A gestão de pessoas é uma das áreas do setor de recursos humanos que lida com diversas rotinas que envolvem os colaboradores. O recrutamento e seleção de pessoal é uma dessas rotinas. Os profissionais de RH ficam responsáveis por receber requisições de pessoal de outros setores da empresa que desejam contratar novos funcionários.
As requisições são o ponto de partida para todas as outras etapas do R&S. Devemos solicitá-las por meio de um formulário contendo todas as informações necessárias para o preenchimento de uma nova vaga.
Mas afinal, como isso deve ser feito? É o que veremos neste artigo. Continue acompanhando a leitura e saiba como funciona todo o processo de requisição de pessoal!
Em quais situações devo contratar novos colaboradores?
Como abordado na introdução, a requisição de pessoal é o início do R&S, processo responsável por contratar novos colaboradores. Normalmente, os principais motivos para contratar novos funcionários em uma empresa são:
- Aumento de quadro: que é quando a equipe do gestor vai aumentar de tamanho devido a necessidades da área, seja devido a um novo projeto, um novo cliente ou situação similar;
- Substituição de funcionários: essa situação ocorre sempre que um funcionário é demitido ou foi demitido por seu superior imediato;
- Transferência de funcionários: é uma situação comum que ocorre quando o funcionário é promovido. As promoções de funcionários podem ser verticais, quando ele vai para um cargo superior ao que se encontra, ou pode ser horizontal, quando o funcionário mantém o mesmo nível de cargo, porém em uma área adjacente.
Como funciona o processo de requisição de pessoas?
Para fazer a requisição de novos colaboradores, é preciso preencher o formulário de solicitação de vagas. Ele irá seguir um fluxo de aprovação e quando aprovado, a requisição de funcionário é enviada ao departamento de recursos humanos para ser tratada pelo recrutador. O recrutador, em seguida, inicia o processo de recrutamento e seleção. E começa alinhando as informações pertinentes junto com o gestor que abriu a requisição de vaga de emprego.
Para que serve a requisição de pessoal?
Veja abaixo para que serve a requisição de pessoal:
- Melhorar a colaboração e melhor direcionar o processo de contratação;
- Colocar a organização toda como responsável por encontrar candidatos, seja por indicação ou divulgando a posição em sites de anúncio de emprego;
- Reduzir erros no processo de seleção ao se ter em um único lugar as informações consolidadas do profissional desejado;
- Reduzir o tempo de requisição e de contratação;
- Criar um registro do processo de recrutamento desde o início;
- Os requisitos e a descrição do trabalho são mais claros para o recrutador que executa o processo seletivo.
Além desses pontos principais, também existem outras questões de grande importância. A contratação de grandes equipes é realizada pela contratação conjunta. Uma requisição de trabalho permite colaboração interdepartamental no lançamento do trabalho. Isso garante que a função seja aprovada e esteja pronta para ser publicada, tornando o processo muito mais fácil e livre da maioria das complicações. O recrutador ou o departamento de RH pode manter a requisição de tarefa em arquivo para fazer referência ao publicar o trabalho.
Se o trabalho envolver mais do que o que está contido na descrição mais recente do trabalho, o gerente de contratação geralmente pode observar isso na requisição. A requisição de trabalho qualifica os requisitos do trabalho e garante que os recrutadores preencham a posição para a satisfação do gerente de contratação.
O que deve ser incluído no formulário de solicitação de vaga?
As informações principais a serem incluídas na requisição de pessoal são:
- Título da posição;
- Tipo de trabalho/campo;
- Descrição da vaga;
- Faixa salarial;
- Benefícios;
- Requisitos (Educação e Experiência);
- Perguntas adicionais/preocupações;
- Motivo para a requisição.
A importância de fazer solicitação de pessoal de forma correta
Quando as requisições de emprego fazem parte do processo de recrutamento e seleção, a organização pode medir a eficiência de seus esforços de recrutamento. Os gerentes de RH revisam regularmente as requisições de cargos, o processo para atrair candidatos qualificados e o tempo necessário para acompanhar o processo de recrutamento e seleção até que uma oferta de trabalho seja feita.
