Diversidade e inclusão são aspectos diferentes e que possuem significativa importância no cotidiano de empresas. A inclusão corporativa e diversidade no local de trabalho possibilitam ótimos resultados, ao possibilitar um ambiente de colaboração multicultural. Por isso, uma gestão da diversidade assertiva é de grande importância para a empresa e para a sociedade.

Pensando sobre isso, trouxemos algumas reflexões sobre cultura organizacional inclusiva, visando auxiliar a sua equipe a atuar com estratégias de diversidade que vão promover diversidade e inclusão no ambiente de trabalho de sua empresa. Confira mais sobre o tema e aproveite as dicas e insights que trarão benefícios para seu negócio.

O que é inclusão e diversidade na empresa?

Antes de mais nada, é preciso entender que inclusão e diversidade são temas diferentes entre si. A inclusão consiste em promover um ambiente de trabalho que implementa a integração de todos, garantindo que os colaboradores se sintam livres, aceitos e respeitados.

Já a diversidade é a prática de estrategicamente contratar pessoas de todos os credos, gerações, culturas e afins. De modo que, todos possam construir um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e com múltiplas visões de mundo. O que se reflete em mais criatividade, inovação e resultados diferenciados, por possibilitar que a equipe esteja sempre trabalhando em conjunto e somando uns com os outros.

Muitas vezes quando se pensa em inclusão e diversidade os gestores se voltam para questões raciais, pensando em incluir mais negros e pardos na empresa. Bem como, pensam na comunidade LGBTQIA+, no entanto, seria uma visão pouco aprofundada sobre inclusão e diversidade no ambiente de trabalho. É claro que ambos os grupos são relevantes. No entanto, é preciso contratar profissionais qualificados para as vagas, indo além dessas questões.

Ao pensar em diversidade é útil considerar: pessoas que consomem álcool e pessoas que não bebem, pessoas de todas as religiões, pessoas de todos os credos, colaboradores de todas as classes sociais e de todas as cores. Dessa forma, a verdadeira inclusão e diversidade estará sendo considerada.

O que significa equidade no ambiente de trabalho?

Além de promover diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, o desafio consiste em também promover a equidade. Equidade pode ser definida como a possibilidade de ter oportunidades iguais de sucesso, crescimento e ter a mesma possibilidade de voz na empresa.

O que significa dizer que, mesmo diante de um grupo diverso, a empresa respeita o espaço de cada um, considera a expertise de cada colaborador e atua para que todos tenham vez, voz e oportunidades. O que é fundamental para que a diversidade e inclusão coexistem de forma autêntica, realista e benéfica dentro do ambiente de trabalho.

Como a equidade se relaciona com a diversidade e inclusão

Muitas vezes, a empresa busca diversidade e inclusão, mas falha na equidade. E por isso, a empresa se torna incapaz de permitir o crescimento de todos no negócio, bem como, alguns colaboradores perdem espaço em detrimento de outros colegas. O que faz com que a estratégia de ser uma empresa diversa comece a se perder.

Uma vez que, apesar de conquistar a vaga, o profissional se sente escanteado, não se sente valorizado e começa a questionar se a diversidade e inclusão são valores reais da empresa. 

Estratégias para promover a equidade no local de trabalho

Existem diferentes estratégias que ajudam a promover a equidade no local de trabalho. Nós traçamos algumas delas como poderosos insights para que a empresa adote, confira:

1. Liderança comprometida

Os líderes devem demonstrar total comprometimento com a equidade no local de trabalho. O objetivo é que, a partir do exemplo, todos os demais colaboradores sigam a mesma linha. Dessa forma, é possível manter um ambiente de trabalho mais respeitoso, diverso e onde todos se sentem valorizados.

2. Treinamento constante

Não há política de equidade que resista aos desnivelamentos na equipe. Afinal, é comum que alguns profissionais estejam mais comprometidos com a carreira que outros. 

Por isso, oferecer treinamentos constantes é importante para que a empresa possa nivelar os talentos, ajudando a promover um ambiente de trabalho onde todos estão em constante evolução, para que todos tenham chances de ser promovidos e alcançar sucesso profissional.

