Os especialistas em recursos humanos e people analytics costumam dedicar suas jornadas laborais à descoberta de abordagens inovadoras e ao aprimoramento dos ambientes de trabalho e das vivências dos colaboradores.

Mas eles precisam de insights e dados precisos para determinar se os seus esforços funcionam e como implementar políticas eficientes.

Por essa razão, a avaliação de indivíduos ou people analytics desempenha um papel de valor inestimável no processo de seleção.

Afinal, essa prática permite que os departamentos de RH naveguem pela complexidade do processo de contratação e tomem decisões mais bem informadas, veja mais informações a seguir!

O que é People Analytics?

A análise de pessoas é uma coleta de dados sobre o capital humano e o desempenho dos funcionários em uma organização. 

Essa abordagem adicionalmente converte os dados em percepções concretas e relevantes, as quais os profissionais de Recursos Humanos empregam para aprimorar o rendimento organizacional e a satisfação dos colaboradores.

Embora os líderes das empresas geralmente acreditem que o people analytics só melhora as questões de recursos humanos, ela tem um impacto mais abrangente. 

Por exemplo, mais de 70% das empresas usam a análise de pessoas para melhorar o seu desempenho, de acordo com um relatório da Deloitte de 2019. 

O papel dos dados na gestão de pessoas

As ferramentas que capturam informações pertinentes auxiliam na detecção da relação entre as atividades e o desempenho global das empresas. 

Adicionalmente, uma pesquisa realizada em 2018 revelou que 65% dos indivíduos empregados em organizações que valorizam a análise de dados das pessoas afirmaram que suas empresas apresentam um desempenho superior em comparação com os concorrentes.

Mas, de acordo com o relatório “State of HR Analytics 2021“, apenas 29% dos entrevistados dizem que são bons em fazer mudanças positivas com base nessa prática.

Eles geralmente têm dificuldade em coletar e avaliar análises. Isso significa que os departamentos de RH devem aprimorar a sua gestão de dados sobre pessoas para obter melhores resultados comerciais e se aprofundar no uso dessa prática e na geração de mudanças duradouras.

Conheça os principais benefícios da implementação do People Analytics

1. Retenção de funcionários

A redução da rotatividade é uma das aplicações mais eficazes da análise de pessoas. 

O efeito se torna mais aparente quando as empresas direcionam sua atenção para uma função específica ou grupo de colaboradores.

A aplicação estratégica do conhecimento adquirido através da análise de indivíduos pode ter um impacto considerável na diminuição da flutuação de colaboradores nas empresas.

2. Obter uma remuneração justa

A análise e a otimização das práticas de remuneração podem ajudar as organizações a obterem uma remuneração justa. 

Desse modo, as empresas podem usar a análise de pessoas para avaliar propostas de ofertas de candidatos, considerações de contrapropostas e promoções. 

Esse recurso permite que a equipe compare instantaneamente perfis de remuneração, pontuações de incentivos, classificações de desempenho e atributos de funcionários com outros da mesma equipe ou em cargos semelhantes. 

3. Contratação 

A investigação da obtenção de talentos tem o potencial de auxiliar as empresas na identificação das características que resultam em colaboradores duradouros e altamente eficientes.

Ela pode ajudar as organizações a saber onde obter os seus melhores candidatos e se estão perdendo pessoas no funil de aquisição.

Além disso, isso também permite que as organizações otimizem os gastos com atividades de recrutamento e o pipeline de candidatos. 

É possível identificar os atributos certos para futuros candidatos, a fim de maximizar o investimento em recrutamento.

4. Aprendizado e desenvolvimento

As empresas podem usar o people analytics para otimizar os modos e as fontes de treinamento.

A análise de aprendizado que conecta o impacto do treinamento e do desenvolvimento nos resultados comerciais permite que as organizações façam as perguntas certas e obtenham as respostas certas.

