A jornada de trabalho não linear faz parte  das mudanças permanentes que estão ocorrendo no mercado de trabalho em todo o mundo.

Afinal, empregadores e funcionários estão experimentando uma variedade de novos modelos de trabalho. 

Novos termos, como co-localizado, híbrido e remote-first, tornaram-se palavras-chave para descrever a diversidade de abordagens. 

Além disso, as experiências em andamento estão agora abrindo novas oportunidades para que os funcionários reconsiderem como estruturam seus dias. 

Outro termo que está se tornando mais popular é a jornada de trabalho não linear; um conceito que pode definir uma nova era no trabalho a partir de casa.

Quer saber mais sobre este termo e sobre as novidades do mundo corporativo? Então acompanhe este artigo até o final!

 

 

O que é jornada de trabalho não linear?

Uma maneira de otimizar o seu trabalho a partir da experiência em casa é abraçar dias de trabalho não lineares. 

Em termos simples, a jornada de trabalho não linear refere-se à sua nova capacidade de reestruturar completamente o seu dia, ou seja, abandonar o horário fixo das 9h a 17h.

Sendo assim, esta abordagem funciona melhor se seu empregador lhe permitir a flexibilidade para definir o seu próprio horário. 

Entretanto, mesmo com a flexibilidade limitada, você ainda pode incorporar aspectos de um dia de trabalho não-linear em sua rotina.

Afinal, um dia de trabalho não-linear pode trazer muitos benefícios aos funcionários e suas famílias, principalmente porque você está livre para programar a sua agenda visando otimizar o seu tempo. 

Quais são os benefícios deste modelo de jornada?

A jornada de trabalho não linear conta com algumas vantagens específicas, que são:

Trabalhar de acordo com as suas preferências pessoais 

Todos são diferentes e se sentem produtivos em momentos diferentes do dia. 

Portanto, descubra o seu próprio ritmo de trabalho e planeje o seu dia de acordo. 

Por exemplo, se você é uma ‘coruja noturna’, então trabalhe à noite. Se você é um ‘pássaro da madrugada’, trabalhe antes mesmo que alguém se levante, mas programe uma soneca para se recuperar da noite virada trabalhando.

Mais tempo com a família e amigos

Ao seguir a jornada de trabalho não linear significa que você pode dedicar um tempo para levar seu filho ao médico ou almoçar à tarde com os seus amigos. 

Além disso, você pode cumprir outras obrigações importantes, imprevistos e focar no seu melhor momento de produtividade para o trabalho.  

Aumento da eficiência

Como você pode organizar as tarefas em horários que fazem mais sentido para você, você pode otimizar o seu tempo gasto em cada atividade. 

Haverá também menos distrações dos colegas de trabalho para que você possa se concentrar no trabalho, sem se preocupar em ter que mudar as tarefas a cada 5 minutos devido a uma nova solicitação.

Qual é o ambiente ideal para a jornada não linear?

Muitos empregadores estão curiosos sobre os novos modelos de trabalho que estão surgindo, principalmente visando reduzir custos. 

Entretanto, a mudança para um modelo de jornada de trabalho não linear, remoto ou híbrido funciona melhor se combinada com estratégias de recursos humanos para incentivar uma força de trabalho feliz e produtiva. 

Uma maneira de fazer isso é oferecer horários flexíveis e apoiar as jornadas de trabalho não lineares. 

Afinal, este modelo de emprego funciona melhor em empresas que oferecem:

Cultura organizacional não-linear

Com cada um escolhendo seu próprio horário de trabalho, a organização deve enfatizar a transparência e a tolerância. 

Desse modo, todas as horas de trabalho dos funcionários devem ser facilmente acessadas para que fique claro quando alguém está trabalhando, visando evitar possíveis problemas. 

Além disso, esta é uma via de mão dupla. Portanto, lembre-se de ser flexível com os colegas de trabalho, porque você também deseja que eles sejam flexíveis com você.

Documentação abrangente

Ter uma documentação bem escrita dos processos e procedimentos de trabalho pode ser um longo caminho para garantir o sucesso de dias da jornada de trabalho não linear. 

Além disso, a documentação também precisa ser armazenada em nuvem e deve ser facilmente acessada por todos. 

Desse modo, os funcionários podem facilmente encontrar as respostas a muitas de suas perguntas sem exigir uma resposta imediata de um gerente ou colega de trabalho.

Comunicação assíncrona e fluxos de trabalho

Os dias de trabalho não lineares dependem da capacidade dos colaboradores de trabalharem em seu próprio tempo e em seu próprio ritmo. 

Isto significa limitar os requisitos para reuniões e chamadas de vídeo. 

Também pode significar reorganizar as atividades de trabalho para permitir a conclusão sem depender de processos dependentes de tempo e ordem.

Como programar e planejar os dias de trabalho não lineares?

À primeira vista, a jornada não linear pode parecer um caos, mas, na verdade, é apenas transferir a responsabilidade para a sua agenda diária de tudo o que o seu gerente precisa.

Se você nunca esteve no comando antes, você pode se sentir sobrecarregado e pode se encontrar automaticamente sobrecarregado. 

Portanto, respeite o seu tempo e experimente um horário flexível que realmente funcione para você.

Auditoria da sua agenda

Para iniciar neste modelo de jornada não linear, é importante recorrer a uma auditoria da sua agenda, o DropBox é uma boa opção. 

Se pergunte, quantas reuniões você participa atualmente? Quantas outras reuniões você costuma ser convocado por semana? 

Avalie a sua participação em cada reunião e determine se a sua presença realmente agrega valor. 

Se a resposta for não, faça de tudo para retirar essas reuniões do seu calendário, pois isto liberará mais tempo no seu dia para um trabalho independente e focado.

Estabelecer Horário de Colaboração

Uma vez que você tenha reduzido a sua agenda, você poderá definir suas próprias horas de colaboração. 

Portanto, pense neles como horas de escritório, quando você pode estar disponível para reuniões e conversas com colegas de trabalho. O número de horas necessárias dependerá do seu cargo. 

Se você normalmente trabalha de forma independente, algumas horas por semana podem ser suficientes, enquanto indivíduos em equipe podem ter que reservar várias horas por dia. 

A chave para esta estratégia de trabalho é a comunicação. Portanto, deixe os colegas de trabalho saberem o seu melhor horário para que eles possam falar com você.

Conclusão

Este artigo deixou claro o que é a jornada não linear e mostrou os principais benefícios deste modelo de trabalho.

Mas, é importante entender se o seu perfil se adequa a este modelo corporativo.

Afinal, é necessário possuir bastante organização e autonomia para seguir uma jornada não linear.

 

teste plano gratis jobconvo