A gamificação corporativa é uma estratégia que vem crescendo ao longo dos anos, possibilitando estimular os profissionais a dar o melhor de si e ter resultados de uma forma mais divertida, sem abrir mão da eficiência ao oferecer estímulos para a equipe alcançar as metas e objetivos da empresa.

Com a ampliação das estratégias de gamificação para empresas, é possível impulsionar os resultados do negócio, estimulando o engajamento da equipe de uma forma diferenciada. 

O que pode ser fundamental para que a empresa consiga manter até mesmo os membros mais antigos do time engajados.

A prática de usar a gamificação, ou seja, mecânica de jogos para envolver as pessoas e estimular a alcançar objetivos é interessante por ser uma maneira mais lúdica de alcançar metas do negócio. 

Dessa forma, a equipe é envolvida pela dinâmica e fica muito mais motivada a realmente dar o melhor de si em prol dos objetivos da empresa. Nós trouxemos mais informações sobre a gamificação para que entenda como funciona na prática.

O que é gamificação?

Gamificação é o uso de elementos e princípios de design de jogos em contextos não relacionados a jogos para envolver as pessoas e motivá-las. Pode incluir recompensas, competições, desafios e outros elementos típicos de jogos para tornar as atividades do dia a dia mais envolventes e divertidas. 

Por exemplo, aplicativos de aprendizado de idiomas como o Duolingo muitas vezes usam gamificação, oferecendo pontos, distintivos ou níveis para incentivar a prática regular, visando que o acesso diário ajude a pessoa a realmente se desenvolver no idioma que deseja aprender.

Pode parecer extremamente simples, no entanto, para realmente desenvolver estratégias de gamificação para empresas é importante ter forte conhecimento na área, com o intuito de garantir que todos os elementos da estratégia sejam bem trabalhados, visando uma experiência realmente motivadora para a equipe.

Não é raro que a gamificação nas empresas seja aplicada em uma estratégia de formação dos profissionais, usando plataformas de aprendizagem online para que eles possam ser treinados com eficiência. 

Afinal, é importante que os colaboradores estejam em constante evolução para que consigam ter um desempenho cada vez melhor.

A gamificação nas empresas tem suas raízes no desejo de aumentar a motivação, engajamento e produtividade dos funcionários. Embora o termo “gamificação” tenha ganhado popularidade recentemente, os conceitos utilizados na estratégia existem há muito tempo. A principal novidade é que, nos últimos anos, a digitalização permitiu a evolução da estratégia. 

Elementos-chave da estratégia

É importante perceber que, a estratégia de gamificação possui alguns elementos que são essenciais para que ela possa funcionar como o esperado, que são:

  • Personalização: a estratégia é adequada ao perfil comportamental de cada participante;
  • Regras: precisam ser claras para que todos os colaboradores adotem o correto direcionamento para desenvolver suas competências na atividade proposta;
  • Objetivos: são claros e precisos, para que os participantes possam entender a motivação por trás da missão a ser finalizada;
  • Pontuação: é conferida a cada participante para que ele perceba seu avanço até atingir o objetivo;
  • Recompensas: todo participante é recompensado por seu esforço, principalmente aquele que mais se destaca.

Sem os elementos-chave, a estratégia perde sua eficiência. Portanto, é interessante conhecer profundamente tais elementos quando se planeja utilizar a estratégia como parte de algum processo em sua empresa. 

Uma vez que, é preciso desenvolver a estratégia com eficiência para que ela seja realmente capaz de engajar a equipe.

Qual o objetivo da gamificação nas empresas?

A gamificação nas empresas tem vários objetivos, todos eles são pensados com o intuito de melhorar o desempenho do time, a motivação e a experiência dos colaboradores. 

Nós listamos alguns dos principais objetivos que podem ser alcançados com a implementação da gamificação em seu negócio:

1. Engajamento dos funcionários

A gamificação visa envolver os funcionários de maneira mais ativa e participativa nas tarefas do dia a dia, promovendo um ambiente de trabalho mais dinâmico. 

Uma vez que, é possível promover a colaboração entre os membros da equipe, incentivando a comunicação e o trabalho em grupo para alcançar os objetivos traçados.

