Definir missão, visão e valores do negócio é parte importante do processo de criar uma empresa. No entanto, não é raro que os empreendedores tenham dificuldade de fazê-lo. O que faz com que seja necessário entender a importância para que seja possível definir com clareza as diretrizes organizacionais.

Uma vez que, isso faz com que a empresa possa crescer de forma consistente com o passar dos anos, sendo resiliente no mercado. 

Afinal, desde o dia um de funcionamento do negócio todos os membros da equipe, clientes e pessoas impactadas pela empresa sabem exatamente quais são os objetivos do negócio, os valores que guiam suas decisões e sua visão para o longo prazo.

Portanto, são diretrizes de grande importância para desenvolver. Tendo como principal objetivo garantir que a empresa tenha clareza sobre seu papel na sociedade, onde pretende chegar e qual é o tipo de colaborador ideal para contribuir com este processo. 

O que é missão, visão e valores?

1. Missão: a missão de uma empresa é uma declaração concisa que descreve o propósito fundamental da organização, ou seja, o motivo pelo qual ela existe. Ela define o que a empresa faz, para quem o faz e qual valor ela proporciona aos seus clientes ou à sociedade em geral. A missão responde à pergunta: “Por que estamos aqui?”

2. Visão: a visão é uma declaração que descreve o estado futuro desejado para a empresa. Ela representa a aspiração de longo prazo da organização e serve como um guia para suas metas e direção. A visão responde à pergunta: “Onde queremos chegar no futuro?”

3. Valores: os valores são princípios fundamentais que orientam o comportamento e as decisões dentro da empresa. Eles representam crenças e padrões de conduta que a organização valoriza. Os valores podem incluir coisas como integridade, comprometimento com a qualidade, inovação, responsabilidade social, entre outros. Eles respondem à pergunta: “Como fazemos as coisas aqui?”

Esses três elementos juntos ajudam a estabelecer a cultura e a identidade de uma empresa, orientando suas ações e decisões estratégicas. Eles são importantes não apenas para a comunicação externa com clientes e stakeholders, mas também para criar um alinhamento interno e garantir que todos os membros da organização compreendam e compartilhem os princípios que a empresa valoriza.

Como esses elementos moldam a identidade da empresa?

A definição das diretrizes organizacionais molda a forma como a empresa atua no mercado. Uma vez que a missão, visão e valores de um negócio podem orientar todas as outras decisões estratégicas, até mesmo a contratação dos primeiros colaboradores da empresa deve seguir esses três elementos.

Visto que, eles são a forma como a empresa se comporta no mercado, se enxerga no futuro e se projeta para atender as demandas e anseios do público. Por isso mesmo, é necessário encontrar pessoas competentes e alinhadas aos 3 elementos para que possam compor o time e vestir a camisa do negócio desde o seu primeiro dia de funcionamento.

Qual a importância da missão, visão e valores organizacionais?

Muitos empreendedores não reconhecem a importância da missão, visão e valores organizacionais. E por isso, delegam a função para um profissional desenvolver tais diretrizes, sem sequer fornecer informações detalhadas sobre a história da criação do negócio.

E por isso, as diretrizes se tornam genéricas, ocasionando praticamente nenhum impacto no cotidiano do negócio. Isso representa um equívoco muito relevante e que as empresas não devem cometer. Por isso mesmo, trouxemos mais informações sobre a importância das diretrizes, confira:

1. Guiar o propósito e direção da empresa

As diretrizes ajudam a alinhar as atividades diárias com os objetivos estratégicos da organização. Elas garantem que todos os esforços estejam direcionados para metas específicas, contribuindo para o sucesso a longo prazo. Afinal, a equipe terá objetivos comuns.

2. Unificar os colaboradores em torno de objetivos comuns

Ao estabelecer procedimentos e práticas recomendadas, as diretrizes organizacionais podem melhorar a eficiência operacional. Elas fornecem um guia claro sobre como realizar tarefas, otimizando processos e reduzindo o tempo e recursos desperdiçados. 

