A criação de um banco de talentos pode fazer toda a diferença para o processo de recrutamento de novos colaboradores para uma equipe. Por isso, nós trouxemos mais informações sobre a importância da estratégia para o RH de sua empresa.

Afinal, todo negócio que deseja crescer deveria desenvolver um banco de talentos, como parte do processo para manter os colaboradores internos engajados e facilitar eventuais contratações. 

Uma vez que, é necessário ampliar a equipe à medida que o negócio alcançar alguns resultados pretendidos em sua trajetória de crescimento.

Por isso mesmo, o banco de talentos é uma parte importante do planejamento do RH e vai fazer a diferença no processo de contratação. Confira mais informações, como montar o seu banco de talentos e aproveitar ao máximo as possibilidades que ele proporciona para o negócio.

O que é um banco de talentos?

Antes de mais nada, é preciso ter clareza de que um banco de talentos é um conjunto de informações sobre profissionais que podem ocupar vagas na empresa. Não necessariamente esse banco precisa ser composto somente por profissionais externos. Na realidade, vale muito a pena usar dados dos colaboradores internos para montar o banco.

Justamente para que seja possível monitorar cada membro da equipe, identificando os talentos e habilidades que os colaboradores possuem. Dessa forma, o banco de dados serve como um painel para facilitar a decisão em eventuais oportunidades de promoção na empresa.

Além disso, contribui para que o time se mantenha engajado e com foco em melhorar o próprio currículo. 

Afinal, quando o profissional percebe que o RH monitora e valoriza as atualizações de suas habilidades, é natural que o engajamento com a carreira aumente. Uma vez que, todo profissional deseja reconhecimento, aumento salarial e novas oportunidades.

Portanto, ter um banco de talentos é uma estratégia eficiente não apenas para o RH, que tem maior facilidade de selecionar candidatos. Como também é benéfico para os profissionais que se sentem valorizados sabendo que estão sendo acompanhados pela equipe responsável. 

Qual a função principal do banco de talentos?

Ter um banco de talentos não se limita a uma função principal. Existem vários aspectos para os quais a estratégia funciona dentro de uma empresa. Por isso mesmo, nós trouxemos alguns apontamentos relevantes sobre as funções do banco, confira quais são:

1. Identificação e retenção de talentos

Identificar e reter talentos é fundamental para todas as empresas. Visto que, são os colaboradores que fazem o negócio alcançar metas e crescer. 

Portanto, identificar talentos internos é fundamental para retê-los. Quando o profissional está no cotidiano da empresa e não vê oportunidades de valorização e crescimento, seu engajamento com o cargo tende a diminuir.

O oposto também é válido! Quando um colaborador percebe uma carreira a ser trilhada repleta de oportunidades é natural que dê o seu melhor em prol de manter o cargo. Por isso mesmo, ter um banco atualizado de informações visando promover aqueles que estão se empenhando é fundamental.

Em resumo, o banco de talentos permite que as organizações identifiquem e acompanhem talentos existentes dentro da própria empresa. Isso é fundamental para o desenvolvimento de sucessão, promoções e movimentação estratégica de funcionários.

2. Aprimoramento da gestão de RH

O banco de talentos fornece dados valiosos para análises estratégicas. As organizações podem avaliar a diversidade, a distribuição de habilidades e outras métricas importantes para informar decisões estratégicas de gestão de talentos. Dessa forma, o trabalho da equipe de RH ganha qualidade.

Contribuindo para que tenha um verdadeiro mapa dos talentos de sua equipe, entendendo como cada colaborador pode ser alocado para ter o melhor resultado possível. 

Sem dúvidas, é fundamental como parte da estratégia para que se tenha uma equipe eficiente, motivada e com talentos reconhecidos.

3. Facilitação do recrutamento

Para vagas que não podem ser preenchidas internamente, o banco de talentos pode ser uma ferramenta valiosa para identificar candidatos externos qualificados de forma rápida e eficiente. 

O que reduz o tempo de contratação, facilitando o processo. Aspecto fundamental para reduzir custos envolvidos na seleção de novos membros para a equipe.

Otimize seu processo de contratação agora! Baixe nossa planilha de tempo de contratação gratuita e melhore a eficiência da sua equipe de recrutamento, clique aqui!

Facilitar o recrutamento é essencial para que se tenha bons profissionais como parte da empresa, ao mesmo tempo em que se reduz os custos de contratação. 

Afinal, é possível ter resultados acima da média quando se trabalha com as ferramentas mais apropriadas para tal.