2. Motivação

Ao introduzir elementos de jogos, como recompensas, pontuações e desafios, as empresas buscam motivar os funcionários a atingirem metas e aprimorarem seu desempenho. Recorrer a um método lúdico para aumentar a motivação é interessante justamente por ajudar a engajar até mesmo aqueles colaboradores que já tem mais tempo na empresa.

Afinal, é comum que com o passar dos anos as pessoas se acomodam. 

No entanto, quando novas estratégias são inseridas no cotidiano de trabalho, essa acomodação tende a ser um padrão comportamental deixado no passado. O que faz com que a equipe tenha novo ânimo para alcançar os objetivos traçados.

3. Melhoria da produtividade

Ao transformar tarefas cotidianas em desafios e oferecer recompensas, a gamificação consegue aumentar a produtividade e a eficiência no local de trabalho. Fazendo com que a equipe realmente fique engajada com os processos que estão sendo estabelecidos. 

Afinal, quem não deseja ser recompensado pela performance apresentada?

Melhorar a produtividade pode ser algo extremamente desafiador no cotidiano da empresa. No entanto, com uma estratégia que envolve todas as pessoas da equipe, o resultado pode ser muito positivo. É por isso que a gamificação considera o padrão comportamental de cada colaborador para traçar objetivos e buscar um meio de engajá-los.

4. Garantir reconhecimento e recompensas

A gamificação permite que as empresas reconheçam e recompensem o desempenho excepcional dos colaboradores, criando um ambiente onde os funcionários se sintam valorizados. 

Portanto, é excelente para que toda a equipe se sinta realmente recompensada por ter dado o seu melhor e continue adotando a prática de se engajar quando novos objetivos surgirem.

5. Criação de um ambiente positivo

Ao adotar elementos lúdicos, a gamificação contribui para criar um ambiente de trabalho mais descontraído e positivo, o que pode impactar diretamente o clima organizacional de uma forma bastante positiva. 

Além disso, a gamificação facilita o treinamento e desenvolvimento de habilidades, fazendo com que os colaboradores estejam sempre em evolução, o que também é saudável para o clima organizacional.

Os principais benefícios da gamificação corporativa

Uma vez compreendido quais são os objetivos da estratégia, é importante perceber também quais são seus principais benefícios. 

Tendo em vista que, diante dos benefícios é possível decidir se a estratégia é compatível com o que a empresa está buscando como resultado, confira quais são os principais benefícios obtidos com a gamificação corporativa:

Motivação sustentável

Sem dúvidas, um dos principais benefícios quando se trata da gamificação corporativa é o engajamento e motivação elevados. A estratégia torna as atividades do cotidiano muito mais envolventes, estimulando o interesse e a participação da equipe. 

Aprimoramento das Habilidades

A gamificação é eficaz para o treinamento e desenvolvimento de habilidades, proporcionando uma abordagem prática e interativa. A estratégia também pode ser usada para o onboarding de novos colaboradores, trazendo ótimos resultados no processo de integração com a nova equipe.

Melhora na colaboração

Quando a equipe tem dificuldades de atuar em conjunto e até mesmo de se enxergar como um time, o uso de gamificação corporativa pode trazer resultados muito acima da média. Tendo em vista que, a estratégia motiva os profissionais a trabalharem juntos para alcançar objetivos comuns.

Feedback contínuo

Um ponto interessante da gamificação é que ela permite o feedback contínuo, ajudando os funcionários a entenderem seu desempenho e identificarem áreas de melhoria. O que é muito importante para empresas que desejam estabelecer a cultura de evoluir continuamente. 

Perceba que o feedback contínuo é algo estimulante do universo dos jogos. Afinal, cada fase do jogo proporciona um resultado. 

E por isso mesmo, as pessoas se sentem motivadas a tentar novamente e vencer quando são derrotadas em alguma fase. Ou se sentem motivadas a continuar quando vencem. O feedback contínuo é a mola propulsora dos resultados.

Contribui para uma competitividade saudável

Toda equipe precisa de algum grau de competitividade interna, visando um ambiente saudável em que todos desejam se destacar. Elementos competitivos podem impulsionar a produtividade, desde que mantenham uma atmosfera de competição saudável e colaborativa.

