Recorrer ao recrutamento de alto volume pode ser muito interessante para a empresa, desde que aplicado no contexto ideal. Afinal, nenhuma empresa deveria deixar um grande volume de vagas em aberto, justamente para não sobrecarregar a equipe que já está atuando no negócio.

Geralmente, as empresas realizam recrutamento de alto volume de forma pontual quando estão abrindo uma nova unidade ou passam por expansão. Para auxiliar no processo, nós trouxemos informações detalhadas sobre esse tipo de recrutamento. Justamente com o intuito de contribuir para que seja um processo seletivo eficiente e marcado pela alta qualidade das decisões. Confira tudo a seguir.

O que é o recrutamento de alto volume?

Recrutamento de alto volume é um tipo de processo de recrutamento em que as organizações buscam preencher um grande número de posições em um curto período de tempo. É comum que as empresas realizem recrutamento de alto volume nos negócios em períodos sazonais, como Páscoa, Natal e dias antes do Dia das Mães, por exemplo.

Uma vez que são períodos de maior aquecimento nas vendas, exigindo que as empresas se preparem para atender a demanda que é pontual. Também existem outros casos onde o recrutamento de alto volume é necessário, como quando a empresa está expandindo ou abrindo uma filial. 

Nesses casos, a empresa precisa usar abordagens eficientes e em larga escala para atrair, avaliar e selecionar candidatos. Visando que se tenha rapidez no processo sem abrir mão da eficiência. O objetivo é agilizar a triagem e contratação para que o negócio possa tirar seus planos do papel contando com a equipe reforçada graças ao processo seletivo executado.

Ao optar pelo recrutamento de alto volume, a equipe consegue preencher as posições necessárias rapidamente, mantendo a qualidade na escolha dos candidatos. Aspecto que é de grande importância, para que se possa garantir o funcionamento adequado da empresa, tendo equipe capaz de atender toda a demanda existente naquele período de tempo.

Quando uma empresa deve fazer recrutamento de alto volume?

Existem diferentes situações que desencadeiam o uso de recrutamento de alto volume como uma estratégia relevante para o negócio. É importante usar a estratégia de acordo com a demanda, visando eficiência em situações como:

1. Crescimento rápido das operações e sazonalidade

Em casos de crescimento rápido, seja em novos mercados, produtos ou serviços, a empresa pode necessitar recrutar um grande número de funcionários para atender à demanda crescente. Justificando o recrutamento de alto volume para sanar a demanda pontual.

O mesmo é válido para setores ou empresas que possuem variações sazonais significativas. Como ocorre no comércio varejista, que precisa de um alto volume de profissionais no final do ano. Uma vez que, é um período com black friday, Natal e outras comemorações justificando maior necessidade de contratações para suprir a demanda daquele período.

2. Para atuação em projetos específicos

É comum que a empresa ganhe contratos ou projetos de grande porte, sendo necessário aumentar a equipe rapidamente para que a força de trabalho possa estar pronta para atender as exigências dos projetos pontuais. 

Nesses casos, é importante definir quais são os colaboradores necessários e fazer um recrutamento que possa beneficiar o negócio em qualidade de equipe e volume de colaboradores.

3. Expansão para novos territórios

Seja uma expansão internacional ou até mesmo para outros estados brasileiros, a empresa precisará de um recrutamento significativo para se estabelecer e operar com sucesso nessas novas regiões. Portanto, é um tipo de seleção que pode ser muito vantajosa para atender a demanda da empresa pontualmente.

4. Lançamento de produtos e eventos específicos

Mediante grandes eventos como feiras comerciais, festivais ou momentos pontuais de lançamento de novos produtos ou serviços, a empresa precisa contratar. Diante da demanda, a empresa precisa expandir sua força de trabalho para lidar com a produção, distribuição e suporte ao cliente associados ao momento que está passando.

5. Casos de substituição em massa

Muito embora seja indesejado para as empresas manter uma alta taxa de turnover, em alguns cenários é algo inevitável. Algumas indústrias e segmentos são naturalmente marcados por alta taxa de rotatividade. Nesses casos, o recrutamento de alto volume passa a ser parte do dia a dia da equipe. Justamente por existir a necessidade de substituir aqueles colegas que estão sendo desligados.