4. Desenvolvimento da equipe

Com os dados reunidos no banco de talentos, é possível visualizar com maior eficiência as eventuais lacunas de habilidades. Isso permite que os departamentos de recursos humanos e os gestores desenvolvam programas de treinamento mais direcionados para preencher essas lacunas.

Contribuindo para que o desenvolvimento da equipe seja potencializado e o time se torne mais coeso, com um trabalho estratégico sendo desenvolvido no dia a dia de gestão da equipe. 

Uma vez que, empresas que investem em desenvolvimento da equipe tendem a ter resultados melhores que seus concorrentes diretos. 

Quais são os benefícios do banco de talentos para o RH?

Entendendo um pouco mais sobre as funções do banco de talentos na empresa, é interessante saber mais sobre os vários benefícios significativos para o setor de recursos humanos que a estratégia pode oferecer, confira alguns:

1. Maior praticidade no recrutamento

Ter um banco de talentos reduz a necessidade de buscar candidatos externos, economizando tempo e recursos que seriam gastos em anúncios de emprego e processos seletivos extensos.

No entanto, para tal é importante que os dados estejam realmente atualizados, visando manter dados de profissionais que estão atuando na empresa e melhorando as próprias habilidades, justamente com foco no objetivo de crescer na própria carreira. 

Além disso, é preciso que os contatos de profissionais externos também estejam atualizados. Com o objetivo de garantir um recrutamento mais ágil. 

2. Foco nos perfis adequados para o cargo

Um dos benefícios do banco de talentos para o RH é justamente a facilidade de economizar tempo, identificando talentos dentro da própria empresa para facilitar promoções e movimentações internas. Dessa forma, é possível identificar potenciais sucessores para posições-chave, contribuindo para o planejamento de sucessão nos cargos.

3. Maior diversidade

Tendo um banco de talentos viabiliza a busca por candidatos diversos, contribuindo para a construção de equipes mais inclusivas e representativas. Aspecto que é importantíssimo para que a empresa possa ter um ambiente inclusivo, que beneficia o crescimento do negócio.

4. Valorização dos talentos internos

Com um banco de talentos é possível identificar os profissionais que estão compondo o time, quais são suas habilidades e uma série de detalhes que fazem a diferença para que os esforços de cada colaborador possam ser percebidos pelos superiores, gerando chances de crescimento na empresa. 

5. Melhora a experiência do candidato

A experiência de contratação se torna mais eficiente, fazendo com que os candidatos sejam considerados automaticamente para oportunidades futuras com base em seus perfis já cadastrados.

O que consequentemente melhora a qualidade das contratações. Desencadeando resultados positivos para os candidatos e também para a empresa. Afinal, quando o RH é eficiente nas contratações, a empresa é diretamente beneficiada pelo onboarding facilitado.

6. Alinhamento estratégico

Com a utilização de um banco de talentos, é possível segmentar os perfis de profissionais, com o intuito de efetuar contratações com o alinhamento estratégico ideal para o cargo a ser preenchido e para a demanda atual da empresa. 

Basta que a equipe organize o banco de talentos segmentando os perfis, para que todos os dados coletados possam ser usados de acordo com as necessidades da empresa.

Quais são os tipos de bancos de talentos?

É importante perceber que existem diferentes maneiras de lidar com o banco de talentos, podendo constituir o tipo de banco de currículos mais compatível com a demanda da empresa, confira algumas opções que são comuns no mercado:

Banco de Talentos Interno

Mantido por uma empresa especificamente para gerenciar e desenvolver talentos internos, facilitando promoções e movimentações dentro da organização. É de suma importância para que possa promover profissionais com o perfil adequado para as vagas internas. Além disso, é uma estratégia que motiva os colaboradores.

Afinal, quando o profissional está investindo na própria formação, desenvolvimento de habilidades e se dedica diariamente para a empresa, é natural querer ser reconhecido. Por isso mesmo, ter os dados do profissional sempre atualizados permite que ele seja selecionado para cargos que naturalmente são desocupados ao longo dos anos.

Conforme o colaborador percebe que a empresa está crescendo e que sua carreira pode ser alavancada pelo crescimento da empresa, seu engajamento tende a ser maior. Beneficiando não só a própria carreira, como também, oferecendo um desempenho acima da média para o negócio.

Banco de Talentos Externo

Há também o muito conhecido banco de talentos externo, que consiste em plataformas ou bases de dados que são mantidas por empresas de recrutamento. Dessa forma, é possível acessar currículos de pessoas que estão sendo consideradas por diversas empresas para cargos em aberto.