Já que, são diretrizes sobre a forma como a empresa se enxerga, quais são seus valores e objetivos.

Basta que o profissional compreenda esses indicadores para que possa traçar objetivos claros dentro da organização, contribuindo para que seja possível alcançar os resultados esperados. E essa compreensão faz toda a diferença no curto e longo prazo, unindo a equipe em seus propósitos.

3. Impacto na tomada de decisões e cultura corporativa

Conhecer a missão, visão e valores da empresa oferece um conjunto de princípios que orientam a tomada de decisões. Contribuindo para que a equipe seja consistente e evite a tomada de decisões arbitrárias ou contraditórias, contribuindo para a estabilidade e confiabilidade operacional.

Além disso, são diretrizes que orientam a formação de uma cultura organizacional. Uma vez que, refletem quais são os valores e os comportamentos esperados dos colaboradores. Ao mesmo tempo, influenciam a maneira como as pessoas interagem e se comportam dentro da empresa. Portanto, é uma influência muito importante para o negócio.

4. Atração e engajamento de talentos alinhados com os valores

Sabendo quais são os valores de uma empresa, os interessados em se candidatar para vagas na organização já têm conhecimento do que esperar do negócio. Dessa forma, a empresa pode atrair pessoas que compartilham valores semelhantes aos que os fundadores do negócio nutrem.

Além disso, as diretrizes organizacionais oferecem um mapa claro do que a empresa espera dos funcionários.

Por isso, acabam oferecendo uma orientação clara sobre como progredir em suas carreiras dentro da organização. O que permite que todos os interessados progridam ao longo de anos de atuação dentro da empresa.

Como criar a missão, visão e valores da sua empresa?

Existem vários fatores que orientam a criação da missão, visão e valores da empresa. Tendo em vista que, 

1. Envolvimento da liderança e colaboradores

É importante envolver todos os responsáveis pela fundação da empresa, desde líderes até colaboradores. O ideal é fazer uma reunião e discutir missão, visão e valores do negócio que está sendo iniciado. Justamente com o intuito de obter insights e produzir com base na realidade.

Afinal, não adianta que desde a fundação da empresa haja uma diferença gritante entre o que cada indivíduo vê para o negócio e o que a empresa coloca em prática. Tendo em vista que, no longo prazo, essa discrepância tende a dificultar a dinâmica da empresa e seu crescimento.

2. Pesquisa e análise do mercado e concorrência

O processo de fundação de um negócio também deve ser atento para a realidade atual da concorrência direta. O que o público busca que a concorrência ainda não atende? 

É esse tipo de questionamento que norteia a tomada de decisão até mesmo de identificar um nicho com oportunidade para abrir um negócio de sucesso.

Perceba que a análise do mercado é fundamental para que a empresa possa atuar de acordo com as diretrizes esperadas e diante disso, tenha uma performance acima da média. Vender mais depende justamente da forma como a empresa se posiciona no mercado.

E o ideal é que a análise da concorrência seja feita justamente com o intuito de garantir que o processo seja eficaz desde a fundação do negócio. Dessa forma, existem mais chances de que a empresa seja um sucesso total desde o primeiro dia de funcionamento.

3. Consideração dos valores centrais da empresa

Os valores centrais da empresa sempre devem ser considerados: ética, respeito a vida do próximo, inovação e uma série de outros valores devem guiar a marca. De modo que, seja possível tomar decisões que são compatíveis com os valores da marca desde sua criação.

Por exemplo, uma empresa de maquiagem que nasce com a proposta cruelty free não pode comprar de fornecedores que testam seus produtos em animais. Perceba que é fundamental ter coerência para que não exista posteriormente um escândalo envolvendo a marca, manchando sua reputação.

Por isso, é fundamental estabelecer valores centrais para o negócio, com o intuito de garantir que seja possível ter uma atuação assertiva desde o início da empresa. Justamente para que se possa garantir a tão desejada coerência.

