A gestão de capital humano é desafiadora! Saber como atrair, desenvolver e reter talentos é fundamental para que uma empresa alcance o seu máximo potencial.

Por isso, o RH é um setor tão importante para que a empresa possa crescer e se manter competitiva. Pensando na importância da gestão do capital humano, trouxemos algumas informações valiosas.

O que é capital humano e por que é importante para as empresas?

Tudo começa sabendo o que é capital humano, que se trata resumidamente da expertise de um profissional utilizado para cumprir com suas responsabilidades na empresa.

Podemos destacar as experiências, comportamentos, habilidades, conhecimento técnico e competência pessoal que o colaborador agrega para o time.

Ao atrair para sua empresa profissionais com excelente capital humano, é possível se destacar no mercado e aumentar a vantagem competitiva da empresa.

Uma vez que, o time qualificado e capaz de lidar com todas as demandas da empresa é um dos principais ativos que uma empresa pode ter, o que demanda uma gestão adequada do capital humano.

Muito embora seja algo desafiador na prática, essa gestão é responsável por impulsionar o crescimento do negócio.

Afinal, é a equipe que lida com todas as demandas e atua ativamente para manter a empresa com a máxima eficiência em prol de alcançar todos os objetivos do negócio.

Como atrair talentos humanos para a sua organização?

Uma vez entendido que o capital humano é um dos principais ativos de uma empresa, é hora de começar a atrair talentos que estejam de acordo com as expectativas da empresa.

A atração de colaboradores alinhados com a expectativa da empresa depende de uma série de ajustes internos, como a implementação de uma cultura organizacional saudável.

De modo que, a empresa seja um ambiente no qual a equipe se sente bem e estimulada a se desenvolver.

Ao mesmo tempo, é importante melhorar o processo seletivo baseado justamente na cultura da empresa. É preciso que o processo seja respeitoso e atencioso, selecionando os candidatos que possuem o perfil mais adequado para que se enquadrem na cultura do negócio.

Aprimorando continuamente os processos seletivos e divulgando a marca como uma empresa boa para trabalhar, é natural que as pessoas se sintam interessadas em fazer parte da seleção.

Bons profissionais se desenvolvem com foco no objetivo de obter reconhecimento salarial e trabalhar em boas empresas. Portanto, é indispensável cuidar de todo o ambiente interno para que possa atrair e reter os profissionais que possuem o mais alto capital humano.

Caso contrário, a empresa terá dificuldade principalmente na etapa de retenção. O que faz com que esteja investindo constantemente em atrair colaboradores e treiná-los, mas em poucos meses o profissional pede demissão e é necessário reiniciar o processo.

E falando em processo de recrutamento, é indispensável que seja eficiente e humanizado. Afinal, é o primeiro contato do profissional com a empresa e é bastante revelador sobre a cultura do negócio.

Se a entrevista já começa atrasada, os profissionais não conseguem dar feedbacks claros sobre os motivos de eliminação de candidatos e cometem outras falhas ao longo do processo, é natural que os candidatos já desenvolvam uma imagem ruim da empresa.

Qual é a importância da gestão de capital humano?

O RH se tornou indispensável para a gestão de capital humano dentro de uma empresa. Com dados obtidos por meio de softwares é possível atuar de um modo estratégico nessa gestão.

Afinal, tudo começa na responsabilidade do RH de recrutar colaboradores que sejam alinhados à cultura e objetivos da organização. E isso é feito por meio de análise criteriosa dos currículos enviados, bem como, baseado na obtenção de respostas durante a entrevista.

Com base em dados sólidos e experiência de mercado, o responsável consegue selecionar pessoas que vão integrar o time de forma a agregar valor.

Como fazer a gestão de capital humano?

Uma vez selecionado os colaboradores que são compatíveis com o perfil esperado pela empresa, é hora de seguir os próximos passos. Principalmente, começar a fazer a gestão de capital humano.

A etapa de treinamento e desenvolvimento é fundamental para que esse colaborador seja integrado ao time com eficiência, impactando positivamente o engajamento dos colaboradores.

Uma vez que, é uma etapa estratégica para uma integração total, alinhando líderes e subordinados, bem como, apresentando a empresa como um todo e deixando claro ao novato a importância dele para o time.

Afinal, uma equipe precisa ter consciência de que todos são essenciais uns para os outros, visando que os esforços possam alcançar resultados de forma conjunta.

Além disso, é importante iniciar o processo de avaliação do desempenho, sempre oferecendo feedback para todos os profissionais. Acompanhar indicadores de desempenho e satisfação dos colaboradores é fundamental na rotina de gestão.

