O sucesso da estrutura empresarial de um negócio depende do alinhamento deste com o cenário onde está inserido, seus processos e produtos devem ser pensados para se adequar a sociedade ao seu redor. Tendo isso em mente, fica tangível o desafio que os empreendimentos da atualidade enfrentam ao encontrar um choque de tantas gerações convivendo simultaneamente, com anseios, desejos e exigências conflitantes.

O mercado está sempre mudando para acompanhar as evoluções sociais, conforme novas gerações crescem, os hábitos de consumo mudam e o olhar da comunidade se volta para novas tendências. Logo, para manter sua relevância é imprescindível para marcas e empresas se reposicionarem.

É importante entender que quando muda a sociedade, mudam seus consumidores, mas também muda a sua força de trabalho. Sendo assim, você enquanto empresa não deve repensar apenas seu posicionamento, seu produto e sua divulgação, mas também os seus cargos, bonificações, estruturas e processos.

A cada nova geração temos um perfil de trabalhador, e entender as dores e motivações inerentes aos profissionais que estão adentrando o mercado de trabalho, é o que permite atraí-los e retê-los. Por isso, as margens de uma nova leva geracional de profissionais, separamos aqui um guia básico, para entender e conhecer melhor a geração Z e a entrada destes jovens no mercado.

Quem é a geração Z

São pessoas nascidas a partir de 1995, que cresceram em um mundo digital, com informação ao alcance de um clique, smartphones e internet de alta velocidade. Sempre conectados, eles possuem um acesso colossal a informações em tempo real, que eles usam de maneira fácil e intuitiva para interagir com naturalidade tanto on, quanto offline.

Hoje, essa geração já representa um terço da população mundial e já dita novas tendências de consumo. Eles usam as ferramentas ao seu dispor com maestria afim de garantir voz ativa na sociedade para propagar o alcance dos ideais que carregam, transportando seus valores e crenças para a prática.

Quanto a chegada dessa nova geração ao mercado de trabalho, uma palavra se destaca: propósito. Esses jovens buscam mais do que bons salários, status ou benefícios. Eles querem identificação com o negócio, os objetivos da empresa e sua forma de lidar com o público, passam a ser fator decisivo para a retenção destes profissionais.

O jovem da geração Z não quer apenas trabalhar, ele deseja mudar o mundo, causar um impacto social, mesmo que pequeno, mas valoroso. Segundo relatório de pesquisa da sparks & honey, Future of Giving, 73% dessa geração diz fazer parte da sua identidade ser politicamente e socialmente ativo, e 62 % dizem que as marcas deveriam conectá-los aos recursos necessário para atingir seus objetivos políticos e sociais. Logo, eles veem a empresa onde trabalham como uma ferramenta para realizar essas metas e sanar esses anseios sociais, o trabalho é visto como uma parte importante e fundamental de quem este jovem é, e um recurso valioso na busca desse indivíduo pela correção das mazelas sociais.

No Mercado de Trabalho

Recrutar profissionais pertencentes à geração Z é algo um pouco além do convencional e demanda atenção aos aspectos característicos do comportamento desses jovens. Devemos ter sempre em mente a extensão das expectativas de trabalho que essas pessoas carregam ao se candidatar a uma vaga de emprego, para oferecer algo que seja de fato importante para eles.

Para que esse perfil da geração Z se apaixone pela sua empresa, você precisa considerar as seguintes especificações.

Tecnologia

Invista na tecnologia dentro dos processos da sua empresa. Os jovens da geração Z possuem uma enorme facilidade tecnológica e acreditam no uso dessa ferramenta para realizar trabalhos com mais precisão e mais eficiência.

Deixe que esse profissional habite e exerça seu elemento de domínio. Pois, ao aplicar seu conhecimento no lugar certo ele se sente mais confortável e realizado, e pode produzir soluções consideráveis para otimizar seus protocolos de funcionamento.

Contato Social

Apesar de afeitos a tecnologia, isso não significa que eles não valorizem o contato cara a cara no ambiente de trabalho. Pelo contrário, segundo a Inc., 72% deles preferem se comunicar pessoalmente e os dois fatores de maior importância para eles no ambiente de trabalho são: apoio dos líderes e boas relações no trabalho. Logo, esses profissionais são ótimos para trabalhar em equipe e se conectam facilmente com outras pessoas.

Esses jovens se utilizam da pluralidade de meios de expressão para atestarem sua identidade, o que os deixa confortáveis com quem são e com os outros. Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela Inc., 90% da geração Z prefere ter um elemento humano na equipe, seja trabalhando somente com pessoas inovadoras, ou com a mistura de pessoas e uma nova tecnologia.

A geração Z traz um conjunto de habilidades sociais muito fluído para a mesa, pois se dão muito bem com a diversidade e possuem uma enorme facilidade para engajar na convivência profissional. Inclusive, podem ser fortes elos sociais dentro de uma equipe.