Qual a importância do recrutamento de alto volume?

O recrutamento de alto volume desempenha um papel crucial em diversas áreas, trazendo benefícios significativos para as empresas. Aqui estão algumas das razões pelas quais o recrutamento de alto volume é importante:

Quando há demanda ocasionada pelo crescimento rápido

Empresas que precisam expandir suas operações rapidamente, seja entrando em novos mercados, lançando produtos ou serviços adicionais, ou respondendo a uma demanda crescente, podem adotar esse tipo de recrutamento como uma estratégia relevante para obter bons resultados no mercado e possibilitar eficiência.

Supre demandas sazonais com eficiência

É muito importante ter uma estratégia capaz de suprir demandas sazonais com eficiência. O objetivo é justamente que as flutuações sazonais tragam bons resultados para a empresa, gerando boa reputação entre os clientes, satisfação e entrega de qualidade. Aspectos que dependem diretamente do recrutamento pontual para suprir essa demanda.

Gera eficiência operacional

Ao recrutar um grande volume de profissionais ao mesmo tempo, a empresa consegue otimizar processos e economizar. Portanto, é uma estratégia que gera maior eficiência com custos mais baixos, possibilitando a contratação mais eficiente para que se tenha bons resultados em todo o processo.

Inovação e diversificação

Atualmente as empresas precisam focar em inovar e diversificar, para que possam se manter relevantes dentro de seus nichos. Afinal, quem inova e atende as expectativas dos clientes naturalmente terá maior facilidade de se manter no mercado, impulsionando o próprio faturamento e crescimento.

Diante disso, contratar com eficiência é fundamental. Uma vez que, profissionais competentes e que complementam o time são essenciais para contribuir com uma visão inovadora do mercado e possibilitar que a empresa tenha uma atuação diferenciada que gera bons resultados financeiros no curto e longo prazo.

Capacidade de adaptação às demandas do mercado

Toda empresa precisa se adaptar rapidamente às mudanças nas condições do mercado, respondendo a oportunidades ou desafios de maneira ágil. 

Por isso, o recrutamento de alto volume é um grande diferencial. Uma vez que, permite essa rápida resposta com o intuito de garantir que a empresa esteja pronta para atender seus clientes e exigências.

Vantagem competitiva

Empresas que conseguem recrutar rapidamente e de forma eficiente têm uma vantagem competitiva. Isso é particularmente importante em setores altamente dinâmicos para garantir que haja pessoal suficiente para oferecer um serviço de qualidade ajudando a garantir uma boa reputação para a empresa. 

Quais são as características desse tipo de recrutamento?

Uma vez entendido quando ocorre, o que é e qual a sua importância, é necessário entender também quais são as principais características desse tipo de recrutamento, para que seja possível identificar se é a estratégia mais adequada para sua demanda.

Grande quantidade de vagas a serem preenchidas

Para suprir as demandas da empresa esse tipo de contratação que envolve um alto volume de profissionais sendo selecionados ao mesmo tempo, exige justamente que a empresa tenha várias vagas disponíveis. É preciso definir quais são os cargos que serão preenchidos e diante disso, divulgar as vagas disponíveis.

De modo que, a empresa possa atrair talentos para preencher as vagas em aberto, com o intuito de garantir que o recrutamento seja rápido, eficaz e não abra mão da qualidade dos profissionais que são selecionados para preencher as vagas em aberto.

Processo ágil e eficiente

O foco do recrutamento de alto volume é justamente que todo o processo seja ágil e ao mesmo tempo eficiente. Ou seja, é importante que a equipe esteja preparada para interagir com diversos candidatos, agendar entrevistas e processos seletivos com os grupos focando os esforços para que se tenha eficiência e otimização de tempo.

Suponha que são necessários 20 vendedores para compor a força de trabalho de fim de ano de uma empresa. O processo seletivo é estruturado para que o recrutamento dos 20 melhores candidatos se dê com agilidade. 

Dessa forma, a equipe não perde tempo e todos os contratados podem iniciar o treinamento para integrar a equipe o quanto antes. Garantindo que rapidamente se tenha novos colaboradores atuando nas lojas.