De modo que, seja possível ajustar o time frequentemente, visando que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa. Oferecer cargos com salários compatíveis e benefícios também é de suma importância para que se possa ter colaboradores sempre engajados.

Como desenvolver e capacitar os seus colaboradores?

Desenvolver e capacitar os colaboradores ainda é um enorme desafio? Toda empresa que deseja aproveitar as vantagens competitivas do capital humano precisa pensar no desenvolvimento e capacitação do time.

E tudo começa com um plano de carreira bem definido! Quando a empresa deixa claro para os colaboradores que eles serão reconhecidos através de promoções e oportunidades, é natural que se tenha aumento da produtividade e qualidade do trabalho.

Uma vez que, o time se capacita para que possa atender as expectativas da empresa, aproveitando novas oportunidades que o negócio pode proporcionar ao colaborador.

Todo profissional deseja usufruir de treinamentos e cursos e posteriormente de reconhecimento e recompensas. E se a empresa não investe nisso, é natural que o engajamento dos colaboradores seja inexpressivo.

Avaliação contínua e concessão de oportunidades

Cabe aos responsáveis pelo desenvolvimento de colaboradores deixar claro critérios de avaliação contínua do time.

Bem como, qual é o plano de carreira que os profissionais possuem. Dessa forma, é possível garantir que eles se sintam estimulados a dar o melhor visando alcançar o reconhecimento e suas recompensas.

Oferecer entre os benefícios o pagamento de uma parte dos estudos do profissional ou ainda, disponibilizar cursos por meio de plataformas online de ensino são algumas das possibilidades que a empresa pode explorar.

De modo que, o time perceba que existe um investimento no desenvolvimento de cada colaborador. Dessa forma, é possível incentivar cada profissional a se desenvolver, crescendo na empresa e alcançando salários melhores.

Ao mesmo tempo em que o negócio está melhorando as competências e habilidades dos profissionais através da capacitação e aprendizado contínuo. O que resulta em melhor experiência dos colaboradores, inovação e melhoria nos processos, produtos e serviços e contribui para atender demandas e expectativas dos clientes. Como resultado, absolutamente todos saem ganhando.

Como reter os talentos e reduzir a rotatividade?

Não adianta investir em desenvolver os colaboradores se a empresa não adotar uma postura capaz de reter talentos.

A retenção de talentos e diminuição da rotatividade de pessoal estão intimamente ligados à satisfação no trabalho que a marca empregadora é capaz de proporcionar. E isso perpassa um plano de carreira, boa comunicação interna e um clima organizacional saudável.

Se a empresa não é capaz de promover um ambiente no qual todos possam se desenvolver, ter uma comunicação interna saudável e qualidade de vida, dificilmente terá baixa rotatividade.

É preciso dar aos colaboradores a possibilidade de participar nas decisões do negócio, expor suas opiniões e ter um ambiente onde todos se acolhem como um time.

A tomada de decisão engessada é causadora de frustração e insatisfação entre a equipe. Sendo responsável por trazer um clima organizacional ruim.

Além disso, o horário de trabalho e a dinâmica do negócio devem permitir que o profissional tenha qualidade de vida fora do ambiente de trabalho.

O que também perpassa por bons salários, bônus e benefícios que impactam a qualidade do cotidiano do profissional como um bom plano de saúde, um vale-refeição que realmente cobre custos alimentares e outros benefícios.

Como usar a tecnologia para otimizar a gestão de capital humano?

Como já deve ter percebido, a gestão de capital humano não é simples! E quando se trata de uma empresa grande o processo é ainda mais complexo.

É interessante ter boas ferramentas de comunicação interna, que permitem a integração entre os setores para que o time consiga ter eficiência ao se comunicar e isso contribua para a mentalidade de equipe.

Bem como, é indispensável ter um bom sistema de gestão de pessoas que ajuda o RH a acompanhar todos os indicadores de desempenho e satisfação de perto.

De modo que, o profissional seja ouvido e possa ter suporte sempre que houver necessidade. Ao estabelecer proximidade, é possível corrigir falhas internas antes que elas impactam a qualidade de vida do profissional.

Dessa forma, é possível evitar, por exemplo, que o colaborador se desgaste na empresa ao ponto de pedir demissão e ter uma péssima imagem da marca empregadora.

O uso de ferramentas tecnológicas no RH evita, inclusive, que os profissionais do setor fiquem sobrecarregados ao lidar com a equipe inteira da empresa.

