Muito se fala em liderança e nos diferentes tipos de liderança que existem. O espírito de líder e a aptidão para liderar são habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, mas é preciso se dedicar e investir em treinamentos e capacitações específicas para aprimorar essas habilidades.

As empresas buscam cada vez mais por pessoas que saibam liderar. Não é possível aprender liderança em artigos ou simplesmente pegar uma apresentação de PPT ou PDF de liderança e desenvolver a dominar as técnicas de um bom líder.

Muitos falam sobre o que é liderança coach e o que é liderança política, mas, o que você entende por liderança? A liderança na administração causa algum impacto nas técnicas que busca utilizar? O que é liderança na empresa onde trabalha? Quais os tipos de liderança que consegue identificar?

São inúmeras perguntas e questionamentos, mas saber a resposta para cada uma delas nos ajuda a desenvolver as melhores metodologias para liderar. Ser o espelho de um bom líder é importante para quem deseja crescer e se desenvolver. Por isso, vamos te mostrar quais são os diferentes tipos de lideranças, assim como suas características. 

O que é liderança 

Para ser um bom líder, antes de tudo, é necessário que haja compreensão do conceito: liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de pessoas, transformando-os em uma equipe que gera resultados. Ou seja, um líder possui as habilidades necessárias para motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que assim, possam contribuir voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Porém, liderar é uma tarefa complexa, uma vez que, para ser um bom líder é preciso ter habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, mas, além disso, é necessário ter também a capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhadas com os interesses das organizações.

A importância da liderança 

Empresas que possuem ou desenvolvem líderes dentro de seus núcleos, tendem a alcançar o sucesso, especialmente quando os líderes são capazes de aplicar os diferentes tipos de liderança de forma adequada em cada situação. Isso porque o líder possui grande importância nos processos de qualquer organização. Além disso, ele é alguém que, literalmente, veste a camisa da empresa e se torna a própria empresa em pessoa, o que implica em uma maior dedicação e comprometimento.

Por isso, investir no desenvolvimento de líderes internos pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, como maior eficiência, produtividade e motivação da equipe, além de contribuir para a criação de uma cultura organizacional mais forte e coesa.

Os líderes são responsáveis pela gestão de pessoas e por transmitir a cultura da empresa, engajando suas equipes para alinhar a missão, visão e valores da organização à forma como a equipe trabalha. Como representantes da organização, os líderes precisam compreender completamente a empresa, incluindo seus setores e processos.

É importante ressaltar que a presença de líderes em diferentes áreas proporciona à empresa feedback constante sobre o desenvolvimento de seus objetivos e uma comunicação mais efetiva com seus funcionários, melhorando a qualidade do relacionamento com a equipe.

Características de um bom líder

Quando falamos de liderança, não basta apenas querer liderar. Para essa tarefa, são necessárias características um tanto quanto peculiares que precisam ser desenvolvidas. Geralmente, um bom líder possui as seguintes atributos:

  • dinâmico;
  • criativo;
  • carismático;
  • pró ativo;
  • ético;
  • comunicativo;
  • inspirador;
  • inovador;
  • abraçar desafios;
  • bom relacionamento;
  • intuitivo;
  • empático;
  • motivador.

Para encontrar líderes que já estão em sua empresa é necessário conversar com seus colaboradores, analisar a rotina deles para enfim identificar as características citadas.

Como encontrar novos líderes?

Uma opção para encontrar novos líderes se dá através de uma gestão organizacional. Trata-se de uma maneira de avaliar os pontos mencionados acima, observando e compreendendo o perfil de seus colaboradores.

A gestão organizacional proporciona uma visão ampla sobre o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores que fazem parte da empresa. A partir dessas informações, a equipe de Recursos Humanos é capaz de identificar traços de liderança em cada indivíduo, permitindo a criação de planos de carreira e desenvolvimento personalizados para cada um.

Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo o potencial de cada colaborador, promovendo o crescimento profissional e contribuindo para o sucesso da empresa como um todo.

Como desenvolver a liderança organizacional?

Líderes organizacionais devem possuir diferentes posturas na hora de se desenvolver e trabalhar com sua equipe. Por isso, uma liderança organizacional é desenvolvida quase que diariamente. No entanto, algumas dicas podem ajudar nesse processo de desenvolvimento.