Essas informações podem ser convertidas em métricas úteis para o departamento de RH. Por exemplo, se a empresa tiver uma média de 10 requisições de trabalho por mês e precisar de 25 horas de tempo da equipe para cada trabalho preenchido, o tempo total da equipe necessário será de 250 horas por requisição. Usando essa medida, o departamento de RH pode justificar a contratação de recrutadores adicionais ou o corte de sua equipe de recrutamento.
Além disso, as requisições de emprego se tornam parte dos arquivos da seção de emprego que indicam quantas posições a empresa recrutou e quantas foram preenchidas com sucesso. Se houver alguma dúvida sobre o motivo pelo qual o recrutador ou o especialista de emprego está adquirindo candidatos, a requisição de emprego pode substanciar os esforços de recrutamento.
Isso é particularmente importante em cargos difíceis de preencher, o que pode exigir um trabalho extenso para os recrutadores. As requisições de trabalho criam uma pista de papel no caso de a organização precisar revisar as etapas de recrutamento ou modificar o lançamento de trabalho.
A requisição de pessoas pode ser terceirizada?
Da mesma forma, métricas relacionadas a requisições de job podem ajudar a determinar se a organização deve considerar a terceirização de suas funções de recrutamento. A decisão de manter o recrutamento interno ou contratar os serviços de um recrutador corporativo pode depender de quantas requisições de trabalho a empresa encomenda e quanto tempo leva para preencher cada posição.
Se um provedor terceirizado disser que pode reduzir o tempo de preenchimento, pode ser do interesse do empregador terceirizar suas funções de recrutamento. O tempo de preenchimento refere-se ao número de dias entre a requisição de trabalho e o candidato que aceita uma oferta de emprego, dividido pelo número de vagas de emprego.
Os benefícios da requisição de pessoas com o software JobConvo
Podemos facilitar o processo de requisição de pessoas com o uso da tecnologia. Existem plataformas ATS (Software de Recrutamento e Seleção) no mercado que auxiliam (e muito!) essa solicitação.
Com o software JobConvo, por exemplo, podemos postar em vários canais de emprego com apenas alguns cliques. Ele organiza os candidatos e os candidatos previamente salvos, para que o recrutador ou profissional de RH possa igualar o candidato certo com a posição. Ele também aprimora a colaboração com ferramentas como uma extensão de fornecimento e notas da equipe dentro da plataforma. Veja abaixo os benefícios de utilizar a plataforma JobConvo para fazer a requisição de pessoas:
1. Assertividade
Como outros gestores podem realizar o requerimento de pessoas, eles conseguem definir os aspectos técnicos e competências exatas que a área precisa especificamente. Com isso, diminuem as chances de uma pessoa errada ser contratada ou que os aspectos necessários não sejam respeitados pelos recrutadores.
Isso também ocorre porque, com o software, é possível fazer filtros melhores de acordo com o que realmente a vaga precisa. A área demandante consegue definir melhor as competências necessárias. Além disso, o software também inclui essas áreas demandantes no processo. Assim, ele responsabiliza os setores que estão requerendo uma definição melhor da vaga. Ou seja, a plataforma permite que o gestor que está fazendo a requisição de pessoas consiga encontrar o que ele realmente precisa.
2. Agilidade
Além de todas as vantagens citadas no tópico anterior, o software permite que tudo isso seja feito de forma prática e eficiente, o que torna o processo muito mais ágil. Essa é a grande vantagem do RH digital. Ele permite que tarefas que antes demandavam muito tempo, possam ser feitas com apenas alguns cliques. Assim, você terá uma requisição rápida, agilizando todas as etapas do processo seletivo.
3. Diminuição da papelada
Antigamente, os processos de RH precisavam ser feitos em inúmeros papeis, que deixavam o escritório cheio, podendo até mesmo correr o risco de perder documentos importantes ou danificá-los. As requisições feitas pelo software acabam com esse problema. Tudo é feito online, de forma prática e sem grandes burocracias.
Gostou deste artigo? Não há dúvidas que o uso de uma plataforma de RH pode facilitar a vida do RH. Se você quer experimentar na prática todos os benefícios de um software de recrutamento e seleção, você pode solicitar uma demonstração gratuita do software JobConvo.