Negligenciar a cultura organizacional da empresa é um erro muito comum e que pode arruinar o crescimento do negócio. Afinal, a essência da empresa pode se perder por falta de uma estratégia de fortalecimento da cultura. Por isso, trouxemos informações relevantes sobre o tema.

A proposta é compreender a importância da cultura organizacional para que uma empresa possa se desenvolver a partir de pilares saudáveis. Uma vez que, a expansão da marca alcançará maiores patamares de sucesso a partir de um direcionamento claro. 

Portanto, é necessário avaliar o aspecto da cultura e implementar com sucesso para que todos representem o mesmo ideal.

Trouxemos algumas reflexões sobre o tema, bem como, algumas orientações sobre como a cultura organizacional pode ser abordada no cotidiano de sua empresa. Por isso mesmo, confira tudo a seguir e se inspire para aplicar em seu negócio.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores e diretrizes que orientam as práticas, políticas e comportamentos dos colaboradores de uma empresa. Por exemplo, uma empresa pode adotar como cultura o respeito aos animais e por isso, não testar seus produtos em animais para não promover crueldade.

Cada empresa deve desenvolver a sua cultura organizacional de acordo com os valores que refletem as crenças da marca. Sem dúvidas, é uma missão delicada e importante, para que se possa chegar a um resultado coerente, honesto e verdadeiro. De modo que, seja possível desenvolver a cultura organizacional do negócio, para que a empresa tenha uma diretriz a seguir.

Para que cada colaborador que chega ao time entenda a cultura da marca, se identifique com ela e siga as orientações dos líderes. E assim, efetivamente, representar a cultura do negócio em seu comportamento.

Quais elementos compõem a cultura de uma empresa?

É importante ter clareza de que, diversos elementos são componentes essenciais da cultura de uma empresa. Tendo em vista que, servem como pilares da criação da compreensão do que é negócio, entenda:

Valores

Os valores são princípios fundamentais que orientam o comportamento e as decisões da organização. Eles podem incluir honestidade, integridade, respeito, inovação, responsabilidade social, ética e outros. Toda equipe precisa ter clareza sobre quais são os valores que orientam a tomada de decisões no cotidiano do negócio.

Normas e padrões de comportamento

Trata-se de regras e expectativas comportamentais estabelecidas pela organização. Elas determinam como os funcionários devem se comportar no ambiente de trabalho e nas interações com colegas, clientes e parceiros de negócio em geral.

Missão e visão

A missão descreve o propósito central da empresa, sua razão de existir. A visão descreve onde a organização deseja chegar a longo prazo. 

Ambos são componentes importantes da cultura, pois definem os objetivos e o direcionamento da empresa. Muito embora possam ser modernizados com o passar dos anos, afinal, a empresa cresce e sua visão muda, são fatores basilares da cultura organizacional e precisam estar claros para toda a equipe.

História e tradição

A história da empresa e suas tradições influenciam a cultura, pois fornecem um contexto e uma narrativa que podem ser compartilhados e valorizados pelos funcionários.

Qual a relação entre cultura organizacional e identidade da empresa?

A cultura organizacional e a identidade da empresa estão intrinsecamente relacionadas e, juntas, desempenham um papel fundamental na definição da personalidade e da marca da organização, que será refletido para todos que entram em contato com o negócio.

Ao definir o tom de voz da marca, por exemplo, é necessário considerar a identidade da empresa e isso só é possível quando existe uma diretriz clara. Lembre-se que a equipe precisa ter clareza sobre qual é a identidade da empresa para que possa vestir a camisa.

A identidade da empresa é definida pela liderança. Portanto, é indispensável que todos tenham clareza sobre qual é o tom de voz, o objetivo do negócio, o que a empresa busca no mercado e qual é o impacto que deseja ter no mercado.

De maneira que, consiga estabelecer essa relação e fazer com que todos os membros da equipe reconheçam a identidade da empresa e a representem.

Qual a importância de uma cultura organizacional?

A cultura organizacional é de suma importância para a sobrevivência de qualquer negócio no mercado. Tendo em vista que, é um fator que impacta a forma de fazer negócios que é adotada por todos os profissionais que compõem a equipe. Entenda mais:

1. Impacto na motivação e engajamento dos colaboradores

Profissionais que se identificam com a empresa onde atuam naturalmente possuem um engajamento maior com a empresa. Uma vez que, compartilham crenças e valores com a marca e por isso, sentem orgulho de fazer parte da história do negócio.