Rastreamento eficiente do desempenho

A gamificação permite o rastreamento eficaz do desempenho dos funcionários por meio de métricas e análises, facilitando a avaliação do impacto das estratégias implementadas. O que é muito importante para quem busca ter uma gestão eficiente, que desenvolve individualmente cada talento da equipe.

Como aplicar a gamificação em uma empresa?

Para aplicar a gamificação na empresa com sucesso, é importante estar atento para uma série de fatores, nós listamos alguns passos relevantes para adotar, com o intuito de garantir eficiência na aplicação da estratégia, confira:

1. Identificação de objetivos

Identifique claramente os objetivos que deseja alcançar com a gamificação, seja aumentar o engajamento, melhorar a produtividade ou promover o desenvolvimento de habilidades. 

É possível até mesmo traçar múltiplos objetivos, no entanto, é importante ter em mente qual é o principal e quais são secundários, para que a estratégia possa ser desenvolvida adequadamente.

2. Escolha de plataformas e ferramentas

Selecione uma plataforma ou ferramenta de gamificação que atenda às necessidades da empresa. Isso pode envolver o uso de aplicativos específicos, softwares ou sistemas de gestão. Existem empresas especializadas em soluções para gamificação corporativa que podem ser aliadas nesse processo.

3. Customização para o público-alvo

Conheça as características do seu público-alvo. Considere as preferências e motivações dos funcionários para adaptar a gamificação de acordo com a dinâmica real de seu negócio. 

Dessa forma, é possível ter resultados melhores, garantindo maior engajamento da equipe com o método.

4. Integração com cultura organizacional

É importante que a estratégia seja condizente com a cultura organizacional da empresa. Caso contrário, haverá significativo desalinhamento, que culmina na dificuldade de aderência à estratégia.

Nos casos em que a cultura organizacional não preza pela inovação, é difícil trazer propostas novas e ter adesão da equipe.

5. Avaliação contínua e ajustes

Para ter resultados significativos, é fundamental que a equipe desenvolva uma estratégia de avaliação contínua e ajustes conforme percebe resultados. Se um profissional está pouco engajado, por exemplo, é possível conversar para entender o que se passa e buscar soluções. O objetivo ao ajustar a estratégia é ter a máxima adesão. 

Empresas que implementam a cultura de avaliar e corrigir continuamente os processos tendem a crescer com o passar do tempo. Uma vez que, conseguem alinhar a estrutura com as expectativas do mercado, aspecto que é fundamental para a competitividade do negócio.

6. Celebração das conquistas

Além de avaliar continuamente, é importante celebrar as conquistas da equipe. Afinal, quando o objetivo é engajar, a comemoração de conquistas é parte do processo. Muitas vezes a comemoração não é tão vibrante quanto a cobrança por resultados. E isso acaba desmotivando a equipe inteira.

Portanto, é interessante sempre ter o cuidado de dar espaço para que a equipe celebre todas as conquistas que se sacrificaram para alcançar. Dessa forma, os colaboradores se sentem reconhecidos, respeitados e aproveitam ao máximo os resultados que conquistam.

Quais são os tipos de gamificação?

É importante perceber que a estratégia buscando o engajamento da equipe pode se dividir em diferentes tipos. Cada um dos tipos tem um pano de fundo que precisa ser considerado, por ter íntima relação com a geração de resultados. 

Diante disso, trouxemos os principais tipos para você se atentar e identificar qual é o ideal para o cotidiano de sua equipe: 

Gamificação competitiva

Trata-se de um modelo em que o foco está na competição direta entre os participantes. É o modelo mais comum de gamificação utilizado nas empresas. Geralmente é implementada para que uma equipe possa competir com a outra em relação a quem vende mais, por exemplo.

Mesmo sendo competitivo, é um sistema que garante estímulo saudável, para que os membros da equipe possam dar o melhor de si em busca de resultados, visando alcançar as metas estabelecidas pela empresa. 

Gamificação cooperativa

No caso da gamificação cooperativa é possível utilizar a estratégia para treinamentos ou atividades de capacitação profissional e pessoal. Geralmente, é um método que estimula a cooperação entre os envolvidos, contribuindo para fortalecer a ideia de que todos fazem parte do mesmo time e devem dar o melhor de si diariamente. 

