Desenvolver competências socioemocionais é de suma importância no mercado de trabalho, visando uma convivência harmônica com colegas e uso das habilidades emocionais para lidar com desafios, pressão e dificuldades do cotidiano laboral. 

Afinal, todo profissional precisa lidar com adversidades e as competências socioemocionais são fundamentais para tal.

Independentemente de qual cargo uma pessoa ocupa na empresa, desenvolver suas habilidades socioemocionais será importante até mesmo para possibilitar alavancar a própria carreira. 

Uma vez que, todas as empresas buscam bons profissionais, que sejam capazes de entregar o que é solicitado no dia a dia com eficiência e que sejam qualificados para conviver com os colegas de equipe.

Além disso, o desenvolvimento de competências socioemocionais é útil para o cotidiano da pessoa, melhorando a convivência com todos ao seu redor por saber lidar com situações estressantes e resolver conflitos. O que é importante até mesmo para ser um bom pai ou mãe, educando os filhos. 

Portanto, perceba que toda pessoa deveria buscar desenvolver competências socioemocionais para melhorar seu cotidiano. Nós trouxemos diversos apontamentos e reflexões sobre o tema. Confira tudo a seguir.

O que são competências socioemocionais?

A princípio, é importante entender que competências socioemocionais são habilidades que envolvem a gestão das emoções, visando o estabelecimento de relações saudáveis em todos os âmbitos da vida. No aspecto profissional, é importante estabelecer relações saudáveis assim como ocorre no cotidiano pessoal de todas as pessoas.

Através da empatia, tomada de decisões responsáveis, respeito ao próximo é possível desenvolver um ambiente de trabalho saudável, no qual todos se sentem bem e conseguem produzir conforme o esperado. 

Afinal, o bem-estar emocional é indispensável para o sucesso ao lidar com desafios do dia a dia. Quando os profissionais sabem que podem contar uns com os outros no cotidiano, é natural que a equipe seja mais produtiva.

Portanto, é muito interessante que todos os profissionais busquem se desenvolver no âmbito socioemocional, com o intuito de realmente conseguirem trabalhar em equipe com eficácia, contribuindo para que possam lidar com desafios e garantir que os profissionais consigam prestar apoio uns aos outros.

Dessa forma, a equipe consegue uma boa performance em diferentes situações.

A capacidade de resolver conflitos internos na equipe, construindo relacionamentos positivos e construindo a cultura de acolhimento e respeito aos colegas, é fundamental. De modo que, seja possível ter uma equipe efetiva, alinhada e produtiva

Visto que, isso é importante para que os profissionais vençam todos os desafios que são interpostos todos os dias para que a empresa consiga ser uma referência no mercado no qual atua.

Qual a importância das competências socioemocionais no mercado de trabalho?

Uma vez compreendido o que é a competência socioemocional, é interessante compreender qual a importância dessas competências no dia a dia, confira alguns pontos de reflexão:

1. Adaptação a diferentes ambientes de trabalho

Estar disposto a se adaptar a diferentes situações, mudanças de equipe, tarefas e ambientes é uma habilidade importantíssima em empresas ou áreas de atuação dinâmicas. 

Além disso, todos os profissionais precisam ter capacidade de adaptação justamente para que possam progredir em suas carreiras. Perceba que uma promoção muda o colaborador de equipe, por exemplo.

Quando o profissional não tem capacidade de adaptação, ao invés de comemorar a promoção e aproveitar a nova equipe, ele acaba sofrendo dificuldade de se encaixar no novo cenário e sua produtividade pode ser negativamente afetada. 

Portanto, é útil sempre observar que as habilidades comportamentais são de suma importância para a equipe e para a própria evolução.

2. Resolução de conflitos e liderança eficaz

Em qualquer ambiente de trabalho, surgirão desafios e desentendimentos. Afinal, cada pessoa pensa de uma forma e isso tende a gerar embates no dia a dia. Ter a capacidade de abordar e resolver conflitos de maneira construtiva é vital para manter um ambiente de trabalho saudável.