Com o uso de tecnologia as tarefas repetitivas podem ser automatizadas e o time possa empregar sua expertise em trazer novas soluções para o negócio. Portanto, é um investimento necessário para o desempenho positivo do setor e crescimento da empresa.

4 benefícios de ter uma cultura organizacional forte na gestão de capital humano

Nós trouxemos os 4 principais benefícios de ter uma gestão de capital humano eficiente graças a cultura organizacional forte, confira quais são:

1.  Aumento da produtividade e da qualidade

Quando a cultura organizacional é forte e todos os processos estão funcionando corretamente, o time está alinhado e isso impacta diretamente na produtividade.

A sensação de pertencimento como membro da equipe, o estímulo para alcançar os objetivos e o reconhecimento de objetivos alcançados são fatores que guiam o cotidiano de cada profissional na empresa.

Contribuindo para que a empresa alcance os resultados desejados com a máxima eficiência e qualidade.

2.  Melhoria do clima e da satisfação dos colaboradores

A seleção bem executada de colaboradores guiada pela cultura organizacional da empresa contribui para um clima onde todos atuam em perfeita sintonia.

E isso é importantíssimo para evitar fofocas nos corredores, insatisfação entre os colaboradores e problemas de convivência.

É interessante buscar estrategicamente desenvolver um ambiente onde todos possuem chances de promoção na carreira. Bem como, são constantemente estimulados a dar o melhor de si.

Aspectos que impactam diretamente na qualidade de vida dos colaboradores, diminuindo o número de pedidos de demissão.

3.  Redução da rotatividade e do absenteísmo

A cultura organizacional forte contribui para que a prevenção de rotatividade elevada na equipe seja realizada já durante a entrevista.

Afinal, a equipe consegue selecionar os profissionais que possuem perfil mais compatível com a empresa. E com isso, é possível evitar a seleção de pessoas que não vão somar positivamente para o grupo.

Dessa forma, desde a seleção é feita uma triagem mais eficiente. O que impacta no cotidiano por ser capaz de proporcionar uma integração de qualidade para a equipe e contribui para que seja possível evitar demissões.

Aspecto que é fundamental para que seja possível investir nos colaboradores, tendo a convicção de que haverá retorno para a empresa.

Uma vez que, a empresa investe na capacitação da equipe, justamente para que se possa ter um excelente retorno em eficiência do time.

4.  Fortalecimento da imagem e da reputação da empresa

A imagem e reputação da empresa são fortalecidas por uma cultura organizacional forte. Uma vez que, cada contato com a empresa permite ao consumidor ter a percepção dos diferenciais do negócio.

Portanto, é um processo que reverbera não só nas questões internas da empresa, como também, no cotidiano dos colaboradores.

Trabalhar em uma empresa eficiente, alinhada e com forte cultura é positivo para o desenvolvimento de colaboradores, inovação e melhoria nos processos, produtos e serviços e também para a saúde mental e qualidade de vida dos colaboradores.

Dicas para desenvolver e capacitar os seus talentos humanos

Nós trouxemos uma lista de dicas práticas que são úteis para desenvolver e capacitar seus talentos, são:

1.  Ofereça feedbacks constantes e construtivos

Todos os feedbacks precisam ser oferecidos periodicamente com o objetivo de orientar o profissional no rumo mais adequado dentro da empresa.

É muito importante que o feedback seja construtivo para que não ultrapasse limites e acabe ofendendo ou desmotivando o colaborador.

Afinal, ninguém gosta de ter um feedback negativo. Por isso mesmo, é uma situação delicada que deve ser enfrentada com profissionalismo, orientando sobre o que está bom e o que precisa ser melhorado. Mostrando uma maneira e disponibilizando ferramentas para que as melhorias possam ser implementadas é muito mais fácil lidar com a situação.

Dessa forma, o profissional consegue perceber que a empresa o apoia e fornece condições de fazer os ajustes necessários para que as metas sejam alcançadas.

2.  Invista em treinamentos e cursos relevantes

Cada profissional precisa de treinamentos e cursos relevantes de acordo com a sua área de atuação.

Essa personalização é parte importante da estratégia de treinamento, para que todos se envolvam e possam aprender aquilo que de fato agrega.

Oferecer treinamentos que não são dinâmicos, interessantes e que não revelam ferramentas ou formas de atuar que possam realmente impactar a rotina de trabalho é perda de tempo e recursos.

3.  Estimule a criatividade e a inovação

Existem inúmeras mudanças e tendências do mercado que precisam de atenção de todos os negócios.

Os profissionais estão no cotidiano operacional e possuem capacidade de entregar soluções criativas e inovadoras para problemas de seus clientes.