4. Reflexão sobre o impacto desejado na sociedade

É essencial refletir sobre qual é o impacto que o negócio trará para a sociedade. Caso contrário, não há como ter uma missão clara. Atender uma demanda, proporcionar momentos felizes, encantar, inovar, ser o negócio mais tecnológico ou qualquer outro ponto que possa ser levantado na reunião é válido.

O objetivo é que as pessoas possam entender o tipo de impacto que a empresa pretende ter, para que haja clareza sobre como atuar no dia a dia do negócio visando alcançar exatamente esse tipo de resultado discutido no início da empresa.

Como definir sua missão?

Definir as diretrizes pode ser muito mais simples do que imagina. A missão é uma expressão clara e específica do propósito da empresa. Por isso, vale a pena desenvolver a ideia respondendo perguntas como:

  • O que fazemos?
  • Para quem fazemos?
  • Por quais motivos fazemos?

Além disso, é preciso ter em mente que será uma bússola que guia as decisões diárias da empresa. Por isso, não reduza a missão a uma mera formalidade. Siga alguns passos para ser mais assertivo no processo:

Identificação do propósito central da empresa

Identifique o que levou os fundadores a pensar na ideia do negócio. Por exemplo, o Nubank surgiu com a missão de desburocratizar os serviços bancários. Perceba qual é o propósito da empresa para que a partir de então, a missão possa ser desenvolvida.

Utilize essas informações para ter uma missão inspiradora, afinal, ela não é apenas para consumo interno. Quando todos os membros da equipe compreendem e internalizam a missão, tornam-se mais alinhados em suas ações. Isso cria um senso de propósito compartilhado e ajuda a evitar desvios desnecessários.

Além disso, a missão será exibida no site da empresa e em outros canais para que o público conheça e se inspire. Uma vez que, as estão mais inclinadas a se envolverem com empresas que têm um propósito claro e alinhado com seus próprios valores.

Foque nas atividades e produtos/serviços oferecidos

O que a sua empresa faz que é alinhado à missão da marca no mercado? Analisando a resposta para este questionamento é possível alinhar a missão ao que já é uma realidade no cotidiano do negócio.

Além disso, a empresa também deve alinhar-se com as necessidades dos clientes e da comunidade, de modo que haja identificação entre o público e a marca, gerando benefícios a partir disso.

Crie uma declaração concisa e memorável

Não é necessário se alongar na missão da empresa. Uma frase ou um parágrafo é suficiente para ter uma declaração coerente, memorável e capaz de gerar o interesse do público em relação ao negócio. Mas é preciso que essa criação seja desenvolvida com a participação da equipe e seja alinhada com a realidade.

Como definir sua visão?

Diferentemente daquilo que acontece no caso da missão, que se concentra no presente, a visão lança os olhos da equipe para o futuro. 

No entanto, tenha o cuidado de perceber que, uma visão não descreve somente como se enxerga no futuro com o negócio. A visão vai além dos produtos e serviços, impactando globalmente o mercado pelas ações da empresa.

Inspiração para crescimento e conquistas

A visão deve servir para motivar e inspirar a equipe, visando engajar os colaboradores e criar um senso de unidade. Uma vez que, a visão engaja, comunica a direção em que a empresa está indo e instiga um senso de propriedade e comprometimento por parte da equipe.

Por exemplo, a visão da Samsung é comprometer-se em criar e proporcionar produtos e serviços de qualidade que melhoram a convivência e promovem estilos de vida mais inteligentes para os seus clientes em todo o mundo.

A visão guia as estratégias de longo prazo

Um ponto muito importante de observar é que a visão serve como um farol para as estratégias de longo prazo. Ela ajuda a empresa a fazer escolhas que a aproximem do estado desejado. 

Portanto, isso significa dizer que as metas e objetivos estratégicos são moldados pela visão, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas com a jornada rumo ao futuro desejado.

Por isso, a visão deve ser compartilhada com todos os envolvidos na empresa. Bem como, deve incluir metas e objetivos ambiciosos. Se a visão não é impactante, dificilmente o negócio será.

