O processo de recrutamento e seleção exige grande atenção e demanda dos gestores de RH. Afinal, eles têm a missão de escolher o candidato que mais se adequa às expectativas da empresa. Por isso, essa atenção e dedicação precisa estar presente desde o processo de divulgação de vagas. 

Contudo, nem sempre essa é a realidade das empresas. Muitos profissionais ainda não têm a ciência da importância e poder que uma divulgação de vaga estratégica pode ter. Ao descobrirem isso, verão que para alcançar os candidatos ideais não se trata de grandes esforços, mas da disponibilização das informações e dos recursos certos. 

Continue acompanhando a leitura e veja dicas essenciais para te auxiliar a atrair os melhores talentos com a divulgação de vagas. Confira!

Importância da divulgação de vagas no recrutamento

Não há dúvidas do quão trabalhoso pode ser um processo de recrutamento e seleção. Ao assumir um papel estratégico na empresa, o RH passa a entender a importância e valor que há em cada fase desse processo. Inclusive nas primeiras etapas, como a divulgação de vagas. 

Em muitos casos, os gestores precisam procurar candidatos para ocupar vagas emergenciais e, ao mesmo tempo, corresponder às expectativas da empresa. Pense no seguinte cenário: uma vaga precisa ser preenchida o mais rápido possível por um profissional eficiente, mas você recebe incontáveis currículos para analisar e fazer a triagem. A otimização do tempo seria uma ótima vantagem, não é?

É aí que se encontra os benefícios de uma divulgação de vaga estratégica e bem-sucedida. Ao ser bem executada, ela pode atrair grupos de profissionais mais adequados a vaga e alcançar os talentos ideais.

Talvez sua dúvida seja: como tornar uma divulgação de vaga atrativa e que alcance os talentos do mercado? É o que iremos responder no próximo tópico. Continue acompanhando para ver dicas e ferramentas que irão te auxiliar nesta tarefa!

Como fazer uma divulgação de vagas de sucesso?

Confira abaixo 5 passos para divulgar uma vaga com sucesso:

1. Tenha o perfil definido

A primeira dica é ter seu foco definido em relação a qual  perfil de profissional você deseja contratar. Dessa forma, você saberá exatamente quais talentos você deseja atrair. É importante utilizar a descrição desse perfil na vaga anunciada e de forma mais específica. Assim, já irá filtrar desde o anúncio os possíveis candidatos que não se adequam ao perfil descrito. Confira abaixo as princ-ipais questões que precisam ser definidas antes de divulgar a vaga:

  • Quanto tempo de experiência o profissional deve ter?
  • Qual a formação técnica ou acadêmica necessária?
  • Existe algum pré-requisito (como possuir um automóvel)?
  • Quais competências o profissional deve ter?

2. Alcance os talentos desejados

Ao saber o perfil de profissional que a empresa está a procura, os gestores podem pesquisar onde encontrar esses possíveis candidatos. O modelo tradicional de divulgação, que consiste em jornais, sites amplos de divulgação, pode não ser o melhor método. Afinal, isso trará custos e um longo processo de triagem aos gestores. Para atingir os talentos que realmente interessam a empresa, veja as dicas abaixo:

  • Faça parcerias com instituições de ensino;
  • Participe de feiras de emprego;
  • Publique a vaga na internet em lugares estratégicos, como grupos que sejam dedicados apenas a pessoas da área procurada.

3. Utilize imagens nos anúncios

Esta é uma dica simples, mas que pode contribuir muito para o seu anúncio. As imagens chamam atenção e podem tornar a divulgação mais atrativa. A sugestão é utilizar uma foto boa da empresa.

4. Capriche na descrição da vaga

Como dito anteriormente, é fundamental especificar o perfil na descrição da vaga. Além disso, busque escrever todos os detalhes possíveis, de forma clara, para que não venha a surgir possíveis dúvidas. Confira um modelo:

  • Título objetivo com o cargo já especificado;
  • Apresentação rápida da empresa, seus valores e expectativas;
  • Descrição da função a ser exercida;
  • Data da publicação e prazo para se candidatar;
  • Local do trabalho;
  • Competências e requisitos necessários;
  • Salário e benefícios;
  • Horário de trabalho;
  • Como se candidatar. Se necessário, deixe o endereço do email da empresa.

5. Defina os meios para divulgar a vaga

A última dica é definir os meios que a vaga será divulgada. Nessa hora, é importante escolher os recursos que realmente irão te auxiliar. O ideal é que as vagas que tem como requisito alguma formação acadêmica, sejam anunciadas em meios específicos. Já as que não precisam, podem ser anunciadas em portais mais abrangentes. Isso porque as vagas específicas costumam ter um processo seletivo mais demorado. 

Existem diversos canais para fazer a divulgação de vagas de emprego. Alguns exemplos são: jornais, murais públicos, redes sociais, plataformas de recrutamento e seleção, revistas especializadas, site da empresa, entre outros. No próximo tópico abordaremos os principais. Continue acompanhando!

Quais são os tipos de canais para divulgar vagas?

Separamos abaixo os principais meios utilizados pelas empresas para divulgar vagas. Confira:

Redes sociais

A divulgação em redes sociais é uma das melhores estratégias para alcançar o público-alvo desejado. Através dela, os gestores conseguem um grande alcance e também há a possibilidade de segmentação. Uma das redes mais utilizadas é o LinkedIn, a plataforma de contatos profissionais mais popular atualmente no mundo corporativo. 

Contudo, seja qual for a rede social utilizada, é importante sempre fazer a publicação da vaga em páginas oficiais. Outra dica é utilizar os grupos específicos que possuem dentro das redes para alcançar o segmento do perfil desejado.

Portais de vagas

Existem diversos portais de vagas disponíveis na internet. Muitos deles já possuem um banco de candidatos que irão receber automaticamente novas vagas. Se o seu intuito é publicar uma vaga menos específica e ter um grande alcance, essa opção é a ideal. Esses sites costumam ser pagos e podem cobrar de acordo com o número de vagas que serão divulgadas. 

Banco de talentos

Outra solução é a empresa manter um banco de talentos atualizado. Ele guarda os currículos de candidatos não selecionados nos processos de seleção anteriores e ficam disponíveis para futuras vagas. Esta é uma ótima estratégia para processos que precisam ser realizados com mais rapidez e urgência. Basta apenas a empresa enviar um email com as vagas disponíveis e atrair esses possíveis candidatos. 

Benefícios da tecnologia na divulgação de vagas

A tecnologia trouxe muitos benefícios para o RH e especialmente para o recrutamento e seleção. O processo de divulgação de vaga também foi beneficiado com as inovações. Com um software de R&S, os gestores podem aprimorar a atração de talentos para a empresa. O software contém ferramentas estratégicas que garantem o sucesso de todo o processo. 

Com o software JobConvo, é possível fazer a publicação das vagas em diversos canais de trabalho simultaneamente, garantindo a agilidade. Além de possuir diversos outros recursos como:

  • Página de carreiras customizadas com poucos cliques, contribuindo para a atração de talentos;
  • Gestão com inteligência artificial, que permite listar os candidatos de acordo com o grau de afinidade para a vaga e para a empresa;
  • Análise Fit Cultural, que identifica os candidatos com valores mais alinhados ao da empresa;
  • Vídeo entrevistas estruturadas e videoconferências, que são gravadas e permanecem no sistema para os gestores avaliarem posteriormente.

E ainda tem muitos outros benefícios! Quer experimentar na prática todas essas vantagens? Clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA!

teste plano gratis jobconvo

X