É interessante ter essa relação de identificação motivando e engajando os profissionais. De modo que, todos possam se sentir partes importantes da engrenagem que faz o negócio funcionar e impactar pessoas como parte do cotidiano.

2. Influência na tomada de decisões e comportamentos

A cultura influencia as decisões tomadas dentro da empresa. Valores compartilhados podem guiar escolhas estratégicas e éticas, bem como influenciar o comportamento dos funcionários em suas interações com colegas, clientes e parceiros.

Portanto, é de suma importância, em especial, para empresas que desejam crescer muito. Sendo reforçado constantemente através de treinamentos qual é o posicionamento que a equipe deve ter diante de desafios e situações do cotidiano. Todas as interações devem sempre ser pautadas pelas crenças e valores da empresa.

3. Reforço dos valores e objetivos da empresa

Ter uma cultura organizacional bem estabelecida contribui para que seja possível reforçar os valores e objetivos da empresa. De modo que, todos os membros da equipe tenham clareza sobre quais são os pontos que compartilham. 

Esse reforço diário é imprescindível para que todos os colaboradores tenham a mesma conduta, de acordo com os valores do negócio.

4. Atração e retenção de talentos alinhados com a cultura

Uma cultura organizacional sólida pode atrair talentos que se identificam com os valores e a missão da empresa. Além disso, ela pode contribuir para a retenção de funcionários, uma vez que as pessoas tendem a permanecer em organizações onde se sentem bem integradas e valorizadas

Quais as características necessárias na cultura organizacional?

Traçar uma cultura organizacional requer a reflexão sobre alguns pontos importantes, visando que as características traçadas para a cultura do negócio sejam condizentes, confira:

Coerência com os valores e visão da empresa

É necessário que a cultura tenha coerência com os valores e visão da empresa. Caso contrário, se tornará insustentável a implementação da cultura que foi traçada. Por isso, não há como contratar um especialista que implemente a cultura da empresa.

Na prática, é preciso entender a proposta do fundador do negócio e a partir disso, traçar a cultura da empresa que já existe no imaginário do fundador e traduzir em palavras e ações para o negócio, visando estabelecer a diretriz de cultura organizacional.

Muitas vezes, o proprietário da empresa tem a cultura de seu negócio em sua imaginação, apenas não trouxe para a realidade por não saber como ou por não ter foco nisso. Afinal, estava envolvido em uma série de outras demandas.

Por isso, o especialista que deseja fortalecer a cultura de uma empresa precisa ter o cuidado de conversar com seu criador e entender a sua ideia, para que possa fortalecer algo que já existe e ainda não foi bem trabalhado. 

Flexibilidade para se adaptar às mudanças do ambiente

Uma cultura que valoriza a inovação e a aprendizagem contínua pode ajudar a empresa a se adaptar rapidamente a mudanças no ambiente de negócios. Funcionários que se sentem encorajados a pensar de maneira criativa são mais propensos a gerar ideias inovadoras. O que é importante para que a empresa saiba como lidar com eventuais cenários de crise.

Além de possibilitar a flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado, uma cultura clara mostra como essa adaptação deve ser. Por exemplo, uma empresa que preza pelo cruelty free jamais irá mudar esse posicionamento, mesmo que o mercado esteja prezando por outros valores.

Nesse caso, a empresa irá agregar outros valores condizentes com o que o mercado espera, como um atendimento acolhedor, busca por inovação e diversidade, por exemplo. Mas sem abdicar completamente de sua identidade e crenças. Afinal, é uma questão de adaptação e não uma transformação completa.

Promoção da comunicação aberta e colaborativa

Quando a empresa promove uma comunicação aberta e colaborativa, é natural que todos os profissionais entendam a importância de seu engajamento para que a empresa possa crescer no mercado e levar a sua identidade para impactar o cotidiano de mais clientes.

Além disso, esse tipo de diálogo é interessante por contribuir para que todos os colaboradores tenham um lugar de fala capaz de impactar o cotidiano do negócio positivamente.