É crucial que um negócio com perspectivas limitadas de crescimento se comprometa com uma visão ampla e ambiciosa. Essa visão deve ser estabelecida desde o início da empresa, envolvendo todos os participantes, a fim de garantir que a equipe futura possa contribuir para a realização dessas metas. 

Isso requer um compromisso com valores éticos que impulsionam o crescimento a curto e longo prazo do negócio.

Como definir seus valores?

A definição dos valores corporativos é de fundamental importância, para que se tenha um bom resultado na condução dos negócios. Já que, as empresas devem ter valores dos quais não abrem mão, como o compromisso ético com a sociedade, por exemplo.

Os valores devem refletir o núcleo da identidade da empresa. Identificar os valores fundamentais exige uma reflexão profunda sobre o que a empresa valoriza em termos de ética, integridade, colaboração e responsabilidade social

No entanto, não basta apenas listar os valores em um papel. Os valores são diretrizes que devem ser incorporadas à cultura da empresa no dia a dia. Portanto, são valores que devem ser vividos nas políticas internas da empresa, práticas de contratação, recompensas e reconhecimento.

Integrando valores e cultura empresarial

É importante perceber que os valores precisam ser integrados à cultura organizacional da empresa. Visando que possam ser usados para orientar as decisões éticas em todos os níveis da empresa. 

Pois, os valores devem ser vividos no cotidiano da empresa, não apenas declarados para atrair colaboradores alinhados e atender as expectativas sociais. Dado que, os valores servem como um ponto de referência para escolhas difíceis e garantem que a empresa permaneça fiel aos seus princípios fundamentais.

Perceba que, a dinâmica do mercado expõe os colaboradores a necessidade de tomar decisões diante de pressões externas. Por isso mesmo, é de suma importância que todos tenham valores claros que vão servir como fonte de reflexão para a tomada das decisões.

Valores que impulsionam a cultura e relacionamentos internos

Na definição de valores de sua organização, é importante perceber que esses valores vão balizar os relacionamentos internos e a cultura do negócio. Sendo assim, é fundamental que sejam autênticos e relevantes. Bem como, sirvam como base para a tomada de decisões coerentes.

Ao perceber, por exemplo, que a equipe está sendo pressionada por um fornecedor ou cliente, é preciso que os valores institucionais prevaleçam. Fazendo com que seja possível tomar decisões assertivas que não arriscam a reputação da empresa ou trazem danos colaterais indesejados.

Dessa forma, ao definir os valores é importante fazer uma reflexão sobre qual é o comportamento desejado dos colaboradores para que a empresa siga uma evolução coerente com o passar dos anos.

Aspectos essenciais para a definição da missão, visão e valores

Existem vários aspectos importantes para que seja possível alinhar a definição da missão, visão e valores com a realidade de seu negócio. Nós trouxemos algumas reflexões que serão úteis para guiar a equipe na hora de definir missão, visão e valores, confira:

Alinhamento com a identidade e estratégia da empresa

Antes de definir a missão, visão e valores, é crucial compreender a identidade única da empresa, incluindo sua história, cultura interna e valores fundamentais. Tenha em mente que a missão da empresa pode mudar com o passar dos anos assim como a sua visão pode ser atualizada.

No entanto, é importante que o processo sempre seja pautado na identidade e estratégia da empresa no curto e no longo prazo. Justamente para que sirva como um balizador de decisões estratégicas.

Tais declarações devem estar alinhadas com a estratégia de negócios da empresa. Elas não devem apenas refletir o que a empresa é, mas também para onde ela está indo e como pretende chegar lá.

Sendo assim, as diretrizes organizacionais servem para cultivar valores, dar orientação estratégica, conhecer o propósito da empresa, comunicar para funcionários e para o mercado os valores da marca e acima de tudo, construir a identidade do negócio. 

Inclusão dos feedbacks e contribuições dos colaboradores

Sempre inclua os funcionários no processo de desenvolvimento das declarações. Realize sessões de brainstorming, pesquisas ou workshops para obter insights valiosos sobre a percepção interna da equipe da empresa.

