Os processos executados pelos recursos humanos sempre foram organizados e desempenhados de forma automática e padronizada. Em sua maioria, desde a divulgação até a efetiva contratação, os procedimentos são realizados por meio de processos internos não automatizados. Portanto, a transformação digital no RH é necessária.

Após o surgimento de novas tecnologias a mudança nos processos é inevitável. Além de ser inovadora, a Indústria 4.0 certamente afetará o mundo profissional. A tendência de automação, envolve diversos processos e produtos, como por exemplo: a realidade virtual, inteligência artificial, análise de big data, computação em nuvem, robôs inteligentes (mais conhecidos como bots).  

Futurístico ou não, a inteligência artificial já faz parte da nossa realidade e, atualmente existem diversos softwares que podem ser utilizados como facilitadores. Entretanto, existem impactos positivos e diversos benefícios para os profissionais de recursos humanos, a transformação no RH é extremamente necessária e promete revolucionar não apenas o recrutamento e seleção, mas também os resultados alcançados pelas organizações.

Em meio a um mundo tecnológico e os diversos avanços da inteligência artificial, os sistemas de recrutamento e seleção são o início da transformação da forma como a empresa enxerga a área de recursos humanos. Além disso, os impactos causados por essas transformações no RH surtirão efeito em escala. Para saber mais, continue lendo este artigo!

RH no mundo digital: impactos das transformações

Transformação digital no RH, transformação digital no mundo! Afinal, a implementação tecnológica nas empresas busca um melhor desempenho, maior participação no mercado e mais eficiência nas operações. Não apenas aquisição de novas tecnologias, a transformação digital no RH engloba mudanças na gestão, nos processos e na forma como a instituição se posiciona diante dos desafios do setor.

O setor de Recursos Humanos sempre foi visto como uma área muito operacional e metódica. Desse modo, a tecnologia surge como uma facilitadora das operações e das tarefas existentes. E principalmente, em busca de valorizar o capital humano, o RH mantém o foco em melhorar a forma como os processos são desenvolvidos internamente. Com isso, a transformação digital no RH objetiva extrair a eficiência e um melhor direcionamento em cada decisão ou ideia desenvolvida pelo setor.

Por essa razão, existem algumas dúvidas em relação ao impacto que a tecnologia pode causar no setor de recursos humanos. Acompanhe!

Qual é o papel do rh na transformação digital?

Essa é uma questão que vem sendo discutida. Pois muitos não compreendem o real papel do RH na transformação digital. Não apenas implementá-las no setor, os recursos humanos são responsáveis pelo impacto digital geral causado por mudanças internas. Para isso ele precisa:

  • Educar os colaboradores contra a aversão ao risco: um dos papéis do RH é a quebra de barreiras para a transformação digital nas organizações. Como a implementação do sistema em nuvem, inserção de plataformas sociais internas, entre outras;
  • Corrigir os processos ineficientes: a transformação digital no RH começa pelos processos ineficientes. Para isso, o setor precisa revisar as práticas que não trazem resultados satisfatórios e inserir a tecnologia para substituí-las ou aperfeiçoá-las;
  • Definir políticas digitais: a transformação digital modifica o comportamento organizacional. Por isso, é necessário estabelecer diretrizes para que as ferramentas sejam utilizadas a favor do progresso do negócio.

Esses são alguns dos papéis empenhados pela área de recursos humanos para que a implementação da transformação digital da empresa seja realizada sem causar danos operacionais.

Quais os principais impactos da transformação digital no RH?

O setor de recursos humanos precisa cuidar dos impactos causados na organização, mas ele também sofre grandes abalos por conta da transformação digital. Entre eles podemos ressaltar:

  1. Automatização do setor operacional: possibilita a melhoria dos processos repetitivos ou manuais. Além disso, ajuda na administração de documentos, dados e comunicações, diminuindo custos e retrabalho;
  2. Uso de ferramentas inovadoras: a transformação digital no RH causa uma grande inovação no setor. Por meio dela é possível implementar produtos e serviços que procuram aproveitar as habilidades que existem em cada instituição;
  3. Aumento dos índices de produtividade: o investimento em tecnologia aumenta a produtividade. Como, em sua maioria, os processos de RH são padronizados, é possível utilizar ferramentas que minimizem o esforço para execução dessas atividades. Um bom exemplo disso é o software de recrutamento da JobConvo;
  4. Ampliação da eficácia: com grande poder dentro da empresa, o RH acaba acumulando uma série de atribuições que guiam a organização. Desse modo, a automação dos processos pode auxiliá-lo em tarefas como contratações, treinamentos, gestão de carreira, entre outros;
  5. Maior flexibilidade: a transformação digital ajuda o setor na flexibilidade de procedimentos e de atividades;
  6. Aprimoramento do processo de integração: com o onboarding, o RH consegue criar boas impressões iniciais em colaboradores que estão chegando na empresa.

Inovações digitais para RH

Com a implementação dos softwares de recrutamento e seleção, o setor de RH consegue realizar processos mais estruturados e de maneira mais ágil. Inovadores, alguns sistemas proporcionam a execução de diversos processos de forma simples e objetiva. Com o intuito de atrair e reter talentos, esses sistemas conseguem ajudar o setor de recursos humanos a manter a eficácia e bom desenvolvimento.

Com a tecnologia para gestão de processos seletivos da JobConvo é possível reduzir o tempo e reter os melhores candidatos. O sistema possibilita que a empresa:

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Ferramentas digitais para RH

Existem diversas ferramentas digitais para recursos humanos, cada uma delas possui algumas particularidades, mas todas têm o mesmo objetivo: a transformação digital no RH. Nesse sentido, vamos apresentar uma ferramenta que utiliza a inteligência artificial para melhoria dos processos no setor. Confira os benefícios oferecidos pela JobConvo:

Gestão com Inteligência Artificial: com a plataforma JobConvo, o recrutador mantém seu foco no processo e não analisa candidatos fora do perfil desejado;

Processos de Requisições Automatizados: para empresas que ainda tem o processo de requisições de vagas em papel ou em conversas de corredor, o processo automatizado da JobConvo, possibilita configurar fluxos de aprovação e editar aprovadores a qualquer momento;

Atração de Candidatos Simplificada: uma vaga divulgada de forma correta é o caminho mais curto para conseguir os melhores profissionais. No sistema, o recrutador divulga em múltiplos canais simultaneamente sem precisar sair do lugar;

Indicações de Candidatos: com o software é possível aproveitar o poder da rede de funcionários para instalar um processo de indicação de candidatos de forma simples e confiável;

Relatórios e Análises: os relatórios e análises oferecidos pelo sistema ajudam a refinar o processo de recrutamento.

Além das ferramentas de recrutamento e seleção citadas anteriormente, existem muitos outros sistemas que facilitam o processo do RH, como por exemplo um sistema de controle de ponto online. Dessa maneira, além de tornarem o registro dos funcionários mais pratico, por serem feitos em aparelhos alternativos como computador, aplicativo ou telefone fixo, a solução permite que os gestores corrijam os pontos de forma online pelo sistema, sem a necessidade de exportar as informações ou esperar até o final do mês para a correção dos apontamentos.

Acima de tudo, desejamos sucesso na transformação digital no RH da sua empresa!

 

teste plano gratis jobconvo
X