3. Avaliação de salários e benefícios

É interessante promover análises regulares para que a empresa possa estar sempre comprometida em promover salários que sejam compatíveis com a expertise e entrega de cada colaborador. Bem como, seja possível garantir que os profissionais saibam que a empresa realmente tem uma política salarial justa. 

4. Transparência e comunicação

É importante fomentar uma cultura organizacional onde a comunicação transparente é valorizada e faz parte do cotidiano dos profissionais. Tendo em vista que, isso abre a possibilidade para discussões saudáveis e ajustes nas políticas adotadas pela empresa.

Qual é a diferença entre diversidade e inclusão no local de trabalho?

Na prática, a diferença é que a diversidade se dá através da representação de diferentes pessoas que vestem a camisa da empresa. Enquanto a inclusão é uma política interna do negócio que visa dar oportunidades iguais para que todos os perfis de profissionais possam atuar no negócio.

A diferença pode parecer mínima, mas não é! Uma vez que, a diversidade só existe quando de fato a empresa tem um olhar para a inclusão. O que é importante para que todos os perfis de profissionais consigam chamar a atenção positivamente durante um processo seletivo.

Contribuindo para que a empresa tenha realmente um grupo diversificado de colaboradores, atuando em conjunto para impulsionar o negócio.

Importância de reconhecer e valorizar as diferenças dos colaboradores

É interessante perceber que um ambiente com diferentes profissionais que se respeitam é um local de trabalho propício para a evolução contínua. Por isso, cabe aos gestores estimular justamente que todos exponham suas opiniões, respeitem os colegas e atuem em conjunto.

A partir disso, as reuniões serão mais produtivas e a equipe conseguirá usar as diferentes abordagens em prol da evolução do negócio. O que é muito saudável no curto e longo prazo, abrindo oportunidades e possibilitando conquistas cada vez mais expressivas para a empresa.  

Afinal, não adianta contratar um time diverso e plural e investir em treinamento para que todos comecem a atuar com a mesma visão. A questão é que o treinamento deve potencializar a individualidade e trazer à tona novos conhecimentos e habilidades para que o time continue crescendo graças às diferenças existentes. 

Quais os benefícios de criar um ambiente corporativo inclusivo e diversificado?

Criar um ambiente corporativo inclusivo e diversificado é muito interessante para o negócio. Tendo em vista que, possibilita uma série de benefícios, como:

1. Inovação e criatividade

Uma empresa que possui uma equipe diversificada, consegue usar essa diversidade para ter inovação e criatividade no DNA de cada ação da marca. Uma vez que, os colaboradores com diferentes experiências e conhecimentos tendem a construir ideias inovadoras. Trazendo diferentes abordagens, formas de pensar e insights que são realmente únicos. 

Isso acaba se tornando uma grande vantagem competitiva com o passar dos anos, garantindo que a equipe consiga sempre solucionar as questões complexas com a máxima eficiência e qualidade. 

2. Desempenho organizacional melhorado

Existem muitos estudos que apontam que ambientes inclusivos estimulam a colaboração e a produtividade, resultando em melhores resultados para a empresa como um todo. Equipes diversas tendem a ter melhor desempenho e alcançar metas com mais eficácia, justamente por causa das diferentes abordagens e conhecimentos que trabalham com foco na evolução contínua.

3. Atratividade para talentos

Empresas que valorizam a inclusão de diferentes talentos são mais atraentes. O que contribui para que o pool de candidatos qualificados seja diverso. Fazendo com que as pessoas de diferentes origens e formações queiram ocupar uma vaga na empresa, portanto, a contratação ganha qualidade.

4. Adaptação às mudanças sociais

Uma empresa diversa consegue abraçar mudanças e ser mais resiliente mesmo com o passar dos anos e evolução social. Uma vez que, todos os dias o time atua em constante transformação de ações e paradigmas dentro do negócio. O que faz toda diferença para os resultados de curto e longo prazo. 