1. Tenha uma boa comunicação e transparência com as equipes

É essencial que os colaboradores estejam cientes das estratégias adotadas pela empresa e dos seus verdadeiros objetivos, a fim de que o líder possa se identificar melhor com a organização e engajar as equipes de forma alinhada às expectativas da empresa.

2. Haja com Igualdade: evite diferenciar os profissionais por nível hierárquico

Um líder ouve sua equipe da mesma maneira, sem dar preferências a níveis hierárquicos mais altos. Um bom líder se coloca no mesmo patamar dos outros colaboradores e valoriza as diversas visões e opiniões, dando abertura para que todos participem dos processos. Gerando um melhor relacionamento entre as equipes, com maior confiança e menos medo.

3. Busque ouvir a equipe: tome nota a respeito dos problemas e pontos de melhorias

O líder deve observar sua equipe e ver as possíveis dificuldades e as que já estão acontecendo para garantir que as falhas sejam corrigidas e consiga motivar os profissionais envolvidos.

Além de reparar atentamente em sua equipe para possíveis problemas, você pode reconhecer os pontos fortes e de melhoria de cada profissional e auxiliar quando necessário para garantir uma melhor performance de cada um.

Como uma boa liderança pode influenciar a empresa?

A liderança é inevitável e necessário dentro das equipes. Mas a diferença acontece mesmo quando há líderes qualificados nos times, pois são eles que ajudam fazer com que o cotidiano dos colaboradores seja mais leve e benéfico tanto para os profissionais, quanto para a empresa. Pensando dessa forma, separamos alguns aspectos que mostram como uma boa liderança é capaz de influenciar a empresa.

1. Retenção de talentos

O papel da liderança é vital para a retenção de talentos. Manter os colaboradores no quadro dos funcionários da empresa é um desafio constante para as equipes. O ideal é garantir que cada indivíduo de uma organização se sinta engajado, valorizado e motivado, o que resulta em uma menor chance de um possível desligamento da empresa.

Um bom líder, como já dito acima, garante uma rotina mais harmoniosa, um bom relacionamento entre os funcionários de confiança e crescimento. Assim, é mais fácil garantir que o colaborador esteja satisfeito com sua equipe e função e tem a abertura de dialogar com seu líder quando estiver com dificuldades.

2. Produtividade

O líder tem um papel fundamental na produtividade dos processos internos e age como um grande encorajador dos colaboradores para a realização das atividades propostas à eles.

Quando a liderança é bem aplicada, a produtividade aumenta. Assim, as equipes trabalham melhor e mantém uma alta qualidade de entrega de resultados. Sem uma boa liderança, as consequências podem ser bem negativas para o desempenho da empresa.

3. Tomada de decisão

Um líder é responsável por tomar decisões que impactam diretamente as estratégias e rotinas de sua equipe. Quanto mais treinado, preparado e informado sobre o planejamento organizacional, melhores serão as decisões que ele tomará.

É fundamental que o líder tenha um conhecimento profundo das estratégias e objetivos da empresa para alinhar suas decisões com as metas propostas à equipe.

Além disso, essa compreensão pode permitir que o líder antecipe problemas, identifique oportunidades e tome decisões informadas que beneficiem a organização como um todo. Por isso, é crucial que os líderes estejam sempre atualizados e em constante aprendizado sobre a empresa e o mercado em que atuam.

4. Liderança organizacional fundamental para o foco

Um líder excelente é fundamental para que a equipe esteja focada e motivada, pois o foco é essencial para o sucesso da empresa. Quando as tarefas são organizadas e alinhadas, os resultados são maximizados.

Por outro lado, a falta de liderança efetiva pode levar a atrasos na entrega, trabalho mal feito e falta de supervisão adequada. Isso pode impactar negativamente a performance da empresa, afetando a produtividade e até mesmo a imagem da organização.

Portanto, é crucial que a liderança seja responsável por garantir que a equipe esteja focada e trabalhando em conjunto para alcançar os objetivos propostos, por meio da organização, motivação e direcionamento adequado.

Assim, a equipe deve possuir o mesmo foco já que são um grupo com as mesmas metas. Sem isso, são indivíduos trabalhando sem um propósito ou envolvimento no resultado. Por essa razão, é importante incluir no seu quadro de funcionários profissionais com as características de liderança.

Tipos de Liderança: conheça os 5 principais

Existem diversos tipos de liderança. Cada um deles é especial e funciona de acordo com o ambiente organizacional no qual são empregados. Ter um estilo específico de liderança não quer dizer que os demais estão errados, mas é preciso sempre se adaptar ao ambiente e necessidades da equipe.