Bancos de talentos de nicho

Os bancos de talentos de nichos são voltados para profissionais de uma indústria ou setor específico. Desse modo, é possível reunir especialistas em determinadas áreas, para que se possa facilitar a contratação de profissionais. 

Visto que, quando se necessita de um profissional com habilidades específicas, é necessário localizar com facilidade para evitar perda de tempo.

Sempre é importante considerar que uma vaga em aberto significa que a equipe está sobrecarregada para suprir uma demanda que deveria estar sendo atendida por um time maior. 

Portanto, é muito importante usar todas as estratégias possíveis para que se possa evitar esse cenário. Justamente com o intuito de garantir que a solução seja a mais rápida possível para facilitar a dinâmica interna na empresa

Redes sociais profissionais

O uso de redes sociais profissionais, como o LinkedIn, para encontrar profissionais com o perfil desejado é uma das possibilidades quando o RH está pesquisando novos colaboradores para fazer parte do time da empresa.

No entanto, tende a ser algo que demanda tempo, visando localizar pessoas com o perfil compatível com a vaga e que tenham disponibilidade para ocupar o cargo. Por isto, é apenas uma das ferramentas disponíveis atualmente no mercado, não sendo necessariamente a mais eficaz de todas.

Plataformas de recrutamento online

Atualmente existem soluções modernas como o software da JobConvo, que é uma plataforma de gestão de recrutamento. Desenvolvido para atender empresas de todos os portes, o software é capaz de auxiliar a recrutar novos colaboradores independentemente da necessidade de sua empresa, porte e outros detalhes.

Uma vez que, o software foi desenvolvido com o intuito de tornar o processo de recrutamento online mais prático, fácil e proporcionar a qualidade desejada na experiência, tanto para a equipe de RH quanto para os candidatos que buscam vagas.

A administração dos processos seletivos torna o processo muito mais eficiente, garantindo que possa ter uma seleção rápida, que encontra o profissional ideal para a vaga a ser preenchida. 

Como montar um banco de talentos para a sua empresa?

É importante perceber que existem alguns cuidados que devem ser adotados para montar um banco de talentos para sua empresa. Nós trouxemos alguns pontos de reflexão para que possa identificar quais são os cuidados para adotar ao traçar essa estratégia em seu negócio, confira:

1. Critérios de seleção

Estabeleça critérios de seleção dos currículos que vão fazer parte do banco de talentos de sua empresa. Com critérios claros, o processo fica muito mais organizado, garantindo que seja possível ter todos os dados necessários para que o banco de currículos seja eficaz conforme o esperado.

Cada empresa tem os próprios critérios de seleção, por isso, é importante criar um guia, estabelecendo como se dá esses critérios para que se possa ter eficiência no armazenamento dos dados.

De modo que, seja possível garantir que o banco seja funcional, com os dados que são realmente necessários para que se possa ter aproveitamento das informações, visando facilitar a seleção dos profissionais, otimizar o tempo da equipe de RH e garantir bom proveito da estratégia.

2. Coleta e armazenamento de dados

Com base nos critérios de seleção, faça a coleta e armazenamento de dados dos profissionais que vão disponibilizar informações para compor o banco de currículos. Perceba que esse processo deve respeitar as normas da LGPD. Uma vez que, o respeito à legislação evita uma série de problemas como multas e sanções.

Lembre-se que além de coletar e armazenar os dados, é preciso que eles sejam mantidos atualizados. Por isso mesmo, é fundamental fazer todo o processo de forma que facilite a gestão de informações.

3. Escolha da tecnologia adequada

É importante ter a tecnologia adequada para que se possa garantir que o banco de currículos tenha a organização necessária para facilitar a gestão dos dados. A tecnologia adequada facilita uma série de demandas na hora de efetuar a contratação.

É fundamental ter um ATS (Application Tracking System) para gerenciar os processos de recrutamento, justamente para facilitar a dinâmica do RH. Garantindo que os profissionais sejam selecionados por padrões claros de competência, habilidade e disponibilidade para as vagas a serem preenchidas.

4. Treinamento da equipe

Sempre treine a equipe para lidar com o banco de currículos de forma coerente e eficiente frente ao objetivo de manter bons contatos de candidatos para ocupar vagas na empresa. 

Tendo em vista que, é fundamental que a equipe de RH saiba não só montar como gerenciar o banco de dados referente aos candidatos das vagas em aberto e que ficarão em aberto futuramente.

Ter uma boa gestão de talentos é um verdadeiro tesouro de um negócio. O que desencadeia a importância de investir para que sua equipe saiba lidar com as demandas e desafios que envolvem a gestão de currículos no dia a dia.