Um líder que não desenvolve a capacidade de resolver conflitos acaba tendo dificuldade de manter a equipe unida. Em muitos casos, fugir da responsabilidade de resolver o conflito é algo que prejudica ainda mais a coerência do trabalho em equipe. 

Portanto, é indispensável que todo líder seja capaz de resolver as demandas de seus liderados. Caso contrário, a equipe inteira irá perder.

3. Capacidade de comunicação eficaz

Uma habilidade que é indispensável atualmente é justamente a comunicação eficaz. Ou seja, ser capaz de dar informações precisas para a equipe, com o intuito de que as demandas sejam resolvidas sem ruídos na comunicação. A clareza é fundamental para obter sucesso nesse aspecto.

Uma vez que, a equipe precisa compreender, ter espaço para esclarecer dúvidas e agir conforme o esperado desde o começo. Justamente com o intuito de garantir que todos possam ser produtivos e a demanda seja solucionada com a maior qualidade possível.

4. A valorização das competências em uma economia globalizada

No contexto de uma economia globalizada, o trabalho em equipe e colaboração se tornaram aspectos muito valorizados. Principalmente aqueles profissionais que demonstram a capacidade de trabalhar com pessoas diversas. 

Tendo em vista que, é preciso saber lidar com diferentes realidades, composições de equipe e dinâmicas.

Um mundo globalizado exige que os profissionais estejam preparados para os mais diversos cenários. Como a fusão da empresa com uma outra marca do mesmo ramo, gerando a necessidade de incorporar novos colegas, por exemplo. Assim como, a necessidade de lidar com demandas de clientes que residem em outros países e possuem outra cultura.

Percebendo a dinâmica da economia completamente conectada, os profissionais que dominam as competências necessárias para ter flexibilidade são aqueles que vão se sair melhor. Afinal, conseguem entregar bons resultados em praticamente qualquer cenário que o mercado impor.

Portanto, a flexibilidade é uma característica que contribui para que o profissional se torne muito mais resiliente. Quando isso se expande para toda a equipe da empresa, é natural que os resultados sejam muito positivos no contexto de uma economia globalizada. Aumentando as possibilidades que a empresa tem de sobreviver no mercado cada vez mais disputado.

Quais são as competências valorizadas no mercado de trabalho?

Como profissional, é importante perceber quais são as competências valorizadas no mercado de trabalho. Com o intuito de que o profissional possa identificar se domina essas habilidades. 

Caso perceba que não as domina, o profissional poderá procurar meios de desenvolver essas habilidades que são valorizadas, confira quais são elas:

1. Empatia e colaboração

Saber se colocar no lugar do outro e entender suas emoções e perspectivas é uma habilidade poderosa em qualquer empresa. Já que, contribui para a construção de relacionamentos que são sólidos e baseados na colaboração. Contribuindo para que o convívio em equipe seja satisfatório e ninguém se sinta menosprezado pelo colega.

Uma equipe na qual os profissionais realmente se enxergam e atuam como colegas, é capaz de gerar resultados acima da média. Uma vez que, cada um utiliza o seu conhecimento em prol da resolução das demandas da empresa. Aspecto que contribui para o desenvolvimento de um trabalho de maior qualidade e com a eficiência que se deseja alcançar.

Afinal, um time colaborativo constrói soluções criativas e que atendem às expectativas dos responsáveis, justamente por aproveitar toda a expertise dos profissionais que estão envolvidos na execução do projeto em questão.  

2. Comunicação eficaz

Comunicar é muito mais que simplesmente falar! 

Comunicar é um processo que envolve ouvir ativamente, compreender todos os aspectos da fala do interlocutor, analisar as ideias de maneira clara e transmitir uma resposta compatível com a situação em questão. Ou seja, comunicação eficaz é um processo que requer treinamento.

Uma comunicação eficaz pressupõe transmitir suas ideias de maneira clara e compreensível, o que não necessariamente é algo simples. 

De fato, uma pessoa pode entender algo completamente diferente daquilo que foi intencionado ao iniciar a comunicação, e por isso, existem tantos ruídos que geram dificuldade no convívio em equipe.