5. Acesso a mercados diversificados

A diversificação da equipe se reflete também na possibilidade de compreender diferentes públicos consumidores da marca. De modo que, os diferentes times possam atender uma base ampla de consumidores, trazendo maior facilidade para entrar em variados mercados e adaptar produtos e serviços para atender às múltiplas demandas existentes.

Dessa forma, a empresa consegue crescer com uma base sólida de clientes, que não tem dificuldade de se identificar com a proposta da marca. Uma vez que, cada público é atendido por especialistas que compreendem suas demandas e necessidades.

6. Redução de conflitos e turnover

O ambiente inclusivo na empresa é interessante por minimizar conflitos e problemas de comunicação entre os membros da equipe. Dessa forma, a retenção de talentos é facilitada. Uma vez que, o time consegue entender que a diversidade e o respeito são premissas básicas para uma convivência satisfatória no ambiente laboral.

7. Melhora da imagem da marca 

É interessante perceber que, um ambiente inclusivo é interessante para que a marca tenha uma boa imagem social, por demonstrar na prática o que acredita e como encara os desafios em seu dia a dia. Marcas que são socialmente responsáveis tendem a impactar positivamente seu público e ter ótimos resultados de vendas.

Como a diversidade pode aumentar a competitividade da empresa?

Por todos os benefícios anteriormente citados, a diversidade leva a empresa mais longe. Uma vez que, a equipe consegue ter uma visão estratégica usando diferentes expertises para alcançar resultados promissores.

É possível ter ótimas conquistas a partir da equipe coesa, eficiente e que tem expertise de diferentes profissionais atuando em conjunto. As diferentes visões de mundo preparam a empresa para alcançar resultados que são acima da média. O que impacta a forma como a empresa se posiciona no mercado e possibilita aumento de competitividade. 

Qual a importância da diversidade e inclusão na empresa?

A diversidade e inclusão têm uma importância fundamental nas empresas por uma variedade de razões que vão além das considerações éticas e sociais. Uma vez que, a performance da empresa é positivamente impactada quando existe diversidade e inclusão como um valor da empresa.

Além disso, times diversos tendem a tomar decisões mais informadas e equilibradas. A variedade de perspectivas ajuda a evitar a armadilha do pensamento de grupo e considera uma gama mais ampla de possibilidades.

A diversidade na equipe também é importante dentro da estratégia de expansão do negócio. Uma vez que, à medida que as empresas se expandem globalmente, ter uma equipe diversificada pode ajudar a compreender melhor as necessidades e desejos de clientes em diferentes culturas e mercados.

E no mais, a diversidade e inclusão na empresa é importante também para que o negócio possa cumprir eventuais requisitos legais. Adequando o perfil dos colaboradores para que o negócio tenha um impacto social positivo. Portanto, é uma estratégia de grande importância para o negócio em diferentes frentes.

Como a diversidade reflete os valores da empresa?

Quando um cliente se depara com uma empresa que realmente prega e vivencia a diversidade, fica nítido por meio de ações, políticas e comportamentos que demonstram um compromisso genuíno com a inclusão de indivíduos de diferentes origens, perspectivas e experiências.

Portanto, o consumidor consegue se identificar com a marca em seus valores, tendo ótimos resultados nesse relacionamento. O que possibilita que a relação se torne mais estreita e possa ser duradoura.

Quais os principais grupos de diversidade e inclusão na organização?

Existem diferentes grupos que devem ser alvos de maior acolhimento nas empresas, para que a política de diversidade e inclusão sejam mais eficientes. Como é o caso das mulheres, que em algumas profissões são maioria e em outras áreas tendem a ser minoria. Estar atento para a realidade do segmento é importante.

Por exemplo, na enfermagem é comum encontrar mulheres habilidosas alcançando cargos de destaque. Enquanto em outras profissões e segmentos a presença de mulheres em cargos de liderança é menor. Portanto, é um grupo que requer atenção para que a empresa contrate intencionalmente, visando equilibrar o time, para que se tenha maior diversidade.

Grupos que podem ser alvo de políticas de diversidade

Existem diferentes grupos sociais que podem ser alvo de políticas de diversidade em diferentes setores de empresas. O grupo LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outros grupos precisam ser alvo de políticas de diversidade.

