Existem alguns erros ao procurar vagas  pela internet que realmente podem afetar o sucesso em conseguir o emprego tão esperado.

Provavelmente, quando procuramos uma vaga de emprego, talvez imaginamos que vá levar algumas semanas, talvez até alguns meses, para conseguir um emprego. Mas, ao invés disso, a busca por uma vaga pode ser mais longa do que o esperado.

Para tornar este processo mais fácil e menos estressante, certifique-se de que você não está cometendo alguns erros ao procurar vagas online.

Candidatar-se para qualquer tipo de vaga é um dos erros ao procurar vagas online

Você acha que aumentará suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego (e ser contratado) se você aumentar o número de cargos para os quais se candidata.

Infelizmente, não é bem assim que funciona, além de muito tempo gasto nesta procura, os resultados podem não ser tão positivos como você pensa.

Portanto, antes de iniciar  sua busca por uma vaga, tenha uma ideia clara do que você quer exatamente do seu próximo emprego, pense nas seguintes questões:

  • A flexibilidade é importante? 
  • E quanto ao salário? Qual valor você deseja conseguir?
  • Você quer uma vaga totalmente remota, ou quer ir ao escritório alguns dias por semana quando lhe é permitido? 
  • Se você está procurando uma função remota, você quer a capacidade de trabalhar de qualquer lugar? 

Busque entender o que você realmente deseja para a sua nova vaga

Quanto mais você souber sobre o que quer de um emprego, melhor será a sua capacidade de aprimorar e reduzir a sua busca.

Mais importante ainda, conhecer os detalhes antes de iniciar a sua busca economiza tempo e energia. Portanto, só se candidate aos empregos para os quais você realmente sente que existe uma conexão ou o famoso match.

Saber o que você quer de um emprego, no entanto, é apenas metade da batalha. Uma vez que você encontre uma função que seja uma boa combinação, dedique algum tempo para pesquisar sobre a empresa. 

Além disso, aprenda sobre a cultura da organização para descobrir se você também vai gostar de trabalhar lá.

Como um bônus, você pode pegar qualquer informação que aprender durante a sua pesquisa e usá-la em sua carta de apresentação e currículo. 

Afinal, é uma ótima maneira de demonstrar que você está interessado no trabalho e na cultura da empresa, em vez de apenas dizer que você está. Além disso, não seja um candidato em série na mesma empresa, a menos que você esteja legitimamente qualificado. 

Certifique-se de que a sua carta de apresentação está correta para a função desejada e seja o mais sincero(a) possível. 

O que quer que você decida fazer, não apresente exatamente a mesma carta de apresentação e currículo para vários cargos dentro da mesma empresa, pois este é um dos erros ao procurar vagas de emprego na internet.

Deixe a sua agressividade de lado ao receber uma resposta negativa

O quê, aquele empregador não lhe retornou depois que você apresentou a sua solicitação de emprego? Cuidado com as suas ações após ter uma decepção. 

Afinal, após alguns dias a empresa poderá entrar em contato com você, e mesmo que não entre, você pode manchar a sua reputação agindo de forma agressiva após uma resposta negativa ou ausência de retorno.

A busca de emprego pode ser difícil às vezes, mas você sempre quer manter uma atitude profissional e polida ao se comunicar com qualquer empresa. 

Portanto, aguarde pelo menos uma semana para contatar uma empresa depois de se candidatar e certifique-se de que você seja agradável e otimista ao acompanhar as candidaturas de emprego.

Recomeçar do zero pode ser uma boa opção para evitar erros ao procurar vagas online

Você não tem notícias de nenhum empregador, então você acha que deve haver algo errado com o seu currículo e carta de apresentação. 

Claro, pode ser irritante quando os empregadores não respondem às solicitações de emprego, mas a questão é que pode não haver nada de errado com o seu currículo.

Um dos erros ao procurar vagas online mais comuns é o envio de uma carta de apresentação geral e um currículo com mais do mesmo. 

Preencher cartas de apresentação em branco que falam sobre como você se dedica à profissão ou emprego X, que você é um bom vendedor, um bom comunicador, e que realmente quer trabalhar na empresa X.

Estes não só carecem de verdadeira paixão e qualidade, como também não estão ajudando o gerente de contratação a imaginá-lo na função.

Você terá mais sorte se enviar menos solicitações de emprego e, em vez disso, concentrar-se em personalizar cada currículo e personalizar cada carta de apresentação para cada cargo e transmitir o seu desejo de trabalhar para a empresa. 

Além disso, também é importante que você conheça o seu valor. Isso significa conhecer as suas exigências salariais, conhecer o seu valor também significa entender o que você traz para a empresa. 

Por exemplo, digamos que você só trabalhou para grandes empresas privadas com fins lucrativos, mas agora você quer trabalhar para uma empresa sem fins lucrativos porque quer apoiar a missão, pense nas seguintes perguntas:

  • Por que a empresa deveria contratá-lo? 
  • Qual valor você agregará à empresa deles? 
  • O seu trabalho é excepcional com a gestão de orçamentos? 
  • Quais são as falhas que você poderia contar em uma entrevista? Como lidou com elas?
  • Seja o que for, conheça os seus pontos fortes e explique como você será um trunfo para a empresa.

Ignorar os retornos e feedbacks podem atrapalhar o sucesso das suas buscas

O feedback é sempre difícil de ouvir, por mais construtivo ou positivo que seja apresentado. Mas, por mais desconfortável que seja, aprender com o feedback é a melhor maneira de crescer. 

Embora você possa não querer solicitar um feedback com frequência, quando o receber, ouça-o atentamente e veja quais são os pontos justos. Em seguida, pegue essa informação e incorpore-a ao que você está fazendo.

É fácil cometer esses erros ao procurar vagas online, mas não se espante se você o fizer. O importante a lembrar é que uma busca de emprego é uma viagem, e essa viagem pode levar tempo. 

Afinal, pode haver desafios no caminho, mas se você corrigir agora, a sua viagem para um novo emprego levará menos tempo e será mais frutífera.

Às vezes, a melhor maneira de corrigir o curso é obter a opinião de um especialista. Dúvidas sobre erros ao procurar vagas na internet? Deixe abaixo nos comentários!

teste plano gratis jobconvo
X