Portanto, isso permite que os gerentes determinem se um funcionário concluiu o treinamento correto antes de enviá-lo para uma chamada de serviço. 

5. Aumentar a diversidade

A diversidade, a equidade e a inclusão podem ser algo muito poderoso para as empresas. 

O people analytics possui um papel crucial nesse cenário: desde fornecer respostas a questionamentos sobre a representatividade em toda a estrutura da empresa e durante todas as fases da trajetória dos colaboradores.

Até para identificar setores nos quais possa haver manifestação de discriminação, seja intencional ou não.

Isso ajuda as empresas a entender como abordar efetivamente as áreas problemáticas. 

A análise de pessoas dá às organizações mais visibilidade das iniciativas de diversidade. 

Como usar o People Analytics de forma eficiente?

Veja como você pode começar a usar a análise de pessoas em sua organização:

Estabeleça uma cultura empresarial orientada por dados

Incentive as suas equipes a priorizarem dados e fatos na tomada de decisões, em vez de confiarem em intuições e pontos de vista. 

Enfatize a relevância de adotar uma abordagem baseada em fatos e auxilie na compreensão de como discernir informações confirmáveis de meras opiniões, equívocos e especulações.

Crie uma cultura empresarial que coloque as decisões baseadas em dados em primeiro lugar e inspire as pessoas a serem pensadores críticos, a fazerem perguntas e a discernirem conceitos complexos. 

Pratique a coleta e a avaliação de dados sempre que iniciar novos projetos ou medir o sucesso.

Identifique o que você deseja alcançar

Identifique as áreas que demandam atenção especial e identifique os obstáculos que estão impedindo o crescimento da sua empresa e a obtenção de uma posição mais competitiva no mercado.

Seja específico e identifique como a solução desse problema afetaria seus negócios. 

Isso deve ajudá-lo a entender seus objetivos e o que os insights de análise de pessoas devem revelar. 

No entanto, defina metas realistas e considere quais dados são necessários para criar estratégias para as próximas etapas.

Compilar os dados

A primeira etapa é decidir o tipo de dados que você deseja coletar e o que eles devem revelar sobre os processos e o desempenho. 

Em seguida, sugerimos buscar soluções de software e instrumentos de avaliação confiáveis para auxiliá-lo na obtenção de dados consistentes.

Vários fornecedores oferecem demonstrações e avaliações gratuitas que permitem testar a plataforma e verificar se os recursos atendem às suas necessidades. 

No entanto, procure abordagens que possam rastrear padrões de dados e destacar contratempos e riscos frequentes.

Como usar a análise de pessoas para impactar o desempenho dos negócios?

Aqui estão algumas maneiras estratégicas de aproveitar a people analytics para impulsionar o desempenho dos negócios:

Aumentar a retenção de funcionários

A análise de pessoas permite que você identifique as categorias de funcionários que têm maior probabilidade de permanecer por mais tempo em uma empresa e se esforçar mais. 

Mas essa prática também revela se alguns estilos de liderança e gerenciamento são ineficientes ou frustram as contratações.

Reduzir a quantidade de dados dispersos

Uma abordagem holística dos funcionários como indivíduos e da organização como um todo é fundamental para garantir que todos se esforcem para atingir o mesmo objetivo e entendam como a interação com diferentes departamentos torna o trabalho mais eficiente. 

Portanto, desenvolva uma estratégia que englobe todos os aspectos de uma empresa e evite dados fragmentados.

Defina práticas de dados mais responsáveis

Uma abordagem clara e transparente dos dados dos funcionários e dos negócios garante que sua empresa opere de forma ética e responsável. 

Como resultado, você evita problemas de conformidade e cultiva um uso equitativo e justo de informações e documentos confidenciais. 

Além disso, você também pode gerenciar adequadamente todas as operações organizacionais e manter um negócio próspero que respeite a privacidade e as preocupações com os dados.

teste plano gratis jobconvo
X