De modo que, possam integrar times que respeitam esses grupos e prezam pela colaboração que pode ser conquistada a partir do trabalho em conjunto. É importante analisar a capacidade da empresa de absorver diferentes grupos e quais são os objetivos de cada vaga. Sempre com o objetivo de atrair público qualificado para a vaga e que, ao mesmo tempo, possa contribuir para que a diversidade esteja no DNA da empresa.

Afinal, se a empresa observa que não contrata pessoas com significativa diversidade e que, por exemplo, 80% dos contratados atuais são brancos, héteros e formados nas melhores universidades do país, é preciso começar a reverter esse cenário a partir das próximas contratações.

O objetivo é sempre que a empresa tenha a diversidade como parte de sua estratégia e não somente como um objetivo a ser alcançado visando ter uma boa imagem junto ao público. De modo que, o negócio evolua em conjunto com a sociedade e tenha ótimos resultados a partir de contratações estratégicas.

A importância de considerar questões como gênero, raça, orientação sexual e outros fatores

Considerar questões como gênero do novo colaborador, raça, orientação sexual, credo e outras características é interessante para que se possa compor um time diversificado. É claro que, o fator que determina quem vai ficar com a vaga são as competências e as habilidades compatíveis com o cargo e outros fatores determinantes. 

No entanto, sempre que houver dúvida visando trazer critérios de desempate, é útil analisar qual candidato tem maior potencial de trazer diversidade para o setor. De modo que, todos os setores da empresa possam ter pessoas diversas, que conseguem conviver harmonicamente e trazer seus conhecimentos para tornar a empresa melhor. 

Uma vez que, isso faz toda a diferença para impulsionar os resultados que podem ser conquistados pelo time como um todo. Afinal, um time diverso é mais forte justamente por unir diferentes conhecimentos, vivências e olhares para solucionar as questões pertinentes para o cotidiano da empresa.

Estratégias para lidar com as necessidades de diferentes grupos

Dentro do cotidiano laboral, é importante não apenas escolher um grupo diverso, como também, ter estratégias eficientes para lidar com a diversidade. Afinal, essa reunião de pessoas com múltiplas visões de mundo acaba fazendo com que existam conflitos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de estratégias, confira:

Implementar uma política de respeito às necessidades individuais

Ao implementar uma política interna que respeita às necessidades individuais, a empresa consegue obter ótimos resultados de curto e longo prazo. Estabelecendo uma convivência saudável onde todos reconhecem que a empresa os respeita individualmente. 

E isso quer dizer que, a empresa é capaz de flexibilizar a dinâmica de trabalho, oferecendo uma carga horária que permite aos profissionais usufruírem de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Além disso, demonstra que a empresa é capaz de conviver com o diferente e garantir que sempre terá um olhar pronto para potencializar o que cada colaborador tem de melhor para entregar como resultado.

Ter canais de acolhimento para os profissionais

É indispensável que toda empresa tenha canais prontos para o acolhimento dos membros de sua equipe. Afinal, mesmo com uma cultura organizacional forte, nenhum negócio está livre de precisar lidar com situações adversas como o assédio e outros problemas que podem surgir entre os membros da equipe.

Por isso mesmo, é de suma importância que a empresa tenha uma conduta de acolhimento e apuração daquilo que é apontado, para que seja possível ter respeito entre os colegas e um ambiente de trabalho em que a diversidade é celebrada.

Dessa forma, a marca se posiciona como uma boa empregadora, que é capaz de punir condutas que divergem das crenças e valores da corporação.

Disponibilizar a possibilidade de diferentes formatos de trabalho

Muitas empresas não contratam mulheres, por exemplo, por causa da questão da maternidade, que tira o foco da mulher da vida profissional e passa a gerar foco na vida pessoal. Ao adotar uma política de trabalho com flexibilidade de horário, por exemplo, é possível reverter o problema.

Ao invés de perder uma profissional eficiente, a empresa consegue equilibrar a vida pessoal e profissional, garantindo que a mulher mantenha ótimo desempenho e possa estar satisfeita com sua jornada de trabalho e vida como mãe.