Ao falar algo e receber um retorno completamente diferente do esperado é natural que a pessoa se sinta frustrada. Por exemplo, o chefe pede ao subordinado que execute uma tarefa até o dia 12 daquele mês, esperando que o prazo seja suficiente e o colaborador entregue a demanda no dia 12 às 9h. 

No entanto, o horário não foi especificado na comunicação e o colaborador poderá efetuar a entrega dia 12 às 18h, gerando atraso na cadeia de processos.

Perceba que todos os detalhes devem ficar claros, todas as informações sempre devem ser disponibilizadas de modo que realmente exista comunicação com uma intenção clara, visando que as partes envolvidas se entendam e possam ter a transmissão da ideia garantida. A comunicação é uma habilidade que deve estar em constante evolução.

3. Resiliência e automotivação

A capacidade de lidar com a adversidade, aprender com fracassos e enfrentar desafios com uma mentalidade positiva é uma competência valiosa para a carreira e essencialmente para a vida.

Uma vez que, as dificuldades são parte do cotidiano de todas as pessoas. Portanto, motivação e resiliência são aspectos essenciais.

A resiliência ajuda a manter o foco e a motivação mesmo diante de obstáculos. Ninguém acorda todos os dias motivado. Todavia, uma pessoa resiliente consegue continuar vencendo os obstáculos que se apresentam no dia a dia. Enquanto aqueles que não conseguem demonstrar resiliência se deixam vencer frente às dificuldades.

Assim, é necessário perceber que todas as pessoas vão enfrentar dificuldades ao longo da própria carreira. Seja um cliente difícil, uma crise financeira ou qualquer outra dificuldade que é comum no cotidiano de empresas de todos os portes.

4. Inteligência emocional e autogestão

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como entender e influenciar as emoções dos outros. Isso é fundamental para lidar com situações de pressão, conflitos e colaboração no cotidiano profissional.

Associado à capacidade de gerenciar suas próprias emoções fazendo uma autogestão, é possível ter resultados que são muito acima da média. Muitos profissionais não conseguem entregar demandas sob pressão ou performar conforme o habitual por causa do cenário macro.

Enquanto aqueles que conseguem manter sua própria estabilidade emocional inabalável mediante situações complexas, entregam uma performance acima da média e naturalmente alcançam a sonhada progressão de carreira

5. Responsabilidade e foco

O profissional que tem responsabilidade e foco é capaz de alcançar resultados muito acima da média. Uma vez que, a pessoa focada em alcançar algo vai usar toda a sua determinação para chegar lá e se essa pessoa também é responsável, ela traça planos detalhados de forma ética para conquistar o que deseja.

O sonho de todo gestor de equipe é ter profissionais focados e responsáveis, que vão conseguir estabelecer metas para sua própria performance visando alcançar objetivos maiores dentro da empresa. Sendo assim, são habilidades valorizadas em carreiras de todos os setores.

Como as competências se relacionam com as habilidades técnicas?

Perceba que, as empresas e profissionais de RH precisam ter o cuidado de procurar profissionais que combinem as habilidades socioemocionais e as competências técnicas ideais para o cargo disponível na empresa. 

Um líder, por exemplo, geralmente é escolhido para o cargo por sua habilidade técnica somada à capacidade de comunicação, resolução de conflitos e gestão de pessoas.

A combinação de habilidades é responsável por melhorar o desempenho de um profissional, aumentando sua capacidade de resolver problemas e contribuir para os resultados da empresa em todos os cargos ocupados. Um atendente de telemarketing, por exemplo, que exerce empatia terá maior grau de resolução de problemas de seus clientes.

É interessante perceber que cada cargo exige dos profissionais uma combinação única de competências socioemocionais com habilidades técnicas. Uma vez que, é essa combinação que aprimora a performance. Contribuindo para que o profissional tenha um desempenho excelente em sua função e possa progredir na carreira de modo que alcance resultados realmente acima da média.

Como as habilidades socioemocionais podem influenciar o ambiente de trabalho?

