As consultorias de RH ou RPO são uma iniciativa tomada por uma empresa de terceirizar seu processo de recrutamento – parcial ou totalmente .

Todo este processo é entregue a um especialista terceirizado ou um prestador de serviços, e está substituindo rapidamente todos os outros modelos de recrutamento para oferecer um local de trabalho mais holístico.

Para aqueles que não conhecem o termo RPO ou consultorias de RH , vamos discutir essa parte crucial do planejamento da força de trabalho e se a sua empresa precisa ou não dela.

O que é consultorias de RH ou RPO?

O RPO pode ser entendido como um subconjunto especializado de BPO, em que uma empresa terceiriza seu processo de recrutamento – parcial ou totalmente – para um especialista terceirizado ou um provedor de serviços.

Esse especialista terceirizado atua em nome da empresa para maximizar a eficiência e o ROI do processo de contratação.

Desse modo, um provedor de serviços de RPO assume mais responsabilidade do que uma empresa de recrutamento no projeto, no gerenciamento e nos resultados do processo de recrutamento.

Como funciona o RPO?

Do recrutamento interno a uma agência de recrutamento de pessoal, os processos de contratação das empresas percorreram um longo caminho. E no topo dessa cadeia está a solução de consultorias de RH ou RPO.

Neste modelo, uma equipe de consultoria trabalha com a empresa para entender suas necessidades de contratação e arquitetar uma solução com base nelas. 

Em seguida, a equipe assume a responsabilidade por uma parte ou por todo o processo de recrutamento, gerando e qualificando candidatos, preenchendo as funções atuais e, possivelmente, gerenciando as necessidades futuras.

Por que o RPO é importante?

A maioria dos líderes se preocupa com a terceirização de uma função tão importante para uma parte externa. 

Mas os motivos a seguir explicam por que as empresas precisam dos serviços de RPO para sua sobrevivência:

  • Com estratégias claramente mapeadas, o RPO evita decisões ruins de contratação, trazendo mais estabilidade e eficácia ao processo;
  • O RPO tira a responsabilidade de contratação dos ombros das equipes de RH e permite que elas trabalhem em tarefas vitais do dia a dia;
  • Essa estratégia faz parceria com a empresa e trabalha como uma extensão da equipe interna, pois eles investem tanto quanto qualquer outro membro da organização na integração das pessoas certas;
  • Os provedores de RPO criam estratégias de aquisição de talentos que dão às empresas uma vantagem sobre seus concorrentes.

Quais são as vantagens consultorias de RH ou RPO?

As consultorias de RH ou RPO oferecem várias vantagens para as empresas, incluindo:

Soluções escalonáveis: soluções flexíveis e escalonáveis, permitindo que as empresas paguem apenas pelos serviços que precisam, quando precisam. Isso otimiza os custos e garante a eficiência do processo de recrutamento.

Redução de tempo e custo de contratação: os fornecedores seguem cronogramas rigorosos para atender às necessidades de recrutamento, reduzindo o tempo necessário para preencher as vagas e os custos associados ao processo. A longo prazo, o RPO pode proporcionar uma redução mínima de 30% no custo por contratação.

Qualidade de contratação: os profissionais de RPO projetam e seguem protocolos abrangentes para garantir a contratação de pessoas que atendam às necessidades organizacionais, não apenas no papel, mas também na prática. Isso resulta em contratações mais alinhadas aos objetivos e à cultura da empresa.

Análises e relatórios: os fornecedores realizam análises detalhadas em cada estágio do processo de recrutamento, fornecendo insights valiosos que permitem tomadas de decisão mais eficazes.

Quais são os principais estágios do RPO?

Ao implementar consultorias de RH ou RPO, existem alguns aspectos que um provedor normalmente segue:

Coleta de dados 

O gerente de implementação de RPO obtém informações sobre os processos de recrutamento existentes na empresa (por exemplo, rastreadores usados, contratação interna versus contratação externa e formatos de entrevista).

Além disso, ele realiza uma análise das partes interessadas, esse é o marco mais crítico na implementação de um serviço de RPO e pode levar até três semanas.

Mapeamento do processo 

A partir de todas as respostas obtidas no processo anterior, o profissional de RPO elabora um mapa detalhado do processo de recrutamento. Nesse mapa, ele aponta todas as ações que serão executadas pela equipe de recrutamento interna, pelo setor de RH e pelos gerentes responsáveis pela contratação.

Esse documento é tão bom quanto a Bíblia para as equipes de contratação e pode levar até uma semana para ser concluído.

Gerenciamento de mudanças 

Quando as novas equipes iniciam o processo de expansão ou de foco em suas atribuições, é imprescindível que exista um plano bem elaborado de gerenciamento de mudanças em vigor. Esse plano deve contemplar as etapas, os prazos e os responsáveis pelas ações de transição.

Afinal, isso definirá claramente como a empresa deve lidar com as mensagens internas e os cronogramas para a integração tranquila das equipes de RPO.

Treinamento 

Todas as partes interessadas da empresa e a equipe de RPO passarão por treinamento para garantir o sucesso do processo.

Afinal, o objetivo das consultorias de RH ou RPO é que todos estejam em sintonia com o processo de contratação, a tecnologia e as responsabilidades atualizadas.

As startups e o RPO

As consultorias de RH ou RPO atendem a empresas de todos os tamanhos. 

A sua experiência em trabalhar com orçamentos apertados sem comprometer a qualidade é particularmente de grande ajuda para as startups que não podem gastar muito com recrutamento. 

Atualmente, as startups têm uma enorme variedade de requisitos, como integração, marca do empregador, busca única, ATS, configurações conforme a necessidade, páginas de carreira e coisas do gênero, com as quais os RPOs de hoje podem lidar facilmente.

Portanto, não há uma regra rígida e rápida – as startups podem optar por recrutamento interno, recrutamento por contrato, recrutamento por contingência e similares. 

No entanto, ao se associarem a um parceiro de RPO experiente e de renome, elas podem experimentar a otimização de custos e qualidade como nunca antes.