu proveito.

O mesmo se aplica ao assunto de como falar bem, pois existem muitas ferramentas à sua disposição para se comunicar; basta estar ciente delas e depois utilizá-las ao seu favor.

Quanto melhor você utilizar essas ferramentas, melhor você estará se comunicando.

As duas principais categorias em que estas ferramentas se encaixam são as verbais e não verbais. Vejamos as principais diferenças entre cada uma delas e maneiras de utilizá-las para melhorar a sua capacidade de comunicação.

Decifre o RH: explore os tópicos

Comunicação Verbal

As palavras precisam ser claras e compreendidas pelo ouvinte

Tem sido dito que as pessoas o julgam pelas palavras que você utiliza para se comunicar, e isto é verdade. 

Portanto, escolha suas palavras sabiamente. Afinal, as palavras têm poder. Elas possuem o poder de mover nações e têm o poder de destruir uma nação também. Quando você for falar algo, use suas palavras com cuidado.

Aqui estão alguns pontos a considerar em relação as suas palavras ao se comunicar:

  • Evite usar palavras que levem a outra pessoa a pensar algo ruim de você. As calúnias são um grande exemplo para este tipo de situação;
  • Use palavras que comuniquem valores positivos, ou seja, use palavras otimistas, palavras de força, mas certifique-se de que elas sejam compreensíveis para todos;
  • Utilize palavras que sejam ‘coloridas’ e ricas em significado, desde que possam ser compreendidas pelo ouvinte.

Um vocabulário simples, mas bem construído também faz diferença

Um vocabulário expandido o diferenciará ao se comunicar, pois ele melhora o processo de comunicação e atrai outros para o seu círculo de comunicação.

Além disso, o seu vocabulário pode revelar o seu nível de educação, e outros podem fazer julgamentos sobre você que podem afetar diretamente as suas oportunidades.

Os melhores comunicadores usam um vocabulário diverso com grupos mais instruídos e um vocabulário mais simples com grupos menos instruídos.

Tão importante quanto o que você diz é como você o diz. Portanto, considere as perguntas a seguir: Que tom você está usando? Quando você fala, você é monótono? Ou você flutua o tom de sua voz, mudando-o conforme a música? 

Isto naturalmente ajudará as pessoas a seguirem o que você está dizendo. Afinal, mudar o tom da sua voz é uma maneira muito eficaz de manter as pessoas atentas à sua mensagem.

Imagine se um pintor usasse apenas uma cor. Será que seria possível compreender e prestar atenção claramente a sua mensagem? O mesmo se aplica quando a questão é como falar bem.

Junto com as palavras que você utiliza ao se comunicar e o seu tom de voz, considere o seu ritmo. Às vezes, quando você fala, talvez você precise ir mais devagar, e às vezes você vai precisar ir mais rápido. 

A velocidade com que você fala, dirá aos outros certas coisas. Um ritmo rápido comunicará que você está entusiasmado com alguma coisa. 

Um ritmo lento geralmente se comunica com a consideração ou que você realmente quer que eles ouçam o seu ponto de vista atentamente.

Expressar emoções é muito relevante quando o assunto é como falar bem

As emoções que você comunica enquanto fala, são vitais. A chave aqui é mostrar emoção sem “ficar emocionado”. 

Emoções podem ser um comunicador muito eficaz. Por exemplo, mostrar raiva pode comunicar que você está falando muito sério sobre algo (desde que não fique com raiva com frequência). 

Permitir-se chorar pode mostrar um lado seu para os outros voltado ao que você realmente ama ou o que realmente te toca, mas todas as emoções precisam ser expressadas sem exagero, para não assustar ou intimidar o ouvinte. 

Permitir-se rir comunicará que você tem um lado divertido e descontraído. Portanto, a emoção, se controlada, é um comunicador muito poderoso que pode lhe ajudar quando o assunto é como falar bem.

Comunicação não-verbal

O que você diz afeta a forma como você se comunica, certamente, mas igualmente importante é o que você não diz. Sim, a sua comunicação não-verbal tem um grande impacto sobre a forma como você se comunica.

Você já pensou muito em como se comunica de forma não-verbal? Abaixo estão algumas ideias sobre como usar a comunicação não-verbal para apoiar o que você está dizendo:

Os olhos podem falar muito mais do que você imagina

Os olhos podem ser uma ferramenta muito poderosa na comunicação. Você conhece o velho ditado: “os olhos são a janela para a sua alma”? É verdade. 

Pense no que uma mãe comunica ao seu recém-nascido quando olha nos olhos deles, ou no que um casal diz sem pronunciar nenhuma uma palavra quando olham nos olhos um do outro. 

Portanto, pense! Você já falou com alguém que está constantemente olhando ao redor? O que é que isso comunica? Uma falta de interesse no que você tem a dizer, não é mesmo?

Quando você fala com alguém, olhe para a pessoa. Dê a eles a sua atenção com os olhos. Ouça-os também com os seus olhos. Afinal, ao olhar atentamente para o outro, é uma expressão de atenção e respeito.

Os braços podem remeter oposição e contradição, atente-se

Algumas pessoas nem se dão conta quando estão “fechadas” para outra pessoa, cruzando os braços quando a outra pessoa fala.

Aqueles que estudam isto nos dizem que cruzar os braços é uma maneira segura de se fechar para a outra pessoa, pois ele comunica o fechamento, o medo e a oposição. Preste atenção se você em como você utiliza os seus braços ao se comunicar e ao ouvir.

Posição de fala

Quando você está se comunicando, especialmente em uma situação de apresentação, sua posição de fala – seja de pé, sentado, ajoelhado, etc- pode falar muito sobre você.

Portanto, atente-se a sua posição quando se comunica, pois isso pode demonstrar falta de interesse, sono, desânimo, alegria, atenção, etc. 

teste plano gratis jobconvo
X