Estímulo à inovação e ao aprendizado contínuo

Toda empresa que deseja se manter no mercado por muito tempo precisa estimular seus colaboradores a inovar e buscar aprendizado contínuo. Tendo em vista que, é a expertise da equipe que conduz o negócio ao sucesso. Cultura e desempenho possuem íntima relação.

O que faz com que seja necessário estimular, adotar as condutas necessárias para que a equipe esteja sempre disposta a dar o seu melhor e continuar inovando. De modo que, a marca mantenha sua relevância no mercado ao longo de vários anos.

Como estruturar a cultura em minha empresa?

Todo empresário deveria se preocupar em estruturar a cultura da empresa em algum momento após a criação do negócio. Afinal, é plenamente comum que essa cultura não seja estabelecida no dia 1 da ideia de criar uma empresa. Todavia, é importante procurar desenvolver a cultura justamente para que possa usá-la como diretriz dos próximos passos. Confira algumas dicas de como fazê-lo:

1. Definição dos valores e princípios da empresa

Tudo começa com a definição dos valores e princípios da empresa. E isso precisa ser bem pensado, por ser algo que faz parte do DNA do negócio. Portanto, é importante que os líderes da empresa analisem quais são os princípios que desejam perceber refletidos no negócio.

Seja de inovação, focada no cliente, focado nos resultados ou com outros focos, é importante identificar o que é almejado para a empresa. Para que a partir dessa clareza, seja possível definir os valores e princípios visando que possam ser propagados pela equipe, alcançando bons resultados de curto e longo prazo.

2. Criação de rituais e práticas que reforcem a cultura

Crie políticas e práticas que reflitam os valores da empresa. Por exemplo, se a inovação for um valor, incentive a criatividade e o pensamento inovador. A empresa precisa ter práticas que reforcem aquilo que desejam transmitir. De forma que, possam ter resultados satisfatórios no curto e longo prazo.

Uma maneira positiva de fazê-lo é através do reconhecimento público e recompensa daqueles que adotam as práticas esperadas pelos líderes. Dessa forma, todos os outros profissionais percebem a importância da cultura e adotam aquela postura que é esperada do time.

3. Engajamento dos líderes e colaboradores na cultura proposta

A cultura começa no topo. Certifique-se de que os líderes da empresa estejam alinhados com os valores e a missão e estejam dispostos a liderar pelo exemplo. Caso contrário, haverá significativa dificuldade de garantir que a equipe adote a cultura proposta para a organização.

O líder precisa ser capaz de influenciar positivamente a equipe, garantindo que a cultura organizacional seja reforçada no dia a dia. Ao perceber que a equipe está perdendo o foco e adotando mudanças comportamentais que destoam daquilo que é o ideal, é importante investir em treinamentos e reforço da cultura da marca.

Quais são os principais tipos de cultura organizacional existentes?

É importante perceber que existem tipos de culturas organizacionais que podem ser adotadas por cada organização de acordo com uma série de fatores que precisam ser analisados antes da adoção. Entenda os tipos e suas diferenças:

1. Cultura de inovação

A cultura da inovação consiste em estimular a inovação dentro do negócio. O objetivo é sempre que a equipe seja capaz de entregar soluções inovadoras, diferenciando a marca no mercado. De modo que, consiga ter resultados diferentes e acima da média.

Estabelecer a inovação como cultura do negócio é importante para que a empresa seja capaz de se diferenciar no dia a dia. Sempre trazendo a inovação como parte do DNA da marca. No entanto, exige investimento e trabalho árduo, entendendo que grandes inovações requerem pesquisa, dedicação e tempo.

Empresas que focam em inovar tendem a ser muito prósperas com o passar dos anos. Uma vez que, conseguem entregar aquilo que o mercado está buscando e conseguem trazer diferenciais competitivos frente os principais concorrentes. Muito embora exija investimento, é natural que os benefícios sejam expressivos.

2. Cultura voltada para resultados

Algumas empresas optam por ter uma cultura voltada para resultados e não há problema algum nisso. O objetivo nesse caso é resolver problemas e entregar resultados para os clientes e alcançar todas as metas da empresa.

É importante estabelecer métricas cuidadosas para identificar se a cultura voltada para resultados não está sobrecarregando a equipe e gerando um turnover. Tendo em vista que, é muito comum que os colaboradores se sintam excessivamente cobrados e exigidos no caso de uma cultura voltada para resultados.