Certifique-se de que as vozes de diferentes níveis hierárquicos e áreas funcionais sejam ouvidas. Isso contribui para uma visão mais abrangente e inclusiva, visando que todos se sintam respeitados e partes importantes do negócio.

Caso contrário, a equipe terá dificuldade de se identificar com a proposta de visão, missão e valores do negócio. Além disso, a inclusão das contribuições dos colaboradores é importantíssima para que se tenha coerência.

Afinal, a equipe precisa colocar em prática as declarações da empresa no dia a dia. E para que isso seja possível, é necessário e importante que todos os membros da equipe participem do processo. Desencadeando afirmações com as quais a equipe se identifica e vivencia no dia a dia do negócio.

Compatibilidade com as tendências do mercado e sociedade

Esteja atento às tendências emergentes no mercado e na sociedade. As declarações devem refletir uma compreensão das expectativas em constante evolução dos clientes, parceiros e da comunidade em geral.

Caso contrário, a equipe estará reforçando no dia a dia conceitos que já são destoantes daquilo que a clientela busca. E isso se reflete em um profundo problema, que pode afastar a empresa do mercado.

Revisão e atualização periódica desses elementos

O ambiente de negócios está em constante mudança. Periodicamente, é necessário rever as declarações para garantir que continuem a ser relevantes e representativas. 

Além disso, é útil desenvolver um sistema de feedback contínuo, tanto interno quanto externo. Avalie regularmente se as declarações estão alinhadas com a evolução da empresa e se ainda ressoam com as partes interessadas.

Faça atualizações nas diretrizes sempre que necessário

É importante perceber que missão, visão e valores são diretrizes fundamentais para guiar o negócio. Todavia, isso não significa que tenham que ser conceitos usados por 20 e 30 ou até mais anos enquanto a empresa existir no mercado como dados imutáveis.

Perceba que com o avanço da internet a mudança de comportamento dos consumidores é algo praticamente diário e que requer que as empresas se reinventarem em tempo hábil para que continuem sendo relevantes no mercado.

É por isso que uma empresa não pode se dar ao luxo de deixar de se atualizar constantemente. Posto que, essa falta de conformidade entre a empresa e o mercado espera pode ser justamente o que leva o negócio à ruína financeira.

Portanto, é interessante receber com feedback contínuo para que seja possível corrigir eventuais discrepâncias entre o que a empresa vem empregando e o que o mercado espera. De modo que, a empresa continue sendo relevante com o passar dos anos.

É óbvio que a missão, visão e valores de uma empresa são pautados de forma que sejam mais perenes e possam guiar o negócio por alguns anos. Todavia, a partir do momento em que existe uma discrepância entre aquilo que a empresa vem empregando e o que o mercado espera é hora de fazer uma atualização.

Estar atento para as mudanças, novas tendências de mercado e demandas sociais é fundamental para que a empresa continue sendo relevante em seu mercado mesmo com o passar dos anos. 

Logo, é interessante não estar apegado aos conceitos de modo que esse apego inviabilize as mudanças necessárias. Sempre que houver necessidade, esteja disposto a mudar e se adaptar ao que o mercado espera. Visto que, empresas precisam ser resilientes e se modernizarem conforme a necessidade.

Como aplicar missão, visão e valores em sua empresa?

Missão, visão e valores não são conceitos bonitos para deixar em placas ou exibir na página institucional do site da empresa. Na realidade, são conceitos que devem ser definidos com seriedade e visando integrar ao dia a dia do negócio. Para que isso ocorra, é importante aplicar seguindo alguns processos, como:

1. Integração nos processos de tomada de decisões

A melhor forma de garantir que exista uma aplicação prática da missão visão e valores da empresa é justamente integrar tais afirmações nos processos de tomada de decisão de negócio. Antes de iniciar um projeto novo, por exemplo, a equipe deve se perguntar se é coerente com a visão da empresa para o longo prazo.

Outro cuidado relevante é observar se a decisão a ser tomada é compatível com os valores da organização. Quando os profissionais são convidados a fazer esse tipo de reflexão durante o expediente, a aplicação das afirmações se torna inevitável.

