A nova Lei Geral de Proteção de Dados, que deveria entrar em vigor neste mês de agosto de 2020, em função da pandemia, foi transferida para maio de 2021. Com isso, as empresas ganharam mais tempo para definir novas estratégias, implementar os processos necessários para se adequar às mudanças impostas e superar os possíveis desafios que surgirão pela LGPD no RH. 

Em parceria com a JobConvo, o Mundo RH preparou um podcast exclusivo sobre esse assunto para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre a nova lei e como sua empresa pode se preparar para essa transformação. Não deixe de conferir!

Mas afinal, o que é a LGPD?

LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de dados (lei 13.709/2018) que foi sancionada em 2018 e consiste na aplicação de novas regras em organizações (privadas ou públicas) visando a proteção de dados de cidadãos brasileiros. Seu objetivo é estabelecer um padrão mais elevado de proteção aos dados sensíveis dos indivíduos e o não cumprimento dela pode gerar multas e penalidades significativas.

A importância da LGPD no RH

Em meio a crise e pandemia causada pelo Covid-19, diversas empresas optaram pelo trabalho home office, que é o modelo de trabalho remoto. Ele contribuiu para não houvesse a total paralisação dos negócios. Com isso, muitas organizações passaram a sofrer mais ataques de hackers, gerando vazamento de dados e causando outros prejuízos graves.

Para muitos profissionais que atuam em departamentos de recursos humanos, ela é considerada um avanço para o mercado e muitas empresas já começaram a se movimentar em direção às novas maneiras de garantir a segurança de dados de seus clientes, colaboradores e fornecedores. 

Isso porque o departamento de recursos humanos normalmente é o setor da empresa que possui o maior número de armazenamento de informações sobre colaboradores ou candidatos. Com essa nova lei, será o momento do RH encontrar soluções inovadoras para armazenar de forma efetiva esses dados sensíveis.

Podcast: como o RH pode se adaptar a essas mudanças?

Diante de todas essas mudanças necessárias, o RH precisa buscar soluções para se adaptar a LGPD e andar em conformidade com a lei. Por isso, o Mundo RH, um dos maiores portais de notícias sobre a área de recursos humanos, preparou um podcast exclusivo e repleto de informações valiosas para te auxiliar neste processo de adaptação.

O entrevistado é o Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo – Startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial. Acompanhe o podcast e entenda como adaptar o RH da sua empresa a este novo cenário!

teste plano gratis jobconvo
X