Ter bom senso ao estabelecer este tipo de cultura é fundamental. Para que as cobranças sejam condizentes e realistas, garantindo que a equipe possa ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e possa usufruir de ótimos resultados.

3. Cultura focada no cliente

Neste caso o cliente é o centro de tudo dentro do negócio. O que faz com que seja necessário trabalhar para garantir sua satisfação, fidelidade e uma série de outros fatores. Tendo o cliente sempre como ponto de partida para suas decisões.

Atualmente, muitas empresas possuem a cultura focada no cliente, o que faz com que esse consumidor tenha experiências incríveis ao manter contato com a marca. Portanto, é algo interessante de analisar para verificar a possibilidade de implementar em seu negócio.

4. Cultura orientada para equipes colaborativas

Outra possibilidade é a cultura orientada para equipes colaborativas, que consiste em ter a colaboração e o trabalho em equipe valorizados e incentivados como parte central da identidade da empresa. 

Essa cultura promove a ideia de que as melhores soluções e resultados são alcançados quando as pessoas trabalham juntas, compartilham conhecimento, habilidades e experiências, e colaboram para atingir metas comuns.

Na prática, existem outras maneiras de estruturar a cultura organizacional de um negócio. Cada método deve considerar quais são os valores da empresa que precisam ficar no centro do negócio. De modo que, possam ser valorizados pela cultura organizacional estabelecida.  

Afinal, cada empresa tem a sua própria identidade, valores e outros fatores que considera como essenciais para que possam ser componentes basilares da cultura do negócio.

É interessante destacar que existem outros modelos de cultura que podem ser adotados. Cada empresa precisa identificar o que é melhor para a sua realidade. Para que, seja possível ter bons resultados a partir da adoção do modelo adequado. Uma vez que, cada empresa tem a sua própria realidade e isso precisa ser considerado.

Quais as diferenças entre clima e cultura organizacional?

Ficou confuso sobre qual é a diferença entre clima e cultura organizacional? É muito comum que ocorra esse tipo de confusão no negócio. É natural ter esse tipo de dúvida por existir uma correlação entre clima organizacional e cultura organizacional.

Clima organizacional se refere ao ambiente psicológico ou emocional em uma organização, ou empresa. É a atmosfera percebida pelos funcionários e membros da organização, que afeta seu comportamento, motivação e satisfação no trabalho.

O clima organizacional reflete as atitudes, crenças, valores, normas e expectativas compartilhadas dentro da organização.

Portanto, é natural que exista a confusão, mas é importante entender que o clima organizacional e a cultura organizacional são diferentes. Justamente para que não ocorra confusão em relação ao tema.

Clima organizacional: não é algo tão subjetivo assim

Um ponto muito interessante de destacar é que analisando o que significa clima organizacional é natural ter a percepção de que algo extremamente subjetivo. No entanto, na prática é possível perceber que não é algo tão subjetivo assim.

Um exemplo é que uma empresa pode ter um clima organizacional ruim e todos perceberem, basta identificar se existe uma “rádio fofoca” acontecendo nos corredores. Afinal, é o tipo nítido de situação que revela problemas de comunicação interna e que desencadeia problemas de relacionamento entre os membros da equipe. 

Além disso, também é possível identificar o clima da empresa observando atentamente o humor da equipe.

Se um membro do time chega no ambiente e todos ficam tensos, trabalhando com o corpo rígido, sem conversar com os colegas, é sinal de problemas. Portanto, é interessante perceber que com um pouco de atenção e dedicação, em apenas algumas horas de observação é possível diagnosticar o clima de trabalho de uma equipe.

O que permite aos interessados fazer os ajustes necessários para que o negócio possa progredir, sem que o time esteja insatisfeito, com um clima de trabalho péssimo e que gera aumento no número de pedidos de demissão.

Natureza temporária do clima e a estabilidade da cultura

Também é importante destacar que, o clima é algo temporário enquanto a cultura é algo estável. Muito embora os dois tenham correlação, o clima pode ser inteiramente modificado com ações pontuais. Enquanto a cultura é algo mais estável que precisa estar enraizado em sua equipe.

Quando os gestores observam que o clima da empresa não está conforme o esperado, é possível realizar os ajustes necessários para que a equipe comece a ter mais ânimo, comprometimento e o clima seja modificado.

