Os últimos três anos nos trouxeram grandes lições quando o assunto é fazer seus funcionários mais felizes.

Afinal, com a pandemia, modelos de trabalho mudaram completamente, tornando possível trabalhar online em diversos lugares, além de gerar uma reflexão maior nos colaboradores em relação a qualidade vida e bem-estar que desejam.

Todas essas mudanças geraram maiores desafios para gestores em todo o mundo, principalmente porque é preciso oferecer benefícios que realmente tornem os funcionários mais felizes, para que assim, a alta produtividade continue.

Como tornar funcionários mais felizes no contexto atual de trabalho?

  • Flexibilize os locais de trabalho

Uma das lições aprendidas com a pandemia é que os trabalhadores querem uma vida melhor. 

Para atingir este objetivo, cada um se tornou diferente em suas necessidades. Desse modo, os líderes empáticos precisam oferecer uma série de opções de trabalho.

Os gerentes podem oferecer opções de trabalho remoto, híbrido ou em tempo integral no escritório. 

Além disso, eles também podem permitir que os colaboradores trabalhem em qualquer lugar através do formato remoto.

Desse modo, se uma pessoa trabalha em uma cidade de alto custo, como São Paulo ou Rio de Janeiro, ela deveria ser autorizada a se mudar para locais de baixo custo para economizar dinheiro, mantendo a mesma oferta de salário.

  • Ofereça uma remuneração justa

Sejamos francos, não é todo mundo que vai trabalhar por amor ao que faz. A grande maioria das pessoas trabalha para ganhar a vida e cuidar de suas famílias, ou seja, é uma troca. 

Desse modo, os funcionários oferecem seu tempo, seus esforços e sua experiência em troca de remuneração.

Consequentemente, as empresas precisam oferecer bons benefícios e uma remuneração adequada aos colaboradores.

Em vez de oferecer ofertas baixas ou trocá-las por bônus e aumentos, os líderes inteligentes buscarão formas de ver seus funcionários mais felizes.

Afinal de contas, eles não apenas serão mais felizes, mas também estarão motivados, engajados e se sentirão apreciados.

  • Oportunidades de crescimento interno tornam funcionários mais felizes

Os funcionários querem saber se existe o potencial de crescimento dentro da empresa, pois eles precisam acreditar que existe um caminho a seguir. 

É deprimente para muitos quando se definha no mesmo emprego durante anos, mas se o mercado de trabalho está frio, um trabalhador não possui muitas opções. 

Entretanto, a partir de agora, há empregos suficientes, de tal forma que se uma pessoa se sentir frustrada no desenvolvimento da sua carreira, ela pedirá demissão sem medo, em busca de uma empresa que a valorize e ofereça o caminho para subir na carreira.

Estreitamente relacionados ao crescimento interno, os trabalhadores querem aprender novas habilidades. Afinal, estamos em uma era digital. 

Aqueles que não possuem conhecimento sobre certas tecnologias essenciais e conhecimentos relacionados se encontrarão despreparados no futuro do trabalho. 

Portanto, as empresas voltadas para o futuro terão prazer em treinar, melhorar, orientar e ensinar habilidades a seus trabalhadores para mantê-los na vanguarda. 

Se não o fizerem, eles perderão talento para os seus concorrentes e falharão na missão de fazer seus funcionários mais felizes.

  • Segurança Psicológica

Você não ficará feliz se precisar se preocupar com um chefe microgerenciador que irá repreendê-lo publicamente por ter cometido um pequeno erro. 

Um gerente estressado e volátil pode causar estragos na saúde mental dos colaboradores. Isso terá um impacto negativo na confiança e autoestima da equipe. 

Trabalhar em um ambiente que oferece segurança psicológica é vital para o sucesso da carreira de muitos. 

O termo se refere a uma equipe gerencial que proporciona a autonomia para que os trabalhadores assumam suas responsabilidades sem medo de represálias. 

Além disso, se alguém deixar de executar suas tarefas, não haverá uma situação infernal e um ambiente caótico. Em vez de gritar e gritar, haverá uma conversa calma e racional. 

O supervisor ofereceria um feedback construtivo e maneiras de ter sucesso na próxima vez.

Saber que você pode correr riscos, assumir responsabilidades e buscar desafios maiores sem se preocupar em ser castigado e punido o instigará com confiança. 

Os funcionários terão um melhor desempenho, pois estarão felizes em saber que seu chefe e sua gerência confiam no seu trabalho e possuem a melhor das intenções para vê-lo ter sucesso e prosperar.

  • Crie um senso de pertencimento para os colaboradores

Todos os funcionários desejam se sentir acolhidos no local de trabalho. Afinal, ninguém quer trabalhar em um local que é tóxico ou marginaliza as pessoas. 

Os colaboradores desejam uma cultura corporativa que infunda um sentimento caloroso de fazer parte de uma equipe unida com um forte espírito de colaboração.

Fazer parte de uma equipe unida torna os funcionários mais aptos a permanecer na empresa e entregar o melhor de si. 

Além disso, o espírito de pertencimento ajudará a manter todos energizados, motivados, apaixonados e felizes. Quando uma pessoa se sente amada, apreciada e possui um senso de pertencer, não haverá nada que não possa ser superado.

  • Espalhe sentimentos de empatia e amor

Líderes progressistas e atenciosos praticam a gratidão e mostram seu apreço, isso gera um único resultado: funcionários mais felizes. 

Por exemplo, alguns executivos atenciosos recomendam o reconhecimento social, reconhecendo publicamente as pessoas na frente de seus colegas por suas contribuições. 

Eles podem até mesmo compartilhar as realizações de um trabalhador que foi além das suas obrigações nas mídias sociais internas e externas.

Além disso, um gestor pode pagar por uma confraternização ou happy hour sem outra razão que não seja demonstrar afeto pela sua equipe. 

Pode haver também uma publicação no LinkedIn ou e-mail enviado a um trabalhador agradecendo especificamente por uma contribuição que ele tenha feito. 

Com modelos híbridos e remotos, a gerência poderia patrocinar eventos fora do local que ofereçam diversão, relaxamento, encontro com novos funcionários e reaquisição com antigos companheiros de trabalho. 

Afinal, estes e outros gestos criam um ambiente acolhedor no qual todos sentem amor e carinho.

Mostrar gratidão e apreço tem um efeito de ondulação e podem fazer seus funcionários mais felizes. Isso tornará as pessoas mais simpáticas umas com as outras. 

Além disso, também afetará positivamente a vida dos funcionários fora do trabalho. Voltando do escritório para casa, os colaboradores trazem de volta o sentimento caloroso e feliz e o compartilharão com a sua família.

teste plano gratis jobconvo
X