As soft skills estão cada dia mais em alta nas empresas, sendo exigidas dos profissionais que buscam ingressar como parte da equipe. Por isso, é importante entender o que são, como são avaliadas e outros detalhes que fazem a diferença para que se possa chamar a atenção positivamente em entrevistas.

De modo que, consiga demonstrar dominar as habilidades necessárias para ser um colaborador da empresa. Além disso, é importante aprender também como desenvolver essas habilidades que fazem a diferença nas contratações e ampliam as possibilidades em sua carreira.

Pensando nisso, trouxemos um material completo e detalhado sobre soft skills. Confira tudo a seguir.

O que são soft skills?

Soft skills, também conhecidas como habilidades interpessoais ou habilidades não técnicas, referem-se a um conjunto de traços e características pessoais que influenciam a maneira como uma pessoa interage e se relaciona com os outros nos mais variados ambientes.

Seja no contexto profissional ou até mesmo no contexto pessoal.

Uma vez que, são habilidades voltadas para as relações humanas, o que fatalmente interfere não apenas no âmbito das tarefas profissionais, como também, dita todo o comportamento daquela pessoa. Portanto, são traços de comportamento que são fáceis de identificar durante interações como uma entrevista de emprego.

Diferentemente das habilidades técnicas, que se referem ao conhecimento e habilidades específicas necessárias para realizar tarefas ou funções específicas, as soft skills são mais voltadas para as relações humanas, a comunicação eficaz e a colaboração em equipe.

E com o crescimento da competitividade das empresas, acabam sendo habilidades essenciais para todos os colaboradores da equipe.

Afinal, toda empresa deseja que seu time seja o melhor possível não apenas nas habilidades técnicas para executar tarefas no cotidiano do negócio, como também, nas habilidades interpessoais para trazer benefícios para o time como um todo.

Exemplos de soft skills no contexto profissional e cotidiano

Trouxemos alguns exemplos práticos de o que são soft skills ou habilidades comportamentais, para que você entenda a aplicação. Justamente para que seja possível compreender se você possui as habilidades necessárias ou se pode melhorar em alguma delas. Afinal, todas são importantes para sua carreira. Conheça:

Comunicação: A capacidade de transmitir claramente aquilo que pensa, ouvir atentamente e compreender os outros é fundamental para qualquer profissional. E para alcançar bons resultados, é preciso ser eficiente na comunicação verbal, não verbal e escrita.

Trabalho em equipe: É a habilidade de colaborar e trabalhar eficazmente com outros membros de uma equipe. Isso envolve compartilhar ideias, resolver conflitos e contribuir para objetivos comuns.

Empatia: A capacidade de compreender e se colocar no lugar das emoções e perspectivas dos outros. Isso ajuda a construir relacionamentos mais fortes e a resolver problemas de relacionamento mais rapidamente.

Pensamento crítico: É a capacidade de avaliar informações de forma objetiva, analisar argumentos e tomar decisões informadas.

Adaptabilidade: A importante capacidade de se ajustar a mudanças, lidar com situações novas e incertas e aprender com novas experiências.

Liderança: Ser capaz de influenciar, motivar e guiar outros membros de uma equipe ou grupo em direção a objetivos comuns.

Gerenciamento de tempo: Conseguir se organizar e priorizar tarefas de maneira eficaz para maximizar a produtividade e cumprir prazos.

Resiliência: Atuar diariamente conseguindo lidar com o estresse, fracassos e desafios de forma construtiva, recuperando-se rapidamente e aprendendo com essas experiências.

Qual é a diferença entre hard skills e soft skills?

As hard skills e soft skills são dois tipos distintos de habilidades que descrevem diferentes aspectos das capacidades de uma pessoa. Ambas influenciam diretamente a conduta de um profissional.

Tendo em vista que, cada pessoa é um conjunto único de habilidades somadas, que contribuem para que sua atuação seja a mais eficiente possível no mercado.

Diante disso, cabe entender que hard skills são habilidades geralmente mensuráveis, que comumente são adquiridas por meio de treinamento, investimento em educação e até mesmo experiência prática, como a fluência em um idioma estrangeiro, por exemplo.