As habilidades socioemocionais são essenciais para influenciar o ambiente de trabalho. Trouxemos 3 pontos principais de reflexão, para que entenda como ocorre essa influência e o que pode ser feito para que os resultados obtidos sejam os melhores possíveis:

Criação de equipes de alto desempenho

Ao contratar profissionais que tenham a combinação certa de habilidades técnicas e socioemocionais, é possível construir equipes de alto desempenho, que trazem resultados realmente concretos para o negócio.

Promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado

Quando os profissionais desenvolvem as habilidades emocionais, é natural que estejam capacitados para lidar com um cotidiano de trabalho diverso e inclusivo. Isso é interessante do ponto de vista que permite ao profissional conviver com a diversidade de forma harmônica e tirar o melhor proveito de uma equipe diversa.

Quando os profissionais são diversos e o ambiente é efetivamente inclusivo, é natural que a criatividade seja fomentada no local de trabalho. Além disso, a equipe consegue trazer inovação para sua forma de atender os clientes e as demandas de mercado. Justamente por causa dos diferentes olhares para as demandas do público.

Aspecto que faz com que a empresa seja capaz de realmente absorver profissionais que pensam diferente, gerando inclusão real no cotidiano sem que ninguém se sinta constrangido, subjugado ou tenha qualquer problema de convivência por transmitir suas opiniões ao grupo na tentativa de colaborar.

Gerenciamento de estresse e pressão no trabalho

Toda empresa tem um cotidiano estressante e todo profissional sofre pressão para alcançar metas e resultados. Afinal, isso é normal no cotidiano laboral. 

No entanto, a partir de uma estratégia clara de gestão de habilidades é possível ter um ambiente de trabalho mais saudável, no qual o profissional consegue gerenciar todas as questões que envolvem estresse e pressão. 

E é justamente isso que vai fazer a diferença para que a empresa tenha colaboradores satisfeitos, baixo número de pedidos de demissão e possa alcançar o sucesso que pretende através das metas que foram estabelecidas para cada setor. 

Como desenvolver as habilidades socioemocionais no trabalho?

Existem diferentes formas de desenvolver as habilidades socioemocionais no trabalho. De modo que, seja possível garantir que os profissionais possam desenvolver tais habilidades e consigam ter todos os benefícios de desenvolverem competências importantes para atuar no dia a dia da empresa. 

Dessa maneira, o profissional performa melhor e a equipe como um todo é impactada. Confira algumas estratégias para alcançar esse tipo de resultado:

1. Treinamentos e workshops

Toda empresa deveria investir em treinamentos e workshops com profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos colaboradores. Através de treinamentos e interação com especialistas, é possível ter momentos muito enriquecedores. 

Além disso, as dinâmicas feitas em equipe contribuem positivamente para que todos possam evoluir em conjunto. Atividades voltadas para o fortalecimento do espírito de equipe podem ajudar a desenvolver habilidades de colaboração e confiança entre os membros da equipe.

2. Feedback e autoavaliação

A cultura de feedback também é interessante como mecanismo para contribuir para que a equipe desenvolva suas competências socioemocionais. 

Tendo em vista que, é possível aproveitar os apontamentos dos colegas como uma ferramenta para promover o próprio desenvolvimento. Quando o processo é feito de forma eficiente, os profissionais conseguem ter evoluções significativas a partir de cada feedback. 

Portanto, é interessante para que toda a equipe possa crescer, desencadeando uma evolução contínua. A autoavaliação também pode ser implementada no cotidiano, tendo como principal objetivo que o próprio profissional assuma a responsabilidade por sua evolução.

3. Mentoria e coaching

A mentoria e coaching são úteis para o desenvolvimento do aspecto emocional de cada colaborador, fazendo não só uma abordagem coletiva, como também, um trabalho individualizado. De modo que, o mentor possa trabalhar todos os pontos fracos da equipe a partir das ferramentas de coaching.

Afinal, uma análise que foca nos pontos fracos e dá ferramentas para que cada colaborador possa se desenvolver faz toda a diferença para que se tenha uma evolução significativa. 

Qual o papel do RH no desenvolvimento dessas competências?

O RH é um setor que está intimamente envolvido no desenvolvimento das competências socioemocionais da equipe. Por isso, trouxemos alguns levantamentos que são reflexões importantes, confira:

Identificação das necessidades de treinamento

A equipe de RH deve atuar na identificação das necessidades de treinamento, para que possa promover esses momentos de treinamento. 

