O processo de recrutamento de novos funcionários é de grande importância para as empresas, uma vez que ele garante que gente talentosa, íntegra e entusiasmada possa fazer parte do quadro de colaboradores. Um tipo de processo seletivo que vem crescendo bastante é o recrutamento online, sobre o qual falaremos ao longo do artigo de hoje. 

Quais são as formas de recrutamento?

Hoje, ao todo são reconhecidos cinco tipos distintos de recrutamento. Falaremos agora sobre cada um deles.

1. Recrutamento externo

É o modelo de recrutamento tradicional, baseado na busca por profissionais que estão fora da empresa. Nesse modelo tradicional, as atividades ocorrem de forma presencial, envolvendo entrevistas, dinâmicas, jogos e provas, que ocorrem dentro da empresa. Se, por um lado, garante o contato com os candidatos à vaga, por outro inviabiliza a participação de muita gente.

2. Recrutamento interno

Essa forma de recrutamento olha para quem já está dentro da empresa. Nesse caso, consiste em um processo de promoção ou transferência dos atuais empregados.Nesse tipo de triagem, os métodos de seleção são diferentes. Como os talentos já são conhecidos, não são necessárias atividades como dinâmicas ou entrevistas. Em geral, se utiliza muito o feedback do superior imediato e as últimas avaliações de desempenho.

3. Recrutamento misto

Esse modelo é na verdade, a soma dos dois primeiros. O gestor de RH costuma contar tanto com quem está dentro quanto com quem está fora do empreendimento. Nesse sentido, é o modelo mais completo e que abrange um número considerável de talentos.

Geralmente, o recrutamento misto começa com a busca de profissionais dentro da empresa e pode acabar buscando profissionais externos. A desvantagem desse processo é a complexidade e demora, mas é considerado o modelo mais justo e abrangente.

4. Recrutamento online

Esse é o modelo que tem crescido muito nos últimos anos graças aos avanços da tecnologia. Hoje, todo o recrutamento — da divulgação inicial das vagas à entrevista de seleção — pode ser feito on-line. Isso gera flexibilidade, agilidade e conforto.

É possível realizá-la ao vivo por meio de de tecnologias de chat ou por meio de gravações. As dinâmicas, testes de proficiência e raciocínio lógico também podem ser todos feitos on-line. Como vantagem, os sistemas cruzam as respostas obtidas e oferecem relatórios completos sobre os candidatos à vaga. Tudo isso em menos tempo e com maior grau de acerto.

O ponto negativo desse recrutamento, no entanto, é a falta do fator humano. 

5. Recrutamento às cegas

O recrutamento às cegas surgiu para atender demandas de diversidade que poderiam gerar constrangimentos ou até mesmo preconceito por isso, idade, gênero e etnia, por exemplo, são omitidos do currículo.

Entretanto, esse tipo de recrutamento só é útil nas primeiras etapas do processo de contratação, uma vez que em determinado momento, será necessário algum tipo de interação com os candidatos, mesmo assim, é considerado um grande incentivo à diversidade. 

O que é recrutamento online

Como o crescimento do uso de tecnologias, além da presença da internet, o recrutamento online se tornou uma maneira mais simples e até mesmo, acessível de preencher e se candidatar às vagas de emprego, substituindo as formas clássicas de recrutamento. 

Com ele, a atração de candidatos para preencher as vagas da sua empresa é feita basicamente online, através do uso  de softwares, plataformas especializadas, sites de emprego, formulários, e outros espaços digitais. 

O recrutamento online ajuda na escolha das pessoas mais recomendadas para uma vaga em um período menor de tempo, tornando o processo mais barato para empresa e para o candidato.

Como é feito o recrutamento online?

O processo de recrutamento e seleção é uma área importante dentro de qualquer empresa, uma vez que é por meio dele que novos talentos podem entrar na organização, contribuindo para o alcance de resultados positivos.

O recrutamento online é feito unicamente através da internet, eliminando formas mais defasadas de anúncio. Garantindo uma série de vantagens, como a economia de recursos e a possibilidade de segmentar o público alvo de modo eficiente.

Os passos para fazer um recrutamento online são:

  • Planejamento;
  • Atração;
  • Seleção;
  • Análise;
  • Contratação.

1. Planejamento 

No processo de planejamento é necessário digitalizar a criação e abertura das vagas, definição dos critérios, worflow de aprovação e envolvimento de gestores e recrutadores .Aqui, entra todo o planejamento relacionado à vaga, indo desde à necessidade da empresa até os honorários que serão pagos aos colaboradores.

2. Atração 

Na parte de atração são utilizadas ferramentas de pulverização de vagas em sites de currículos e até mesmo redes sociais para captação de candidatos. Aqui os operadores do software vão alimentar o anúncio da vaga, disponibilizando uma série de informações de forma a atrair candidatos que tenham o perfil compatível não só com a vaga, mas também com a política da empresa.

3. Seleção

Ferramentas de testes online, filtros de candidatos, busca de currículos de acordo com palavras-chaves, e entrevistas vias sistemas online fazem parte dessa etapa. Assim que todas as informações do candidato forem obtidas, elas passarão por um processo prévio de triagem para que possam ser literalmente analisadas.

