O processo de integração de novos colaboradores é uma parte importante para setor de RH, pois impacta diretamente na retenção de colaboradores. Com a Pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas se viram frente a mudanças e o onboarding digital é uma delas.
A admissão digital e o desligamento automatizado se tornaram essenciais para empresas que precisaram trocar a sua forma de trabalho. Com o Home Office e as mudanças nas demandas, os softwares de RH ganharam força e se tornaram essenciais para o setor.
Mas, como fazer Onboarding digital? Será que é possível integrar um funcionário a empresa mesmo à distância? Entenda um pouco mais sobre isso com este artigo!
O que é onboarding?
Onboarding, em tradução livre quer dizer “embarcar”. Nas organizações ele funciona como a integração do novo colaborador na empresa. Por meio dele, o RH leva o novo integrante da equipe a conhecer o ambiente de trabalho, mergulhar na cultura e valores da organização, além de recepcionar e oferecer capacitação para o profissional. Com isso, o processo de onboarding visa diminuir o tempo que um novo colaborador leva para atingir seu potencial.
Qual o objetivo do onboarding digital?
Pautado pelo objetivo central da integração de novos colaboradores na organização, o onboarding digital objetiva realizar o processo de recepção completo do colaborador à distância. Para isso, ele requer o uso de uma plataforma que possibilite a conexão do novo funcionário com sua equipe de trabalho, proporcionando assim, mesmo longe da organização e dos colaboradores, que e se sinta recepcionado e entenda suas funções.
O grande desafio é realizar um processo que otimize o tempo de adaptação às novas funções do recém contratado. Para tanto, as plataformas digitais possibilitam uma maior versatilidade e facilidade para o onboarding digital.
A ferramenta de onboarding permite acolher e orientar, aproveitando toda a energia e vontade de aprender do novo colaborador, integrando-o rapidamente, de forma que é possível aproveitar toda a contribuição e novas ideias que o recém-contratado tem a oferecer.
Funcionalidades do Onboarding digital
O onboarding digital é uma oportunidade para apresentar, logo na chegada à empresa, os objetivos do negócio, além disso ele possibilita:
- Apresentar os procedimentos básicos;
- Apresentar a missão, a visão e os valores;
- Apresentar a rotina de trabalho do colaborador.
Mas o processo de onboarding não finda no primeiro ou segundo dia de trabalho. é necessário estender a integração do colaborador até que ele possa se sentir apto para exercer suas atividades sozinho.
Quais são os benefícios do onboarding digital?
O processo de onboarding digital traz diversas vantagens para a empresa. Entre elas estão:
Aumento do engajamento
O onboarding desperta um alto índice de motivação dos colaboradores. Por isso, as técnicas de onboarding aplicadas digitalmente devem ser estruturadas de modo que possa engaja-los nos propósitos da organização e, envolvê-los na missão da empresa.
Capacitação profissional
As ferramentas de onboarding digital permitem que os processos sejam realizados de forma eficiente. Com isso, a ferramenta possibilita apresentar os processos de forma eficiente, apresentando uma visão geral a respeito do negócio e também treinamentos específicos de cada área.
Retenção de Talentos
A retenção de talentos deve ser pensada em todos os momentos. Mesmo que na admissão digital de colaboradores temporários, a busca por pessoas que se destaquem é algo sempre presente na organização. Um bom processo de onboarding digital permite não apenas apresentar a empresa e integrar o colaborador, mas também despertar o sentimento de dono e assim, a vontade de entregar resultados satisfatórios.
Integração rápida e eficiente
Diferentemente do que muitos pensam, o onboarding digital pode ser usado em processos de integração presencial também. As ferramentas podem ser um instrumento muito eficiente na recepção rápida e inteligente, assim, não apenas estar no ambiente, os colaboradores conseguem sentir-se parte da construção da empresa. Vídeos institucionais são uma excelente forma de obter essa sensação.
Como fazer um onboarding digital?
O processo de onboarding começa na admissão digital. Com um software é possível fazer todo o processo de pré-admissão de candidatos digitalmente. Criar modelos de admissão para quaisquer cargos, estagiários e temporários. Incluir documentos para o candidato imprimir, assinar e enviar via plataforma.
Desse modo, não apenas a integração, mas as dinâmicas, entrevistas, reuniões, entre outras etapas do processo de recrutamento e seleção podem ser realizados por meio da plataforma digital. Uma boa recepção pode ser realizada da seguinte forma:
Admissão digital e Recepção do novo colaborador
A plataforma de admissão digital permite que todo o processo seja realizado de forma simples. Assim, todos os acessos do novo colaborador, desenvolvidos pelo TI, são liberados diretamente na plataforma. Além disso, é possível liberar o acesso para que ele possa enviar todos os documentos e assinaturas para admissão.
O onboarding online permite ainda que o gestor contacte o colaborador por meio da plataforma, enviando as boas-vindas e estruturando todas as atividades, funções e acessos, para que o colaborador possa saber exatamente por onde começar.
Chamadas de vídeo
A plataforma foi desenvolvida para facilitar o processo. Assim com o módulo de vídeo conferência, o gestor pode falar com um colaborador ou mais ao mesmo tempo, sem sair do lugar. Além disso, possibilita a gravação de vídeo conferências, permitindo ao gestor gravar as chamadas ao vivo com colaboradores e compartilhe com outras pessoas envolvidas.
São diversas as facilidades que o onboarding digital oferece para as organizações. Cada um dos benefícios só é possível por meio de um software de admissão digital como o do JobConvo. Com ele, você realiza todo o processo e evita transtornos futuros. Quer experimentar? Solicite uma demonstração gratuita, clique aqui!