Mas para que isso ocorra, é indispensável que todos os colaboradores sejam bem treinados e tenham contato diário com esse tipo de postura proveniente dos colegas de trabalho que estão há mais tempo na empresa

2. Comunicação clara e consistente para os colaboradores

Durante o cotidiano e todos os treinamentos é importante que os colaboradores tenham contato consistentemente com a visão, missão e valores da empresa. As afirmações devem ser apresentadas ao potencial colaborador já no processo seletivo.

Uma vez selecionado um novo colaborador para a equipe é preciso que as afirmações sejam incorporadas ao processo de treinamento desse novo membro do time. Esse cuidado é importante para que não ocorra a perda da cultura organizacional conforme a empresa cresce.

É preciso que todas as decisões do cotidiano estejam orientadas pelas afirmações fundamentais que balizam o negócio. Para que se torne um comportamento comum dentro da empresa que todos os membros da equipe estejam sempre orientados de forma consistente a atuar dentro dos padrões estabelecidos desde a fundação da empresa.

3. Incorporação nos treinamentos e desenvolvimento de pessoal

Em absolutamente todos os treinamentos a equipe deve ter novo contato com a missão visão e valores da empresa, reforçando os conceitos e entendendo quais são as aplicações práticas de tais conceitos. Justamente para que no dia a dia não fique em dúvidas que possam limitar a tomada de decisão dos colaboradores.

Os treinamentos e a política de desenvolvimento pessoal de cada colaborador devem sempre estar em sintonia com as diretrizes organizacionais da empresa. Uma empresa que decide adotar uma conduta de respeito ao cliente não pode de forma alguma aceitar profissionais que são ríspidos ou prestam atendimento sem qualidade para o consumidor, por exemplo.

O respeito ao cliente é um valor fundamental de um negócio. Por isso, não pode ser perdido durante novas contratações e mudanças de treinamentos para a equipe. Perceba que são conceitos que devem ser reforçados periodicamente em novas contratações e treinamentos. De modo que os novos contratados não destoam da equipe e arruínem o processo de construção de uma cultura organizacional forte.

4. Integração nos critérios de avaliação de desempenho

Uma forma de fortalecer as diretrizes organizacionais é justamente incluir na avaliação de desempenho dos colaboradores um tópico, visando pontuar se eles estão atuando de acordo com as diretrizes da empresa.

Perceba que isso acaba fortalecendo a ideia de que é fundamental seguir as diretrizes de missão, visão e valores da empresa. Aspecto que é importante para que o colaborador entenda que seguir as diretrizes estabelecidas é algo valorizado no cotidiano do negócio. 

Quando os  colaboradores percebem que os gestores tendem a premiar aqueles profissionais que estão atuando de acordo com o que é esperado, pautados pelas diretrizes que já foram apresentadas em treinamento, é natural que todos adotem a postura esperada.

A integração das diretrizes no cotidiano da empresa é realmente desafiadora, mas deve ser feita para que seja possível tornar os valores, missão e visão da empresa algo que é parte do cotidiano de todos os colaboradores. Caso contrário, será apenas uma afirmação para exibir para os clientes.

Conclusão

Diante de tudo que foi exposto, não poderíamos deixar de retomar a importância de definir missão, visão e valores claros que orientam toda a equipe independentemente de qual é o porte que a empresa irá tomar nos próximos anos.

Afinal, são elementos que funcionam como diretrizes para a tomada de decisões, influenciando todo o contexto de funcionamento, crescimento e direção do negócio. Quando a equipe não tem clareza sobre tais diretrizes, a tendência é que a dificuldade de crescer faça parte do cotidiano da empresa.

Uma vez que, cada equipe atua de uma forma praticamente autônoma dentro do negócio pela falta da sensação de que todos devem cumprir um objetivo maior. Quem busca criar uma empresa para que ela seja grande e impacte a sociedade precisa definir com clareza missão, visão e valores da empresa desde sua fundação.

teste plano gratis jobconvo
X