Enquanto as soft skills são habilidades não técnicas e relacionadas ao comportamento e às interações interpessoais. Elas estão relacionadas à maneira como uma pessoa se comunica, colabora, resolve problemas e lida com situações como a comunicação eficaz, resolução de conflitos e afins.

Todo ser humano tem um conjunto dos dois tipos de habilidades quando deseja entrar no mercado de trabalho. No entanto, é importante compreender que ainda será possível continuar se desenvolvendo para tornar o conjunto de habilidades cada vez melhor, com o intuito de se diferenciar dos concorrentes.

Características e aplicação das hard skills

Para se ter mais compreensão sobre o tema, trouxemos algumas das principais características e aplicações de hard skills, assim, fica claro como é possível desenvolver cada uma dessas habilidades, para que elas possam fazer a diferença na carreira dos profissionais que buscam melhores resultados de performance, entenda:

Mensuráveis: As hard skills podem ser quantificadas e avaliadas de maneira objetiva. Elas podem ser testadas ou demonstradas através de exames, projetos práticos e outras avaliações. 

Um profissional que tem habilidade com Excel, por exemplo, demonstra sua habilidade construindo planilhas e automatizando processos no cotidiano de trabalho.

Aprendizagem formal: Frequentemente, as habilidades técnicas são adquiridas por meio de educação formal, treinamento técnico ou cursos especializados. 

O que contribui para que o profissional consiga se desenvolver através do conhecimento de um professor que transmite as habilidades para seu estudante.

Transferíveis: A habilidade classificada como hard skill costuma poder ser transferida entre setores ou ocupações, dependendo da natureza da habilidade. Praticamente todo profissional consegue preencher dados de uma planilha caso seja orientado a fazê-lo, por exemplo. 

E isso não depende diretamente de seu grau de formação, mas requer boa vontade para aprender com quem está disposto a ensinar o processo correto de preenchimento.

Necessárias para o desempenho de tarefas: Os conhecimentos técnicos são frequentemente essenciais para realizar tarefas específicas e funções dentro de uma profissão. 

Ao não desenvolver tais habilidades, o profissional está condenando sua própria capacidade de atuação, o que reduz suas possibilidades de se diferenciar e obter salários mais altos, por exemplo.

A integração bem-sucedida de hard e soft skills

Bons profissionais que se destacam em suas áreas de trabalho demonstram a integração bem-sucedida de hard e soft skills. Existem centenas de exemplos de pessoas de sucesso que demonstram a importância da combinação dos dois tipos de habilidade, como é o caso de Steve Jobs, por exemplo.

Além de ser um competente empreendedor, Jobs era um líder meticuloso que se tornou exemplo para líderes de todo o mundo. Capaz de imaginar um mundo diferente daquele que se conhecia e usou sua criatividade para desenvolver produtos que mudaram a forma como as pessoas se relacionam com o mundo.

A atenção aos detalhes e habilidade de tomar decisões são fatores que também se destacam entre suas principais habilidades.

Perceba na figura de Steve Jobs a capacidade de usar seus conhecimentos técnicos e habilidades emocionais para tomar boas decisões, visando alcançar resultados que impactam o mundo e proporcionam real diferença para o cotidiano.

Esse tipo de resultado só é obtido a partir da integração bem-sucedida de hard e soft skills. É óbvio que é um patamar difícil de alcançar, mas que pode ser conquistado com dedicação.

Exemplos de soft skills de líderes de sucesso

Continuando nossa lógica, trouxemos mais uma análise de soft skills de líderes de sucesso, temos, exemplo, o empreendedor Flávio Augusto que fundou a Wise Up e atualmente é um empresário muito respeitado, bem como lidera uma equipe gigantesca no Brasil e exterior para que seus negócios funcionem.

Flávio é excelente em comunicação, usando toda sua habilidade e transparência para persuadir as pessoas em relação ao que ele acredita e deseja transmitir.

Além disso, ele é criativo e demonstra habilidade de tomada de decisão estratégica. A prova disso é que ele vendeu a Wise Up com um lucro significativo e anos após a decisão voltou a comprar a empresa.

Em ambos os casos, conseguiu obter êxito nas negociações, trazendo um significativo lucro para seu caixa e ótimos resultados para sua equipe. Demonstrando ser um líder respeitado, empreendedor criativo e eficaz, Flávio saiu da pobreza e se tornou milionário ao longo de seus anos de dedicação.

