Você já pensou em qual é a habilidade mais subestimada, mas que a maioria das pessoas possuem? Inclusive pessoas que não são extrovertidas?

Muitos profissionais que possuem o perfil introvertido possuem preocupações como a dificuldade de se comunicar com os outros.

Mas em primeiro lugar, é importante entender que não é necessário se tornar extrovertido para garantir o seu posto no ambiente de trabalho. 

Afinal, a habilidade mais subestimada que as pessoas bem-sucedidas possuem, especialmente as introvertidas, é a capacidade de escrever com clareza.

Não importa em qual setor você atue, se você for um escritor atencioso e estratégico, terá mais confiança em suas interações – em e-mails, em discursos em público ou até mesmo em conversas informais.

Portanto, aqui estão algumas dicas essenciais para ajudar você a desenvolver a habilidade mais subestimada por todos: a boa escrita.

Escolha o formato certo para a sua mensagem

Antes de comunicar uma ideia ou solicitação, decida qual é o melhor formato para transmitir as suas informações.

Por exemplo, se estiver compartilhando uma pesquisa que envolva dados complexos, um PowerPoint com gráficos e imagens pode ser o melhor formato. 

Se estiver anunciando decisões de gerenciamento, envie um e-mail detalhado. Os marcadores são uma ótima maneira de fazer com que os leitores se concentrem e digiram as informações. 

Além disso, você também pode usar o método “STAR”: situação, tarefa, ação e resultado.

Para discussões como atualizações de progresso ou coleta de feedback, um e-mail curto ou uma visita pessoal geralmente são eficientes.

Evite os jargões da sua área

A linguagem clara e simples é a maneira mais eficaz de articular tópicos complexos. Portanto, evite jargões ou acrônimos da sua área, por mais universais que você os considere. 

Considere a possibilidade de usar gráficos ou analogias para enfatizar o seu ponto de vista. 

Um dos melhores exemplos vistos sobre isso foi quando um executivo projetou a sua apresentação anual de estratégia financeira de forma similar a livro infantil. 

Entretanto, não inclua detalhes estranhos que possam se desviar do assunto ou sobrecarregar o público. Se não for necessário para a conversa, coloque-o no final da apresentação.

Reduza a quantidade de esforço que o público precisa fazer

Seus destinatários são bombardeados com e-mails e documentos o dia todo. Portanto, antes de enviar qualquer coisa pense nos seguintes tópicos:

  1. Lembre-os do motivo pelo qual você está entrando em contato (por exemplo, “a respeito da reunião de ontem…”);
  2. Formate o e-mail para que seja fácil de ler nas telas dos smartphones (por exemplo, frases curtas e com marcadores);
  3. Chame a atenção para itens de ação (por exemplo, “as próximas etapas são…”, “o prazo é…”);
  4. Se a sua mensagem exceder uma página, crie um documento separado para anexar e use o e-mail para fornecer os principais destaques;
  5. Não presuma que o público-alvo tenha a mesma quantidade de contexto que você. Portanto, forneça informações básicas para que todos estejam no mesmo ponto de partida.

Mostre o seu trabalho de forma clara

Se estiver lidando com um tópico potencialmente controverso (por exemplo, alocar um orçamento ou reestruturar um departamento da empresa), mostre aos leitores a sua linha de raciocínio.

Afinal, essa abordagem aumenta a confiança e mostra às pessoas que você é minucioso, que pode combinar várias perspectivas com nuances e que pode fornecer um contexto importante quando se trata de grandes decisões. 

Além disso, sempre peça feedback e registre todas as preocupações e interesses do seu público.

Escreva com precisão e assertividade

Por fim, certifique-se de projetar uma presença forte e capaz em todos os aspectos do seu trabalho para desenvolver a habilidade mais subestimada no trabalho.

Portanto, antes de enviar qualquer coisa considere:

  • Não seja desleixado(a): verifique se há erros de digitação, gramática e consistência nos números apresentados;
  • Evite piadas e humor desnecessários: eles não se traduzem bem por escrito, especialmente com pessoas que não o conhecem;
  • Desafie-se a remover o maior número possível de palavras: frases e até mesmo ideias inteiras. Em seguida, pergunte-se: A minha apresentação ainda está de pé?

Essencialmente, você deve tratar as palavras como a moeda valiosa que elas são.

Por que uma boa escrita é tão importante no mundo corporativo?

Existem alguns motivos essenciais que tornam a habilidade mais subestimada do mercado de trabalho, a escrita, tão importante:

  • Maiores chances de contratação

A importância de boas habilidades de redação começa no nível da contratação. Afinal, as cartas de apresentação e currículos são parte integrante de muitos processos seletivos.

Os candidatos que apresentam excelentes habilidades de redação geralmente se destacam no grupo de candidatos. 

A importância de mostrar uma boa redação durante a fase de contratação se estende às conversas por e-mail com possíveis empregadores, bem como à elaboração de um currículo eficaz.

  • Manutenção do profissionalismo

Embora muitos locais de trabalho modernos tenham se tornado mais informais em relação à comunicação, manter o profissionalismo nas correspondências por e-mail ou em outras trocas de mensagens escritas continua sendo importante. 

Desse modo, respostas repletas de erros de digitação ou com gramática confusa e inadequada podem fazer com que colegas de trabalho ou superiores questionem o seu profissionalismo e atenção aos detalhes.

  • Comunicação mais eficiente

Ter habilidades de redação bem aprimoradas pode ajudá-lo a comunicar de forma clara e rápida atualizações, eventos, projetos ou outros tópicos importantes aos colegas de trabalho, sem exigir tempo adicional para esclarecimentos ou perguntas.

Portanto, não deixe que a habilidade mais subestimada pelos profissionais seja o seu “calcanhar de Aquiles” no mundo corporativo.

  • Aumento da credibilidade

Embora as habilidades de redação sejam importantes para as comunicações internas, elas são igualmente importantes externamente, se não mais. 

Como qualquer pessoa que estuda, as publicações online, as atualizações divulgadas publicamente e o texto do site são alguns dos canais mais importantes que os clientes usam para fazer referência à sua empresa. 

O conteúdo publicado que é difícil de entender, mal escrito ou que contém erros gramaticais ou de ortografia pode diminuir a opinião dos clientes em potencial sobre a sua empresa ou trabalho desde o início.

teste plano gratis jobconvo
X