Enquanto a questão cultural da organização demora mais para ser implementada, por ser algo que deverá ser reforçado no dia a dia, através de várias estratégias, ações pontuais e que visam fortalecer a cultura como parte do cotidiano da equipe.

Durante o trabalho de fortalecimento da cultura da empresa, é possível melhorar o clima organizacional. No entanto, somente ações pontuais para melhorar o clima podem não ser suficientes para instaurar uma cultura sólida.

É interessante analisar as condutas que os gestores estão adotando justamente para que se tenha assertividade, seja qual for o objetivo a ser alcançado. De modo que, as ações sejam coerentes e eficazes para que se tenha um bom resultado de curto e longo prazo.

Como o clima influencia e é influenciado pela cultura?

O clima organizacional e a cultura empresarial estão intimamente interligados e se influenciam mutuamente. Ambos desempenham um papel importante na maneira como uma empresa funciona e como os funcionários se sentem em relação ao trabalho.

É importante perceber que, o clima organizacional muitas vezes reflete a cultura da empresa. Se os funcionários se sentem motivados, engajados e satisfeitos no trabalho, isso geralmente reflete uma cultura que valoriza a colaboração, o respeito e o desenvolvimento profissional.

Além disso, também é útil refletir que o clima organizacional pode afetar a disposição dos funcionários em colaborar e trabalhar em equipe. Um clima tóxico ou desmotivador pode prejudicar a colaboração, enquanto um ambiente positivo pode incentivá-la.

Portanto, é importante cuidar não apenas da cultura do negócio, como também, do ambiente de trabalho. E se algum colaborador se recusa a aderir à cultura da empresa e está contaminando o ambiente laboral, infelizmente a demissão é a melhor estratégia para evitar a contaminação de todos os colegas. 

Como aplicar cultura organizacional no Recrutamento e Seleção?

Toda empresa pode aplicar sua cultura organizacional no recrutamento e seleção. Aliás, o ideal é que isso ocorra para que a seleção seja eficiente e facilite a integração do novo colaborador na equipe. Pensando sobre isso, trouxemos algumas dicas úteis para aplicar o conceito no seu próximo processo seletivo, confira:

Defina e compreenda profundamente a cultura da empresa

Antes de mais nada, é necessário que o profissional que está conduzindo o processo tenha uma compreensão clara de cultura organizacional da empresa. Isso envolve identificar os valores, crenças, normas e comportamentos importantes para a organização.

Quando a equipe contrata um profissional externo para conduzir a seleção, essa tende a ser uma dificuldade. E por isso, é necessário alinhar previamente para que o especialista não cometa erros na seleção.

Além disso, é útil nesses casos, incluir um colaborador interno que tenha profundo conhecimento sobre a cultura da empresa para que possa contribuir no processo seletivo. Justamente para ajudar na etapa de identificação dos candidatos que são mais compatíveis com a cultura da marca.

Identificação de valores e traços culturais desejados nos candidatos

Durante a entrevista é importante que o responsável pela seleção busque identificar valores e traços culturais desejados nos candidatos. Visando que seja possível perceber quais são as afinidades dos candidatos em relação aos valores da empresa. 

Se a empresa não faz a seleção analisando os traços culturais desejados nos candidatos, dificilmente haverá possibilidade de manter um relacionamento de longo prazo com o novo contratado. Tendo em vista que, muitas pessoas não estão dispostas a abrir mão de certas condutas em prol de atuar de acordo com a cultura do negócio.

Por isso mesmo, alguns colaboradores precisam ser desligados ao longo do processo de fortalecimento da cultura. E contratar sem considerar esse fator irá gerar a necessidade de investir mais em treinamento e trabalho de fortalecimento da cultura do negócio. O que toma tempo e recursos. Portanto, é um erro que deveria ser evitado.

Elaboração de perguntas e testes que avaliem a compatibilidade cultural

Além das habilidades técnicas, avalie os valores e comportamentos dos candidatos. Use ferramentas como testes de personalidade, entrevistas comportamentais e referências para obter insights sobre como os candidatos se encaixam na cultura da empresa.

O DISC é um modelo de avaliação de personalidade que se concentra em quatro traços principais de comportamento que são: dominância, influência, estabilidade e conscienciosidade. Sendo um dos métodos que podem ser usados ao longo da avaliação.