Foco na triagem eficaz de candidatos

Para otimizar o processo, o recrutamento de alto volume faz uma triagem eficaz dos candidatos para as vagas a serem preenchidas. O que permite que a empresa não perca tempo entrando em contato com profissionais que não possuem o perfil para as vagas disponíveis. 

Isso é positivo para a equipe que está contratando e para os profissionais que não perdem tempo com processos seletivos para os quais não serão selecionados.

Uso de tecnologias e automação

O uso de tecnologias é um forte traço do recrutamento de alto volume, justamente por ser necessário otimizar processos e automatizar etapas para que a equipe tenha facilidade de lidar com o número elevado de pessoas envolvidas no processo seletivo. A tecnologia é usada desde a divulgação da vaga a ser preenchida, até a automação do processo.

Como realizar um recrutamento de alto volume em grandes empresas?

Realizar um recrutamento de alto volume com eficiência requer alguns cuidados essenciais para que se possa garantir qualidade no processo, como é o caso de:

1. Estruturação de equipes de recrutamento

Antes de iniciar o processo, faça um planejamento estratégico que inclua a identificação das posições necessárias, os critérios de seleção e os prazos para conclusão do processo. Na sequência, selecione as equipes de recrutamento que vão atuar no processo seletivo, com o intuito de orientar esses colaboradores em relação ao que a empresa espera do recrutamento que será iniciado.

Implemente processos de triagem eficientes para avaliar rapidamente a adequação dos candidatos. Isso pode incluir triagens iniciais automatizadas e avaliações de habilidades específicas que são necessárias para os cargos disponíveis na empresa. Dessa forma, é possível otimizar o processo.

2. Elaboração de estratégias de atração de candidatos em larga escala

A empresa precisa trabalhar a própria imagem como marca empregadora, com o intuito de ser atrativa para talentos. Contribuindo para que possa atrair vários candidatos para as vagas em aberto. 

Portanto, esse critério faz com que seja possível selecionar aqueles que são mais qualificados e que possuam perfil compatível com a vaga.

Requisito importante para manter esses colaboradores que foram contratados pontualmente na equipe, pois eles precisam entregar um trabalho de qualidade e atender às expectativas de eficiência da equipe.

3. Uso de plataformas e sistemas especializados

O uso de plataformas e sistemas especializados proporciona uma dinâmica facilitada de contratação. Contribuindo para a otimização de processos. Tendo em vista que, a plataforma pode, por exemplo, descartar currículos que não demonstram as habilidades necessárias para a vaga a ser preenchida. 

Através da automação o sistema torna todo o processo mais rápido, desencadeando maior eficiência e redução do trabalho para a equipe envolvida no processo. 

Aspecto que faz com que a escolha de uma plataforma especializada faça toda a diferença para um recrutamento de alto volume que é 100% baseado na qualidade dos candidatos que serão selecionados. Portanto, é um tipo de ferramenta extremamente útil para o contratante.

Como a automação pode melhorar o processo de recrutamento de alto volume?

A automação do processo oferece eficiência, consistência e economia de tempo. Uma vez que, é possível recorrer ao uso de inteligência artificial na triagem de currículos, por exemplo. Tendo como objetivo reduzir o trabalho manual. 

Além de facilitar o processo para a equipe de RH, a automação consegue entregar uma experiência melhor para os candidatos.

Dessa forma, é possível garantir que se tenha redução de custos associado ao ganho de qualidade na experiência. Combinação que faz toda a diferença para a reputação da empresa no mercado, contribuindo para que tenha a imagem de ser um bom empregador. A partir da automação, é possível desenvolver uma série de estratégias, como:

  • Triagem inicial automatizada, que reduz o trabalho manual;
  • Agendamento automatizado de entrevistas;
  • Disparo de testes de habilidades que possam ser executados online;
  • Comunicação automatizada com candidatos via e-mail ou outro mecanismo de preferência;
  • Uso de ferramentas específicas para analisar os dados dos candidatos;
  • Feedback automatizado.

Portanto, a automação é uma estratégia que desencadeia uma série de benefícios para o recrutamento se tornar o mais eficiente possível. Desencadeando ótimos resultados para as partes envolvidas. Elas ganham eficiência e tornam o processo muito mais dinâmico.

Quais as vantagens do recrutamento automatizado?