Como soft skills são fundamentais para a eficácia de liderança

As soft skills desempenham um papel crucial na eficácia da liderança, muitas vezes até mais do que as hard skills, especialmente quando se trata de influenciar, motivar e gerenciar equipes.

Principalmente por permitir ao líder se conectar com a equipe, contribuindo para que todos tenham a sensação de pertencimento e de que são importantes para o resultado que será alcançado em conjunto.

Além disso, as habilidades emocionais são essenciais para a construção de relacionamentos saudáveis e criação de ambientes de trabalho produtivos e harmoniosos.

Viabilizando que a equipe tenha resultados que são acima da média, sempre orientados por um líder que é habilidoso e que acaba sendo um bom exemplo.

Estratégias para desenvolver e aprimorar soft skills em gestores e líderes

Diferentemente das hard skills, aprimorar soft skills requer uma abordagem mais reflexiva.

Afinal, é preciso conscientizar a equipe em relação ao fato de que tais habilidades vão influenciar positivamente na vida profissional e pessoal do colaborador, bem como, são características que a pessoa precisa realmente querer mudar.

Tendo em vista que, são fatores comportamentais e que naturalmente são complexos de gerenciar e até mesmo de corrigir. Mas com as técnicas adequadas, é possível desenvolver as habilidades mais valorizadas pelo mercado. Principalmente para aqueles que buscam se tornar líderes ou manter o cargo de liderança.

Afinal, a liderança de uma equipe é um cargo complexo, que demanda dedicação e na grande maioria dos casos, o que faz a diferença na efetividade do líder são as soft skills e não as hard skills. Ter clareza de que somente conhecimento técnico não é suficiente para influenciar e liderar uma equipe é fundamental.

De modo que, ao ganhar consciência disso, o profissional se sinta motivado a fazer mudanças para ter resultados cada vez melhores em sua atuação. Garantindo que possa ter mais efetividade junto ao time e consiga ser um líder respeitado, admirado e que conquista bons resultados coordenando sua equipe.

Qual a importância das soft skills?

As habilidades de cada colaborador alteram por completo seu desempenho profissional, produtividade, capacidade de colaborar com os colegas e até mesmo a possibilidade de uma equipe ser inovadora frente aos problemas. Tendo em vista que, tudo isso depende de como o time enxerga as situações.

Trouxemos um pouco mais de detalhes sobre a importância das habilidades comportamentais para que se tenha entendimento sobre a necessidade de reconhecer essas capacidades no candidato, para que a empresa já contrate profissionais capazes de trazer o resultado esperado, entenda:

1. Cria um ambiente de trabalho saudável

Pessoas com boa capacidade de comunicação, que são transparentes, conseguem resolver conflitos e problemas com facilidade, naturalmente tornam o ambiente de trabalho muito mais saudável e agradável para si e para todos os seus colegas. Tendo em vista que, não se tornam provocadores de situações difíceis de solucionar.

O ambiente de trabalho saudável é responsável por melhorar a produtividade, aumentar a satisfação da equipe e contribuir para que todos tenham bons resultados. Afinal, são parte de uma mesma equipe e entendem que um é responsável por contribuir com o outro para que todos alcancem os resultados pretendidos em conjunto.

2. Líderes mais eficazes

Com as habilidades adequadas, o líder consegue motivar, inspirar e guiar suas equipes de maneira mais eficaz. Eles têm a habilidade de criar um ambiente de trabalho que é ao mesmo tempo positivo e produtivo.

O que impacta diretamente no resultado de todos os colaboradores. Portanto, todo líder precisa se dedicar para melhorar suas habilidades. Afinal, elas vão se refletir diretamente na performance de seus liderados.

3. Uma empresa mais resiliente

Uma das capacidades que os profissionais precisam ter é de se adaptar aos mais variados cenários e isso vai se refletir no desempenho da empresa. Afinal, se os profissionais são fáceis de se adaptar isso vai se refletir nos processos do negócio, garantindo que a empresa se adapte com facilidade às novas exigências de mercado.

