Você já imaginou como seria ter um robô como colega de trabalho? Ou como seria ser entrevistado por uma máquina? Essas situações podem parecer ficção científica, porém muitas empresas já usam a inteligência artificial para otimizar seus processos de gestão de pessoas.

A IA é uma tecnologia que simula o raciocínio humano, permitindo que máquinas aprendam, resolvam problemas e realizem tarefas complexas. A IA pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento e da sociedade, como saúde, educação, segurança e negócios.

No caso do RH, a inteligência artificial pode ser usada para automatizar tarefas, analisar dados, gerar insights e oferecer soluções personalizadas para as demandas de recrutamento e seleção.

A história da Inteligência Artificial no RH

A inteligência artificial no RH não é uma novidade. Essa tecnologia existe desde os anos 1950, quando o matemático Alan Turing criou o Teste de Turing. Esse método avalia se uma máquina pensa como um ser humano.

A IA foi evoluindo e se tornando cada vez mais presente nas organizações ao longo das décadas. Nos anos 1980, surgiram os primeiros sistemas especialistas, que usavam regras lógicas para resolver problemas específicos.

Em seguida, nos anos 1990, apareceram as redes neurais artificiais, que imitavam o funcionamento do cérebro humano. Por fim, nos anos 2000, surgiram técnicas de aprendizado de máquina e de processamento de linguagem natural. Elas permitem que as máquinas aprendam com os dados e interajam com os humanos.

Hoje em dia, a IA está em constante desenvolvimento e inovação, incorporando conceitos como big data, computação em nuvem, internet das coisas e inteligência emocional. A IA também está se tornando mais acessível e democrática, graças ao avanço das plataformas digitais e dos softwares especializados.

Como a IA pode humanizar o RH?

Um dos mitos sobre a inteligência artificial no RH é que ela vai desumanizar o RH ou substituir os profissionais de recrutamento e seleção. No entanto, isso não é verdade. Na verdade, a IA pode humanizar o RH de várias formas:

  • Aumentando a produtividade e a eficiência: ao automatizar tarefas repetitivas ou burocráticas do RH, como triagem de currículos, agendamento de entrevistas ou envio de feedbacks, a IA permite que o RH ganhe tempo e eficiência, podendo se dedicar a atividades mais estratégicas ou humanas.
  • Melhorando a comunicação e o relacionamento: ao melhorar a comunicação e o relacionamento entre o RH e os candidatos ou funcionários, a IA pode proporcionar uma experiência mais positiva e satisfatória para ambos. Por exemplo, a IA pode usar sistemas de reconhecimento de voz ou texto para interagir com os candidatos ou funcionários por meio de chatbots ou assistentes virtuais, tirando dúvidas, enviando lembretes ou feedbacks, ou oferecendo suporte.
  • Personalizando as soluções: ao personalizar as soluções de acordo com as características e as preferências de cada candidato ou funcionário, a IA pode aumentar a eficácia e a adequação das estratégias de recrutamento e seleção. Por exemplo, a IA pode usar algoritmos para analisar os dados dos candidatos ou funcionários e sugerir vagas, cursos, benefícios ou planos de carreira mais adequados para cada perfil.
  • Aumentando a diversidade e a inclusão: ao aumentar a diversidade e a inclusão no RH, a IA pode contribuir para uma cultura organizacional mais rica e inovadora. Por exemplo, a IA pode usar técnicas de análise de sentimentos ou de eliminação de vieses para avaliar os candidatos ou funcionários de forma mais justa e imparcial, levando em conta apenas os critérios relevantes para a vaga ou função.

Os impactos da Inteligência Artificial no RH

A inteligência artificial no RH pode ter impactos positivos ou negativos, dependendo da forma como é implementada e utilizada. Alguns dos impactos da IA no RH são:

  • Impactos positivos: a IA pode trazer benefícios como aumento da produtividade e da eficiência, melhoria da comunicação e do relacionamento, personalização das soluções, aumento da diversidade e da inclusão, melhoria da qualidade das decisões, aumento da competitividade e da inovação, melhoria da imagem da empresa no mercado, entre outros.
  • Impactos negativos: a IA também pode trazer desafios como perda de empregos ou funções, redução da interação humana, aumento da dependência tecnológica, aumento dos riscos de segurança ou privacidade dos dados, aumento da complexidade ou dificuldade dos processos, aumento da resistência ou desconfiança dos usuários, entre outros.

Benefícios da Inteligência Artificial no RH

A inteligência artificial no RH pode trazer diversos benefícios para o RH e para a empresa. Alguns desses benefícios são:

Maior produtividade e eficiência

A IA possibilita que o RH automatize várias tarefas do processo seletivo, como triagem de currículos, agendamento de entrevistas ou envio de feedbacks. Isso permite que o RH ganhe tempo e eficiência, podendo se dedicar a atividades mais estratégicas ou humanas. Além disso, a automação diminui os riscos de erros ou falhas nos processos, aumentando a qualidade e a confiabilidade dos resultados.

Melhor comunicação e relacionamento

A inteligência artificial facilita a comunicação e o relacionamento entre o RH e os candidatos ou funcionários, proporcionando uma experiência mais positiva e satisfatória para ambos. 