Existem inúmeras vantagens associadas ao recrutamento automatizado. Nós listamos alguns dos principais pontos de reflexão, com o intuito de garantir que possa optar por essa forma de recrutar em seu negócio, conforme a necessidade da empresa, compreenda:

1. Redução de tempo e custos

A automação reduz a necessidade de tarefas manuais repetitivas, economizando tempo significativo para os recrutadores e permitindo que se concentrem em atividades mais estratégicas. 

Dessa forma, permite que os recrutadores lidem com um maior volume de candidatos sem sacrificar a qualidade, aumentando a produtividade geral da equipe de recrutamento.

No mais, embora a implementação inicial possa exigir investimentos, a automação pode resultar em economia de custos a longo prazo, especialmente considerando a eficiência operacional e a redução do tempo de contratação. Portanto, é um investimento que toda empresa com capacidade financeira de fazer deveria considerar. 

2. Maior eficiência na triagem

Sistemas automatizados de triagem de currículos e candidatos podem identificar rapidamente os perfis mais adequados com base em critérios predefinidos, agilizando o processo de seleção. Dessa forma, a equipe não terá uma dinâmica maçante com a qual lidar.

Afinal, não é raro que uma vaga receba centenas de currículos e analisar todo esse conteúdo manualmente é um esforço que realmente pode abrir margem para a perda de qualidade. Enquanto a triagem automatizada permite justamente que os critérios pré-definidos sejam respeitados sem a interferência negativa de vieses inconscientes dos recrutadores envolvidos.

3. Foco em candidatos mais qualificados

A automação pode ajudar na avaliação mais precisa e na seleção de candidatos com base em critérios específicos, contribuindo para ter mais qualidade nas contratações. Isso é muito importante, principalmente por reduzir vieses humanos que normalmente interferem na contratação mesmo que seja de forma subjetiva.

Não é raro que o recrutador deixe passar alguns candidatos qualificados por critérios que não são exatamente claros. Com a automação é possível evitar essa contaminação dos vieses pessoais do recrutador. Contribuindo para que os candidatos mais compatíveis com a vaga em aberto sejam selecionados.

O que é importante para que seja possível ter um time qualificado entregando os resultados pretendidos pela empresa. Podendo, inclusive, aproveitar esses colaboradores no longo prazo, compondo o time fixo da empresa. Mesmo quando inicialmente a ideia era contratar para uma demanda pontual. 

Afinal, talentos tendem a ser percebidos e valorizados por meio da contratação efetiva para cargos em aberto na empresa.

4. Melhoria na experiência do candidato

A automação minimiza erros associados a tarefas manuais, como inserção de dados incorretos, melhorando a precisão e confiabilidade do processo de recrutamento e isso impacta positivamente a experiência do candidato. Afinal, o ideal é que se tenha informações precisas sobre todos os processos que ocorrem ao longo das seletivas.

Se o candidato é informado automaticamente conforme seu perfil avança nas etapas de seleção, é natural que ele tenha uma percepção positiva da empresa. O que faz total diferença no processo de integração desse novo colaborador ao negócio. 

Quais dicas são fundamentais para o recrutamento de alto volume?

Para não errar no processo de recrutamento de alto volume, é interessante aplicar algumas dicas práticas, que vão garantir qualidade no processo, como é o caso de:

Ter uma definição clara de critérios de seleção

É indispensável ter uma definição clara de critérios de seleção para cada vaga. Normalmente, o recrutamento de alto volume requer a contratação para diferentes posições na empresa. Ter um escopo bem definido daquilo que é esperado de cada profissional em termos de perfil para as vagas é fundamental. 

Dessa forma, mesmo quando existem diferentes recrutadores envolvidos na seletiva, é possível garantir que todos vão seguir os mesmos critérios. 

O que aumenta significativamente a qualidade dos contratados. Pois garante que mesmo que os candidatos sejam selecionados por diferentes recrutadores, a equipe contratada no final do processo seja a melhor para beneficiar os objetivos da empresa.

Visto que, um recrutamento rápido e eficaz é aquele que entrega qualidade de processos, garantindo que todos os envolvidos tenham clareza sobre seus papéis e possam desempenhá-los com a eficiência que é pretendida pela empresa

Logo, o alto volume não deve ser um fator que justifique a baixa qualidade dos escolhidos para as vagas em aberto. 