Ter uma orientação clara, como a de priorizar a promoção de colaboradores que já fazem parte do time em detrimento de buscar talentos fora, por exemplo, é fundamental para que não sejam cometidos erros que possam desmotivar bons profissionais que já fazem parte do time da empresa.

5. Integração com processos de RH

É preciso integrar o banco de currículos com os processos de RH. De modo que, seja possível garantir a facilitação de acesso aos dados e bom aproveitamento das informações. Assim, se o RH tem o recurso e não o utiliza corretamente, acaba perdendo inúmeras oportunidades no dia a dia.

O ideal é fazer uma integração que seja eficiente e que possa proporcionar segurança no uso, bom aproveitamento da estratégia e facilitação da promoção dos profissionais internos para as vagas disponíveis na empresa. A boa gestão de talentos sempre deve priorizar aqueles que já vestem a camisa da empresa.

Garantindo que toda a equipe possa ser estimulada ao perceber o exemplo do colega que foi promovido. Para que somente quando não há ninguém capacitado na equipe ocorra a busca externa por um novo colaborador para uma vaga em aberto.

Qual o papel do banco de talentos no recrutamento e seleção?

O banco de talentos desempenha um papel crucial no processo de recrutamento e seleção, proporcionando às empresas uma fonte valiosa de candidatos qualificados para preencherem vagas abertas no negócio, entenda mais detalhes:

Identificação de candidatos qualificados

O banco de talentos permite que as empresas acessem rapidamente candidatos que já demonstraram interesse na organização ou que atendem a critérios específicos de habilidades e experiências para a vaga a ser preenchida.

Perceba que, é importante alimentar um banco interno e um externo, usando inicialmente o interno para preencher a vaga e na sequência partindo para a busca no externo caso exista necessidade.

Redução de prazos de seleção

Ao ter um número significativo de candidatos previamente avaliados, o tempo necessário para preencher uma vaga é reduzido, pois não é preciso começar o processo do zero a cada nova contratação. Contribuindo assim, para que o processo de seleção seja mais rápido e eficaz.

Além disso, é possível reduzir os custos, garantindo que poderá aproveitar informações detalhadas que já estão disponíveis. Portanto, é uma estratégia muito importante principalmente para empresas que desejam crescer nos próximos meses.

Uma vez que, a equipe poderá aproveitar todas as informações disponíveis no banco de dados para que possa preencher as vagas disponíveis e consiga crescer em ritmo acelerado usufruindo de uma estratégia que beneficia o negócio e os candidatos ao mesmo tempo.

Eficiência do processo seletivo

Em situações em que surgem oportunidades inesperadas ou há a necessidade de preenchimento rápido de uma vaga, o banco de talentos oferece uma fonte imediata de candidatos qualificados. Dessa forma, a empresa não perde eficiência operacional por ficar desfalcada em sua equipe.

Ter uma resposta rápida em momentos adversos é fundamental para que a empresa possa se recuperar rapidamente em caso de demissões inesperadas ou até mesmo quando o crescimento acelera em ritmo diferente daquele que foi planejado inicialmente.

Construção de relacionamento com candidatos

Não é raro que as pessoas entreguem currículos em momentos nos quais a empresa não está recrutando. Quem tem um banco de talentos pode aproveitar esses dados, garantindo a construção de um relacionamento de longo prazo com os candidatos que estão interessados na empresa.

Aprimoramento da marca empregadora

Um banco de talentos bem gerenciado pode melhorar a reputação da empresa como um local atraente para trabalhar, pois mostra um compromisso contínuo com o desenvolvimento de talentos.

Além disso, ao analisar regularmente o desempenho e a adequação dos candidatos do banco de talentos, as empresas podem obter insights valiosos para melhorar continuamente seus processos de recrutamento.

Facilidade de encontrar um perfil específico

O banco de dados da empresa proporciona maior facilidade de identificar de forma rápida os candidatos com habilidades especializadas ou experiência específica, atendendo a requisitos da empresa naquele momento de contratação.

Diversidade e inclusão

Ter um banco de currículos contribui para que a empresa promova contratações que priorizam a diversidade e inclusão. Uma vez que, é viável analisar todos os detalhes pertinentes sobre cada candidato antes de manter contato para processos seletivos. 

Dessa forma, é possível avaliar uma série de fatores que permitem tornar a empresa muito mais inclusiva e diversificada com base na busca de candidatos que reúnem habilidades específicas que são importantes para as vagas em aberto. Ao mesmo tempo em que prioriza justamente incluir pessoas de diferentes gerações, gêneros e crenças na equipe.

