Há 20 anos, você teria provavelmente rido se alguém dissesse que sua vida seria um dia irremediavelmente mudada por uma empresa chamada Google. O que é um Google? Como você sabe, o Google se tornou uma entidade e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. E agora ela está lhe dando um vislumbre de sua pesquisa robusta sobre o que faz um bom gerente.

Não é segredo que ser um bom administrador pode fazer toda a diferença em quão feliz é o seu time e em como ele se sai bem. O Google não apenas provou isso para os céticos anos atrás, mas também identificou oito (mais tarde atualizados para 10) comportamentos de seus melhores gerentes. Então, por que não aprender com uma das empresas baseadas em dados mais bem-sucedidas?

 

Características de um bom gerente segundo o Google

É um ótimo coach

Funcionários precisam e apreciam um gerente que tira um tempo para ensiná-los e desafiá-los. E não somente quando eles estão passando dificuldade.

Conforme Avery Augustine, colaborador da Muse, “quando se trata de clientes, deve-se dar mais atenção ao que tem mais urgência.” O mesmo é verdade, ela diz, de funcionários que você gerencia.

Mas “eu percebo que todo o funcionário precisa ser gerenciado – performativamente ou não”, ela escreve. “E simplesmente deixar alguns funcionários fazer seus trabalhos sem qualquer tipo de feedback ou orientação é prejudicial para o desenvolvimento de suas carreiras”.

 

Empodera sua equipe e não microgerencia

Microgerenciar é um erro comum que gerentes fazem sem mesmo notar, desencoraja e frustra os funcionários.

Mas a pesquisa do Google encontrou que grandes gerentes não o fazem, em vez disso, oferecem certo equilíbrio entre liberdade e conselhos, mostrando que eles confiam nos relatórios diretos e defendem a equipe, de acordo com uma apresentação interna incluída em artigo de revisão na Harvard Business 2013.

 

Cria a equipe em um ambiente inclusivo, mostrando preocupação pelo sucesso e bem-estar dos colaboradores

Em um primeiro momento, isto foi descrito como “expresse interesse e preocupação pelo sucesso dos membros da equipe e bem-estar pessoal”.

Vários anos depois, a empresa atualizou este item para a pesquisa refletir sobre a segurança psicológica que permite tomar riscos, o que o Google identificou como uma importante característica de equipes eficazes.

Não basta apenas ter uma equipe diversificada. Bons líderes e gerentes se esforçam para criar um ambiente inclusivo todos os dias.

 

É produtivo e orientado para resultados

Funcionários não querem trabalhar com um chefe preguiçoso. Eles querem fazer parte de uma equipe que é produtiva e bem sucedida, e isso é difícil fazer se o líder não acertar na dose.

A ex-editora Adrian Granzella Larssen explicou que se tornar um chefe significa que você tem que ser um modelo de comportamento.

“Como gerente, você será provavelmente observado como um modelo”, ela escreve. Você não pode esperar que as pessoas deem seu melhor se elas não veem você fazendo o mesmo, então tenha certeza que você esteja dando seu melhor.” Isso significa colocar esforço e obter resultados.

 

É um ótimo comunicador – escuta e compartilha informação

Comunicação efetiva é um item básico em um grande gerente (ou um ótimo funcionário que tem importância). Mas também é importante relembrar que grandes gerentes priorizam a escuta.

“Focada, a escuta curiosa transmite um investimento emocional e pessoal naqueles que trabalham para nós,” de acordo com o colaborador do Muse Kristi Hedges. “Quando você escuta pessoas, elas sentem-se pessoalmente valorizadas. Isso significa comprometimento.”

 

Apoia o desenvolvimento de carreira e discute o desempenho

O Google recentemente incluiu o “discute o desempenho”.  A companhia apontou para a pesquisa da Gallup que estabelece que somente metade dos funcionários sabem quais expectativas eles deveriam estar preenchendo no trabalho.

“Para deixar que os funcionários tomem a iniciativa e inspirem um alto desempenho, gerentes precisam estabelecer expectativas claras, responsabilizar os funcionários que os atende e responder rapidamente quando os funcionários precisarem de suporte”, concluiu Gallup.

Em outras palavras, gerentes não devem somente ajudar sua equipe a desenvolver habilidades e avançar em suas carreiras, mas também ser claro sobre expectativas e dar um feedback honesto sobre desempenho.

 

Tem uma visão clara e estratégica para a equipe 

Stephanie Davis, que ganhou um dos prêmios de grandes gerentes do Google, disse à Harvard Business Review que relatórios de feedback a ajudaram perceber o quão importante era comunicar a visão da equipe além da visão da companhia.

“Eles queriam que eu interpretasse o alto nível de visão. Portanto, eu comecei a escutar a chamada de ganhos da empresa com uma escuta diferente. E eu não somente voltava para a minha equipe com o que foi dito, como também compartilhava o que significava”, ela disse.

Uma visão clara e objetiva pode também ajudar membros de sua equipe a trabalhar bem juntos.

 

Tem habilidades técnicas para aconselhar a equipe

Quando o Google divulgou pela primeira vez sua lista de comportamentos, os resultados foram um pouco anticlimáticos. “Minha primeira reação foi, ‘é isso?’”, disse ao The New York Times em 2011 Laszlo Bock, então vice-presidente de operações de pessoal.

As atualizações da lista podem ter sido óbvias, mas sua relativa importância não, como a equipe de Bock descobriu quando classificou os comportamentos.

“No contexto do Google, sempre acreditamos que para ser um gerente, especialmente no lado da engenharia, você precisa ser um especialista técnico tão profundo ou mais profundo do que as pessoas que trabalham para você”, disse ele. “Acontece que isso é absolutamente a coisa menos importante. É importante, mas empalidece em comparação.”

Portanto, toda a esperança não se perde se você se encontrar gerenciando pessoas que sabem mais do que você.

 

É um forte tomador de decisão

A última adição do Google é um lembrete de que, embora seja importante que um gerente escute e compartilhe informações, os funcionários também apreciam alguém que pode tomar decisões.

Fundador e Presidente da empresa Muse, Alex Cavoulacos, pediu aos gerentes que dessem um passo adiante e contassem às suas equipes não apenas qual decisão eles tomaram, mas também.

O mínimo de esforço extra ajuda a equipe a entender contexto e prioridades, melhorando sua própria tomada de decisão e trazendo engajamento.

 

Uma das razões pelas quais essa pesquisa foi tão eficiente foi que ela usou dados internos para provar o que torna os gerentes excelentes no Google.

Mas isso não significa que a lista não seja útil para pessoas que não trabalhem lá. Afinal, Google passou de uma palavra inventada para um nome familiar em apenas alguns anos. Pessoas e empresas agora olham para isso como um exemplo, não apenas em inovação, mas também em sua abordagem à administração.

teste plano gratis jobconvo
X