Quando a equipe tem dificuldade de relacionamento, é uma estratégia interessante de adotar, tendo como objetivo garantir que as barreiras sejam vencidas e todos possam conviver de forma mais harmônica. 

Quando a equipe entende que todos devem cooperar para que seja possível ter um time forte, é natural que a empresa tenha um crescimento expressivo frente aos seus pares no mercado. Portanto, fortalecer a ideia de time é fundamental em negócios de absolutamente todos os setores. 

Gamificação de desenvolvimento pessoal

É comum utilizar a gamificação no RH da empresa, com o intuito de oferecer treinamento corporativo de forma atraente, dinâmica e que realmente aumente o engajamento do colaborador com os estudos. 

Dessa forma, o treinamento perde aquele ar de obrigação e se torna prazeroso.

O que é interessante para que o profissional tenha o máximo proveito do desenvolvimento pessoal que pode alcançar com a estratégia. Quando o aprendizado é agradável, a tendência é que o profissional tenha maior facilidade de absorver o conteúdo e aproveitá-lo.

Gamificação social

Nesta estratégia podem ser utilizados sistemas que visam a troca de informações entre as pessoas para que adotem engajamento social com alguma causa, como a reciclagem, por exemplo.

Na rotina das empresas, a gamificação social pode ser usada para que os colaboradores participem das campanhas internas da empresa, trocando informações entre os setores com maior facilidade e melhorando os relacionamentos internos.

Os elementos da gamificação

Esteja atento para o fato de que existem elementos fundamentais para que a gamificação seja uma estratégia eficiente em seu negócio, conheça quais são:

1. Objetivos claros e alinhados

É fundamental ter objetivos claros e alinhados. Caso contrário, a estratégia não será tão eficiente quanto poderia. Inclusive, é viável trabalhar diferentes objetivos usando a gamificação, é possível começar para aumentar o engajamento da equipe e após atingir o resultado mudar o objetivo adotando uma nova estratégia dentro do formato.

2. Recompensas significativas

Para que consiga alcançar o seu objetivo com a gamificação é importante que os profissionais saibam que receberão recompensas significativas pelo engajamento demonstrado. 

Portanto, estabeleça desde o começo quais serão as recompensas daqueles que se saem bem.

Vale a pena, inclusive, pesquisar na equipe quais são os tipos de recompensas que eles esperam da empresa. Dessa forma, é viável estabelecer recompensas que sejam vistas como valorosas para a equipe. Garantindo que elas sejam capazes de atuar motivando todos os colaboradores. 

3. Feedback constante

É preciso que o profissional tenha contato com o feedback constante. Ao longo de um jogo, cada fase dá um feedback: é possível passar para a próxima fase ou morrer. Esse feedback rápido é fundamental para manter o engajamento ao longo de todo o processo estabelecido.

Quando a pessoa tem noção real de como está sua performance, é natural que ela queira se adaptar para dar o melhor de si. Ninguém gosta de ser a pessoa com pior performance. Portanto, o feedback é algo que deveria ser incorporado no cotidiano de absolutamente todos os negócios.

4. Desafios apropriados

O desafio não pode ser difícil demais para não desmotivar a sua equipe. Assim como, não deve ser fácil demais, deixando que todos tenham um desempenho excelente. Estabelecer desafios que são apropriados torna a jornada muito mais proveitosa. É importante personalizar os desafios quando a equipe é grande.

Com o uso de gamificação e IA, é possível fazer essa personalização de forma fácil, garantindo que o aprendizado da máquina seja capaz de estabelecer desafios para cada colaborador com a máxima eficiência possível.

5. Comunidade e colaboração

Para que a estratégia não se torne extremamente competitiva dentro da empresa é interessante que todos tenham um senso de comunidade e colaboração. Portanto, é válido ter alguma ferramenta que permita a interação entre membros da equipe.

Muitas vezes os problemas de relacionamento nas equipes se dão pela falta de senso de que todos são importantes e necessários para que a empresa alcance objetivos maiores. 

O que é a gamificação no RH?