E isso impacta diretamente na satisfação do consumidor quando a empresa consegue inovar. Estimular a inovação e premiar colaboradores criativos é fundamental para que a empresa esteja em constante processo de evolução.

Um aspecto importante é que um time de colaboradores com diferentes formações, realidades socioeconômicas e crenças, é muito mais eficiente em inovar e ser criativo.

Afinal, cada um possui uma visão sobre os problemas e isso estimula que as diferentes vozes se unam em busca de soluções.

4.  Reconheça e recompense os bons resultados

A satisfação no trabalho perpassa o reconhecimento e recompensas alcançadas a partir de uma meta alcançada.

Portanto, a empresa precisa ter uma política de reconhecimento e recompensa que motive os colaboradores.

Desde bonificações, dias de folga, eventos de comemoração e gratificações em geral. De modo que, o colaborador se sinta reconhecido em todos os aspectos e isso motiva a alcançar resultados cada vez melhores.

5.  Promova ações de integração e cooperação

Todos precisam entender que a empresa é um time e os setores cooperam entre si para que tudo funcione, portanto, a integração dos times é fundamental.

No entanto, essa integração é um dos desafios da gestão de capital humano quando se trata de uma empresa grande.

Tendo em vista que, muitos colaboradores não se conhecem e é impossível parar a empresa toda para que tenham um momento juntos. É útil criar estratégias personalizadas de integração, dando desafios e metas conjuntas para os times.

Desafios da gestão de capital humano na era digital

Muito embora existam inúmeros benefícios, a gestão de capital humano não é algo simples de fazer no cotidiano!

Existem inúmeros desafios da gestão de capital humano na era digital, trouxemos alguns deles e as principais dicas para lidar com tais aspectos, confira:

1.  Acompanhar as mudanças e as tendências do mercado

É fundamental acompanhar as mudanças do mercado, para que a empresa seja capaz de inovar e com isso, impactar positivamente o seu nicho.

Tendo em vista que, as empresas que inovam conseguem se destacar, tendo temporariamente a exclusividade de produtos, serviços ou soluções que entregam aquilo que os clientes buscam. Dessa forma, conseguem se diferenciar, trazendo um faturamento acima da média.

2.  Adaptar-se às novas demandas e expectativas dos clientes

A necessidade de colocar o cliente no centro da organização e atender suas demandas é cada vez maior.

De modo que, seja possível se diferenciar, fidelizar os clientes e ter um crescimento saudável. É um processo que exige muita dedicação de toda a equipe, mas dá ótimo retorno.

É necessário investir em pesquisa junto ao público, ter um setor de sucesso do cliente forte e trabalhar continuamente em prol da adaptação da empresa para suprir as necessidades de seu mercado.

3.  Aproveitar as oportunidades e os recursos da tecnologia

O uso de tecnologia é fundamental para que se possa ter um setor de RH atuante, eficiente e que consiga trazer diferenciação competitiva para a empresa.

No entanto, o investimento em tecnologia é um desafio para a maior parte das empresas. Tendo em vista que, são investimentos altos.

4.  Preservar a saúde física e mental dos profissionais

Mediante um cotidiano com inúmeras informações e demandas, é importante estabelecer uma divisão de trabalho que preserve a saúde física e mental dos colaboradores.

É difícil lidar com esse excesso de demandas, mas é extremamente necessário adotar as melhores práticas para que os colaboradores tenham tempo de descanso suficiente.

Ter estratégias bem definidas para que os colaboradores possam alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal deve ser uma meta da empresa. Afinal, todos rendem mais quando estão satisfeitos e possuem um cotidiano saudável.

5.  Garantir a segurança e a privacidade dos dados

É preciso dar o correto tratamento de dados de todos os trabalhadores, respeitando as diretrizes da Lei Geral da Proteção de Dados e garantindo a privacidade dos colaboradores.

De modo que, seja possível manter a boa reputação da empresa e a segurança de todos os envolvidos.

6.  Gerenciar as diferenças geracionais e culturais dos colaboradores

Lidar com diferenças geracionais e culturais dos trabalhadores é fundamental para estabelecer um ambiente de trabalho saudável. Para isso, o RH sempre deve fortalecer a comunicação interna e trabalhar para desenvolver a equipe ao máximo.

Aspecto que impacta diretamente na superação de diferenças, para que todos possam dar o seu melhor como um time. Portanto, não é um trabalho simples, mas é extremamente necessário investir continuamente em gestão de capital humano para que a empresa possa crescer.

teste plano gratis jobconvo