Fazer uso de testes online e avaliações

É possível recorrer ao uso de ferramentas de avaliação online, que podem ser usadas para testar as habilidades dos candidatos de maneira automatizada. Estratégia que é particularmente útil para avaliar habilidades técnicas em processos de recrutamento em grande escala.

Desse modo, os profissionais envolvidos na seleção terão dados detalhados que serão usados para identificar as habilidades de cada candidato. De forma que, seja possível realizar a contratação daqueles que demonstram maior capacidade para integrar o quadro da empresa.

Os testes online são interessantes por permitirem que os profissionais estejam confortáveis e sejam capazes de resolver as questões apresentadas, demonstrando suas habilidades.

Por isto, além de trazer agilidade para o processo, as avaliações e testes virtuais são excelentes por dar ao candidato boas condições para respostas condizentes com a realidade. Trazendo bons resultados para uma avaliação completa e eficaz. 

Adotar estratégias de comunicação eficaz com candidatos

Ter cuidado com a comunicação é fundamental para melhorar a experiência do candidato. Sendo assim, é importante recorrer ao uso de ferramentas que automatizam o envio de e-mails, por exemplo. Dessa maneira é possível notificar os envolvidos sobre o avanço do processo seletivo.

Visto que, contribui para que os envolvidos se sintam respeitados e possam acompanhar todas as etapas com eficiência, otimizando a relação com a empresa. Quando o processo seletivo respeita os profissionais e é bem desenvolvido, até aqueles que não são selecionados para as vagas tendem a ter uma boa imagem da empresa. 

Ter responsáveis pelo acompanhamento constante do processo

É indispensável que a empresa determine quais são os profissionais responsáveis pelo acompanhamento constante do processo seletivo. Mesmo com o uso de tecnologias inovadoras no recrutamento, ainda é necessário ter uma equipe que organiza e cuida do processo.

De modo que, os profissionais possam gerenciar as etapas, garantindo o cuidado que o processo seletivo necessita. A agilidade na contratação em massa não deve ser fator relacionado à perda de qualidade do processo. 

Lembre-se que, focar em proporcionar um processo ágil não deve ser sinônimo de ineficiência ou descuido com processos que são importantes.

Afinal, o recrutamento de alto volume determina quais são os profissionais que vão, por exemplo, compor o time responsável por uma nova loja da empresa. E a unidade principal não pode permitir que contratações equivocadas arruínam a filial que está sendo inaugurada, por exemplo.

Faça uma avaliação detalhada ao encerrar o processo

Quem busca qualidade em seus processos de contratação sempre deve encerrar o ciclo com uma avaliação detalhada. Buscar feedback dos profissionais envolvidos e realizar a análise de indicadores é fundamental para que se possa ter insights valiosos para as próximas contratações. 

Tendo em vista que, mesmo não sendo uma contratação de alto volume, a empresa precisa evoluir a partir das experiências com os candidatos, para que possa conduzir contratações eficazes e que possibilitem uma boa reputação no mercado

Consequentemente, fazendo um balanço das experiências, é possível potencializar os resultados com o passar do tempo, desencadeando maior assertividade.

JobConvo e a solução para recrutamento de alto volume

Ter uma tecnologia no recrutamento que é altamente especializada e torna a triagem de currículos em grande quantidade muito mais prática é essencial para melhorar a experiência do candidato em processos volumosos e ter eficiência na seleção de candidatos realmente qualificados.

Por isso mesmo, a JobConvo é a plataforma ideal para contribuir para seu recrutamento rápido e eficaz, adotando as melhores práticas de recrutamento de alto volume. 

O Software de Recrutamento de Alto Volume da JobConvo é moderno, usa inteligência artificial no recrutamento e possibilita um bom gerenciamento do fluxo de candidatos. Sendo assim, uma solução completa para sua empresa.

Tenha um processo de seleção otimizado, com recrutamento eficiente e rápido para beneficiar sua empresa com o uso de inteligência artificial no recrutamento, garantindo a melhora da seleção de candidatos mesmo lidando com grandes quantidades de currículos ao mesmo tempo. 

Conte com tecnologia no recrutamento e garanta a máxima eficiência para sua empresa, clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA!

teste plano gratis jobconvo

X