A gamificação no RH é uma prática que consiste em redesenhar o processo de gestão de pessoas, com o intuito de que os esforços se concentrem em dinâmicas gamificadas, para que as tarefas realizadas no dia a dia sejam facilitadas e a experiência seja beneficiada. 

Afinal, é possível oferecer uma experiência positiva para o funcionário do RH e também para aquele que está sendo recrutado pela empresa. 

Nós trouxemos alguns apontamentos sobre o impacto da gamificação no RH, para que entenda de uma vez por todas do que se trata, confira:

Recrutamento e seleção gamificados

O recrutamento e seleção gamificados estabelece uma dinâmica envolvente e interativa que vai além das práticas tradicionais. Essa estratégia busca unir o útil ao agradável, incorporando elementos de jogos e desafios ao processo seletivo, com o objetivo de atrair, avaliar e selecionar os candidatos de maneira mais eficaz e envolvente.

Esta adoção de estratégia busca criar uma experiência única para os candidatos, proporcionando um ambiente que vai além das entrevistas convencionais e testes padronizados. Dessa forma, é possível avaliar habilidades técnicas, competências comportamentais, adaptabilidade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

A abordagem gamificada cria um diferencial competitivo, atraindo candidatos que buscam experiências inovadoras e que estejam dispostos a se engajar em processos seletivos fora do convencional. 

Isso contribui para a construção de uma marca empregadora forte e positiva. Por ser um processo diferenciado, é possível também ter uma avaliação mais profunda do candidato. 

Os elementos do jogo fazem com que o candidato seja desafiado, diminuindo a possibilidade de dar respostas ensaiadas e apresentar comportamentos moldados para se encaixar em padrões predefinidos. Durante a dinâmica, os traços de personalidade e competências dos candidatos são percebidos de forma natural. 

Os jogos e desafios devem ser projetados de forma a refletir as competências desejadas pela empresa, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência envolvente e desafiadora para os candidatos. 

Treinamento e desenvolvimento gamificados

Essa modalidade de treinamento utiliza elementos de jogos para envolver os colaboradores de maneira mais eficaz, proporcionando uma experiência de aprendizado envolvente e motivadora, que contribui para que o aprendizado seja realmente fixado com qualidade.

A gamificação visa superar os métodos tradicionais de treinamento, muitas vezes considerados monótonos e pouco estimulantes. Dessa forma, o treinamento consegue proporcionar uma aprendizagem prática e contextualizada. 

Os jogos e desafios são projetados para simular situações do mundo real, permitindo que os participantes apliquem conhecimentos teóricos de maneira prática e imersiva. Dessa forma, é possível ter melhor retenção do conteúdo e uma aplicação mais efetiva no ambiente de trabalho. 

Além disso, a estratégia oferece feedback instantâneo e personalizado, permitindo que os colaboradores compreendam seus pontos fortes e áreas de melhoria de maneira imediata. Permitindo que o profissional tenha um ciclo de aprendizado contínuo. 

O incentivo a aprimorar suas habilidades de forma constante, impulsiona o desenvolvimento profissional. Por ter uma competitividade saudável introduzida no método, a gamificação também pode motivar os colaboradores a buscar o autodesenvolvimento com o intuito de se destacarem.

Esse conjunto de características, não apenas torna o processo de aprendizado mais agradável, mas também contribui para a construção de uma cultura organizacional positiva. Colaboradores engajados e motivados são mais propensos a se sentir conectados com os valores e objetivos da empresa, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório.

Avaliação de desempenho gamificada

A avaliação de desempenho gamificada é uma abordagem moderna para mensurar o rendimento dos colaboradores dentro de uma organização. Ao incorporar elementos de jogos e desafios ao processo de avaliação, as empresas buscam tornar a prática mais motivadora e eficaz. 

Geralmente a avaliação de desempenho é temida pelos profissionais, no entanto, com um ambiente interativo e motivador, é possível eliminar o temor e garantir que os profissionais em processo de avaliação tenham uma visão ampla sobre o que a empresa espera deles.

A avaliação deixa de ser temida e difícil, criando um ambiente onde os profissionais se sentem mais motivados a participar ativamente, entender seus objetivos individuais e buscar maneiras de melhorar constantemente. Com uma jornada empolgante e participativa, é natural que a evolução constante seja o resultado conquistado com a aplicação da estratégia.

