A aquisição de talentos é um tipo de trabalho que vai além de simplesmente preencher uma vaga. Trata-se de uma maneira de utilizar os recursos humanos de uma empresa de modo estratégico, visando atender os objetivos atuais e as necessidades futuras. Saiba quais são as ideias que irão moldar o futuro da aquisição de talentos a seguir.

Experiência dos candidatos deve ser na aquisição de talentos

Embora a tecnologia invada cada vez mais o universo de todo e qualquer tipo de trabalho, buscar candidatos experientes é visto como uma ideia futura de se moldar à aquisição de talentos dentro do futuro de todo e qualquer tipo de empresa.

Todas as pessoas podem usar o smart tools, ou então apertar o botão de ligar, por exemplo. Isso é importante? Sim, sem sombra de dúvidas, mas o que realmente faz a diferença em um candidato é a forma com que ele lida com outras pessoas, sejam elas parceiros de trabalho, clientes consolidados ou então potenciais clientes.

Nenhum tipo de tecnologia ou inteligência artificial é capaz de ter compaixão, empatia, curiosidade, pensar de maneira crítica e ainda ser experiente. Por isso, a experiência humana, propriamente dita é algo de grande valor e será de grande valia na aquisição de novos talentos.

Softwares podem ser utilizadas na aquisição de novos talentos

Embora ter pessoas experientes trabalhando em sua empresa é e sempre será um diferencial, nada impede a utilização de tecnologia para se chegar até essas pessoas. Uma forma bastante natural de buscar e consequentemente adquirir novos talentos se dá através da utilização de softwares.

Utilizar um software de recrutamento e seleção capaz de gerir processos seletivos auxilia na otimização e organização do recrutamento de novos talentos. A tecnologia envolvida dentro de um sistema de Inteligência artificial, aliada à facilidade de se fazer toda a gestão do processo seletivo até a admissão digital em uma só plataforma, é a solução mais eficaz para aquisição de talentos.

Transparência de ambas as partes é importante na aquisição de talentos

Outro item de grande importância diretamente relacionado ao futuro da aquisição de talentos é a transparência. Essa perspectiva está intimamente ligada ao processo de seleção, propiciando aos novos colaboradores, o desejo de fazer parte e também crescer dentro da empresa.

A motivação se faz importante dentro desse cenário, mas para que se obtenha um ambiente onde colaboradores se sintam motivados, é de suma importância que haja comprometimento de ambos os lados. Quando não existe um laço colaborativo, uma série de problemas podem ocorrer, e isso normalmente está ligado ao grau de insatisfação dos colaboradores.

Por isso, a importância da transparência em uma mão de via dupla. A companhia deve se esforçar de maneira frequente para entender a necessidade de todos na equipe, preocupando-se com o bem-estar individual de cada colaborador.

Um exemplo clássico de transparência, pode ser visto em um momento de crise, onde todos os colaboradores devem estar cientes da situação do negócio, como forma de motivar e engajar a equipe como um todo, para que o problema seja superado.

Flexibilidade e gamificação serão realidade na aquisição de talentos

A transparência é uma ótima maneira de se estreitar laços de confiança entre colaboradores e empregadores. O modelo de trabalho praticado há tempos, vem diminuindo de maneira acelerada nos últimos anos e isso terá grande influência na aquisição de talentos futuros.

É crescente o desejo do colaborador por flexibilidade tanto de horário quanto de local. Tanto aqueles profissionais lapidados, quanto os que ainda estão em início de carreira buscam cada vez mais horários e formas distintas de trabalhar e darão prioridade às empresas que fornecerem essas condições específicas.

Por isso, cabe as empresas cada vez mais ouvir e ceder aos desejos de seus colaboradores. Por outro lado, colaboradores que tiverem esses moldes de trabalho à disposição, terão de entregar resultados, afinal, buscam e possuem à sua disposição moldes distintos de trabalho.

Além do processo de flexibilidade, outro ponto que tende a moldar o futuro da aquisição de talentos é a gamificação.

Gamificação nada mais é do que o uso dos conceitos originários do universo dos games, mas que no caso do RH serve como motivação para determinados objetivos.

Essa metodologia incentiva feedbacks com constância, recompensas, colaboração entre colegas de trabalho, além de ações como forma de engajar os profissionais. Existem diversas maneiras de transformar processos rotineiros e tediosos em divertidos e interessantes, tais como a aplicação de treinamentos.

Com a gamificação, as dificuldades e todas as questões que atrapalham o desenvolvimento da empresa passam a ser compreendidas com e as respostas surgem de maneira quase que automática por conta dessa funcionalidade que cada vez mais invade a realidade de empresas.

Olhar para dentro da própria empresa antes de buscar externamente

Outra ideia que está incluída no futuro da aquisição de talentos é a realização da busca interna ao invés da externalização.

A busca por novos colaboradores de maneira externa é uma prática relativamente comum na maioria das empresas, mas que deve sofrer um revés em um futuro próximo e isso se deve pelo simples fato de lapidar e manter talentos que já estão dentro da própria empresa.

Por que não manter um colaborador conhecido por sua funcionalidade dentro da empresa?

A manutenção de talentos é uma tendência crescente em todo o mundo. Em muitas situações, não se faz necessária a aquisição de talentos, basta apenas, treinar e manter um provável prodígio.

Se um funcionário se destaca no que faz, por que não proporcionar a ele um crescimento dentro da empresa, uma vez que ele promove retorno positivo? Esse é um tipo de ideia que irá moldar o futuro da aquisição de talentos.

Empoderamento de colaboradores

A competição do mercado, naturalmente faz com que a aquisição de talentos se torne algo difícil e dispendioso. Por conta disso, uma das tendências que moldam o futuro das contratações se dá no empoderamento de colaboradores.

Fornecer aos colaboradores melhores condições de crescimento e autodesenvolvimento faz com que eles não busquem outros locais de trabalho e isso, é claro, inclui a concorrência.

Dentre os fatores de empoderamento que podem ser oferecidos aos colaboradores, estão a oferta de cursos e especializações dentro das próprias áreas de atuação, além de situações voltadas ao bem-estar, tanto do ponto de vista físico quanto do mental, por exemplo.

Saber ler essas perspectivas futuras de aquisição de talentos é fundamental para toda e qualquer empresa que deseja se manter atuante no mercado de trabalho.

E você? Tem alguma sugestão ou qualquer outro tipo de ideia que possa fazer parte desse molde futuro de aquisição de talentos? Se sim, compartilhe conosco através dos comentários.

teste plano gratis jobconvo