A partir do entendimento de qual é a principal necessidade na empresa, é possível disponibilizar os treinamentos mais adequados com o intuito de garantir que toda a equipe seja beneficiada.

Muitas vezes a equipe de RH foca os esforços em disponibilizar treinamento visando que os profissionais aprendam técnicas diferentes de atuação. E por isso, deixam de investir em treinamentos com o intuito do desenvolvimento emocional de cada colaborador, afinal, existem limitação orçamentária com a qual lidar.

É importante que a equipe tenha em mente que ambos os desenvolvimentos são fundamentais e devem coexistir, para que se tenha equilíbrio nos investimentos. Dessa forma, é viável obter resultados acima da média no setor em que a empresa atua.

Implementação de programas de desenvolvimento

É possível implementar um programa interno de desenvolvimento da equipe. De modo que, se tenha um bom resultado a partir de ações estratégicas, com o intuito de que os profissionais estejam em constante evolução. O programa interno deve ser conduzido por um profissional com experiência em desenvolver habilidades socioemocionais.

Além disso, é importante que se tenha uma estratégia bem definida de atuação, para que os resultados possam ser positivos e todos consigam manter uma evolução constante

Os programas de desenvolvimento também podem contar com a expertise de profissionais externos, que auxiliam nas dinâmicas e trazem resultados positivos para o cotidiano da equipe.

Avaliação de impacto nas práticas de RH

Cabe ao RH também o acompanhamento e avaliação do impacto das práticas adotadas no cotidiano da empresa. 

Afinal, é preciso ter métricas de que o investimento que está sendo realizado está efetivamente trazendo os resultados desejados. A avaliação é fundamental para ajustes no processo, visando alcançar a máxima eficiência.

Quais os benefícios de contratar profissionais com competências socioemocionais?

É importante perceber quais são os benefícios de contratar profissionais que tenham as habilidades técnicas e competências socioemocionais desejadas para cada cargo. Nós listamos quais são os principais benefícios de contratar profissionais que já demonstram as competências desejadas, confira:

1. Redução de conflitos no local de trabalho

Os profissionais com boas competências socioemocionais contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, ajudando a resolver conflitos de maneira mais construtiva e positiva. 

Uma vez que, são profissionais que conseguem se colocar no lugar dos colegas, conversar de forma saudável e a partir disso, a redução de conflitos é um processo natural no dia a dia da empresa. 

2. Aumento da satisfação do cliente

Uma empresa que tem um ambiente de trabalho saudável, com equipe que busca desenvolver as habilidades socioemocionais naturalmente impacta a visão que os clientes possuem da marca. 

Adotar estratégias que melhoram o cotidiano na empresa e reverberam no aumento da satisfação do cliente é fundamental.

Justamente com o intuito de garantir fidelização, bons resultados no trabalho da imagem da empresa e uma série de outros benefícios que são alcançados quando o local é realmente um espaço saudável para a equipe trabalhar. 

3. Atração e retenção de talentos

Profissionais que se sentem valorizados e compreendidos em um nível emocional são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo. Além disso, é mais fácil atrair pessoas que compartilham as mesmas crenças da equipe, justamente pela identificação natural que ocorre com a cultura da empresa.

O que faz com que as contratações sejam mais assertivas e possam beneficiar o negócio como um todo, trazendo resultados que são de curto e longo prazo. 

4. Fomento de uma cultura organizacional positiva

O desenvolvimento dos profissionais deve ser parte da cultura organizacional da empresa. Que é positiva não só para a evolução da marca e seus objetivos, como também para a evolução de cada colaborador. Afinal, um profissional que evolui em suas habilidades emocionais se torna também uma pessoa melhor.

O que é importante para sua qualidade de vida, bem-estar e cotidiano como um todo. Trazendo resultados na convivência com a própria família, amigos e todos ao seu redor. 

5. A comunicação interna melhora

Muitas empresas possuem dificuldade de lidar com a comunicação interna, relatam a existência de fofocas entre as equipes e dificuldade de gerenciar conflitos. 