Por exemplo, a IA utiliza sistemas de reconhecimento de voz ou texto para interagir com os candidatos ou funcionários por meio de chatbots ou assistentes virtuais, tirando dúvidas, enviando lembretes ou feedbacks, ou oferecendo suporte. Isso permite que o RH mantenha um contato constante e personalizado com os candidatos ou funcionários, aumentando o engajamento e a fidelização.

Personalização das soluções

A IA permite que o RH adapte as soluções de acordo com as características e as preferências de cada candidato ou funcionário. Por exemplo, a IA utiliza algoritmos para analisar os dados dos candidatos ou funcionários e sugerir vagas, cursos, benefícios ou planos de carreira mais adequados para cada perfil. Isso permite que o RH atraia e selecione os candidatos ou funcionários mais alinhados com a cultura e os objetivos da empresa.

Aumento da diversidade e da inclusão

A IA contribui para a diversidade e a inclusão no RH, ao avaliar os candidatos ou funcionários de forma mais justa e imparcial. Por exemplo, a IA utiliza técnicas de análise de sentimentos ou de eliminação de vieses para levar em conta apenas os critérios relevantes para a vaga ou função, sem discriminar por gênero, idade, etnia, religião ou qualquer outro fator. Isso permite que o RH promova uma cultura organizacional mais rica e inovadora.

Admissão digital com inteligência artificial

A admissão digital é o processo de contratação de um candidato selecionado por meio de recursos digitais, sem a necessidade de papelada ou burocracia. A admissão digital pode ser facilitada pela inteligência artificial, que oferece soluções como:

  • Assinatura digital de documentos: com essa solução, o RH pode finalizar o processo seletivo com a assinatura digital de documentos, como contrato de trabalho, termo de confidencialidade ou ficha cadastral. Esses documentos são assinados eletronicamente pelos candidatos e pelo RH, sem a necessidade de impressão ou envio físico.
  • Envio de informações cadastrais: essa solução permite que o RH envie as informações cadastrais dos candidatos contratados para os outros sistemas da empresa, como folha de pagamento, benefícios ou treinamento. Isso agiliza e facilita a integração dos novos funcionários.
  • Integração com outros sistemas: essa solução possibilita que o RH conecte o sistema de recrutamento e seleção com os outros sistemas da empresa, como ERP, CRM ou BI. Isso proporciona uma visão mais ampla e integrada dos dados e dos processos da empresa.

A inteligência artificial no RH substitui o recrutador?

Não. A inteligência artificial no RH não substitui o recrutador, mas sim complementa e potencializa suas habilidades e competências. A IA fornece dados, insights e recomendações para o recrutador, mas cabe ao recrutador tomar as decisões finais e gerenciar as relações humanas.

A IA pode ajudar o recrutador a:

  • Atrair mais candidatos qualificados;
  • Selecionar os melhores candidatos;
  • Oferecer uma melhor experiência ao candidato.

Como a inteligência artificial pode reduzir custos de RH?

A inteligência artificial é uma tecnologia que simula o raciocínio humano, permitindo que máquinas aprendam, resolvam problemas e realizem tarefas complexas. Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos processos do RH, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, entre outros.

Com a inteligência artificial, é possível reduzir os custos de RH ao:

Automatizar tarefas: essa tecnologia permite que o RH automatize várias tarefas do processo seletivo, como triagem de currículos, agendamento de entrevistas ou envio de feedbacks. 

Reduzir deslocamentos ou hospedagens: essa tecnologia possibilita que o RH realize todo o processo seletivo online, desde a divulgação da vaga até a admissão do candidato. Isso facilita que o RH economize recursos financeiros e materiais, como passagens, hospedagens ou infraestrutura.

Reduzir o tempo de contratação ou treinamento: essa tecnologia possibilita que o RH agilize o processo seletivo, ao encontrar os candidatos mais adequados para cada vaga, com base em critérios objetivos e dados comportamentais. Isso reduz o tempo de preenchimento das vagas e aumenta a assertividade das contratações.

Conheça as soluções com IA do software JobConvo

O software JobConvo é uma plataforma de recrutamento e seleção online que utiliza a inteligência artificial para otimizar os processos de gestão de talentos. O software oferece diversas soluções com IA, como:

  • Parsing de currículos: essa solução extrai e organiza as informações dos currículos dos candidatos, facilitando a triagem e a análise dos perfis. Com o parsing de currículos, o RH pode economizar tempo e evitar erros na leitura dos documentos, além de comparar os candidatos com base em critérios objetivos e relevantes para a vaga.
  • Processamento de linguagem natural: essa solução interpreta e gera textos em linguagem natural, permitindo que o RH se comunique com os candidatos de forma mais eficiente e personalizada. Com o processamento de linguagem natural, o RH pode criar e enviar mensagens automáticas, como convites para entrevistas, feedbacks ou propostas de contratação. 

Além disso, o RH pode utilizar essa solução para criar testes de conhecimento ou personalidade, que avaliam as competências e o perfil comportamental dos candidatos.

  • OCR: essa solução reconhece e converte caracteres impressos ou escritos em dados digitais, possibilitando que o RH digitalize documentos dos candidatos ou funcionários, como carteira de trabalho, RG ou CPF. Com o OCR, o RH pode agilizar a admissão ou demissão dos colaboradores, além de armazenar e consultar os documentos de forma segura e prática.

Essas são algumas das soluções com IA do software JobConvo, que visam tornar o RH mais ágil, inteligente e estratégico. Quer saber mais? Clique aqui!

teste plano gratis jobconvo