Descubra como o teste DISC pode transformar seu processo seletivo! Clique aqui e saiba mais sobre essa ferramenta.

O MBTI é um dos testes de personalidade mais conhecidos e amplamente utilizados no mundo. Além disso, é um teste interessante que pode ser feito em dinâmicas de grupo. Portanto, é ótimo para processos seletivos.

Explore a importância do teste MBTI para otimizar o processo de seleçao. 

Além dos métodos anteriormente citados, também existem outras opções de testes de personalidade que podem ser aplicados ao longo do processo seletivo. O objetivo é sempre extrair informações ao máximo, para que possa garantir uma contratação assertiva.

Importância de uma experiência autêntica para os candidatos conhecerem a cultura

Ao longo do processo seletivo, é interessante que os candidatos tenham uma experiência autêntica na empresa, para que possam conhecer e assimilar a cultura do negócio. A partir de então, é possível identificar se estão ou não alinhados.

Caso algum candidato não esteja alinhado, dificilmente ele continuará sendo bem-sucedido no processo seletivo. Portanto, é uma ótima maneira de filtrar os candidatos, com o intuito de garantir uma contratação mais assertiva.

Como saber se a cultura da minha empresa está forte?

É muito importante que os empresários tenham consciência de como está a cultura organizacional da empresa. No entanto, é perfeitamente natural e compreensível que não se saiba ao certo como identificar essa questão na prática. Existem alguns fatores para os quais é possível voltar sua atenção, confira:

1. Avaliação da consistência entre os valores declarados e as práticas reais

Todo empresário e gestor deveria avaliar os valores que são declarados e as práticas reais da equipe no dia a dia. Ao perceber discrepâncias é necessário avaliar cada situação individualmente. É possível identificar tais discrepâncias na relação do funcionário com os colegas e com os clientes.

Analisando reclamações dos consumidores, é possível perceber se é um problema generalizado ou se é um colaborador pontualmente ou um pequeno grupo que está precisando de reforço no treinamento.

É interessante que a avaliação de consistência seja feita pelos líderes sem que os colaboradores percebam que estão em avaliação. Justamente para que eles possam manter a conduta habitual, para que as eventuais discrepâncias fiquem nítidas.

Portanto, vale a pena que todos saibam que estão em constante processo de avaliação, para que tais pontos possam ser anotados e as questões possam ser resolvidas o quanto antes, para que a equipe esteja sempre coerente e eficaz.

2. Análise do engajamento e identificação dos colaboradores com a cultura

Sempre observe o comportamento dos funcionários no dia a dia. Se os valores e comportamentos da cultura organizacional são consistentemente refletidos em como as pessoas interagem, tomam decisões e se comportam, isso é um sinal de que a cultura está forte.

Profissionais engajados naturalmente são aqueles que se identificam com o negócio. E por isso, vestem a camisa com orgulho e defendem a ideia para clientes, colegas e em todas as interações são capazes de transmitir aquilo que acreditam. Se a realidade é muito diferente disso, é um sintoma de problemas na cultura do negócio.

3. Feedback dos colaboradores sobre a percepção da cultura no dia a dia

Converse com os funcionários, sempre visando compreender na prática como eles percebem a cultura e como ela influencia seu trabalho. Pergunte sobre histórias, rituais ou tradições que exemplifiquem a cultura da empresa.

4. Taxa de rotatividade

É interessante lembrar que, a taxa de rotatividade da equipe elevada, é um sintoma de dificuldade de aplicação da cultura do negócio. Uma alta taxa de retenção de funcionários e níveis elevados de engajamento geralmente indicam que a cultura está forte, pois os funcionários estão satisfeitos e comprometidos com a empresa. 

Esteja sempre atento ao indicador!

Baixe nossa planilha de cálculo de turnover e faça uma melhor análise da saúde da sua organização. Clique aqui!

Qual o papel dos gestores na cultura organizacional?

Os gestores possuem um papel importantíssimo no cotidiano da empresa, defendendo e divulgando a cultura organizacional. Afinal, líderes são um exemplo e devem ser os guardiões dos valores organizacionais da empresa.

Cabe aos líderes a responsabilidade em transmitir e reforçar a cultura junto a suas equipes. Se isso não está acontecendo no cotidiano da empresa haverá dificuldade de fomentar o ambiente onde a cultura poderá florescer.