Todo negócio precisa ser cada vez mais resiliente, justamente por vivenciarmos um momento único de mudanças extremamente rápidas. Entender o novo consumidor, se adaptar e ter um negócio que satisfaz o público é cada vez mais desafiador, para isso, é fundamental ter uma equipe bastante habilidosa.

4. Equipe mais alinhada

O desenvolvimento dos colaboradores se reflete em melhor alinhamento da equipe. Todos os colaboradores passam a estar mais preparados para lidar com os desafios cotidianos.

E isso faz total diferença para que nenhum colega fique sobrecarregado, por exemplo, por falta de auxílio do colega que não consegue ajudar por não saber como.

Uma equipe alinhada reduz a necessidade de dedicar tempo e esforços para resolver conflitos. Bem como, contribui para que ocorra aumento significativo de produtividade. Tudo isso é importante para que a empresa conquiste resultados cada vez melhores, alcançando o desempenho pretendido pelos líderes.

Pesquisas e estudos que comprovam os benefícios das soft skills para o sucesso da empresa

Ainda não está convencido da importância das soft skills para a rotina de trabalho? Não há problema!

Em 1918 o Professor Charles Rigborg Mann, liderou um estudo conduzido por  Harvard University, Stanford Research Center e Carnegie Foundation, onde identificou que 85% das habilidades que determinam o sucesso no trabalho são soft skills.

Assim como o professor Charles, muitos outros estudiosos conseguem comprovar que são as habilidades comportamentais que diferem um profissional.

E quando o assunto é liderança, a capacidade de se relacionar com colegas e a forma como conduz a própria carreira, suas iniciativas, pensamentos e formas de agir frente aos problemas são fatores determinantes para ter bons resultados.

Quais são as principais soft skills?

Após entender o que são soft skills, é importante também compreender quais são as principais habilidades que se deve desenvolver para ser um profissional melhor.

Considerando que, são características que as empresas buscam em seus colaboradores, justamente por causa da importância delas. Trouxemos um pouco mais de reflexão sobre as 5 principais, confira:

1. Comunicação efetiva: verbal e não verbal

A comunicação efetiva se dá no âmbito daquilo que é verbalizado, bem como, daquilo que é dito pela linguagem não verbal, como as expressões faciais e linguagem corporal.

Um profissional que busca alcançar o mais alto padrão de sucesso deve compreender a importância de se desenvolver no âmbito da boa comunicação.

Uma vez que, é necessário saber como se comunicar para garantir que as pessoas ao seu redor entendam todos os detalhes daquilo que deseja comunicar.

Ao apresentar uma ideia, é preciso ser convincente, claro em relação aos detalhes e garantir que todos possam absorver as informações necessárias para apoiar a ideia.

2. Habilidades interpessoais e de relacionamento

Por melhor que seja um profissional, ele sempre vai precisar de habilidades de relacionamento para se sair bem em seu trabalho. Uma vez que, todo resultado é alcançado em equipe. Sempre há necessidade de se relacionar com diferentes pessoas envolvidas nos projetos.

Desenvolver a capacidade de conversar com colegas, entender suas demandas e trabalhar em equipe é fundamental para que todos possam evoluir em conjunto.

A falta de habilidades interpessoais e de relacionamento pode dificultar muito a progressão de carreira em diferentes áreas de atuação.

3. Capacidade de resolução de conflitos e negociação

A capacidade de negociação e resolução de conflitos são dois fatores fundamentais em profissionais que desejam se destacar atualmente.

Levando em consideração que, os conflitos são comuns em todos os ambientes de trabalho. Por isso, saber negociar e buscar resolução de problemas é fundamental em todos os setores de uma empresa.

Quem pensa que negociação é uma capacidade necessária somente para vendedores, está muito enganado!

Afinal, tudo dentro de uma empresa é baseado em negociações para que seja possível encontrar pontos de equilíbrio visando bons resultados e satisfação.

4. Pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas

Todos os profissionais precisam demonstrar capacidade de resolver problemas com diferentes graus de complexidade. Especialmente, aqueles que desejam atuar em cargos de liderança. Justamente para que consiga apresentar solução de problemas, visando alcançar todos os objetivos traçados pela empresa.

Afinal, com pensamento crítico associado à habilidade de resolução de problemas, é possível encontrar oportunidades de resolver demandas gastando pouco, usando a criatividade e capacidade de inovar.