Implementar flexibilidade no horário e na forma de trabalho é interessante para que diferentes grupos de profissionais deem o seu melhor, atuando em uma empresa acolhedora e respeitosa.

Como a diversidade e inclusão ajudam a melhorar o clima na empresa?

A diversidade e a inclusão desempenham um papel fundamental na melhoria do clima laboral. Tendo em vista que, contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e saudável. Trouxemos alguns aspectos de reflexão, confira:

Ambiente de trabalho mais acolhedor

Um ambiente diversificado e inclusivo pode ajudar a minimizar conflitos, uma vez que os colaboradores são incentivados a compreender as perspectivas dos outros e a encontrar soluções que beneficiem a todos.

Formação de equipes coesas e produtivas

A diversidade traz pessoas com diferentes origens, experiências e conhecimentos para a equipe. Isso leva a uma ampla gama de perspectivas e ideias, o que pode estimular a inovação, a criatividade e a resolução de problemas de maneiras novas e únicas. Portanto, a equipe diversa é coesa e produtiva.

Engajamento do colaborador com a empresa

Funcionários que se sentem incluídos e valorizados tendem a estar mais engajados em seus trabalhos. Um clima inclusivo incentiva a colaboração e a participação ativa, o que pode aumentar a produtividade e a eficiência das equipes.

Ambiente respeitoso

A inclusão de diferentes pensamentos, visões de mundo e a própria cultura inclusiva da empresa são responsáveis pela promoção de respeito e aceitação mútua, independentemente das diferenças. Isso cria um ambiente onde os funcionários se sentem valorizados e respeitados, contribuindo para um clima mais positivo e amigável. O que impacta na redução de turnover.

Exemplos de empresas com clima positivo devido à diversidade e inclusão

A Natura, por exemplo, é uma empresa que acredita na diversidade e por isso, contrata pessoas de todos os grupos sociais. O que se reflete em representatividade, mulheres em cargos de liderança e pessoas com deficiências em diferentes cargos.

Outra empresa que investe na estratégia é a Mastercard, cujo foco é manter a diversidade de suas contratações em nível global. Além disso, trabalha com diversidade em suas campanhas e ações voltadas para jovens, liderança feminina e outros grupos sociais que costumam ser menos favorecidos. 

Como implementar projetos de diversidade na empresa?

Implementar um projeto de diversidade na empresa, requer uma série de passos para que se tenha sucesso, compreenda nossas sugestões:

Passo 1: Assumir o compromisso

A liderança da empresa deve demonstrar um compromisso genuíno com a diversidade e a inclusão, estabelecendo metas claras e comunicando a importância desses projetos para toda a organização, visando que todos contribuam.

Passo 2: Diagnóstico da situação atual

Realize uma avaliação detalhada do atual cenário de diversidade na empresa. Isso pode envolver a coleta de dados demográficos dos funcionários, a análise das políticas existentes e a identificação de lacunas e desafios.

Passo 3: Definição de metas

Diante do cenário de sua empresa, estabeleça metas específicas e mensuráveis para a diversidade e a inclusão. Essas metas podem abranger áreas como recrutamento, promoção, retenção e desenvolvimento de funcionários.

Quer dominar a metodologia OKR e impulsionar o sucesso da sua empresa? Leia nosso artigo completo sobre estrutura de gerenciamento de metas e comece a traçar um caminho claro para o crescimento. Clique aqui para saber mais!

Passo 4: Revisão das políticas da empresa

Revise e adapte as políticas e processos internos para garantir que eles promovam a diversidade e a inclusão. Isso pode incluir políticas de não discriminação, processos de contratação inclusivos e programas de equidade salarial.

Passo 5: Recrutamento e retenção de talentos

Adote práticas de recrutamento que ampliem a busca por candidatos de diferentes origens e experiências. Além disso, trabalhe na criação de um ambiente de trabalho que incentive a retenção de talentos diversos.