Ao introduzir elementos de jogos, a avaliação torna-se mais transparente e compreensível para os colaboradores. Eles podem visualizar seu progresso, entender claramente as expectativas e receber feedback instantâneo sobre seu desempenho. 

Isso não apenas reduz a ansiedade associada à avaliação de desempenho, mas também cria uma cultura de comunicação aberta e construtiva.

Dessa forma, a empresa é beneficiada pela equipe engajada e os profissionais podem usufruir do método com o intuito de desenvolver suas carreiras. Portanto, é um método que é benéfico para todos os envolvidos e que mensura competências comportamentais, habilidades interpessoais e a capacidade de enfrentar desafios de maneira inovadora.

A gamificação na avaliação de desempenho também facilita a identificação de talentos e o desenvolvimento de planos de carreira personalizados. O que contribui para que o RH possa proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento personalizadas.

Exemplos de empresas que usam a gamificação

Existem muitas empresas que usam com eficiência a gamificação e alcançam ótimos resultados no dia a dia, como o Google, Microsoft e Salesforce. Recentemente, o call center da Hapvida foi treinado através da estratégia de gamificação para dominar o conteúdo a respeito da LGPD.

Portanto, é um método que está em alta, tem grande eficiência e que pode ser usado por empresas de todos os setores com diferentes objetivos. Para ter eficiência na utilização da estratégia, o principal segredo consiste em efetivamente recorrer à personalização do uso.

Dessa forma, é possível aplicar a estratégia ao seu objetivo, garantindo que tenha bons resultados e a equipe tenha um excelente proveito. Afinal, quando o assunto é gamificação e desempenho dos colaboradores, já vimos que os resultados podem ser muito proveitosos, turbinando a produtividade da equipe.

A boa notícia é que a gamificação não precisa fazer parte somente do cotidiano das grandes empresas. É possível usar a tecnologia para que a estratégia se torne parte do cotidiano de negócios de menor porte, criando uma cultura de engajamento que possibilita o crescimento da empresa por garantir um time de colaboradores engajados e altamente motivados

Use a tecnologia para potencializar sua gamificação

A tecnologia é uma grande aliada do processo de gamificação, justamente por facilitar a implementação das estratégias. É possível recorrer a diferentes estratégias do uso da tecnologia em prol da gamificação, confira:

1. Aplicativos e plataformas gamificadas

Utilizar plataformas específicas de gamificação permite a criação de jogos e desafios personalizados de forma mais fácil, para que seja possível usar vários recursos em prol de personalizar a experiência para seus colaboradores. 

Muito embora exija um investimento inicial, as plataformas muitas vezes oferecem recursos como painéis de controle, analytics e integração com sistemas de gestão de talentos, facilitando a administração e acompanhamento do desempenho dos participantes. O que é importante para que seja possível ter um bom retorno sobre o investimento realizado para implementar a estratégia.

2. Inteligência artificial na gamificação

A utilização de IA pode ser voltada para personalizar os desafios com base no desempenho e nas preferências individuais dos participantes. Algoritmos de aprendizado de máquina podem adaptar o nível de dificuldade e os tipos de desafios para maximizar o envolvimento e a eficácia da estratégia.

A personalização da experiência é uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é gamificação. Tendo em vista que, proporciona uma experiência que realmente será capaz de engajar o usuário, possibilitando um aumento expressivo dos resultados que se pode obter com a estratégia.

3. Reconhecimento virtual e recompensas digitais

O uso de sistemas de recompensas virtuais, como distintivos, pontos e níveis, motivam os participantes a continuar dando o melhor em prol de obter resultados. A tecnologia facilita a atribuição e o acompanhamento dessas recompensas, promovendo um ambiente competitivo e gratificante.

A gamificação corporativa é interessante para empresas de todos os setores. Todavia, é preciso que o projeto seja feito com eficiência, para que a estratégia de gamificação seja realmente eficiente e possa promover o resultado que é esperado pela equipe.

Todos os negócios podem aplicar a gamificação corporativa como parte de suas estratégias e para tal, basta seguir as diretrizes da estratégia. Aproveite as dicas e implemente no cotidiano de seu negócio.

teste plano gratis jobconvo
X