A entrevista é o momento em que você tem a chance de avaliar o candidato e aprender mais sobre suas experiências passadas. Assim, é possível ter uma melhor previsão de como ele se sairá na função dentro da sua organização. Porém, é necessário evitar alguns erros comuns dos recrutadores na entrevista para ter qualidade nos resultados.

Por exemplo, se você está procurando por algum profissional de vendas, você pode perguntar qual foram as maiores dificuldades dele exercendo a profissão e também, porque ele acha que tem um bom perfil de vendas. Respostas à essas perguntas trarão insights sobre as habilidades, competências e potencial performance. Nenhuma técnica de entrevista é 100% correta e sem chances de erros, mas vale a pena testar diversos métodos para determinar qual ajuda a aumentar a sua qualidade de contratação.

 

 

Os recrutadores podem diminuir sua qualidade de contratação ao não prestar atenção à esses erros comuns

Focar demais nas competências.

Um candidato com um alto nível de conhecimento e habilidades não necessariamente se encaixa em todas as empresas. Se o fit cultural não for bom, pode ser que não seja bem sucedido. Assim como um candidato O fit cultural é tão importante quanto o fit das competências e é necessário avaliar os dois lados antes de decidir para qual candidato você fará a proposta.

O que você pode fazer é aplicar o teste de fit cultural durante o processo seletivo antes do momento de entrevista. Se essa etapa acontecer antes da entrevista, vai ajudar a ver quais são os valores dos candidatos e quais combinam com os valores da empresa. Na hora da entrevista você pode, também, fazer perguntas que envolvam um pouco o fit cultural da empresa. Essas questões podem se relacionar com os pilares da organização e com a dinâmica de trabalho da equipe a qual ele está fazendo o processo de seleção.

Fazer perguntas muito específicas

Incluir perguntas muito específicas pode fazer com que o seu candidato sinta muita dificuldade em achar a resposta apropriada. Isso pode deixá-lo nervoso e inseguro. Devemos fugir de estereótipos das profissões e tentar fugir de um especificidade extrema.

O ideal é manter suas perguntas simples e abrangentes. O suficiente para que você consiga aprender mais sobre seu candidato. Na mesma situação acima, você pode começar aos poucos perguntando se o indivíduo já teve que lidar com cliente daquele perfil. Se sim, então pedir para que ele conte como foi e ir desenvolvendo as perguntas aos poucos, com naturalidade.

Não elaborar as perguntas anteriormente

Chegar na entrevista sem a sua lista de perguntas preparadas pode causar alguns danos. Você talvez não lembrará de fazer as perguntas certas, por não saber como incluir durante a conversa com o candidato, ou simplesmente por ter esquecido de perguntar algo importante. Provavelmente cada candidato passará por diferentes perguntas e avaliar e comparar todos com perguntas diferentes pode ser bem difícil. Também é desvantajoso para os candidatos que não tiveram a chance de responder as perguntas importantes.

Você deve separar um tempo para elaborar um roteiro de perguntas. Pense nas perguntas que irão ajudar a aprender mais sobre o indivíduo, que fazem sentido com a vaga e vão lhe ajudar a ter uma noção maior do fit dele com a vaga e sua organização. Crie um processo de entrevistas estruturado onde os candidatos passem pelo o mesmo processo. Um método que pode se aplicado nessa fase são as entrevistas gravadas online. Assim você pode montar a sequência de perguntas e programar a quantidade de tempo que a pessoa tem para ler e responder. A resposta é gravada e fica mais fácil de avaliar os vídeos depois.

Falhar em vender o seu peixe

A entrevista é uma via de mão dupla, os candidatos estão te entrevistando tanto quanto você está entrevistando eles. É muito comum que o recrutador acabe focando apenas no que ele está procurando saber sobre o candidato sem ter o momento de falar da sua empresa e benefícios. Os melhores candidatos no mercado acabam participando de vários processos seletivos. Eles podem rejeitar a proposta de emprego se os recrutadores não deixarem claro as vantagens de trabalhar na organização.

Durante o processo seletivo, entenda e compreenda as motivações de seus candidatos. Também as sua preferências e o que eles não apreciam no ambiente de trabalho. Use essas informações para deixar claro como a sua oportunidade seria a ideal para eles. Reveja essa informação durante seus processos, foque em manter seus candidatos engajados e interessados.  

Não checar as referências

Muitas empresas deixam de lado a verificação de referências e isso é um erro que pode levar a uma má contratação. Mais da metade dos currículos possuem informações exageradas ou não verdadeiras. Pulando a fase de verificar as referências ou deixando de fazer as perguntas certas, você pode descobrir tarde demais que o candidato não estava sendo verdadeiro nas informações colocadas em seu currículo.

Durante as entrevistas, você pede ao candidato para falar de suas experiências passadas, o que é simples de verificar ao ter feito a checagem de referência anteriormente. Elabore perguntas que envolvam as referências passadas as quais os candidatos podem contar mais profundamente sobre seus aprendizados. Assim fica mais fácil de comprovar se as experiências são verdadeiras.

 

 

A entrevista é uma maneira sólida de avaliar os candidatos tanto pelas competências e pelo seu fit cultural. Porém,  isso não significa que seja a única estratégia que deveria ser incluída no processo de recrutamento e seleção. Você deve utilizar e testar diferentes técnicas e etapas para construir um processo seletivo mais eficiente e que funcione bem para a sua companhia. Agora você já sabe quais erros não deve cometer e pode focar em uma estratégia eficiente.

 

teste plano gratis jobconvo