Uma vez que, a cultura de uma empresa é estabelecida de forma hierárquica. O que significa dizer que, é uma informação transmitida do dono para os mais altos gestores, que devem transmitir os valores em cadeia, fomentando a cultura do negócio.

Quando esse processo não acontece, é natural existirem perdas de informações relevantes para estabelecer a cultura organizacional. Diante disso, cabe aos mais altos cargos de liderança reforçar a importância de cada gestor trabalhar em seu time a cultura organizacional.

Para implementar esse processo é interessante garantir que os líderes com os melhores resultados sejam premiados publicamente para que possam manter-se motivados a continuarem dando o melhor em prol do fomento da cultura organizacional.

Como disseminar a cultura organizacional por toda a empresa?

Existem várias formas de disseminar a cultura organizacional pela empresa, contaminando a equipe de forma positiva, confira:

1. Treinamentos e workshops para conscientização

Ofereça treinamento e programas de desenvolvimento que ajudem os funcionários a compreender e adotar a cultura organizacional. Isso pode incluir workshops, palestras e programas de mentoria.

À medida que a empresa cresce, os treinamentos devem ser novamente reforçados para toda a equipe. Justamente para que todos os novos profissionais que estão convivendo com uma equipe compreendam a dinâmica da cultura do negócio e consigam se enquadrar como parte do todo.

Além disso, os colaboradores mais antigos não devem contaminar negativamente os profissionais que estão entrando no negócio. Afinal, sempre existe um colaborador insatisfeito que não foi percebido ainda e que pode trazer prejuízos no processo de implantação de cultura do negócio.

Portanto, o treinamento sempre deve ser para toda a equipe, visando que todas as informações sejam transmitidas com eficiência e o time possa realmente ser o mais coeso possível em prol do negócio.

2. Criação de canais de comunicação para troca de ideias sobre a cultura

Parte dos resultados obtidos no comportamento organizacional envolve justamente a possibilidade de ser ouvido e ter suas ideias acatadas no cotidiano da empresa. Um colaborador só é contratado quando a empresa realmente acredita em seu potencial. Portanto, é plenamente saudável e relevante ouvir a opinião dele sobre o negócio.

Não ter um canal de comunicação que possibilita a troca de ideias sobre a cultura do negócio é extremamente prejudicial no curto e longo prazo. Justamente por não dar voz para aqueles que fazem o negócio existir de forma eficiente no cotidiano.

Se este é o cenário atual de sua empresa, vale a pena refletir sobre o ambiente de trabalho e melhorar a integração de equipes através de canais de comunicação que fomentem a cultura do negócio.

3. Reconhecimento e recompensas que estejam alinhados com a cultura

É muito importante que todos os colaboradores tenham reconhecimento e as recompensas alinhadas com a cultura do negócio. De modo que, todas as ações reforcem essa identidade corporativa.

Afinal, todo profissional deseja ser reconhecido no ambiente de trabalho por seus esforços. E isso deve fazer parte da estratégia de reforço e dos rituais organizacionais, para que todos vejam benefícios da adoção da postura esperada pela empresa.

4. Incentivo à participação dos colaboradores na construção da cultura

Toda empresa é na realidade um organismo vivo que depende diretamente de sua equipe para que possa ser eficiente e funcionar conforme a ideia original do seu criador. Portanto, todos devem ter lugar de fala e participação.

De modo que, se identifiquem com as propostas, se sintam respeitados e valorizados pelos líderes da empresa. Caso contrário, o processo deixa de ser orgânico e natural e passa a ser ainda mais difícil implementar uma identidade corporativa na qual todos acreditam.

Todas as empresas precisam continuamente fortalecer a própria cultura organizacional para que possam crescer de forma saudável e sustentável. Agora que já sabe mais sobre o tema, não deixe de aplicá-lo no desenvolvimento de equipes que respeitam as estratégias do negócio e compartilham valores. 

Afinal, com rituais bem alinhados a equipe se enxerga como um time em que todos estão dispostos a dar o melhor de si diariamente em prol do crescimento do negócio e isso é muito benéfico para a marca e para se ter um ambiente de engajamento, crescimento e foco no trabalho.

teste plano gratis jobconvo
X