Quando os profissionais estão desenvolvendo suas habilidades emocionais é possível ter uma convivência harmônica que ocorre naturalmente. 

Portanto, a melhora da comunicação interna é percebida de forma muito significativa, trazendo benefícios em todos os níveis do negócio e impactando diretamente os clientes que ficam mais satisfeitos com a performance da empresa graças aos ajustes internos.

6. Os líderes são mais eficientes

Líderes que desenvolvem suas competências socioemocionais são muito mais eficientes que aqueles que dominam apenas a parte técnica da liderança. 

A integração de habilidades técnicas e emocionais é fundamental justamente com o intuito de que essa combinação única traga benefícios para os colaboradores que estão sob a liderança.

Um líder que entende sua equipe, se coloca no lugar dos colegas e é parceiro tende a inspirar muito mais que aquele líder distante, que entende a parte técnica, mas não demonstra uma conexão com sua equipe. Saber escolher a liderança em todos os níveis do negócio faz toda a diferença para a competitividade no mercado. 

Quando o líder é capaz de inspirar e motivar sua equipe, é natural que todos os colegas ao seu redor estejam mais comprometidos com as próprias entregas de resultado. 

7. Aumento da produtividade

Diante de todos os benefícios anteriormente citados, é natural que um ambiente de trabalho positivo com uma equipe composta por profissionais que se respeitam e tem bom convívio ocasione um aumento expressivo na produtividade. 

É importante perceber que os benefícios citados são alcançados a partir da construção diária desse ambiente.

Até mesmo quando existe demanda por mudança, é possível que a equipe se adapte ao novo cenário com maior facilidade, justamente por causa das habilidades construídas. Afinal, eles contribuem para que o profissional saiba como lidar com mudanças e incertezas. 

Como medir as competências socioemocionais em uma avaliação de perfil?

Para contratar um profissional que não destoe da sua equipe, é importante lançar mão de algumas estratégias que serão eficazes na avaliação do perfil do candidato, como:

Avaliações comportamentais

Use questionários ou entrevistas comportamentais para entender como os indivíduos lidam com situações específicas no passado. 

Perguntas que exploram a resolução de conflitos, colaboração em equipe e liderança são úteis para entender a perspectiva do profissional e compreender se ele tem o perfil compatível com o que a equipe espera.

Existem diferentes testes que podem ser conduzidos pelos profissionais de RH durante a entrevista, visando avaliar não só as experiências passadas do candidato, como também, a performance dele em momentos de interação com os outros candidatos que disputam o mesmo cargo.

Simulações ou estudos de caso

Coloque os candidatos em situações simuladas ou apresente estudos de caso para avaliar como eles abordaram desafios específicos, sempre prefira apresentar aqueles desafios que são compatíveis com o que o profissional deverá encarar no cotidiano de trabalho ao assumir o cargo. 

Uma vez que, isso pode revelar suas habilidades de resolução de problemas, tomada de decisões e trabalho em equipe.

Estruture o processo da entrevista

Para avaliar as competências socioemocionais, estruture uma entrevista que privilegia questionamentos capazes de avaliar a performance do profissional mediante situações comuns do cotidiano da empresa. Seja de liderança ou qualquer outra situação que exija do profissional habilidades socioemocionais importantes. 

Diante de tudo que foi exposto, certamente sua percepção sobre a importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho foi transformada.

Portanto, é interessante aproveitar todas as informações para buscar desenvolver em si mesmo novas habilidades interpessoais e levar a nova visão sobre o tema para o cotidiano de seu negócio.

Uma vez que, a contínua busca por desenvolvimento de competências é de suma importância para que se tenha uma carreira brilhante em qualquer área. E o treinamento em competências socioemocionais irá contribuir significativamente para sua performance no mercado de trabalho. 

Além disso, a promoção de uma cultura organizacional positiva é benéfica para todos na empresa, trazendo resultados importantes para o negócio. Aproveite todos os insights e aproveite para realizar a adaptação das informações a diferentes ambientes de trabalho, trazendo benefícios para si e sua equipe.

teste plano gratis jobconvo
X