O tipo de líder impacta diretamente na performance e nos resultados da equipe. A forma de liderar influência no comportamento de todos que estão a sua volta. Por isso, se não está satisfeito com o seu comportamento e técnicas utilizadas, ou ainda não se encontrou dentro da organização e busca desenvolver novas habilidades e soft skills, é importante conhecer cada um dos tipos de liderança. São eles:

  • Liderança autocrática;
  • Liderança situacional;
  • Liderança democrática;
  • Liderança liberal;
  • Liderança transformacional.

Há algo em comum em todos os tipos de liderança: a certeza de que o líder desempenha um papel decisivo no ambiente de trabalho.

1. Liderança autocrática 

A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritário sobre um grupo. Esse tipo de liderança se caracteriza pelo controle que o líder exerce sobre todas as decisões. Na liderança autocrática ele pouco consulta a opinião dos membros da equipe. 

As características da liderança autocrática são:

  • O líder define as providências e as técnicas para a execução das tarefas, sem consultar a equipe;
  • O líder determina as tarefas de cada membro da equipe e com quem devem trabalhar, sem considerar a opinião dos subordinados;
  • A equipe não tem participação efetiva nos projetos, pois o líder centraliza todas as decisões;
  • O líder toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus colaboradores;
  • O líder não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados da equipe;
  • Exerce cobrança excessiva, causando certo desconforto;
  • Limita a performance do grupo.

2. Liderança situacional

Na liderança situacional, um dos tipos de liderança mais flexíveis, o líder se adapta diante de certas situações. Ou seja, para exercê-la é preciso medir a maturidade do liderado e a situação encontrada, para então desenvolver o melhor estilo de liderança para o grupo.

Nesse tipo de liderança, há uma relação entre liderança, motivação e poder. Onde o líder precisa avaliar com frequência os seus colaboradores e alterar o seu estilo de liderança, deixando-a dinâmica e flexível. Adaptando o modelo de atuação de acordo com o contexto encontrado.

As características da liderança situacional são:

  • Direção: o líder supervisiona a tarefa até o fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança;
  • Orientação: o líder contribui apoiando a obtenção de novas ideias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessita de ajuda;
  • Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento;
  • Autonomia: o líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio.

3. Liderança democrática 

Nesse modelo de liderança, todos os colaboradores são engajados nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais, permitindo discussões abertas e aumentando a produtividade. O líder democrático precisa se envolver, discutir e acompanhar as equipes. Além disso, nesse tipo de liderança tanto o trabalho quanto a tomada de decisão são feitas em conjunto com os subordinados, sempre ouvindo, orientando e impulsionando a equipe.

As principais características da liderança democrática são:

  • O líder encoraja e ajuda a tomar decisões de grupo em todas as atividades;
  • Incentiva a realização dos planos e alcance dos objetivos;
  • O líder permite que o grupo escolha a direção do trabalho. As diretrizes são discutidas em grupo, com o líder estimulando e fornecendo suporte;
  • Os membros da equipe são responsáveis por esboçar as providências e técnicas para alcançar o objetivo, podendo recorrer ao líder para aconselhamento técnico quando necessário.
  • A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
  • O líder busca atuar como um membro igual aos demais integrantes do grupo.

4. Liderança liberal 

Nessa abordagem de liderança, o líder concede plena liberdade aos indivíduos ou grupo para tomarem decisões, o que significa que possuem autonomia para decidir e só solicitam a participação do líder quando necessário.

A Liderança liberal é um dos estilos de liderança que oferece maior liberdade aos indivíduos na execução dos projetos. Além disso, o líder passa a ser visto como facilitador do processo, sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros.

Assim, a supervisão não é constante e isso dá mais autonomia aos membros da equipe, que assumem maior responsabilidade pelo projeto, com o líder atuando como um transmissor de informações. Com essa abordagem de liderança, é possível avaliar o comportamento, nível de conhecimento, habilidade, comprometimento e responsabilidade dos colaboradores.

São características da liderança liberal:

  • Os colaboradores são livres para estabelecer seus próprios planos e metas;
  • O líder tem pouca participação em discussões, opinando apenas quando solicitado e interagindo de forma superficial;
  • A tomada de decisão é livre para o grupo ou indivíduos, com intervenção mínima do líder;
  • Com essa abordagem de liderança, a divisão das tarefas e a escolha dos companheiros são delegadas completamente ao grupo, sem intervenção direta do líder;
  • Não há intervenção do líder para avaliar ou orientar o andamento das atividades;
  • O líder faz apenas comentários esporádicos sobre as atividades dos membros quando questionado.