Boas práticas para seu banco de talentos

Além de montar uma estratégia de banco de currículos, é importante ter ciência da necessidade de adotar boas práticas como parte da estratégia de recrutamento. Confira algumas dicas que vão fazer toda a diferença no cotidiano de gestão de recursos humanos em sua empresa:

Atualização constante dos dados

É fundamental fazer a atualização constante dos dados. Caso contrário, o sentido de manter um banco de currículos se perde. Afinal, quando houver necessidade de fazer um recrutamento as informações são antigas e insuficientes para uma tomada de decisão coerente.

Uma medida que visa facilitar o processo é permitir que os próprios donos dos currículos façam as atualizações necessárias. Garantindo que a pessoa interessada possa manter os dados em dia, para que a empresa tenha mais chances de chamá-la quando houver uma oportunidade compatível com seu perfil.

Quando a atualização é fácil e prática, é natural que o processo ganhe qualidade e a equipe de RH tenha um processo seletivo otimizado a partir do momento em que o banco de talentos está devidamente organizado conforme o esperado.

Avaliação contínua

É fundamental fazer uma avaliação contínua de todos os dados que foram coletados para compor a sua base de banco de currículos. É justamente por saber quais são os perfis que estão disponíveis em seu banco de dados que o RH consegue ter rapidez de contratação a partir do banco de currículos.

Se as informações somente foram salvas e esquecidas no banco de currículos, a tendência é que a estratégia não seja bem utilizada no dia a dia quando uma contratação, de fato, precisa ser feita.

Além disso, a avaliação contínua faz toda a diferença para que se possa ter dados sobre a equipe que faz parte da empresa, visando perceber quais são os perfis compatíveis com as vagas em aberto. Além de identificar o que está sendo verdadeiramente procurado como habilidades no profissional que será contratado.

Integração com outras ferramentas de RH

Implemente o uso de um ATS para gerenciar eficientemente os currículos, permitindo a fácil pesquisa, classificação e análise de candidatos. Dessa maneira, a equipe de RH tem seu tempo otimizado, tornando a rotina de trabalho muito mais simples e fácil.

No mais, integre o banco de talentos com outros processos de RH, como desenvolvimento de carreira e planejamento de sucessão, para uma abordagem mais holística, que trará como resultado a satisfação da equipe e sensação de valorização dos profissionais. 

Ética e conformidade

A ética é fundamental na seleção de pessoas. É preciso lidar com dados dos candidatos, selecionar aqueles que são mais condizentes com a vaga e ainda escolher o candidato de acordo com os critérios estabelecidos para a vaga.

Comunicação transparente

Sempre mantenha uma comunicação transparente com os candidatos sobre o status de suas candidaturas e as expectativas da empresa em relação ao banco de talentos. Visto que, a falta de transparência apenas trará desgaste para a relação entre a empresa e o candidato. 

Além disso, é importante trabalhar com a transparência na comunicação para que seja possível viabilizar uma imagem positiva para a marca empregadora.

Invista em segurança de dados

Garanta a segurança dos dados dos candidatos, cumprindo as regulamentações de privacidade e protegendo as informações confidenciais. Lembre-se que todas as empresas precisam respeitar a LGPD e que os casos de vazamento de dados são prejudiciais para a marca empregadora.

Faça uma análise periódica do uso da estratégia

Faça análises periódicas para avaliar a eficácia do banco de talentos. Identifique padrões, tendências e áreas de melhoria para que a equipe possa fazer uso da estratégia no longo prazo, garantindo eficiência de uso do banco de currículos.

Uma visão geral sobre banco de talentos

Diante de tudo que foi exposto, é fundamental adotar uma postura de RH estratégico no recrutamento e seleção de candidatos. Já que, isso vai fazer toda a diferença para que a gestão de talentos seja otimizada e a empresa possa sair na frente dos concorrentes diretos.

Sem dúvidas, a gestão eficiente dos talentos e processo de triagem para as vagas faz diferença na qualidade geral da equipe. Contribuindo para que a empresa tenha baixa rotatividade e possa ser eficiente no dia a dia. Uma vez que, seleciona e treina bons profissionais que assumem seus papéis e contribuem para o crescimento do negócio.

Aproveite que agora já sabe mais sobre RH estratégico como atrair talentos e fazer a gestão de banco de currículos para que possa usar a estratégia em sua rotina e beneficiar o negócio que poderá crescer e contratar com maior eficiência.

teste plano gratis jobconvo

X