Aspectos que são fundamentais para que a empresa possa ter resultados que são acima da média quando comparado aos concorrentes.

5. Criatividade e pensamento inovador

A criatividade é fundamental para fomentar o pensamento inovador e diferenciar o negócio.

Afinal, quando uma empresa inova é possível garantir que consiga alcançar um público cada vez maior e que consome o produto ou serviço oferecido, entende seu valor e continua fiel para a marca.

Portanto, toda empresa deve investir em criatividade e pensamento inovador, para que se tenha um time capaz de usar sua expertise para impactar o mercado. Uma vez que, novas soluções são capazes de trazer ótimos resultados para a empresa e ao mesmo tempo, é positivo para os clientes.

Como avaliar soft skills durante a entrevista de emprego?

Uma vez compreendida a importância das soft skills para alcançar bons resultados no negócio, é hora de contratar profissionais que detenham as habilidades compatíveis com o que a empresa busca.

E isso deve ser analisado na entrevista de emprego, para que se possa integrar bons profissionais ao time. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas:

Métodos e técnicas para identificar soft skills em candidatos

É possível identificar as habilidades em candidatos durante o processo seletivo. No entanto, é preciso ter clareza sobre quais são as habilidades que são necessárias para a vaga. Afinal, cada setor tem seus próprios desafios e é possível e necessário avaliar durante a entrevista, para que a contratação seja assertiva.

Tendo em vista que, a seleção determina a equipe que será formada. Quando o profissional já está mais desenvolvido, a sua integração ao time é muito mais fácil.

Perguntas comportamentais e situacionais para revelar competências

Faça perguntas que solicitem exemplos concretos de situações em que os candidatos demonstraram habilidades específicas.

Por exemplo, “Pode me explicar sobre um momento em sua carreira quando teve que resolver um conflito de sua equipe?” Isso permite que os candidatos compartilhem experiências reais.

Consequentemente, é possível perceber o que o candidato encara como um conflito, como ele se saiu na situação e entender se ele demonstra desconforto através da linguagem corporal, por exemplo.

Afinal, se a pessoa tem habilidade de resolver conflitos, falará sobre a situação com naturalidade.

Além disso, coloque os candidatos em situações hipotéticas que envolvam o uso de soft skills. Peça para descreverem como agiriam em determinada situação, como lidar com um colega difícil ou liderar um projeto desafiador.

Dessa forma, terá um panorama situacional para identificar se o candidato está em conformidade com a expectativa da empresa.

Avaliação de casos e exercícios práticos para medir habilidades interpessoais

É possível fazer dinâmicas ao longo da entrevista para perceber como os candidatos se saem. De modo que, eles possam revelar quais são suas habilidades interpessoais na prática, garantindo que a equipe contrate aquele colaborador que realmente terá o perfil esperado pela empresa.

Como desenvolver soft skills nos seus colaboradores?

Quando a empresa já tem um time grande e deseja incentivar os profissionais a se tornarem cada vez melhores, é preciso investir. De modo que, todos consigam se desenvolver, melhorando as capacidades que possuem para empregar no cotidiano de trabalho.

No quesito das habilidades comportamentais, é preciso ter um trabalho específico, visando que os colaboradores evoluam a partir do emprego de técnicas adequadas, nós trouxemos algumas sugestões para ajudar no desenvolvimento dos colaboradores, confira quais são:

1. Programas de treinamento e capacitação

Comece identificando as soft skills que são mais relevantes para as funções e metas da sua equipe e organização. Determine quais habilidades são essenciais para o sucesso em cada papel.

Na sequência, é possível procurar profissionais que possam oferecer mentoria, treinamento e capacitação adequada para profissionais de cada setor da empresa.

Lembre-se que é um tipo de habilidade que é muito particular e por isso, é preciso ter uma abordagem mais individual para que todo o time seja capaz de evoluir. Por isso, olhar para cada setor e demanda de cada colaborador é importante, o que faz com que o investimento seja alto.

2. Workshops e palestras

Ofereça treinamentos e workshops focados em soft skills. Traga especialistas para fornecer orientação prática e exercícios que ajudem os colaboradores a desenvolverem suas habilidades interpessoais.

