Desde que o ponto eletrônico surgiu, muitos departamentos pessoais em todo o mundo viveram uma verdadeira otimização em seus processos. Afinal, ele consegue fazer um registro preciso das informações que irão servir para computar outras demandas da empresa. Além de tornar mais seguro e fácil um processo anteriormente manual. 

Tanto que as empresas que começaram a aderir o ponto eletrônico começaram a se destacar no mercado. Afinal, são mais eficientes na hora de realizar o fechamento da folha de pagamentos e permite que haja maior transparência com os seus funcionários. 

De fato, é um avanço quando comparamos com os antigos cartões de ponto que abriam um leque de possíveis complicações. Como as rasuras no cartão, o erro com os dados dos funcionários e até mesmo as possibilidades de fraude.

Esse é um aspecto importante para notar como os departamentos de Recursos Humanos começaram a se relacionar com as tecnologias recentes. O resultado não poderia ser melhor! Maiores lucros, menos falhas nas atividades e maior segurança nas informações pessoais. Logo, são investimentos muito válidos que são cada vez mais comuns no Brasil e no mundo. 

Inclusive, isso põe em perspectiva como existem muitos outros recursos, para além do sistema de ponto eletrônico, com o qual podemos contar. Mas é claro que um RH preparadíssimo será aquele que dará conta de incluir o máximo de recursos que puder para ter melhor desempenho. 

Por isso, neste guia iremos dar algumas sugestões de outras ferramentas que poderemos incluir junto ao registro de ponto para tornar o setor de RH em que você trabalha ainda mais competente! Confira tudo!

Construindo um RH eficiente

São muitos os desafios presentes no cotidiano de pessoas que trabalham em RH. Afinal, essa é uma área que consegue contemplar grande parte do serviço que é feito na empresa e cuida de todas as informações sobre os funcionários. Portanto, nós bem sabemos que é um setor com muitíssimas demandas e pra lá de sobrecarregado.

Tendo isso em mente, é comum que as pessoas se perguntem: como tornar esse departamento caótico por demais mais eficiente? É possível? Claro que é! Uma das formas de fazer um RH mais eficiente é justamente trazer recursos tecnológicos que vão diminuir a sobrecarga do trabalho.

Um exemplo de tecnologia é o próprio ponto eletrônico, que dinamiza muito do trabalho feito pelo departamento e que soluciona diversos problemas de uma vez. Além disso, é preciso que o gestor de RH tenha consciência de que é super necessário estar aberto a novos conhecimentos, opiniões, pensamentos e afins.

Isso irá incluir contratar uma equipe que seja diversificada, que possuam pensamentos diferentes, mas que se unam no propósito da empresa. Mas, para além disso, também é possível pensar em ferramentas diferentes que possam compor um cenário eficiente junto ao ponto eletrônico.

Até porque não pode recair sobre o ponto eletrônico toda a função de otimizar o trabalho feito em RH, né? Para nossa sorte, são diversas as tecnologias que podem contribuir com essa missão de tornar o RH mais competente. Conheça mais no tópico a seguir!

Algumas ferramentas para integrar junto ao Ponto Eletrônico

Só de utilizar o ponto eletrônico já será possível ver uma melhora considerável no RH em que você trabalha. Anteriormente seria necessário computar todas essas informações de forma manual o que poderia levar muito tempo e trazer diversos erros. 

Entretanto, você pode ir além e tornar o RH ainda mais preparado para as demandas do dia a dia por meio de outras ferramentas que, somadas ao ponto eletrônico, transformarão a rotina dos trabalhadores. A seguir nós mencionamos algumas dessas ferramentas. 

Big Data

Vai ser praticamente impossível pensar em um RH útil nos dias de hoje se não tiver o uso de um bom software de dados! Essas ferramentas são fundamentais até mesmo para otimizar o uso do Ponto Eletrônico.

Isso porque toda a informação registrada em ponto precisa ir para uma base de dados sólida para ser computada, né? Mas é possível ir além. Com um bom trabalho de dados será possível elaborar relatórios sobre a frequência de funcionários e criar apresentações. 

Sem falar que o uso do Big Data também irá contribuir muito para outras tarefas do RH, como no recrutamento e seleção, na própria folha de pagamento e também na entrega de benefícios.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é o futuro já no nosso presente e isso é muito mais do que o ChatGPT, tá? Existem muitas funções e muitos programas que incluem a IA e que vão colaborar muito com o RH.

Por exemplo, é possível pensar na automação de tarefas, como o preenchimento de planilhas de forma automática e também o envio de e-mails de forma programada. A automação tem sido fundamental para diminuir o nível de demanda que os profissionais de RH possuem e, em consequência, torna todo o departamento muito mais ágil!

Integração com E-mail corporativo

Criar um e-mail corporativo é uma das melhores formas de unir toda a equipe da empresa numa comunicação em conjunto. Além disso, é possível pensar num sistema integrado que envie mensagens de forma autônoma para cada funcionário.

Por exemplo, ao invés de imprimir o comprovante de ponto do funcionário, é totalmente possível enviar o comprovante de forma automática para o e-mail de cada pessoa. Imagina só o tanto de papel que isso iria economizar!

Informações em Nuvem

Manter os dados de funcionários dentro de uma interface em nuvem pode ser muito mais seguro que mantê-la num computador. Isso porque os sistemas de armazenamento em rede são mais seguros ao ataque de hackers e também não passam pelo risco de serem perdidos caso haja danificação da máquina.

Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias e ferramentas disponíveis, mas muitas outras podem ser usadas. A exemplo da gamificação, das plataformas colaborativas e de e-learning e muito mais!

O propósito da integração de ferramentas digitais para o RH

Lidar com tantas demandas dentro do departamento de Recursos Humanos costuma levar os seus funcionários e gestores ao esgotamento. Entretanto, é possível pensar em soluções ótimas por meio da tecnologia, como algumas das que mencionamos neste texto.

O investimento nesses recursos faz toda a diferença para uma empresa que deseja crescer de forma orgânica, consistente e sustentável. Hoje, as empresas que optaram pelo caminho da eficiência junto à tecnologia digital já se tornaram referência e saíram na frente em vantagem competitiva. 

Isso mostra o quanto os gestores e profissionais de Recursos Humanos precisam estar atentos às novidades e dispostos a investir em novas tecnologias. Nós da Genyo acreditamos que a gestão de RH pode ser inteligente e isso irá incluir, claramente, o uso das novas tecnologias. 

Assim, é possível usufruir benefícios que vão da economia na empresa ao desempenho profissional.

teste plano gratis jobconvo
X