4. Análise 

Após essas etapas, é realizada então a análise dos resultados obtidos, assim como eficiência e assertividade de forma centralizada, visando o correto preenchimento da vaga, assim como o match com a missão e valores da empresa.

5. Contratação

E por fim, se o candidato passar por todo o processo, tanto de seleção assim como análise e posteriores entrevistas e ainda cumprir os requisitos, que a companhia procura, ele é então contratado.

Quais são os benefícios do recrutamento online?

O recrutamento online é capaz de conferir uma série de benefícios aos tanto aos futuros colaboradores, quanto à própria empresa. Vamos mostrar agora, cada um deles. 

1. Custo Benefício

Os sites de divulgação de vagas são  geralmente livres para uso! A maioria das plataformas permitem que você publique suas vagas gratuitamente, mas também minimiza o custo do trabalho. E se você optar em investir em um software de recrutamento e seleção de candidatos, poderá economizar ainda mais dinheiro durante esse processo.

2. Contato em tempo real

A maioria das mensagens e respostas podem ser disparadas em tempo real. Isso ajuda a aumentar os esforços de atrair mais candidatos e engajá-los de uma maneira mais eficiente. 

3. Maior visibilidade e alcance

O recrutamento online é acessível, o que o tornando um método mais eficaz de conseguir que seus posts sejam notados. Anúncios de emprego on-line podem ser compartilhados rapidamente em várias plataformas, garantindo uma maior visibilidade dos seus anúncios e, consequentemente, alcançando um público-maior.

4. Fácil de usar

Os sites de postagem de emprego são fáceis de manusear e geralmente possuem uma interface similar às redes sociais ou e-mail. Há como filtrar e categorizar para quais regiões você pode exibir seu anúncio.

5.Conteúdo dinâmico

A divulgação de vagas nas redes sociais e sites de emprego dá a chance de ser mais criativo com conteúdo e atraente para quem procura emprego. A implementação de tecnologia pode dizer muito sobre a empresa e sua cultura, além de ajudar a atrair um tipo específico de candidato. 

6. Flexibilidade

Na internet há mais flexibilidade no que diz respeito ao controle das postagens e dos currículos recebidos. Com as publicações no meio virtual, a maioria das plataformas permite que você edite, atualize e remova sua postagem sempre que desejar.

7. Longevidade

Mídias impressas têm um tempo de vida muito limitado, dependendo do ciclo de publicação. A maioria das publicações classificadas tem um ciclo de publicação bi-semanal, o que significa que o seu anúncio só será visto durante esse período relativamente pequeno. A divulgação de vagas online de ficam no ar permanentemente até que alguém remova o post.

8. Acessibilidade

Independente de onde você estiver, se você tiver um dispositivo habilitado para internet e uma boa conexão, então você pode fazer tudo o que eu mencionei acima – criar, divulgar, editar, remover anúncios de vagas e engajar com seus candidatos.

9. Processo de contratação acelerado

Juntando todas as vantagens anteriores, levam ao maior de todos; um processo de contratação mais rápido. Em vez de esperar por um grupo de candidatos para construir e, em seguida, escolher a partir deles, você será capaz de ter uma grande quantidade de candidatos entrando em contato com você e dentre eles, o candidato ideal.

Desvantagens do recrutamento online

Embora tenha uma série de benefícios, é preciso sinceridade e mostrar que também há desvantagens nesse processo de recrutamento. Separamos as principais.

1. Difícil de segmentar

O recrutador pode até segmentar os anúncios de vagas de acordo com a geolocalização, mas, muitas vezes, com o recrutamento on-line, pode ser difícil direcionar um grupo específico de candidatos.

2. Despesas

Dependendo do site de empregos você pode ter que pagar uma taxa de assinatura ou outros custos para publicação da vaga. 

3. Dificuldade de medir eficiência

Ao implementar várias estratégias de recrutamento online, pode ser difícil medir sua eficiência. Se você escolher um serviço simples, então é duvidoso que você tenha métricas para examinar e modificar suas postagem. Os posts em Redes Sociais podem se perder por causa dos algoritmos, diminuindo sua exposição.

4. Informal

No que diz respeito ao recrutamento através de mídias sociais, algumas empresas acham que ele dá a visão errada sobre eles, pois pode ser considerado um método de recrutamento informal. Isso pode ser uma desvantagem, especialmente se sua empresa está tentando reforçar e promover uma cultura profissional da empresa para futuros funcionários ou para o público em geral.

5. Adesão irrelevante

Ao postar um emprego em uma revista de comércio da indústria, você pode quase garantir que os candidatos serão relevantes e não desperdiçar tempo. Mas, a divulgação online aumentará as chances de obter centenas currículos, muitos irrelevantes

6. Infuncionalidade

Caso a empresa opte por usar uma plataforma gratuita, poderá encontrar um problema completamente diferente; muitas candidaturas que não fazem sentido ou seu post se tornando enterrado sob uma montanha de outras ofertas de emprego e não será nem um pouco funcional.

Com isso, é preciso analisar as necessidades e expectativas da empresa para saber se vale ou não apenas usar o recrutamento online.  

Que tal potencializar o processo de recrutamento e seleção de sua empresa? Basta clicar aqui, e solicitar sua demonstração GRATUITA do nosso software de recrutamento e seleção!

teste plano gratis jobconvo

X