Estabelecer um programa de retenção de talentos em uma empresa é algo que demanda trabalho. Atração e retenção de talentos é uma das buscas constantes que toda organização enfrenta. Mas em meio a tantos métodos de retenção desenvolvidos pela empresas modernas, ainda há quem não compreenda a importância da retenção de talentos.

A retenção de talentos ajuda a organização em diversos aspectos. Além de ajudar a manter as pessoas que se destacam, ajuda na prospecção de novos colaboradores e na motivação dos funcionários.

No texto de hoje, vamos te ensinar como reter talento através de 9 passos simples. Confira. 

O que é retenção de talentos?

A retenção de talentos consiste em um conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas para garantir que seus profissionais acima da média permaneçam nela por muito mais tempo. Com isso, é possível construir um grande diferencial competitivo.

O programa de retenção de talentos pode ser aplicado em todas as empresas. Sejam as micro e as pequenas companhias, ou as multinacionais, o sistema beneficia e ajuda a alavancar ainda mais o negócio.

Qual a importância da retenção de talentos?

Algo importante de ser colocado é que empresas são feitas por pessoas, por mais que existem tecnologias embarcadas em seus processos internos. Sendo assim, é natural supor que se o time de sua empresa for formado por pessoas engajadas, alinhadas aos valores da empresa e que apresentam boa performance, a empresa certamente irá crescer. 

São esses talentos que levam os resultados de uma organização a patamares elevados. Por isso, a retenção é algo de grande importância. 

Em um estudo recente, pesquisadores comprovaram que uma pessoa de talento superior é até 8 vezes mais produtiva que uma pessoa de desempenho mediano, isso é claro, de acordo com a complexidade do trabalho. 

Se mensurarmos em números, isso dá cerca de 800% a mais de produtividade. Aí está um exemplo clássico da importância de se reter talentos em sua empresa. 

Benefícios da retenção de talentos

Os benefícios da retenção de talentos são:

  • Construção de um ambiente de trabalho mais agradável;
  • Garantia de maior engajamento;
  • Aumento de produtividade;
  • Fluidez nas tomadas de decisão;
  • Ajuda na economia da empresa;
  • Garante o capital intelectual da organização.

9 passos para fazer a retenção de talentos

Não compreender a importância da retenção de talentos, é um mal negócio para toda e qualquer equipe. Além de ter um alto custo para a empresa, esse tipo de perda, gera também deficiência de conhecimento e experiência do funcionário que está indo embora.

Mostraremos agora os 10 passos para retenção de talentos.

1. Contrate as pessoas certas

A seleção dos candidatos é a parte mais importante para a  retenção de talentos. Afinal de contas, para reter os melhores, é preciso selecioná-los antes. Para isso é necessário ir além do currículo.

Certifique-se de que o profissional tenha, além das habilidades específicas para a vaga, um perfil que se encaixe na cultura da empresa. Além disso, é fundamental também, avaliar o comportamento do candidato. 

2. Ofereça um plano de carreira

Oferecer um plano de carreira com objetivos capazes de estimular o colaborador a se desenvolver dentro da empresa é primordial para reter talentos. 

Mostrar de modo concreto ao colaborador quais degraus ele pode subir e atingir na empresa é uma ótima forma de mantê-lo na organização.

3. Preze pela segurança profissional

A segurança do emprego é um assunto muito importante na retenção de talentos. Colaboradores que se sentem seguros em seus empregos, tendem a render mais e desenvolvem suas funções com mais qualidade. Afinal, quem não quer dormir diariamente sabendo que seu trabalho está garantido na manhã seguinte?

4. Faça uma avaliação de benefícios financeiros

Embora dinheiro não seja tudo, ainda é um mecanismo considerado importante por gestores e colaboradores em qualquer empresa.

Comissões, aumentos, bônus e demais tipos de recompensas monetária são definidos por gestores como uma ótima forma de reter talentos. 

5. Ofereça um salário sob demanda 

O salário sob demanda é uma modalidade que ganha cada vez mais força no mercado e tem como objetivo agregar flexibilidade para que colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo capaz de aliviar muitos problemas financeiros, principalmente aqueles gerados pelos desafios de fechar as contas.

6. Reconheça os resultados dos colaboradores

Reconhecer os resultados dos colaboradores é muito importante para que não desejem deixar a empresa. O reconhecimento pode ser financeiro, em forma de horários flexíveis e até mesmo com viagens ou brindes. 

7. Valorize a equipe 

Valorizar a equipe também é fundamental na retenção de talentos. Equipes que se sentem mais valorizadas, não têm vontade de ir embora e trabalham de maneira otimizada, entregando melhores resultados à empresa. 

8. Tenha bons líderes

Investir em bons líderes é fundamental para a retenção de talentos. Pessoas que sabem liderar, conseguem extrair o que há de melhor de talentos da empresa, dando a eles o retorno e reconhecimento necessário para que continuem na companhia.

9. Peça feedbacks aos colaboradores

Pedir feedbacks aos colaboradores é uma ótima maneira de identificar pontos falhos e corrigi-los, aumentando a satisfação dos funcionários, aumentando assim, as chances de retenção dos talentos. 

Impactos da retenção de talentos na organização

Os impactos da retenção de talentos na organização são:

  • Construção e manutenção de um bom ambiente de trabalho;
  • Melhora o processo interno de comunicação;
  • Estabelece um senso de meritocracia;
  • Incentiva a liderança através do exemplo;
  • Constrói uma cultura de feedback.

Usar um software de gestão e seleção ajuda sua empresa a encontrar e reter talentos, além de otimizar o funcionamento de todos os setores. Agende uma demonstração gratuita e colha esses benefícios. Para isso, basta clicar aqui!

teste plano gratis jobconvo

X