Passo 6: Monitore

Após revisar os processos internos e políticas da empresa e buscar adotar boas práticas de recrutamento. Use indicadores-chave para avaliar a eficácia das ações implementadas. De modo que, o monitoramento seja fator relevante para auxiliar a manter a empresa no rumo ideal.

O futuro da diversidade e inclusão nas organizações

Uma vez entendido o valor da diversidade para as organizações, dificilmente as empresas vão voltar ao cenário antigo onde somente pessoas de um determinado perfil eram contratadas. Por isso, a tendência é que conforme a sociedade evolui, a diversidade e inclusão se tornem práticas mais comuns nas empresas de todos os setores.

Tendo como principal direcionamento que a empresa continue sendo relevante e funcionando como parte da sociedade, impactando seus colaboradores e o público consumidor. Afinal, uma empresa é um organismo vivo dentro da sociedade e que precisa estar em constante evolução para não ser engolido pelos concorrentes.

Como serão as contratações no futuro?

A tendência de mercado é que as contratações ao longo dos próximos anos tenham como objetivo misturar pessoas de diferentes gêneros, faixas etárias, orientações sexuais e credos no mesmo escritório para explorar a criatividade e potencializar os resultados da organização.

Por isso mesmo, é perfeitamente natural que ao longo dos próximos anos o dress code nas empresas mude e a cara das organizações seja cada vez mais plural. Justamente por refletir o que são as crenças da equipe de líderes que idealizou o negócio.

Sendo empresas cada vez mais representativas para o grande público consumidor formado por pessoas de todas as idades e perfis.

Como as mudanças na sociedade afetarão as estratégias corporativas?

As mudanças na sociedade têm um impacto significativo nas estratégias corporativas de contratação, uma vez que a composição demográfica, as atitudes sociais, as tendências culturais e as demandas dos talentos estão em constante evolução. 

À medida que a sociedade se torna mais consciente da importância da diversidade e inclusão, as empresas estão sob pressão para garantir que suas equipes reflitam a diversidade da sociedade em geral. As estratégias de contratação precisarão ser ajustadas para atrair candidatos de diferentes origens e perspectivas.

Portanto, mais que nunca uma empresa precisa se adaptar para permanecer relevante como marca empregadora e também ser objeto de desejo de seu público consumidor. Diante disso, é natural que as tendências e previsões para a evolução da diversidade e inclusão nas contratações sejam otimistas.

A importância de se adaptar constantemente para permanecer relevante

Toda empresa precisa estar atenta para a importância de se adaptar constantemente diante das mudanças culturais e sociais para permanecer relevante. Uma empresa que se desconecta dessas mudanças será fatalmente fadada ao fracasso, por não conseguir atrair consumidores que se identificam com a marca.

Todo negócio precisa da sua equipe diversa, justamente para que as diferentes visões de mundo coexistem no ambiente de trabalho. Tendo como principal objetivo que a marca seja um reflexo da sociedade e isso contribua para que o negócio continue relevante com o passar dos anos.

Sem dúvidas, as empresas que conseguem perceber como as estratégias de diversidade impactam seu DNA e forma de fazer negócios, conseguem prosperar e continuar sendo objeto de desejo mesmo com o passar dos anos. O que faz com que pessoas de todas as idades, credos e estilos continuem comprando e sendo apaixonadas pela proposta daquele negócio em específico.

Conclusão

A diversidade e a inclusão são poderosas armas da empresa para conquistar um mercado que é cada vez mais exigente e plural. Portanto, incorporar a diversidade social no quadro de profissionais de sua empresa é uma tendência que veio para ficar e vale muito a pena investir.

O sucesso organizacional tem total relação com a pluralidade de seu time. Diante disso, é hora de continuar a investir na cultura organizacional inclusiva e respeitosa. Sempre visando impactar positivamente a sociedade e os resultados de seu negócio.

Após todos os insights e dicas valiosas, volte sua atenção para seu negócio! É hora de investir em contratações que priorizam a diversidade e inclusão no cotidiano de sua empresa. Que tal começar processos seletivos mais atenciosos e inclusivos?

teste plano gratis jobconvo
X