5. Liderança transformacional

A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder que tem a capacidade de transformar o ambiente e mudar a realidade ao seu redor. Esse tipo de líder é capaz de resolver desde problemas simples até os mais complexos. Além disso, ele geralmente é visionário, estrategista e está comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

A liderança transformacional é uma abordagem capaz de impactar positivamente todas as áreas de atuação. O líder que adota essa abordagem é um referencial positivo para a equipe, inspirando mudanças de comportamento e formando profissionais melhores.

Através do seu exemplo e comportamento, o líder transformacional é capaz de inspirar seus liderados a alcançar um desempenho excepcional e a se preocupar com o desenvolvimento contínuo. Eles são incentivados a buscar constantemente a melhoria e a superar seus limites.

Essa abordagem de liderança é fundamental para transformar a cultura organizacional e inspirar a equipe a alcançar resultados cada vez melhores.

As características da liderança transformacional são:

  • Carisma: o líder envolver as pessoas e conquista a colaboração da equipe para realizar aquilo que foi proposto. Com uma comunicação clara e efetiva, promove mudanças e consegue a cooperação e o engajamento de seus liderados;
  • Inspiração: com os seus exemplos, feitos e atitudes, o líder passa a ser inspiração para os profissionais sob sua gestão, passando a ser um referencial positivo;
  • Estimulação intelectual: o líder promove a inteligência, racionalidade e a resolução cuidadosa de problemas;
  • Consideração individualizada: trata cada empregado de forma individualizada, avaliando suas competências, habilidades e nível de comprometimento.

4 Ps da Liderança em Gestão de Pessoas

Dentro do planejamento estratégico das empresas, nada é mais importante do que o capital humano. Por isso, é fundamental que um bom líder esteja sempre atualizado sobre a evolução de sua equipe e conheça diferentes tipos de liderança.

Nesse sentido, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é um instrumento essencial para promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho e garantir o sucesso da empresa a longo prazo, proporcionando também uma maior compreensão sobre as distintas abordagens de liderança.

A fim de navegar com sucesso entre os desafios, o líder bem-sucedido requer os quatro Ps seguintes para uma ótima liderança:

  • Propósito;
  • Plano;
  • Pessoas;
  • Poder.

1. Propósito 

Primeiro, um líder precisa de um propósito. Chame isso de visão, missão, paixão, ideal, causa ou vocação, mas os líderes bem-sucedidos precisam ser apontados na direção certa, e precisam ser capazes de inspirar outros a participarem de sua busca.

2. Plano

Em segundo lugar, um líder precisa de um plano. Novamente, chame de estratégia, roteiro ou conjunto de metas e objetivos, mas os líderes bem-sucedidos precisam não apenas saber para onde estão indo, mas como chegar vão chegar lá.

3. Pessoas

Em terceiro lugar, um líder precisa de pessoas. Líderes de sucesso têm seguidores comprometidos com o propósito e o plano, e são motivados a participar de um movimento, comunidade ou grupo que é maior do que a soma de suas partes. Os líderes devem ter habilidades para motivar seus colaboradores a colocarem em prática as ideias propostas.

4. Poder

Por fim, é fundamental que um líder possua poder. Esse poder pode ser proveniente de diversos recursos, como pessoas, dinheiro, ideias ou capital, mas é essencial que o líder saiba utilizá-lo para impulsionar sua causa. A habilidade de organizar e gerenciar esses recursos é um fator crucial para o sucesso da liderança.

Para motivar as pessoas, os líderes contemporâneos também precisam ser inclusivos e conhecer os diferentes estilos de liderança. Assim como em esportes de equipe, em um ambiente de trabalho cada membro da equipe possui um papel crítico a desempenhar, e o sucesso do grupo depende da capacidade de cada um em executar suas funções com excelência.

Nesse contexto, um líder eficiente e capacitado se torna ainda mais fundamental, pois é ele quem deve orientar e guiar a equipe rumo ao cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas.

Um bom líder pode ser identificado através de um software de seleção. Se você buscar líderes para sua empresa, solicite uma demonstração GRATUITA do software de seleção da JobConvo e se surpreenda com o resultado.

teste plano gratis jobconvo