Cada setor da empresa deve ser treinado de acordo com aquilo que realmente fará diferença no cotidiano, visando que os colaboradores percebam valor naquilo que está sendo transmitido ao longo das palestras.

3. Coaching e mentorias

Estabeleça programas de mentoria onde colaboradores mais experientes possam orientar os outros no desenvolvimento de suas habilidades. O coaching individual também é eficaz para focar nas necessidades específicas de cada um, auxiliando no desenvolvimento das habilidades comportamentais de todos os profissionais.

Afinal, se somente uma parcela da equipe se compromete e se desenvolve, isso pode acabar gerando um ambiente de conflito no negócio. O que é indesejado e é o extremo oposto daquilo que os líderes imaginam ao investir em mentorias. Portanto, também é algo que deve ser pensado e tratado com cuidado.

4. Feedback 360 Graus

Implemente processos de feedback 360 graus, nos quais os colaboradores recebem feedback de colegas, supervisores e subordinados. Isso fornece uma visão abrangente de suas habilidades interpessoais. Além disso, é útil estabelecer uma rotina de avaliação contínua.

De modo que, o conjunto das duas estratégias pode fazer a diferença para que o colaborador dê o seu melhor. Bem como, possa garantir ótimos resultados ao manter o profissional estimulado para que continue evoluindo dia após dia.

Quais ferramentas podem ser usadas no desenvolvimento de soft skills?

Trouxemos alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas em sua empresa, confira:

1. Plataformas de aprendizagem online e recursos digitais interativos

Atualmente existem plataformas de aprendizagem online, que permitem aos profissionais gerenciar o tempo de aprendizado, para que possam aproveitar ao máximo a plataforma, visando aprender as habilidades que precisam. Sendo assim, conseguem otimizar a própria experiência, evitando deslocamento para estudar, por exemplo.

Dessa forma, é possível aprender, se desenvolver e otimizar o próprio tempo, evitando também a necessidade de investir muito para que seja possível se desenvolver. Afinal, o profissional que se desloca tem custo. A plataforma de aprendizado online diminui os custos da empresa para que a equipe evolua.

2. Testes e avaliações

Implementar testes e avaliações periódicos é importante para que os profissionais tenham consciência de que a empresa os acompanha e deseja que eles estejam evoluindo continuamente em suas habilidades comportamentais e competências.

Dessa maneira, os colaboradores terão senso de responsabilidade, entendendo que precisam buscar a evolução constante.

E com a prática do feedback, conseguem perceber pontos para os quais talvez não estejam olhando com a atenção necessária. Aspecto que é importante para motivar essa evolução contínua, justamente devido ao fato de que o profissional saberá exatamente como proceder para continuar evoluindo.

3. Feedback associado a avaliação contínua

Integre o desenvolvimento de soft skills nas avaliações de desempenho regulares. Discuta o progresso das habilidades interpessoais e defina metas para o crescimento contínuo. Sendo assim, o colaborador será estimulado a dar o seu melhor, bem como, será orientado por seus gestores, o que faz toda a diferença na prática.

Sempre considere que é mais fácil se desenvolver quando o colaborador tem um feedback baseado em informações da avaliação feita pelo RH. Portanto, é natural que sabendo o que é esperado da equipe e como alcançar essa habilidade desejada, o profissional se saia cada vez melhor nas avaliações.

4. Leitura de livros da área

As habilidades comportamentais podem ser desenvolvidas a partir de leitura de livros da área. Profissionais que desejam melhorar seu desenvolvimento pessoal devem investir para alcançar resultados. Afinal, as competências sociais beneficiam a carreira e a própria qualidade de vida.

Uma vez que, a pessoa usa seu conhecimento e inteligência emocional em todos os âmbitos de sua vida. O que contribui para que tenha uma comunicação interpessoal melhor, um comportamento assertivo e se torne uma pessoa melhor de conviver. Por isso, vale muito a pena investir em si mesmo buscando melhorar suas principais soft skills.

Existem muitos profissionais especializados em inteligência emocional que escreveram livros brilhantes. Dessa forma, é possível acessar o conhecimento, fazer exercícios propostos e aproveitar intensamente todo o conteúdo disponibilizado.

teste plano gratis jobconvo