Propósito

Empresas com um propósito claro, que é colocado em prática efetivamente, apresentam planejamentos a longo prazo melhor estruturados, realistas e estimulantes, que servem como guia para atuação não só do empreendimento como um todo, mas também para setores e indivíduos. Logo, esse propósito compartilhado traz um senso de pertencimento e motivação que impulsionam a qualidade do serviço prestado pelo colaborador pertencente a geração Z.

Essa nova geração é fascinada pelo propósito, ao invés do resultado, portanto não escolhem suas oportunidades empregatícias com base apenas em propostas comerciais, salários altos ou possibilidade de crescimento. Você enquanto empresa precisa inspirar e fomentar o motivo maior de sua existência, além do lucro, se assim o fizer, e comunicar claramente o seu propósito para os seus colaboradores, você terá estes jovens deslumbrados e prontos para ir além em suas entregas, dando o melhor de suas habilidades.

Inovação

A geração Z é revolucionária, está sempre em busca do novo, da tendência e do atual, e ao mesmo tempo é disruptiva, persegue desafios que ofereçam problemas complexos, os quais eles querem solucionar com as fórmulas mais criativas e inovadoras. Eles não estão em busca apenas de autoafirmação, eles querem fazer acontecer, ver seus talentos reconhecidos e aplicados na prática.

Então, aproveite essa característica e ouça as sugestões destes jovens, discuta inovações, garanta um espaço seguro onde se sinta visto e ouvido, permita que os diferentes núcleos da sua empresa reconheçam o poder da geração Z no mercado de trabalho. Fazendo isso, além de atrair esses talentos, você poderá incorporar o que eles trouxerem de melhor para a sua operação. Eles não são crianças sonhadoras, eles são pensadores inventivos que querem aplicar o seu conhecimento e leva todo o processo muito a sério.

O que fazer para reter esses talentos

Uma vez feita a contratação de um jovem da nova geração, se inicia outro movimento, o de retenção. Uma pesquisa realizada pela Forbes aponta que um terço dos jovens demonstra o desejo de deixar seu trabalho atual para buscar trabalhos mais significativos. Ou seja, o jovem da geração Z busca realização, e se não encontra um ambiente propício para fomentar essa busca, seu interesse se perde. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para reter estes profissionais na sua empresa.

O salário Importa

Primordialmente a geração Z precisa se identificar com a proposta, mas também querem crescer, se desenvolver e ser reconhecidos. Essa geração pode gerar muitas novidades interessantes para sua empresa, mas é preciso ganhar bem para isso. No mercado de trabalho eles valorizam a segurança financeira, encarando este tópico com responsabilidade e pragmatismo.

Possibilidade de Crescimento

Esses jovens se atraem pelas possibilidades de crescimento, seja ele pessoal ou profissional, pois são mentes empreendedoras que desejam evolução e anseiam novos desafios, porém sem os devaneios idealistas e sim com planos claros de ação que visam estabilidade. Eles sonham, mas realizam, e não medem esforços para inovar, seja em um negócio próprio ou dentro da empresa onde estiver inserido.

Feedbacks

Essa geração é extremamente afeiçoada aos feedbacks e espera este tipo de retorno com regularidade, isso porque desejam medir seus esforços, querem mais autoconhecimento e mais informação para se manterem em constante melhora e trazerem cada vez mais valor para o seu ambiente profissional.

Quanto maior for a frequência e relevância desses feedbacks, maiores as chances de retenção desse funcionário, desde que esses acompanhamentos sejam feitos de forma rápida e sucinta.

Causas Socioculturais

Incentive a participação do jovem Z em causas sociais e culturais do interesse dele, para que assim ele sinta seus valores e suas crenças serem trabalhados e estimulados junto ao seu desenvolvimento profissional. Isso vai auxiliá-lo a conferir mais importância a sua rotina e aproximá-lo de seus ideais de realização, deixando-o mais satisfeito e motivado.

Amparo

Não presuma comportamentos e interesses, dialogue e entenda as particularidades do colaborador Z que chegar até você, saiba o que move aquele indivíduo e parta daí. Ao contrário do que os estereótipos dizem, mesas de sinuca, piscina de bolinhas, salas de meditação e etc. não são levados em conta pela geração Z ao escolher um trabalho.

Promova acesso, aproxime e fique atento para que a juventude não crie barreiras quanto a percepção da capacidade e do potencial desse colaborador. Deixe que essa nova experiência preencha o ambiente profissional e permita-se se surpreender.

Esteja pronto para a nova era do mercado de trabalho e desenvolva um processo otimizado que considere essa nova geração de candidatos que está chegando. Ao oferecer infraestrutura necessária para receber a geração Z, você cria um ambiente que permite a esses novos profissionais mostrarem o seu melhor.

Com a plataforma JobConvo, o seu processo de recrutamento se torna mais estratégico, suas vagas adquirem mais direcionamento e precisão, tudo através de uma interface super intuitiva e fácil de usar. Reposicione seus esforços na busca pelo candidato perfeito e tenha mais liberdade e alcance, ao mesmo tempo que o seu candidato tem mais praticidade e suporte. Saiba mais.

teste plano gratis jobconvo
X